10/01/2017
5 Não foi aos anjos que Deus submeteu o mundo futuro, do
qual estamos falando. 6 A este respeito, porém, houve quem afirmasse: “O que é
o homem, para dele te lembrares, ou o filho do homem, para com ele te ocupares?
7 Tu o fizeste um pouco menor que os anjos, de glória e honra o coroaste, 8 e
todas as coisas puseste debaixo de seus pés”. Se Deus lhe submeteu todas as
coisas, nada deixou que não lhe fosse submisso. Atualmente, porém, ainda não
vemos que tudo lhe esteja submisso. 9 Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que
os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim,
pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. 10 Convinha de fato
que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou
conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à
consumação, por meio de sofrimentos. 11 Pois tanto Jesus, o Santificador, como
os santificados são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se
envergonha de os chamar irmãos, 12 dizendo: “Anunciarei o teu nome a meus
irmãos; e no meio da assembleia te louvarei”.
21b Estando com os seus discípulos
em Cafarnaum ,
Jesus, num dia de sábado ,
entrou na sinagoga e começou a ensinar . 22 Todos
ficavam admirados com o seu ensinamento ,
pois ensinava como
quem tem autoridade ,
não como
os mestres da Lei .
23 Estava então na sinagoga
um homem
possuído por um
espírito mau .
Ele gritou: 24 “Que
queres de nós ,
Jesus Nazareno ? Vieste para
nos destruir ?
Eu sei quem
tu és: tu
és o Santo de Deus ”;
25 Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele”! 26 Então
o espírito mau
sacudiu o homem com
violência , deu um
grande grito
e saiu. 27 E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros : “Que é isso ? Um ensinamento novo dado com autoridade : Ele manda até nos espíritos maus , e eles
obedecem!” 28 E a fama de Jesus logo
se espalhou por toda
parte , em
toda a região
da Galileia.
-------------------
É Preciso
Ter Fé Em Cristo Jesus, Pois Ele É Superior a Todos Por Ser Senhor
Durante quatro semanas vamos ler na Primeira Leitura
a Carta aos hebreus .
A Carta aos hebreus, cujo autor desconhecemos e que se
considera escrita até o ano 67 é dirigida aos cristãos que provem do judaísmo
(por isso, aos “hebreus”) e que aparecem cansados ou afetados de uma certa
nostalgia que deixaram: o templo, o sacerdócio, os sacrifícios, o culto, a lei
de Moisés. Eles vêem sua fé débil e superficial.
Por isso, toda a Carta exorta a estes hebreus a estarem
perseverantes, e vai-lhes mostrando que Jesus é superior aos demais profetas
antigos e aos próprios anjos. É superior aos sacerdotes do AT e tornam-se inúteis
os sacrifícios de antes. Cristo Jesus, Ele próprio em pessoa, é sacerdote e o
sacrifício, e o templo e o profeta. Por esta razão, não teriam que alimentar
nenhum tipo de nostalgia. Tudo que é relacionado ao AT é sombra e promessa de
Cristo Jesus. Por isso, vale a pena manter-se fieis na fé cristã apesar do
cansaço ou das perseguições.
E na Primeira Leitura deste dia, como na do dia anterior
(cf. Hb 1, 1-6), o autor da Carta aos hebreus se preocupa em demonstrar a
superioridade de Cristo sobre os anjos. As especulações em torno da missão dos
Anos adquiriu uma importância considerável no mundo judaico depois do exílio na
Babilônia. O papel que
os Anjos desempenham no livro de Tobias,
no de Daniel e nos dois
primeiros capítulos
de Lucas carece de importância a respeito que lhe atribuíam as especulações
dos gnósticos. O autor se aproveita dessa relevância dos anjos na ordem da
mediação para elaborar a doutrina da mediação exclusiva de Cristo.
Na passagem que é lida
neste dia , o autor
da Carta acrescenta aos argumentos exibidos no capitulo primeiro
um tema
novo : a posição
inferior de Cristo
(Hb 2,9) a respeito aos anjos durante sua vida terrestre (cf. Sl 8,5-7 citado nos
vv. 6-8). O autor vê neste tipo de
postergação não precisamente a obediência do Fl 2,5-10 e sim a submissão às
leis da existência humana, manejadas precisamente pelos anjos, segundo a
maneira de pensar de seus contemporâneos (cf. Cl 2,15; Rm 8,38-39; Gl 4,3-9),
compreendidas as leis da morte (cf. 1Cor 2,8).
A partir de tudo
isso , o cristão
sabe que o Reino
futuro de Cristo
consistirá, não na abolição
dos cosmos e sim
na espiritualização dessas leis
submetidas à soberania de Cristo . Essa é a esperança
que o autor
da Carta quer
abrir e mostrar para os cristãos . Em Jesus contemplamos o homem
cabal , o homem
tal como
Deus sonhou no princípio ,
quando amassava o barro
amorosamente para
modelá-lo. É um homem
despojado do egoísmo , da injustiça , da desesperança ,
do fatalismo , da indiferença ,
do ódio e assim
por diante .
Ser homem do jeito que Deus quer é possível porque
houve um homem ,
chamado Jesus, o Cristo , que viveu na plena
possessão do amor, da participação, da alegria, da abertura, da liberdade, do
alento, da compaixão, da solidariedade e assim por diante. Jesus é o homem
cabal e perfeito, o novo Adão, como dizia São Paulo. Tendo compartida toda a
aventura humana, Jesus é pela graça de Deus, a salvação de todos. Jesus é um
homem que recorreu o caminho do homem, e abriu para nós a via que dá acesso à
nossa plenitude. Cristo Jesus é o espelho perfeito para cada cristão em quem
pode se espelhar se quiser dominar a natureza do maligno que tende a destruir o
próprio homem. Por isso, a terra dos homens não é país de desterro e sim o
lugar em que se inaugura o triunfo do projeto de Deus em Cristo Jesus. Com
Cristo Jesus seremos homens vitoriosos e por isso, salvos.
É Preciso
Se Vestir Da Autoridade De Jesus
O Evangelho fala do início
da vida publica de Jesus. Ele e seus seguidores chegaram a Cafarnaum ,
numa população ao redor
do lago Galiléia. Esta região
vai se converter em
centro da atividade
de Jesus. Num Sábado
entrou numa sinagoga e teve oportunidade de comentar as
leituras do dia .
“Jesus ensinava como
quem tem autoridade
e não como
os mestres da Lei ”.
A nova forma
de ensinar de Jesus “com
autoridade ” apela
para os valores
e atitudes fundamentais
do ser humano :
para a capacidade
de convivência , para o reconhecimento respeitoso
e tolerante do outro
e da outra , e para
o desenvolvimento da autoestima como condições para uma autêntica libertação da situação
da marginalização em que vivia a grande
maioria do povo .
Por isso ,
o ensinamento de Jesus desperta uma grande admiração
da parte do povo
na sinagoga : “Todos
ficavam admirados com o seu ensinamento ,
pois ele
ensinava como quem
tem autoridade , não
como os mestres
da lei ”.
A autoridade de Jesus não está a serviço
de uma instituição , mas
está a serviço do ser
humano para que este
reconheça sua própria
dignidade , sua
vocação à vida
comunitária . A nova
forma de Jesus ensinar “com plena autoridade ” apela a valores e atitudes
fundamentais do ser
humano : apela
à capacidade de convivência ,
ao reconhecimento respeitoso
e tolerante do outro ,
ao desenvolvimento da auto-estima como condições para um autêntica libertação
da situação de marginalização em que vive a grande maioria .
Onde não
houver um mútuo
respeito , não
haverá espaço para
a mútua admiração .
O possuído não pode negar a autoridade de Jesus (profeta ), mas não admite que sua autoridade se oponha à instituição religiosa
e a sua doutrina
que despersonaliza o ser
humano . Para
o possuído a autoridade de Jesus deve estar
a serviço do sistema .
Apesar de sua
resistência , Jesus o liberta
de seu fanatismo
ou convence este
possuído do erro de sua
postura . Ao aceitar
o Espírito de Deus
o homem se liberta
de suas escravidões .
A autoridade está ligada ao crescimento .
A própria palavra
vem do latim “augere”, que quer dizer “crescer ”. Por isso , exercer a autoridade é sentir-se
realmente responsável
pelos outros
e por seu
crescimento , sabendo que eles não são nossa propriedade ,
nossos objetos ,
mas pessoas
que têm um
coração , nas quais
existe a Luz de Deus ,
e que são
chamadas a crescer
na liberdade da verdade
e do amor . O maior
perigo para aquele que tem autoridade é manipular as pessoas e dirigi-las para seus próprios objetivos e sua
necessidade de poder .
Se for assim , ele
deixará de ser uma pessoa
com autoridade .
Jesus fala como quem tem autoridade . Há palavras
que nos
aproximam de Jesus. Quais são estas palavras ?
Sempre que
pronunciarmos uma palavra viva , aquela que
não é fingida, aquela que sabe detectar em cada momento o que o
outro está necessitando, aquela que faz o outro
melhorar e crescer ,
aquela que não
semeia a discórdia , a palavra que
humaniza, estaremos falando com autoridade . Sempre que pronunciarmos uma palavra
compassiva , aquela que consola nos momentos de
dificuldade , a palavra
que anima quem
está desesperado, a palavra sincera de querer ajudar , estaremos falando com
autoridade . Sempre
que pronunciarmos uma palavra solidária ,
aquela que coloca as coisas no seu devido lugar ,
aquela que sai do coração
para aliviar a dor do outro ,
aquela que serena ,
estaremos falando com autoridade .
Sempre que
pronunciarmos uma palavra de esperança que
diz que nem
tudo está perdido, que
o melhor está para
vir porque Deus está conosco ,
estaremos falando com autoridade .
É bom cada um fazer um exame de consciência para saber se fala com autoridade como Jesus
ou não ?
Se esta próximo de Jesus no modo
de viver e de tratar os
demais ?
1.
Depois de chamar dois
pares de irmãos
para serem seus
discípulos , Jesus entra na sinagoga e se põe a ensinar .
O que nos
surpreende é que dentro
da sinagoga que
é “o lugar dos puros ”
se encontra um
homem possuído por
um espírito
imundo . O lugar
onde as Sagradas Escrituras
são lidas ,
comentadas e estudadas habita paradoxalmente
a imundícia . Será que
nossos oratórios ,
nossas igrejas , e capelas ,
onde é guardado o santíssimo
Sacramento são
invadidos pela imundícia
de nossa vida
carente de ética
e moral ? Deus
não se cansa de perdoar ,
mas não
podemos parar de nos
converter .
2.
O
que chama
mais a atenção
é que quando
Jesus entra na sinagoga , o homem com o espírito imundo
começa a gritar
em plural
como se fosse porta-voz
de todos os que
ali estavam: “Que
queres de nós ,
Jesus Nazareno ? Vieste para
nos destruir ?”. O “nós ” é o ensinamento
dos letrados com
que aquele
homem se identifica: ensinamento que
conduz ao fanatismo afirmando o sentimento de superioridade .
Esse homem
grita porque
seus interesses
são afetados
e por isso ,
quer defendê-los. Ele
reage negativamente porque
tem algo a perder
ou algo
a defender . Jesus veio
para libertá-lo, mas
ele resiste diante
da própria libertação .
Quem grita ,
neste contexto , é porque
tem necessidade de esconder
a insegurança .
Quantas vezes consideramos como problema aquilo que , na verdade , é uma solução para nossa vida de mesquinhez. Por
causa de nossos
interesses resistimos diante de uma solução para nossa vida e nosso crescimento . Somos porta-vozes
do bem comum ou dos interesses
mesquinhos que
não nos
fazem crescer ?
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário