TRABALHAR EM PROL DO
BEM DO HOMEM
Quarta-feira da IV Semana da Quaresma
02 de Abril de 2014
Primeira Leitura: Is 49,8-15
8 Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10 não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água. 11 Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12 Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”. 13 Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14 Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15 Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti.
Naquele tempo ,
17Jesus respondeu aos judeus :
“Meu Pai
trabalha sempre ,
portanto também
eu trabalho ”.
18Então , os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque ,
além de violar
o sábado , chamava Deus
o seu Pai ,
fazendo-se, assim , igual
a Deus . 19Tomando a palavra , Jesus
disse aos judeus : “Em
verdade , em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo ; ele faz apenas o que vê o Pai fazer . O que o Pai faz, o Filho
o faz também . 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe
mostrará obras maiores
ainda , de modo
que ficareis admirados. 21Assim como
o Pai ressuscita os mortos
e lhes dá a vida ,
o Filho também
dá a vida a quem
ele quer .
22De fato , o Pai não julga ninguém , mas ele deu ao Filho
o poder de julgar , 23para que todos honrem o Filho ,
assim como
honram o Pai . Quem
não honra
o Filho , também
não honra
o Pai que
o enviou. 4Em verdade ,
em verdade , eu vos digo, quem ouve a minha
palavra e crê naquele que me enviou,
possui a vida eterna .
Não será condenado, pois
já passou da morte
para a vida . 25Em verdade , em verdade , eu vos digo:
está chegando a hora , e já chegou, em que os mortos
ouvirão a voz do Filho
de Deus e os que
a ouvirem viverão. 26Porque , assim como o Pai possui a vida
em si
mesmo , do mesmo
modo concedeu ao Filho
possuir a vida
em si
mesmo . 27Além
disso, deu-lhe o poder de julgar ,
pois ele é o Filho do Homem .
28Não fiqueis admirados com isso , porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz
do Filho e sairão: 29aqueles que
fizeram o bem , ressuscitarão para
a vida ; e aqueles
que praticaram o mal ,
para a condenação .
30Eu não
posso fazer nada
por mim
mesmo . Eu
julgo conforme o que
escuto, e meu julgamento
é justo , porque
não procuro fazer
a minha vontade ,
mas a vontade
daquele que me
enviou. (Jo 5, 17-30)
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O evangelho
deste dia é a continuação
do evangelho do dia
anterior . Seus
contemporâneos judeus
perseguem Jesus porque Ele violou o Sábado
porque curou o paralítico
nesse dia que
para eles é muito sagrado .
Jesus justifica sua atuação
com umas palavras
que acabam agravando a situação : Jesus chama
Deus de Pai
e faz igual ao Pai :
“Meu Pai
trabalha até
agora e eu
também trabalho ”.
Precisamos sublinhar
a diferença sobre
o tema do Sábado
nos sinóticos (Mt, Mc e Lc) e no evangelho de João. No evangelho
de João a cura no Sábado
não tem como
objetivo relativizar
a lei do Sábado
como nos
evangelhos sinóticos, embora acabe relativizando o Sábado
em função
da salvação do homem . O evangelho de João quer
nos demonstrar
a autoridade de Jesus sobre
o Sábado que
vem por sua
igualdade com
Deus , como
lemos no texto : “Meu
Pai trabalha
até agora
e eu também
trabalho ... O que
o Pai faz, o Filho
o faz também ”.
As razões
para esta interpretação
se encontram no Gn 2,2-3 onde Deus descansa
no mesmo dia
que termina a obra
da criação . Nesta perspectiva
Jesus resgata a dimensão criadora do Sábado devolvendo a vida
e a liberdade ao homem
enfermo , ao mesmo
tempo , demonstra a união
perfeita entre
a ação de Jesus e a ação
do Pai . O ponto
de partida é que
o Pai continua sendo o Autor da obra e
o Filho seu
cumprimento definitivo .
O projeto de Jesus atualiza o projeto de Deus
que continua tendo como
fundamento Deus
Pai , o amor ,
a fé , a Palavra
e a vida . Se quisermos unir
nosso projeto
com o projeto
que vem do Pai
e passa pelo Filho , devemos trabalhar em torno desse fundamento . Os projetos
são muitos ,
mas o problema
se eles estão em
comunhão com
o projeto de Deus .
Ao fazer qualquer
obra ou
trabalho pastoral
devemos lançar primeiro nosso olhar para
o Pai e o Filho ,
pois “O que
o Pai faz, o Filho
o faz também ”. E o que
Jesus Cristo faz é isso
que devemos fazer
também .
O que
Deus faz pela
humanidade nós
podemos ler também
na primeira leitura
e no Salmo de meditação
neste dia . A primeira
leitura deste dia ,
tirada do Segundo
Isaías e foi escrita durante o exílio
na Babilônia, nos apresenta Deus não como o soberano
onipotente e majestoso ,
nem como
juiz implacável ,
mas como
“aquele que
tem compaixão ”, que
“consola ”, que
“conduz seu Povo
às fontes de água ”,
como uma mãe
carinhosa que
cuida dos seus filhos
e se comove por eles .
São imagens
cheias de calor
humano . Imagens
que dizem como
Deus está ligado às criaturas
e como Ele
as ama com
muita ternura !
Deus dialoga com
o homem nos
largos espaços
do amor , não
no escrúpulo da observância
dos preceitos . Deus
ama todos
nós mais
do que uma mãe
que ama
seus filhos :
“Acaso pode a mulher esquecer-se do filho
pequeno , a ponto
de não ter pena do fruto
de seu ventre ?
Se ela se esquecer ,
eu , porém ,
não me
esquecerei de ti”, diz-nos Deus (Is
49,15). E a bondade , a ternura , a misericórdia ,
a justiça e a santidade
de Deus são
proclamadas no Salmo de meditação deste dia .
No NT o amor
cheio de ternura
de Deus se fez carne
em Jesus Cristo ,
Deus-Conosco (Mt 1,23; 18,20; 28,20), pois Ele dá a vida por nós todos : “Eu
vim para que todos tenham vida
e a tenham abundantemente” (Jo 10,10b). Jesus coloca o homem
acima de qualquer
lei por
sagrada que
ela pareça ser
como a Lei
de Sábado para
o Povo eleito. Para
Jesus a salvação do homem é muito mais importante do que
a Lei do Sábado
por sagrado
que ele
possa ser considerado, como
lemos no texto do evangelho
deste dia . Toda
a obra de Jesus é a obra
do Pai que
tem como foco
o ser humano
e sua salvação: “Em
verdade , em verdade Eu vos digo, o Filho
não pode fazer
nada por
si mesmo ;
ele faz apenas
o que vê
o Pai fazer .
O que o Pai
faz, o Filho o faz também ”
(Jo 5,19). Jesus trabalha como o Pai para salvar o homem . A glória
de Deus é a salvação do homem . Jesus atua em
perfeita sintonia com
o Pai que
O enviou. A plena unidade
na ação brota
de uma profunda comunhão
de amor entre
o Pai e o Filho .
Por esta perfeita
união Jesus tem o poder sobre a vida e
a autoridade de juízo .
As leituras
de hoje nos
convidam a colocarmos o nosso coração em harmonia com o coração de Deus .
É preciso contemplarmos o mistério
de Cristo , Deus-Conosco para
que possamos alcançar
o que diz São
Paulo: “para termos
o pensamento de Cristo ”
(1Cor 2,16) ou
para termos
“os mesmos sentimentos
que havia em
Jesus Cristo ” (Fl 2,5). O que nos
identifica com Cristo
é o nosso amor
fraterno (Jo 13,35; 15,12). Se Jesus
coloca o homem acima
de qualquer lei
por sagrada
que ela
pareça ser , o cristão
deve estar em
plena unidade
na ação com Cristo onde o ser humano é o foco de qualquer
trabalho , pastoral
e apostolado . Somente
assim seremos chamados de irmãos , irmãs, mães ,
pais de Jesus: “Todo
aquele que
faz a vontade de meu
Pai que
está nos céus ,
esse é meu
irmão , minha
irmã e minha mãe ”
(Mt 12,50). Se quisermos ser verdadeiros cristãos devemos trabalhar em nome de Cristo e em perfeita sintonia de amor
com ele
para que todos nós
sejamos reflexos do amor
de Deus neste mundo .
Os judeus acusaram Jesus por violar
o Sábado. Mas Jesus respondeu: “Meu Pai trabalha até agora e eu também
trabalho” (Jo 5,17). Trata-se de uma revelação surpreendente. Palavra
que deve continuar ressonando e ressoando em nós. Deus “trabalha”! A palavra
“Sabbat” (hebraico), Sábado, significa repouso. Acusaram Jesus de não respeitar
o repouso de Sábado. Resposta de Jesus: Deus não cessa de trabalhar. Sim, Deus
continua “trabalhando” em mim e através de mim, na Igreja e através da Igreja,
nas pessoas de boa vontade e através delas, nos que ajudam os necessitados e
através deles, nos doentes e através dos doentes, nos que guiam e ensinam os
demais para o bem e através deles, nos que acolhem os outros como irmãos e
através deles, nos que visitam os doentes e através deles, nos que alimentam os
famintos e através deles, nos que lutam pela dignidade de sua família e a
família dos demais. Deus continua trabalhando através das pessoas ao meu redor,
e assim por diante. Deus realmente continua trabalhando. Jesus, o Filho amado
do Pai continua cooperando no trabalho do Pai em salvar a humanidade, em
devolver a dignidade para os excluídos e marginalizados. Por isso, ele curou o
paralítico no Sábado. A salvação e a dignidade do paralítico estão acima de
qualquer lei por sagrada que ela pareça ser. O ser humano é mais sagrado do que
qualquer lei, pois ele é o templo do Espírito Santo (cf. 1Cor 3,16-17).
O Pai
não conhece o repouso, não cessou de trabalhar, porque enquanto o homem
estiver/está oprimido pelo pecado e privado de liberdade, enquanto não
tiver/não tem plenitude de vida, o Pai continuará trabalhando. Deus continua
comunicando vida onde o homem coloca a morte, a esperança aos desesperados, a
força aos debilitados, a guia e a luz de seu Santo Espírito para os
desorientados e confusos. O amor de Deus pela humanidade está sempre ativo. Jesus
atua como o Pai, não aceita leis que limitem sua atividade em favor da
dignidade do homem.
No fim do texto do evangelho de
hoje Jesus fez a seguinte declaração: “Não fiqueis admirados com isso,
porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do
Filho e sairão: aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida”. Os
que praticam o bem não ficarão para sempre no túmulo. O túmulo nenhum é capaz
de destruir quem pratica o bem a exemplo do próprio Jesus ressuscitado. A
partir de Jesus e com Jesus a ressurreição e a vida começam para os homens que
acreditam n’Ele e para aqueles que praticam o bem.
Jesus prosseguiu: “Em verdade,
em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou,
possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida”.
A morte perdeu sua eficácia destruidora pela presença da vida, pela palavra
vivificadora de Jesus, pela prática do bem. Crer é a orientação da vida para
Jesus como centro da existência, ou orientar a vida para o bem. Vale a pena,
então, fazer o bem todos os dias. Vale a pena não se cansar de praticar o bem
apesar dos sofrimentos ou dificuldades. Uma vida dedicada ao bem do próximo é
sempre uma vida glorificada. “Só a caridade, um dilúvio de caridade pode salvar o mundo”
(Maritain).
P. Vitus Gustama,svd
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