SER CRISTÃO É SER TESTEMUNHA DE CRISTO COM OBRAS BOAS
Quinta-Feira da IV
Semana da Quaresma
03 de Abril de 2014
Primeira Leitura: Ex 32,7-14
Naqueles dias, 7 o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’” 9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitais, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo. 13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo.
Naquele tempo ,
disse Jesus aos judeus : 31“Se
eu der testemunho de mim mesmo , meu testemunho não vale . 32Mas há um outro que dá testemunho de mim , e eu sei que o testemunho
que ele
dá de mim é verdadeiro .
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele
deu testemunho da verdade . 34Eu , porém , não dependo do testemunho de um
ser humano . Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era
uma lâmpada que
estava acesa e a brilhar ,
e vós com
prazer vos
alegrastes por um
tempo com
a sua luz . 36Mas eu
tenho um testemunho maior
que o
testemunho de João; as obras que o Pai me concedeu realizar . As obras que eu faço dão testemunho de
mim , mostrando que
o Pai me
enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu
favor . Vós nunca ouvistes sua
voz , nem
vistes sua face ,
38e sua palavra
não encontrou morada
em vós ,
pois não
acreditais naquele que ele enviou. 39Vós examinais as Escrituras , pensando que
nelas possuís a vida eterna . No entanto ,
as Escrituras dão testemunho de mim ,
40mas não
quereis vir a mim
para ter a vida eterna ! 41Eu não recebo a
glória que
vem dos homens . 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus . 43Eu vim em nome do meu Pai , e vós não me
recebeis. Mas , se um
outro viesse em
seu próprio nome , a este vós o receberíeis. 44Como podereis acreditar , vós que recebeis glória
uns dos outros e não
buscais a glória que
vem do único Deus ?
45Não penseis que eu vos acusarei diante
do Pai . Há alguém
que vos
acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança .
46Se acreditásseis em Moisés,
também acreditaríeis em mim , pois foi a respeito
de mim que
ele escreveu. 47Mas se não
acreditais nos seus
escritos , como
acreditareis então nas minhas palavras ?”
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O texto
do evangelho de hoje
é a continuação do texto
do evangelho do dia
anterior em
que relatou a cura
de um paralítico
no Sábado . Os judeus
da época criticaram Jesus que
curou o paralítico , pois
a cura aconteceu no Sábado
que era
o dia sagrado
para eles .
Dessa vez os judeus
questionaram a autoridade de Jesus em fazer essa cura no dia de Sábado .
Jesus e Sua Autoridade
Divina
Testemunho Na Vida De
Cristo E Na Vida Do Cristão
A cura
do paralitico no Sábado (Jo 5,1-15) cria uma violenta oposição entre Jesus e os
escribas que João descreve sob a forma de processo através do uso da palavra
“testemunha/ testemunho”. No texto de hoje a palavra “testemunha/ testemunho”
aparece, pelo menos, onze vezes.
Para Jesus, no evangelho de João,
testemunhar equivale a manifestar o Pai, a revelar o Pai. O testemunho designa
a função reveladora de Cristo e este testemunho tem como objetivo o próprio
Cristo em seu mistério pessoal de Filho. Por isso, Cristo dá testemunho com
toda sua presença e durante toda sua existência. Para Cristo, dar testemunho é
revelar-se, dar-se conhecer: tudo o que é e de onde vem: do Pai. Se esta
revelação termina na Cruz é porque na Cruz se opera a suprema revelação de
Cristo, a saber: o amor supremo do Pai aos homens manifestado no amor supremo
de Cristo aos seus (cf. Jo 13,1).
Jesus está “sozinho” para se
defender. Logo seu testemunho ficaria sem validade nenhuma, pois a
jurisprudência judaica determina: para que um testemunho seja válido são
exigidas duas ou três testemunhas (Jo 5,31). Jesus apela para as obras pelo bem
da humanidade. Essas obras mostram que Jesus está com o Pai e faz o que o Pai
continua fazendo: “Meu Pai trabalho e eu também”. Logo sua testemunha mais
válida é o Pai. Trata-se de um testemunho que se verifica nas obras e milagres
(= sinais) que Jesus opera em favor da humanidade e não para a autopromoção.
Em relação à importância do
testemunho o Papa João Paulo II escreveu na sua Carta Encíclica Redemptoris
Missio no. 42:
·
O homem contemporâneo acredita mais
nas testemunhas do que nos mestres, mais na experiência do que na doutrina,
mais na vida e nos fatos do que nas teorias. O testemunho da vida cristã é a
primeira e insubstituível forma de missão: Cristo, cuja missão nós
continuamos, é a « testemunha » por excelência (Ap 1, 5; 3, 14) e o modelo do
testemunho cristão. O Espírito Santo acompanha o caminho da Igreja,
associando-a ao testemunho que Ele próprio dá de Cristo (cf. Jo 15, 26-27 ).
·
A primeira forma de testemunho é a
própria vida do missionário, da família cristã e da comunidade eclesial, que
torna visível um novo modo de se comportar. O missionário que, apesar dos seus
limites e defeitos humanos, vive com simplicidade, segundo o modelo de Cristo,
é um sinal de Deus e das realidades transcendentes. Mas todos na Igreja,
esforçando-se por imitar o divino Mestre, podem e devem dar o mesmo testemunho,
que é, em muitos casos, o único modo possível de se ser missionário.
·
O testemunho evangélico, a que o
mundo é mais sensível, é o da atenção às pessoas e o da caridade a favor dos
pobres, dos mais pequenos, e dos que sofrem. A gratuidade deste relacionamento
e destas ações, em profundo contraste com o egoísmo presente no homem, faz nascer
questões precisas, que orientam para Deus e para o Evangelho. Também o
compromisso com a paz, a justiça, os direitos do homem, a promoção humana, é um
testemunho do Evangelho, caso seja um sinal de atenção às pessoas e esteja
ordenado ao desenvolvimento integral do homem.
Jesus quer nos dizer que para
convencer os outros que realmente acreditamos em Deus temos que mostrar não com
palavras e sim com as obras boas em favor dos homens. Não basta falar do amor, temos
que aprender a amar especialmente através do perdão mútuo.
Além disso, Jesus quer nos ensinar a abrirmos nossos
olhos e o nosso
coração diante
do bem que os
outros podem fazer .
Ninguém é exclusivo para fazer o bem. Ninguém pode encurtar a mão de Deus para
fazer o bem. Somos convidados a reconhecer o bem praticado por quem quer que seja. Todos os cristãos
devem fazer parte
só de um
grupo : o grupo
do bem . No seio
da Igreja de Cristo
não pode nem
deve existir outro
tipo de grupo .
Ou você é de Cristo por se preocupar somente com o bem que deve ser praticado ou você não é de Cristo
se você não
se preocupa com o bem
praticado. O bem não
tem fronteiras . Deus
pode usar qualquer
ser humano para praticar o bem .
Por isso ,
não podemos encurtar
a mão de Deus .
Quem pratica o bem
é de Deus independentemente
de quem quer
que ele
seja. Quem não
pratica o bem não
tem nada a ver
com Deus ,
mesmo que
alguém se considere cristão .
Por isso ,
falar da fé
é uma coisa . Falar da experiência de fé
é outra coisa .
Falar de amor
é uma coisa . Falar amorosamente é outra
coisa . Não basta não cometer algum crime ou algum mal , é preciso praticar o bem . Praticando o bem você afasta o mal e a
felicidade é atraída. O bem
praticado é o sinal da abertura diante
do Bem Absoluto :
Deus .
No evangelho de hoje Jesus reprovou
seus conterrâneos por não ter escutado realmente Moisés: “Se acreditásseis em
Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele
escreveu”. Em Ex 32,7-14 Moisés reprova a atitude do povo, pois ao descer da
montanha de Sinai, onde havia estado para falar com Deus, encontrou o povo
adorando uma estátua de bezerro de metal.
O homem se rebaixa quando dá
importância para as coisas, e gasta tempo para dar atenção maior para as coisas
menos importantes que não edificam o ser humano. O homem se rebaixa quando ama
as coisas e usa as pessoas em vez de amar as pessoas e usa as coisas. A
adoração ao verdadeiro Deus através da vivência do amor fraterno é a única que
não rebaixa o ser humano. “Quanto mais amas, mais alto tu sobes” (Santo
Agostinho)
P. Vitus Gustama,svd
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