26 de Março de 2014
Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. 6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas as leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.
Naquele tempo ,
disse Jesus aos seus discípulos: 17 “Não penseis que vim abolir a Lei e os
Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18 Em
verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só
letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra. 19 Portanto,
quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os
outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém,
quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
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O texto do evangelho deste dia faz
parte do Sermão da Montanha (Mt 5-7). Os três versículos lidos neste dia servem
como introdução para as grandes antíteses entre a justiça legal e a nova
justiça trazida por Jesus (Mt 5,21-48).
“Não
penseis que vim abolir
a lei e os profetas ,
mas vim para
dar-lhes pleno cumprimento ”.
Para o evangelista Mateus o tema do
cumprimento é essencial (Mt 24,24-35; 26,56). Para Mateus tudo que está escrito
na Lei e nos profetas (todo o AT) tem um valor profético e deve “cumprir-se”
historicamente até o mínimo pormenor em Jesus Cristo (cf. Mt 1,22; 2,15-17;
4,14; 8,17; 13,35 etc.). Jesus veio não só levar a Lei e os profetas à sua
perfeição, mas também assegurar a realização dessa lei entendida como profecia
da proximidade de Deus. Se No AT (Lei e Profeta) Deus apenas fala através dos
profetas, no NT essa palavra se torna carne em Jesus (Jo 1,14).
Jesus não apenas cumpre o que está
escrito na AT, mas Ele o aperfeiçoa. Ele não apenas mantém a Lei, mas dá um
sentido mais amplo. Por isso, nas antíteses encontramos a seguinte expressão: “Ouvis
o que foi dito aos antigos... Eu, porém, vos digo...” (Mt 5,21ss). A lei é
valida para todas as pessoas e serve para ajudar as pessoas a chegarem à
salvação. Mas quando for manipulada e escravizar as pessoas, então a lei poderá
ser desobedecida. Nenhuma lei pode proibir alguém de fazer o bem pelo próximo
no dia santo (Sábado). Por isso, várias vezes, Jesus cura os doentes até no dia
de Sábado que é proibido para os fariseus e os escribas. Jesus convida os
escribas e fariseus a refletirem sobre a seguinte pergunta: “Pergunto-vos se
no Sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer?”
(Lc 6,9).
“Não penseis que vim abolir a lei e
os profetas, mas vim para dar-lhes pleno cumprimento”.
A justiça
dos fariseus se limita à observância da lei .
Os fariseus chegam a divinizar a lei. Eles colocam a lei acima da necessidade e
a salvação do homem. Eles até censuram Jesus por curar os doentes no dia de
Sábado. Fanáticos obsessivos do cumprimento da lei eles colocam a vontade
de Deus em
elementos secundários ,
que não
buscavam de modo algum
o estabelecimento de uma sociedade
mais fraterna
e justa . Pensam que
ao cumprir todas as leis
e normas possam agradar
a Deus . Mas
o que agrada
a Deus é o amor
fraterno .
“Não
penseis que vim abolir
a lei e os profetas ,
mas vim para
dar-lhes pleno cumprimento ”
A lei
é necessária em
toda a sociedade
civil ou
Estado de direito
para tornar possível a convivência . Caso contrário ,
a lei do mais
forte é que
reinaria na convivência , e os mais
fracos ficariam sem
vez nem
voz . Na verdade ,
a lei é uma afirmação da existência dos maus
e dos bons , da bondade
e da maldade . Para
a maldade não
avançar é preciso
ter lei a fim de proteger os bons .
A comunidade
cristã católica tem uma lei de governo :
o Direito Canônico .
Mas a Igreja
e o cristão sabem que
sua lei
primeira e básica
é o evangelho de Jesus que consiste no amor
fraterno .
A lei
para os cristãos
tem uma função pedagoga :
educar o cristão
progressivamente no amor
fraterno . Quando
este chegar à
sua madureza
e perfeição não
se sente coagido pela lei ; quando o amor reinar o coração e a vida
do cristão a lei
para ele é dispensável . Dizia Santo
Agostinho: “Ama e faz o que quiseres. Quanto
mais amas ,
mais alto
sobes ”. Amor
é o meio mais
rápido pelo qual o homem chega até Deus . São João
da Cruz no final
da Subida escreveu: “Por aqui já não há caminho ; que para o justo não há lei ”. Mas quando o amor se quebra ,
a lei se impõe.
A Eucaristia
da qual participamos é um compromisso para sermos pessoas que , renovadas e revestidas de Cristo ,
nos faz caminharmos pela
vida como
aquelas pessoas que
proclamam a verdade , o bem ,
o amor como
uma entrega a favor
dos demais , deixando de lado ou
abandonando totalmente aqueles caminhos
que nos
fazem nos destruirmos uns aos outros ou pisotear os direitos
das classes mais
desprotegidas. O Senhor pede que
sejamos fieis à Sua
lei , a Lei
do amor que
não somente nos faz colocar Deus sobre
todas as coisas , mas
ao mesmo tempo
nos levar a
querermos bem para os outros . Os cristãos
devem se converter em
sinal de amor
para os outros (cf. Jo 13,35). Se fomos feitos à imagem
e à semelhança de Deus ,
então nosso
modo de viver
não deve apagar
essa imagem . Se essa imagem for apagada
em nós ,
ninguém vai dizer
que somos de Cristo .
São Paulo nos
relembra através destas frases : “Somos para Deus
o perfume de Cristo
entre os que
se salvam e entre os que se perdem” (2Cor
2,15). E acrescentou: “Vós
sois uma carta de Cristo ...
escrita não
com tinta ,
mas com
o Espírito de Deus
vivo , não
em tábuas
de pedra , mas
em tábuas
de carne , em
vossos corações ”
(2Cor 3,3).
Pedimos a Deus
a graça para que os outros
possam ler algo
de Cristo em
nossa vida .
Para isso , é necessário que o amor fraterno
circule dentro de nós
e entre nós ,
pois “todos
conhecerão que sois meus
discípulos , se vos
amardes uns aos outros ” (Jo 13,35).
É preciso
lermos e meditarmos a Palavra de Deus,
porque o próprio Senhor nos afirma: “Antes que o céu e a terra deixem de
existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se
cumpra”.
Essa Palavra pode acontecer seu cumprimento na vida de cada um de nós. Basta
colocá-la em prática, pois “Da mesma forma como a chuva e a neve, que caem do céu
e para lá não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a
germinar, a fim de produzir semente para o semeador e alimento para quem
precisa comer, assim acontece com a Minha Palavra que sai de Minha boca: ela
não volta para mim sem efeito, sem ter realizado o que Eu quero e sem ter
cumprido com sucesso a missão para a qual Eu a mandei” (Is 55,10-11).
P. Vitus Gustama,svd
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