O JUSTO E INOCENTE
É PERSEGUIDO
05 de Abril de 2014
18 Senhor, avisaste-me e eu
entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19 Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e
não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força,
eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”. 20 E tu, Senhor dos exércitos, que
julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a
vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.
Evangelho: Jo 7,40-53
Naquele tempo ,
40ao ouvirem as palavras de
Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta ”.
41Outros diziam: “Ele é o Messias ”. Mas alguns
objetavam: “Porventura o Messias
virá da Galileia? 42Não diz a
Escritura que
o Messias será da descendência
de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim , houve divisão
no meio do povo
por causa de
Jesus. 44Alguns queriam
prendê-lo, mas ninguém
pôs as mãos nele. 45Então , os guardas
do Templo voltaram para
os sumos sacerdotes
e os fariseus , e estes
lhes perguntaram: “Por
que não
o trouxestes?” 46Os guardas responderam: “Ninguém
jamais falou como
este homem ”.
47Então os fariseus disseram-lhes: “Também
vós vos
deixastes enganar ? 48Por acaso algum dos chefes
ou dos fariseus
acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei ,
é maldita !” 50Nicodemos, porém , um dos fariseus ,
aquele que
se tinha encontrado com
Jesus anteriormente , disse: 51“Será
que a nossa
Lei julga alguém ,
antes de o ouvir
e saber o que
ele fez?” 52Eles responderam: “Também
tu és galileu ,
porventura ? Vai estudar
e verás que da Galileia não surge profeta ”.
53E cada um
voltou para sua
casa .
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Na primeira leitura (Jr 11,18-20) o
profeta Jeremias utiliza a imagem do cordeiro manso levado ao matadouro para
falar de sua própria inocência e mansidão. Para manter a fidelidade à aliança
com Deus o profeta Jeremias denuncia os crimes e as traições cometidos pelo seu
próprio povo. Em outras palavras, Jeremias chama o seu povo à conversão, a
voltar ao Deus da Aliança. Infelizmente, como conseqüência, Jeremias é odiado
pelo bem que faz. Ele é uma vitima inocente comparada a um cordeiro manso. “Toda
vez que um justo grita, um carrasco vem calar. Quem não presta fica vivo, quem é
bom, mandam matar” (Cecília Meireles).
A sorte ou o destino do profeta
Jeremias que viveu seis séculos antes de Jesus é a mesma sorte, o mesmo destino
de Jesus. Jesus é também perseguido por ser fiel à Palavra de Deus. O cordeiro
manso que o profeta Jeremias usa é imagem de Jesus que, como Cordeiro, morrerá
para tirar o pecado do mundo (Jo 1,29).
A imagem do “cordeiro” nos sugere a
inocência dessa pequena vitima que não merece ser sacrificada. Essa imagem nos
sugere a liturgia do Cordeiro pascal cujo sacrifício é útil para o povo
inteiro.
Percebemos das leituras de hoje que
até para fazer o bem encontramos dificuldades, inclusive a violência da parte
daqueles que defendem seus próprios interesses mesmo que sejam errados
eticamente. Mas todo homem que sofre inocentemente e injustamente é uma imagem
de Cristo sofredor. Todo sofrimento fruto da colaboração para salvar o mundo,
para edificar a humanidade, para defender os sem voz e sem vez é o sofrimento
do próprio Cristo. Todos esses sofredores estão no coração de Deus: “A vida
dos justos está nas mãos de Deus, nenhum tormento os atingirá... Os que confiam
em Deus compreenderão a verdade e os que são fieis permanecerão junto a ele no
amor, pois graça e misericórdia são para seus santos e sua visita é para seus
eleitos” (Sb 3,1.9).
No evangelho
de hoje lemos como
a pessoa de Jesus e sua
maneira de viver
provocam discussões e posturas diversas. A vida
dos homens se decide de acordo com sua atitude vivencial com
Jesus.
Uns dizem que
é o Messias , outros
dizem que é o profeta .
Jesus é o sinal de contradição
no mundo : divide os homens
com sua
simples presença
entre os homens .
Jesus continua sendo um mistério
para seus contemporâneos .
Os escribas
e os fariseus eram a mais alta autoridade doutrinal ,
os melhores especialistas
em discussões
sobre a Escritura .
Segundo eles ,
em Jesus não
se cumprem todas as condições
necessárias. Por isso ,
Ele não
é o Messias , apesar
das evidências . Segundo eles o Messias
não vem da Galiléia e sim de Belém (Jo 7,52).
Mas os fatos não negam, mesmo que alguém tente argumentar. Os fatos
falam por si.
O pior cego é aquele que não
reconhece a própria cegueira a fim de poder pedir a ajuda. Daí nós concluímos
que a condição essencial para conhecer a Deus é a humildade. Há que saber
renunciar aos nossos próprios pontos de vista, deixar-nos conduzir pela luz da
sabedoria divina. A crença bíblica não basta para descobrir verdadeiramente
quem é Deus em Jesus Cristo. A vida e seus acontecimentos são outra “Escritura”
que Deus nos deixou para que leiamos cada dia uma página para saber o recado de
Deus para nós e sobre nós. O conhecimento de Deus
não é questão de intelectualidade. O Espírito é que nos sensibiliza para nos
abrirmos à verdade de Deus, ao seu amor, à vida nova que Ele quer nos
comunicar, à luz com que Ele quer iluminar nossa escuridão.
Nicodemos, o fariseu
notável que
pertencia ao circulo dos membros do Sinédrio (Sinédrio ou
Sanhedrin era uma assembleia de juízes judeus que
constituía a corte e legislativo
supremos da antiga
Isarael) e que havia
visitado Jesus de noite (Jo 3,1-21), mostra sua preocupação pela
justiça : “Será que
a nossa Lei
julga alguém , antes
de ouvi-lo e saber o que
ele fez?”. Ele
pensa que
a Lei deve ser
usada como instrumento
de justiça . No entanto ,
ele é reprovado pelos
colegas ao chamá-lo de ”galileu ” (chamar alguém de “galileu ”
na época era um palavrão ): “Também tu és galileu , porventura ?
Vai estudar e verás que
da Galileia não surge profeta ”. No lugar
de responder Nicodemos, eles
o insultam, tratando-o como um ignorante . Para eles , segundo a Lei
na qual eles
se apóiam e não em
Deus , profetas
jamais sairiam da Galileia, enquanto que Deus sopra para onde quer e através
de qualquer pessoa
e em qualquer
lugar . Basta
cada um
ficar atento para captar a passagem de Deus
em cada
momento na vida
de qualquer homem .
Os escribas
e os fariseus se sentem seguros na Lei
a ponto de chamar “maldito ” quem não conhece a Lei .
Em nome
desta Lei , eles
vão crucificar
e matar Jesus Cristo .
Nas mãos dos escribas
e dos fariseus a Lei
não é um
instrumento de justiça
e sim de vingança .
Eles confundem o conhecimento
da Lei com
o conhecimento de Deus .
Para eles , os
que estão fora
da Lei são
considerados desviados, malditos . Mas na verdade , os próprios fariseus
e os escribas estão fora
do conhecimento de Deus .
Conhecer Jesus consiste em
se preocupar com
o bem do homem
e sua salvação. Quem
não se preocupa com
o bem do homem
e com a sua
salvação, ele se separa de Deus , o Pai , que quer a vida para todos os homens ,
seus filhos .
Os simples
têm, ao contrário , facilidade
de captar a mensagem
de Jesus e de considerar Jesus como
Messias ou Profeta : “Este
é, verdadeiramente, o Profeta . Ele é o Messias ”. Jesus
dirá mais tarde :
“Minhas ovelhas
escutam minha voz ”.
“Escutar ” e “crer ” são quase sinônimos no evangelho
de João.
A condição
essencial para
conhecer Deus
é a humildade e a simplicidade .
A simplicidade é a condição
fundamental para
conhecer o projeto
de Jesus sobre o homem .
Há que saber
desprender-se de si mesmo ,
renunciar a seus
próprios pontos
de vista , de suas
“regrinhas” (como os escribas e os fariseus
presos na própria
Lei que
acabam não conhecendo o verdadeiro Deus )
e deixar-se conduzir pelo
Espírito divino .
Encontrar o sentido da vida é
independente da idade, do sexo, da capacidade intelectual e do grau de
instrução da pessoa, pois a vida é simples. Nós é que não sabemos nos comportar
diante desse dom de Deus. Em Jesus encontramos o sentido, pois Ele é o Caminho,
a Verdade e a Vida. Por causa de Jesus milhares de homens mudaram de vida,
abandonaram seus hábitos negativos. Por causa dele muitos dedicam sua vida para
o bem do próximo. O modo de viver de Jesus em se preocupar com os pequenos, com
os necessitados, com os excluídos, com os abandonados fascinam qualquer pessoa.
Ele trabalha sem esperar nada de recompensa. Ele quer ver todo mundo na sua
dignidade como um ser humano e acima de tudo, como filho e filha de Deus.
P. Vitus Gustama,svd
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