08 de Abril de 2014
Primeira Leitura: Nm 21,4-9
Naqueles dias, 4 os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se, 5 e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”. 6 Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7 O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, 8 e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9 Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
Naquele tempo
disse Jesus aos fariseus : 21“Eu parto , e vós me
procurareis, mas morrereis no vosso pecado . Para onde eu vou, vós não podeis ir ”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso ,
vai-se matar ? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir ’?” 23Jesus continuou: “Vós sois
daqui debaixo , eu
sou do alto . Vós
sois deste mundo , eu
não sou deste mundo .
24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados , porque ,
se não acreditais que
eu sou, morrereis nos
vossos pecados ”. 25Perguntaram-lhe pois : “Quem és tu , então ?” Jesus respondeu: “O que
vos digo, desde
o começo . 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito ,
e a julgar , também .
Mas aquele
que me
enviou é fidedigno , e o que ouvi da parte
dele é o que falo
para o mundo ”.27Eles não
compreenderam que lhes
estava falando do Pai . 28Por isso , Jesus
continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho
do Homem , então
sabereis que eu
sou, e que nada
faço por mim
mesmo , mas
apenas falo
aquilo que
o Pai me
ensinou. 29Aquele que me enviou
está comigo . Ele
não me
deixou sozinho , porque
sempre faço o que
é de seu agrado ”.
30Enquanto Jesus assim falava, muitos
acreditaram nele.
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A controvérsia
entre Jesus e seus
adversários que
começou em Jo 7 continua. Os adversários continuam a não
aceitar Jesus como
o Enviado de Deus
para salvar o mundo .
No texto
do evangelho de hoje
Jesus usa a expressão
“Eu sou”. Para
o Povo eleito ou
para a tradição
judaica a expressão
“Eu sou” evoca o nome
divino revelado a Moisés na sarça ardente : “EU
SOU Aquele que
é” (Ex 3,14). Para
os fariseus ao usar
a expressão “EU
SOU” Jesus se iguala a Deus e isso é uma verdadeira blasfêmia
para eles . Eles não
aceitam que Jesus se iguale a Deus e por isso , eles
perguntam a Jesus: “Quem és tu ?”.
Ao afirmar
para si próprio como “EU SOU” Jesus quer
revelar aos seus
adversários sua
radical e profunda
comunhão com
o Pai (cf. Jo 17,21-23). Jesus está tão unido ao Pai
a ponto de dizer que não poderia viver sem fazer a vontade do Pai :
“Meu alimento
é fazer a vontade
daquele que me
enviou e cumprir a sua
obra ” (Jo 4,34; cf.). Sinal da profunda
comunhão com
o Pai é o trabalho
de Jesus em salvar
ou em
fazer o bem para todos os homens , especialmente
para os excluídos e abandonados. Jesus passou a vida fazendo o bem (cf. At
10,38).
Mundo Com Deus e Mundo Sem Deus
“Se não
acreditais que eu
sou morrereis nos vossos
pecados ”, diz nos
Jesus hoje .
Esta afirmação de Jesus se refere à
perda da salvação. O pecado é a incredulidade
e o pecado para
o evangelista se identifica com a perda da
salvação, igual à própria
morte . Assim como a salvação está na comunhão
de vida com
Jesus, assim a desgraça
ou condenação
está na separação definitiva
de Jesus. Por isso ,
Jesus diz: “Para onde
eu vou, vós
não podes ir ”.
Para a incredulidade
não há consumação
alguma da comunhão com
Jesus. Esta consumação da comunhão acontecerá somente
para os que
crêem em Jesus. Para
estes é que
Jesus promete: “Vou preparar um
lugar para vós e assim que estiver preparado
um lugar
para vós
voltarei e vos levarei comigo a fim de
que onde
estiver estejais vós também ” (Jo 14,3). A incredulidade
como atitude básica e permanente
exclui o homem da salvação, da vida eterna .
“Vós
sois daqui de baixo , eu sou do alto .
Vós sois deste mundo ,
eu não
sou deste mundo ”, diz Jesus aos seus inimigos .
Estas palavras confirmam a diferença essencial
que há entre
Jesus e o mundo , precisamente
na origem diferente .
O mundo ao qual
Jesus se opõe é o mundo sem referência
a Deus . Este
tipo de mundo
pode estar presente tanto no interior
da Igreja como
fora dela. Assim
como o mundo
de Deus pode estar
presente tanto
na Igreja como
fora dela. A fronteira
dos dois mundos
não coincide com
as fronteiras do cristianismo ,
pois um cristão pode ser um pagão a partir de seu modo de viver e um pagão pode ser um cristão por causa de seu modo de viver com os demais
(cf. Mt 8,5-10). Jesus, o revelador do Pai , pertence por completo à esfera divina .
A esfera divina
pertence também
aos que acreditam em
Jesus Cristo . Enquanto
que os incrédulos
ficam excluídos da mesma . Além disso, por
si mesma ,
a incredulidade não
pode superar sua
origem de “baixo ”.
“Quando
tiverdes elevado o Filho
do Homem , então ,
sabereis que eu
sou”, diz
Jesus. Este elevar
do Filho do Homem
é a exaltação de Jesus mediante sua morte na cruz . Com esta conexão
estabelecida entre a cruz e a afirmação “Eu
Sou” fica definitivamente claro onde há que buscar e encontrar o lugar da
presença salvadora de Deus :
em Cristo
crucificado. Atrás da Cruz há vida e
salvação. Jesus se torna o novo lugar da presença de Deus em quem Deus sai ao encontro
do homem dando-lhe a salvação e a vida . Trata-se aqui
da fé : do reconhecimento
ou do não
reconhecimento dessa presença
de Deus em
Jesus. Por isso ,
a pergunta dos judeus
da época “quem
és tu ?” leva
consigo a renunciar
a crer . Rejeitar Cristo que é a vida , luz e
salvação, supõe optar pela
morte , as trevas
e a ruína eterna .
“Vós
sois daqui de baixo ”. Os que
daqui de baixo , os do mundo se deixam levar pelas
paixões desordenadas e pelo
espírito mesquinho
de intolerância , mostrando-se insensíveis em relação aos mais
pequeninos , e não
suportando quem lhes
aponta os pecados , não
se dão conta do desígnio
divino . São
Paulo nos relembra muito
bem ao diz er
aos filipenses: “Já vos disse muitas vezes ,
e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se
comportam como inimigos
da cruz de Cristo .
O fim deles é a perdição ,
o deus deles é o ventre ,
a glória deles está no que é vergonhoso .
Apreciam só as coisas
terrenas! Nós , ao contrário ,
somos cidadãos do céu .
De lá aguardamos como
salvador o Senhor Jesus Cristo . Ele
transformará o nosso pobre corpo ,
tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso , graças
ao poder que
o torna capaz
também de sujeitar
a si todas as coisas ”
(Fl 3,18-21). Que
não sejamos inimigos
da Cruz de Jesus.
P. Vitus Gustama,svd
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