18/01/2017
SALVAÇÃO DO HOMEM ESTÁ ACIMA
DA LEI E DA CRENÇA
Naquele tempo , 1Jesus entrou de novo
na sinagoga . Havia ali
um homem
com a mão
seca . 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado , para poderem
acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca : “Levanta-te e fica aqui
no meio !” 4E
perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer
o mal ? Salvar
uma vida ou
deixá-la morrer ?” Mas
eles nada
disseram. 5Jesus, então , olhou ao seu
redor , cheio
de ira e tristeza ,
porque eram duros
de coração ; e disse ao homem : “Estende a mão ”.
Ele a estendeu e a mão
ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os
partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra
Jesus, a maneira como
haveriam de matá-lo.
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Jesus É o
eterno Sacerdote da Justiça e da Paz
Os capítulos 5-7 da Carta aos hebreus são dedicados ao tema
do sacerdócio. No texto de hoje Jesus é apresentado como “sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec’”. Por isso, é
superior ao sacerdócio judaico. O autor da Carta encontra no AT um texto que
lhe permite falar da superioridade do sacerdócio de Cristo: “Iahweh jurou e jamais desmentirá: ‘Tu és
sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec’’” (Sl 110,4).
Melquisedec é um personagem bíblico que foi Rei-Sacerdote de
Salém na época patriarcal. A Bíblia menciona este personagem somente três
vezes: Gn 14,18; Sl 110,4 e Hb 5-7. Este personagem misterioso saiu ao encontro
de Abraão para abençoá-lo, quando voltou do combate contra os reis (Gn 14).
Melquisedec tem várias características que fazem seu sacerdócio distinto do sacerdócio
da tribo de Levi:
·
Ele
não tem genealogia: não se fala quem são seus pais.
·
Não
se indica o tempo do seu início nem seu fim. Isto aponta para um sacerdócio
duradouro.
·
Ele
é rei de Salém que significa “rei da paz”.
·
O
nome de Melquisedec significa “justiça”.
·
Ele
é sacerdote na época patriarcal, antes da constituição do sacerdócio da tribo
de Levi.
Todas estas características são aplicadas a Cristo para
indicar sua superioridade sobre os sacerdotes do Templo (sacerdotes judaicos).
Jesus Cristo é Sacerdote, segundo a Carta aos hebreus, mas não conforme as
categorias dos judeus. Ele tem genealogia humana, mas, sobretudo, Ele é Filho
de Deus. Ele não tem princípio nem fim, pois Ele é eterno (cf. Ap 1,8). Por
causa da vinda de Jesus Cristo para este mundo, todos nós temos possibilidade
de nos tornar eternos. É Ele quem traz a verdadeira paz e justiça (cf. Jo
14,27). Melquisedec aparece, então, como figura e profecia de Jesus Cristo, o
verdadeiro Sacerdote que Deus enviou na plenitude dos tempos.
Quando dizemos: “Tu és
sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec’” para Cristo, o que quer se
enfatizar é a singularidade de Jesus Cristo em sua missão de Mediador entre
Deus e a humanidade. Jesus é o Filho de Deus e o Irmão dos homens. Como o Filho
de Deus, Ele nos traz a salvação, o perdão, a Palavra de vida eterna. Como o
Irmão dos homens, Ele leva a Deus nossos agradecimentos, nossos pedidos, nossas
oferendas. Assim temos acesso à comunhão de vida com Deus. Toda bênção, toda
palavra, todo perdão recebemos de Deus por Ele, com Ele e Nele. Assim como todo
nosso agradecimento e louvor sobem ao Pai por Ele, com Ele e Nele assim também
todas as nossas orações nós dirigimos ao Deus, por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Em Cristo Jesus, Sacerdote eterno, nós temos a salvação e a
fonte de vida eterna. Nele fica apagada nossa culpa. Nele nós também
participamos da vida divina e somos apresentados ao Deus Pai como filhos seus.
Não é a Lei que nos tornar um povo sacerdotal ou que alguns são sacerdotes
ordenados, pois a Lei é somente uma porta que se abre para que nos encontremos
com Cristo e estejamos unidos a Ele plenamente. Esforcemo-nos em viver conforme
a vida de Cristo para que sejamos construtores da justiça e da paz neste mundo.
Acreditar e seguir a Jesus Cristo significa ser pessoa de justiça e de paz.
O nome Melquisedec
“significa, em primeiro lugar, ‘Rei de Justiça’; e, depois: ‘Rei de Salém’, o
que quer dizer, ‘Rei da Paz’”, escreveu o autor da Carta aos hebreus. Somos
seguidores do Rei de justiça e do Rei da Paz que é Jesus Cristo. Creio que uma vida só pode chegar a
sua plenitude, se a enchermos de um série de certezas ou convicções profundas.
No fundo tudo se reduz a uma questão de amor: amar e ser amado cujo resultado é
viver na justiça e na paz com os irmãos. Do contrário, somente há sempre o
mesmo resultado: destruição, sofrimento, opressão, injustiça, deslealdade,
traição, exploração, corrupção, desonestidade e assim por diante.
Jesus Veio
Em Função Da Salvação Do Homem
O Reino de Deus propõe a reconstrução
do ser humano
de modo integral
(de dentro e de fora ).
Nos evangelhos
se vê simbolicamente que esta reconstrução
vai sucedendo gradualmente : uma vez , a cura de sua vista , outra vez , de sua mão , ou transformar suas ações ressuscitar quem se encontra morto .
Por isso ,
para Jesus deixar de fazer o bem no dia de sábado ,
negando uma cura para
um pobre
que necessita é pecar .
Assim , a dinâmica
do Reino também
é exigente : se não
reconstruirmos o homem , estaremos
colaborando na sua destruição .
Continuamos ainda a acompanhar a controvérsia
entre Jesus, de um
lado , e os fariseus
e os escribas , de outro
lado . O tema
da controvérsia ainda
está em torno
da observância do preceito
de Sábado . Novamente
Jesus quer manifestar
sua convicção
de que a lei
do sábado está a serviço
do homem e não
o contrário . Por
isso , diante
de seus inimigos
que espiam suas
atuações Jesus cura
o homem do braço
paralisado. E Jesus o fez provocativamente dentro
de uma sinagoga no dia
de sábado .
O que tem o valor supremo :
a lei ou
o bem do homem
e a glória de Deus ?
Esta é a questão nessa controvérsia .
Em sua
luta contra
a mentalidade legalista dos fariseus , ontem
Jesus disse: “O sábado foi feito para o homem , e não o homem para o sábado ”. Hoje
Jesus aplica o principio para um
caso concreto
contra a interpretação
que alguns
faziam que preocupados mais com uma lei minuciosa
do que com
o bem das pessoas ,
sobretudo , com
os que sofrem.
“É permitido no sábado fazer o bem ou fazer
o mal ? Salvar
uma vida ou
deixá-la morrer ?”. Essa foi a pergunta
de Jesus aos fariseus .
“Havia, na Sinagoga , um homem com a mão seca . ‘Estende a mão ’,
disse Jesus. O homem com a mão seca a estendeu e a mão
ficou curada”, assim relatou o evangelista
Marcos .
Na antropologia
bíblica, a mão está carregada de simbolismo . A mão
está ligada à idéia
de força e de poder .
Estar na mão
do outro significa estar
sob o seu
poder . A mão direita era sinal de força ,
de sabedoria e de fidelidade .
Como rezamos no Credo :
Jesus “ressuscitou ao terceiro dia , subiu aos céus ;
está sentado à direita
de Deus Pai
todo-poderoso ...”. Isto quer dizer que Jesus
mostrou sua fidelidade
à vontade de Deus
Pai até
o fim . Já
a mão esquerda
era sinal
de fraqueza , de ignorância
e de desgraça .
O homem do texto do evangelho
de hoje está com
a mão seca .
É um homem
sem iniciativa
e incapaz de lutar
por seus
direitos , e por
isso , é uma vitima da desumanização.
Jesus é Deus que
salva . Por
isso , ele
toma iniciativa
para curar o homem a fim de
humanizá-lo novamente . Com a mão
curada, o homem volta
a ter aptidão para fazer o bem .
Ao colocar o homem
no meio das pessoas ,
Jesus quer recordar
a todos que
qualquer pessoa
deve ser respeitada, protegida, defendida, levada em consideração acima
de qualquer lei
por sagrada
que ela
pareça ser e acima
de qualquer crença .
Toda religião
deve se preocupar com
a salvação do homem e não com a
salvação de umas regras .
Jesus quer nos relembrar que nenhuma religião
ou nenhuma prática
religiosa pode impedir
o encontro fraterno
e a vivência do amor
e do respeito mútuos
nem pode impedir
serviço solidário .
Ao contrário , os que
praticam religião devem ter
cada vez
a sensibilidade humana ,
devem ser mais
humanos e irmãos
para com os demais . A passagem
para chegar ate Deus passa
necessariamente pelo irmão .
O próximo é a passagem
obrigatória para
chegar ao céu .
Qualquer um
pode não encontrar
Deus , mas
não tem como
não se cruzar
com o próximo .
O próximo é ocasião
de salvação para mim
como também
sou uma ocasião de salvação para o outro . No sentido bíblico, será que
minha mão ,
sua mão
está paralisada? O que deve se fazer para deixar
de ficar paralisada?
P. Vitus Gustama,svd
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