Naquele tempo , 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir , renuncie a si mesmo , tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la. 36Com efeito , de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida ? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida ? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos ”. 9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder ”.
************
A cruz aqui evoca a perseguição por causa da vivência dos valores cristãos . Para os primeiros leitores de Marcos em Roma isto significava precisamente que um candidato ao batismo era , por sua vez , um candidato ao martírio : ser cristão , na época , implicava um certo perigo , e a decisão devia fazer-se com pleno conhecimento da causa .
“Se alguém me quer seguir , renuncie a si mesmo ”. “Renunciar a si mesmo ” é viver para Deus e Seu projeto que implica viver para os demais ; é fazer da entrega e da solidariedade uma norma de vida de cada dia . Esta exigência recorda o mandamento de amor a Deus e ao próximo . Não há vida cristã sem renúncia de si mesmo . O sacrifício cristão não é o fim em si mesmo e sim o sacrifício para ganhar a vida de qualidade divinamente .
“Se alguém me quer seguir , tome a sua cruz e me siga”. “Tomar a cruz ” é assumir com valentia as conseqüências que implica o seguimento . Esta segunda exigência faz eco do refrão que diz: “Às vezes , perder é ganhar ”.
A terceira tem a ver com o ter e o ser : “Quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la. Com efeito , de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida ?”. É preciso estarmos atentos para que não vivamos preocupados em ter , em acumular , em nos enriquecer , que acaba empobrecendo nosso ser e perdendo assim a capacidade de dar e receber a vida .
Jesus põe paralelamente “o mundo inteiro ” e “cada homem ”: “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida ?”. O homem não pode se esquecer de que ele é mais importante do que o mundo inteiro (Jo 3,16; Sl 8,4-5). No princípio Deus pediu para que o homem dominasse sobre todas as coisas do mundo e não para ser dominado por elas (cf. Gn 1,28). Ao renunciar ao mundo inteiro por causa do Evangelho ou por causa de Cristo o homem acabará ganhando o mundo inteiro , pois tudo isso pertence a Deus dado ao homem para a sua felicidade juntamente aos demais filhos de Deus . Nisto o homem chegará à sua plenitude . Também nisto o homem não envergonhará seu Criador nem a si próprio e também não será envergonhado pelo Criador , isto é, perder a salvação eternamente .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário