19 de Fevereiro de 2012
**********************
1. No perdão dado e vivido o céu é que se ganha
“Filho , os teus pecados estão perdoados!” (Mc 2,5), diz Jesus para o paralítico .
O Reino de Deus se aproxima porque Deus decidiu oferecer seu perdão aos homens : “Filho , os teus pecados estão perdoados!”. Disposto a demonstrar a força salvadora do “Evangelho do Reino de Deus ”, Jesus começa a comunicar ao paralítico a Boa Notícia da reconciliação com Deus . Jesus confere o perdão libertando o homem do complexo de culpa e possibilitando sua relação com Deus e com os demais homens . Não há notícia que seja melhor do que a notícia da reconciliação com Deus . Cada reconciliação feita é o céu que se ganha . Mas Jesus não se contenta com o perdoar os pecados e sim que tenhamos consciência de que o perdão é real e cura também as enfermidades físicas . Jesus Cristo é a encarnação da resposta de Deus ao pecado do homem , pois Ele é Aquele que foi enviado para proclamar a libertação aos prisioneiros de todo tipo de escravidão .
O perdão bíblico é o ato pelo qual Deus põe fim a uma situação desgraçada , originada pelo pecado . É uma anistia , um ato que restabelece o ser humano em relação filial com Deus e em comunhão com os irmãos . Deus se mostra misericordioso ao perdoar ; quer a conversão , não a morte , mas exige o reconhecimento da fé e da contrição do coração . Só os corações contritos recebem o dom do perdão . Se o pecado é um entregar-se ao nada , o perdão tira o homem do nada para voltar a ser uma pessoa livre .
Os escribas não estão de acordo : somente Deus poderia comunicar este gozoso anúncio do perdão dos pecados , segundo eles . Os doutores da Lei consideram isto como blasfêmia . É a Paixão de Jesus que se está perfilando desde o começo do evangelho : Jesus será condenado por estes mesmos escribas , especialistas da religião , e pela mesma razão de blasfêmia (Mc 14,64).
Ao contrário dos letrados , a fé do povo e sua confiança no poder de Jesus continuam crescendo . Boa prova disto é o esforço que os quatro homens fazem para alcançar Jesus. Ao encontrar a porta fechada pela multidão que se aglomera diante dela, em vez de ficarem desesperados e paralisados, os quatro homens sobem para o teto da casa para que o paralítico possa encontrar-se com Jesus. E Jesus valoriza a fé desses homens e do enfermo a quem lhe dá o perdão e são compensados pela cura do paralítico . Jesus é o Deus que vê o pecado , mas não condena ou não julga o pecador , e sim o perdoa.
“
O esforço dos quatros homens para levar o paralítico a fim de chegar até Jesus mostra que eles têm a fé . E o próprio Jesus reconhece esta fé : “Jesus viu a fé daqueles homens ”. Jesus se admira pela fé desses homens (cf. também Mt 8,10). Jesus é aquele que descobre aquilo que é essencial no coração do homem , muito mais além das aparências ambíguas. Nos relatos de milagres , antes de intervir , Jesus pede a fé : “Não temas , crê somente ”, disse Jesus ao chefe da sinagoga cuja filha estava doente e que estava pedindo a ajuda de Jesus (Mc 5,36); “Tudo é possível para aquele que crê!”, disse Jesus ao leproso que estava pedindo a purificação de sua lepra (9,23). Ou o narrador une a fé à imediata cura do enfermo : “Minha filha , tua fé te salvou”, disse Jesus a uma mulher que sofria durante doze anos a hemorragia (Mc 5,34); “Vai, tua fé te salvou”, disse Jesus ao cego recuperado de Jericó (Mc 10,52).
A fé que nos pede Jesus Cristo e que nos oferece como dom , é uma afirmação de que é possível caminhar superando todo aquele que nos paralisa porque Deus está conosco . A fé nos atrai para caminhar na direção de Deus que nos liberta de todas as nossas paralisias , como os quatro carregadores do paralítico . Isto é que significa crer em Jesus Cristo . É crer que Deus se manifesta com força , com poder na realidade de nossa vida e que abre o caminho para todos . A fé nos faz andar e nos chama a caminhar , a sair de nossas paralisias . É um caminho de ação nas sendas da bondade , da justiça , da verdade , do amor . Isto é crer em Jesus Cristo . Isto é seguir a Jesus Cristo . Isto é ser cristão .
O paralitico é aquele que se torna um peso para os outros e para si próprio . É aquele que não quer pensar nem buscar as soluções com o próprio esforço nem quer aceitar a ajuda dos outros . É aquele que não é capaz de tomar decisões para estabelecer um rumo na própria vida ou para corrigir certos hábitos negativos . É aquele que está dependendo sempre de que o outro diga ou mande, sem ser capaz de assumir responsabilidades com consciência crítica . É aquele que é incapaz de se levantar de um estado depressivo, de um fracasso ou de uma crise . É aquele que se deixa estar vegetando na maca cômoda da rotina , de um culto formalista . São paralíticas as comunidades adormecidas em práticas e ritos sem sentido , que não se preocupam, não se questionam, que não crescem ao ritmo de um mundo que descobre e valoriza cada dia o ser humano , sua capacidade e a força de seu espírito criativo . Enfim , há paralisias quando há dependências de servilismo , de superficialidade e de falta de criatividade .
Reconhecendo as nossas paralisias é preciso que escutemos com atenção e meditemos sobre aquilo que Jesus diz a cada um de nós no evangelho deste dia : “Levanta-te, pega tua cama e anda !”. É preciso que vivamos nossa dignidade de filhos e filhas de Deus com muita honradez . A qualidade de nossa vida é moldada pela qualidade de nossas escolhas e decisões que incluem os pensamentos que temos durante o dia . Pessoas eficientes e realizadas não passam o tempo fazendo o que é mais conveniente ou cômodo ; elas têm coragem de ouvir o coração onde Deus fala silenciosamente e fazer a coisa certa . Isto é que as torna grandes . Aristóteles dizia: “Seja o que for que aprendamos a fazer , só aprendemos, fazendo... Pela prática de atos de coragem , aprendemos a ser corajosos ”. Cada minuto que gastamos pensando nas coisas ruins ou negativas é tirado do tempo que poderíamos utilizar para solucioná-las.
“Levanta-te, pega tua cama e anda !” O paralítico ouviu esta palavra cheia de força e acreditou nela, e ele começou a andar sem a ajuda de ninguém . “Levanta-te, pega tua cama e anda !” é a voz do Senhor que devemos escutar permanentemente para que possamos viver a vida que é o maior dom de Deus , com muita dignidade e honradez . Toda vez que encontrarmos algo que nos paralise, ouçamos a ordem de Jesus para continuar a caminhar : “Levanta-te, pega tua cama e anda !”. Com Jesus a “cama ” que nos paralisa se torna leve para ser carregada.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário