Naquele tempo , 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade , Jesus começou a dizer : “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal , mas nenhum sinal lhe será dado , a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito , assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração . 31No dia do julgamento , a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração , e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão. 32No dia do julgamento , os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
**********
Os contemporâneos de Jesus pedem um sinal para demonstrar ou comprovar que Ele é verdadeiramente Messias de quem falavam Moisés e os profetas . Ao pedir um sinal , eles renovam a tentação do deserto . Eles querem que Jesus proporcione uma prova palpável , isto é, a prova experimental que se exige na ordem das coisas materiais , físicas .
A raiz da equivocada exigência de um sinal de seus contemporâneos não é outra coisa que o egoísmo , um coração impuro , que unicamente espera de Deus o êxito pessoal , a ajuda necessária para absolutizar o próprio ego (eu ). Esta forma de religiosidade representa a recusa fundamental da conversão .
Quantas vezes nos tornamos escravos do sinal do êxito ! Quantas vezes pedimos um sinal e nos fechamos diante da chamada à conversão ! Quantas vezes esperamos a demonstração , o sinal do êxito , tanto na história universal como em nossa vida pessoal ! E perguntamos até que ponto nós cristãos transformamos realmente o mundo ? Até que ponto nós cristãos demonstramos os princípios cristãos e damos provas de nosso êxito criando o paraíso na terra !?
O próprio Jesus, em sua Palavra e em sua inteira personalidade é sinal para todas as gerações . Por isso , no evangelho de João, Jesus diz: “Quem me vê , vê o Pai ” (Jo 14,8s). O Pai se faz visível no Filho . Ver Jesus e aprender a vê-Lo! Esta é a resposta . Para isso , é preciso que contemplemos Jesus em Sua Palavra inesgotável , em seus mistérios : nos mistérios de Seu nascimento, nos mistério de sua vida oculta num vilarejo de Nazaré, nos mistérios de sua vida publica, no mistério pascal , nos sacramentos , na história da Igreja com a qual Ele caminha (Mt 28,20).
O Senhor que é rico em misericórdia quer que também sejamos misericordiosos para com os demais . A misericórdia tem sempre a grande atração de fazer-nos semelhantes a Deus e de sermos sinais de seu amor para este mundo .
O Senhor nos reúne nesta Eucaristia para nos fazer conhecermos Sua vontade . Não viemos somente para rezar a fim de expor-lhe nossas angustias e esperanças . Viemos porque queremos entrar em comunhão de vida com Ele para estar em comunhão de vida com os demais .
Jesus se queixa dos seus contemporâneos porque eles pedem um sinal do céu para comprovar que ele é o Messias . Mas Jesus recusa qualquer tipo de sensacionalismo . Será que Jesus tem motivos para queixar-se de nós ? Sim , se não nos convertermos.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário