02/01/2017
02 de Janeiro
Primeira Leitura: 1Jo 2,22-28
Caríssimos:
22Quem é mentiroso, senão aquele que nega
que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o
Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o
princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer
em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida
eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que
procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a
vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece
convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos
ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de
Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele.
Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos
vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda (1Jo 2,22-28)
Evangelho: Jo
1,19-28
19Este foi o
testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas
para perguntar: “Quem és tu?” 20João
confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?”
João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu:
“Não”. 22Perguntaram então: “Quem és,
afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti
mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz
que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o
profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido
enviados pertenciam aos fariseus 25e
perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias,
nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu
batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço
desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso
aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando (Jo 1,19-28).
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A palavra de Deus na primeira
leitura fala
da heresia . Heresia é confundir Cristo com o nosso pensar e o nosso querer ; é fabricar um Cristo a nossa imagem e semelhança . Este Cristo manipulado e tantas vezes
mudado é claro que
não pode ser
o Cristo Salvador .
O fragmento da primeira leitura
revela as linhas essenciais
da falsa doutrina
divulgada pelo “anticristo ”
em uma época
atormentada do final do século primeiro . Para essa falsa doutrina , Jesus não
era considerado como
o Messias nem
como o Filho de Deus .
Essa heresia cristológica considerava impossível que
o Verbo Divino
se fizesse carne à maneira
humana . Mas
para o apostolo João, testemunha
ocular do Verbo
Divino , o Verbo
da vida (cf. 1Jo 1,1-4), negar
a divindade de Jesus significa não
ter comunhão
com o Pai
e não ter a
verdadeira vida (1Jo 2,22-23; cf. Jo
20,30-31); negar a união
do divino e do humano
em Jesus significa ser
“anticristo ” porque
o humano em
Jesus é o reflexo perfeito
do divino , é o reflexo
do Pai : “Aquele
que me
viu, viu o Pai ” (cf. Jo 14,9). E em outra ocasião Jesus disse: “Eu
e o Pai somos um ”
(Jo 10,30).
São João nos convida a estarmos unidos definitivamente a
Cristo. Por isso, o verbo que mais vezes se repete, na Primeira Leitura, é
“permanecer”. É um verbo que fala de fidelidade, de perseverança, de manter na
verdadeira fé sem se deixar enganar. Permanecer nos ensinamentos de Cristo é
permanecer em comunhão com o próprio Cristo e com Deus Pai, ungidos e movidos
por Seu Espírito. Permanecer em Jesus Cristo quer dizer morar n’Ele, ficar com
Ele, plantar nossa tenda n”Ele como Ele acampou no meio de nós (Jo 1,14),
“recomeçar a partir d’Ele.
Estamos tão habituados a mudar, a ir de novidade em novidade.
Por isso, a palavra “permanecer” nos soa como não avançar ao ritmo dos tempos e
ficar detidos no passado. Porém, nada disso! Permanecer significa não trocar
Cristo por nada nem por ninguém, não antepor nada a Cristo. Ao atuar assim
notaremos que nossa vida tem raízes profundas. Como toda árvore de raízes
profundas, poderemos ser muito flexíveis sem medo de nos quebrarmos: a maior
profundidade, a maior permanência, a maior flexibilidade, a maior capacidade de
abrirmo-nos ao novo.
E lemos no Evangelho
o testemunho de João Batista acerca
de Cristo . Para
a pergunta “Quem
és tu ?”, João Batista
confessa, evitando qualquer mal-entendido acerca
de sua pessoa
e de sua própria
missão , que
não é o Cristo ,
o Salvador esperado. Este
testemunho em
forma de afirmação negativa
que sai da boca
de João Batista é uma autentica confissão de fé
no messianismo de Jesus. João Batista se
define apenas com
as palavras do profeta
Isaias: “Voz que
clama no deserto ” que
prepara o caminho
de Cristo . Ele
não é a luz .
Ele é apenas
uma lâmpada que
tem tempo limitado de duração . Ele é apenas aquele que dá testemunha
da verdadeira Luz que
é o próprio Jesus Cristo
(cf. Jo 8,12). Ele não
é a Palavra Encarnada ,
mas somente a
voz que
prepara o caminho
com a purificação
dos pecados através
de seu batismo :
“Eu batizo com
água ; mas
no meio de vós
está aquele que
vós não
conheceis”.
O testemunho de João Batista pretende suscitar a
fé em
todo mundo
para o grande
desconhecido , o Portador
da salvação, que vive entre os homens
(Jo 1,14). Por isso ,
a fé de João Batista
está orientada ao anúncio de Jesus e não é apenas para o consumo próprio . João Batista
é aquele que
chama atenção ,
não para si mesmo e sim para Aquele é o verdadeiro
Salvador . João Batista
nos ensina
que a fé
deve ser transformada em
anúncio , o fiel
deve se tornar em
anunciador da Boa Nova . Todo cristão é um propagador
da Palavra de Deus
na aridez espiritual
de nosso mundo ,um propagador
que chama
os outros ao encontro
de Jesus Cristo que
é “o Caminho , a Verdade
e a Vida ” (Jo 14,6).
João Batista testemunha Jesus Cristo
com fidelidade
e valentia. Não quer
falar de si
mesmo , nem
contar seus méritos nem suas façanhas .
João Batista somente
quer que
os outros o considerem como “a voz que clama no deserto ”,
a voz que
prepara os caminhos
de Deus , a voz
que chama
todos a preparar
o lugar de Deus
no mundo , especialmente
no coração de cada
um . A voz
desaparece, mas a mensagem
fica.
O cristão é chamado a ser anunciador da Boa Nova, a ser a
voz que grita, com a própria vida, a verdade de Cristo apesar da pobreza que
experimenta e da fragilidade de suas palavras humanas. O cristão é o homem que
se define em função de Cristo, d’Aquele que vem sempre aos seus para comunicar
salvação e vida.
Somos chamados a ser voz do Senhor
neste mundo. Ser voz é uma vocação muito humilde , mas é maior de todas. Ser voz é ser uma mensagem , é ser uma chamada aos demais
para o bem , para a Luz que ilumina. A voz
é feita para proclamar , para anunciar
e para denunciar . A voz deixará de ser voz , se não gritar , se não proclamar , anunciar e denunciar . A voz se
condenará, se deixar de anunciar
a mensagem sobre
o bem . Uma voz
do bem é capaz
de renovar o mundo .
Se faltarem as vozes do bem
para anunciar e denunciar , o mundo
perderá sua consciência .
Por esta razão ,
como vale e quanto vale sua voz ! Como vale e quanto vale sua palavra ! Como vale e quanto vale sua mensagem ! Como vale e quanto vale seu grito que rompe o comodismo, que
rompe o modo de viver
sem vida .
É preciso contemplar Jesus Cristo, Luz do mundo para que sejamos reflexos de
sua luz para os outros, iluminado suas vidas embora o reflexo dure apenas em
pouco tempo.
P. Vitus Gustama,svd
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