29/12/2016
ENCONTRO COM O SALVADOR
29 de Dezembro
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe
e do filho, conforme
a Lei de Moisés, Maria e José levaram
Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo
ao Senhor. 23Conforme está escrito
na Lei do Senhor:
“Todo primogênito
do sexo masculino
deve ser consagrado ao Senhor”.
24Foram também
oferecer o sacrifício
– um par
de rolas ou
dois pombinhos – como
está ordenado na Lei
do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um
homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso,
26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito
Santo estava com
ele e lhe
havia anunciado que não
morreria antes de ver
o Messias que
vem do Senhor. 27Movido
pelo Espírito,
Simeão veio ao Templo.
Quando os pais
trouxeram o menino Jesus para
cumprir o que
a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino
nos braços
e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a
tua promessa, podes deixar
teu servo
partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos
os povos: 32luz para iluminar
as nações e glória
do teu povo
Israel”. 33O pai
e a mãe de Jesus estavam admirados com o que
diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este
menino vai ser
causa tanto
de queda como
de reerguimento para muitos
em Israel. Ele
será um sinal
de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos
de muitos corações.
Quanto a ti uma espada
te traspassará a alma”.
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A cena
da apresentação de Jesus-Menino no Templo é rica
teologicamente. A antiga Aliança cede o lugar
para a Nova ,
reconhecendo em Jesus-Menino o Messias e
o Salvador universal dos povos. E a cena acontece no Templo, lugar da presença
de Deus e da revelação profética.
Maria e José entraram no Templo
como pobres
para oferecer a Deus seu primogênito e para a purificação da mãe (cf. Ex
13,2-16; Lc 12,1-8). Na verdade, Maria como
uma pessoa “cheia
de graça ” (Lc 1,28) não
precisaria dessa purificação . Mas , como todas
as mães judias, ela
cumpriu fielmente a Lei
ritual que
prescrevia a purificação da impureza legal
quarenta dias depois
do parto de um
menino , e oitenta dias
depois do parto
de uma menina (cf. Lv 12,1-8).
A apresentação do Senhor no Templo
celebra uma chegada e um encontro . É
a chegada do Salvador
sonhado, núcleo da vida
religiosa do Povo
eleito e as boas vindas a ele pelos dois representantes dignos
do povo eleito: Simeão e Ana . Ao nascer Jesus se
manifestou, primeiramente , aos pastores representantes dos pobres
e excluídos. Ao ser apresentado no Templo , Jesus se revela, primeiramente ,
aos dois “pobres
de Javé ”: Simeão e a viúva de 84 anos ,
Ana , que
esperavam a libertação de Israel praticando
a oração e o jejum .
Não se mencionam os levitas nem os sacerdotes
que executam os ritos
da purificação de Maria e do resgate do Menino .
No nascimento a revelação aconteceu ao ar livre : para os pastores . Agora o lugar
de revelação é o Templo .
O ancião Simeão e a viúva ,
Ana , deram boas vindas
ao Salvador do mundo
com grande
alegria , e tão
grande é a alegria
a ponto de Simeão dizer :
“Agora , Senhor ,
conforme a tua promessa ,
podes deixar teu
servo partir em paz ; porque meus olhos viram a tua salvação, que
preparaste diante de todos os povos :
luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
Ao viver este mistério na fé , a Igreja dá
novas boas vindas
a Cristo . É o momento
do encontro de Cristo
com sua
Igreja . Isto
vale para qualquer celebração
na Igreja . Na celebração
(eucarística) há o momento de encontro entre
Jesus e todos nós .
O verdadeiro encontro
com Cristo
na liturgia sempre
causa a alegria
e a felicidade , pois
trata-se do encontro com o nosso Salvador . O verdadeiro
encontro com
o Senhor causa mudança na nossa
vida para uma
maneira melhor
de viver a vida
de acordo com
o mandamento do Senhor resumido no amor
fraterno, pois encontramos o sentido
de nossa vida
em Jesus. O verdadeiro
encontro com
o Senhor produz em
cada um
de nós muitos
frutos bons
para a convivência , pois começamos a permanecer em Jesus (Jo 15,5). O verdadeiro
encontro com
o Senhor nos torna reflexos
do Senhor para os demais , iluminando os outros
com nossa
vida iluminada pelo
Senhor . Não é
por acaso
que no Oriente
a festa da apresentação
do Senhor no Templo
é chamada de a festa
do Encontro .
Um dos maiores frutos do verdadeiro encontro
com o Senhor é a prática do amor fraterno. Para a primeira Carta de São João,
quem ama, vive na luz de Deus (cf. 1Jo 2,3-11). Quem odeia, vive nas trevas. Amar
a exemplo de Jesus significa dar-se, esquecer-se de si mesmo, procurar o bem do
outro até sacrificar os próprios interesses, as próprias idéias e a própria
vida. O mandamento de amor universal deve ser vivido primeiro na comunidade de
irmãos na fé. Quanto mais em profundidade se vivem a fé e o amor, mais atraídos
se sentem todos a conhecer o testemunho do verdadeiro discípulo de Jesus. O
amor fraterno tem um poder de atração tão grande a ponto de ser reconhecido por
aqueles que se dizem ateus.
A apresentação do Senhor no Templo é um mistério da salvação. O nome “apresentação ” tem um conteúdo muito rico . Fala de oferecimento, fala
de sacrifício . “Sacrifício ”
significa fazer coisa sagrada (sacrum = “sagrado ”
+ facere = fazer ). A apresentação
do Senhor no Templo
recorda a auto-oblação inicial de Cristo que
aponta para a vida
de sacrifício desta auto-oblação no Calvário para salvar o mundo . A festa da Apresentação do Senhor nos convida e nos recorda que ,
como seguidores
de Jesus somos convidados a fazer as coisas
sagradas permanentemente para
que possamos alcançar
o feliz encontro
derradeiro com
Cristo , nosso
Salvador . A festa
da Apresentação aponta, então ,
para a vida
de sacrifício , cheia
de coisas sagradas feitas
por cada
um de nós ,
e para a perfeição final deste sacrifício
na vida eterna .
Há um novo simbolismo no fato de que
Maria põe seu Filho
nos braços
de Simeão. Ao atuar desta maneira ,
Maria não só
oferece seu Filho
ao Deus-Pai, mas também
ao mundo , representado por aquele ancião Simeão. Desta maneira
Maria representa seu papel
de mãe da humanidade
e nos recorda que
o dom da vida
vem de Deus através
de Maria para o bem da humanidade .
A festa
do encontro de Jesus com a humanidade
no Templo nos
projeta para
o futuro encontro
com o Senhor .
Por isso ,
o encontro com
Jesus com a humanidade
representada pelos anciãos
Simeão e Ana prefigura nosso encontro final com Cristo na sua segunda vinda . Nós , peregrinos
de Deus , caminhamos penosamente
através deste mundo ,
guiados pela luz
de Cristo (Jo 8,12) e sustentados pela esperança
de encontrar finalmente
o Senhor da glória
no seu Reino
eterno . Toda
nossa vida
cristã tem esse objetivo :
encontrar-nos com o Senhor
na vida eterna
(Jo 14,2-3). Por este
objetivo temos sempre
força suficiente
para superar tudo na nossa peregrinação terrestre (Jo
16,33b). Estando com Cristo e seguindo seus
passos nossa
vida sempre
será iluminada: “Eu sou a Luz do mundo . Quem me segue não andará nas trevas ,
mas terá a luz
da vida ” (Jo 8,12).
Nesta cena, o evangelista sublinha a
apresentação de Jesus no Templo para mostrar que Jesus pertence inteiramente a
Deus e que sua entrega é total desde o início de sua vida (cf. 1Sm 1,24-28). E
Maria sabe que “o seu filho primogênito” (Lc 2,6) não é propriedade dela, mas
propriedade de Deus. Jesus pertence a Deus.
Como Maria, nós só podemos oferecer a Deus o
que dele recebemos. Muitas vezes em vez de oferecermos algo para Deus, na
verdade recebemos muita mais de Deus. Como diz uma música: “Cada vez que eu
venho para Te oferecer, na verdade, venho para receber. Cada vez que eu venho
para Te falar, na verdade, venho para Te escutar”, pois somente o Senhor fala
da verdade de nossa vida.
P. Vitus Gustama,svd
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