17/01/2017
PESSOA
HUMANA É MAIS
SAGRADA DO QUE
QUALQUER LEI OU REGRA
Primeira Leitura: Hb 6,10-20
Irmãos,
10 Deus não é injusto, para esquecer aquilo que estais fazendo e a caridade que
demonstrastes em seu nome, servindo e continuando a servir aos santos. 11 Mas
desejamos que cada um de vós mostre até o fim este mesmo empenho pela plena
realização da esperança, 12 para não serdes lentos à compreensão, mas
imitadores daqueles que, pela fé e a perseverança se tornam herdeiros das
promessas. 13 Pois quando Deus fez a promessa a Abraão, não havendo alguém
maior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14 dizendo: “Eu te cumularei de
bênçãos e te multiplicarei em grande número”. 15 E assim, Abraão foi
perseverante e alcançou a promessa. 16 Os homens juram, de fato, por alguém
mais importante, e a garantia do juramento põe fim a qualquer contestação. 17 Por
isso, querendo Deus mostrar, com mais firmeza, aos herdeiros da promessa, o
caráter irrevogável da sua decisão, interveio com um juramento. 18 Assim, por
meio de dois atos irrevogáveis, nos quais não pode haver mentira por parte de
Deus, encontramos profunda consolação, nós que tudo deixamos para conseguir a
esperança proposta. 19 A esperança, com efeito, é para nós qual âncora da vida,
segura e firme, penetrando para além da cortina do santuário, 20 aonde Jesus
entrou por nós, como precursor, feito sumo sacerdote eterno na ordem de
Melquisedec.
Evangelho: Mc 2,23-28
23Jesus estava
passando por uns campos
de trigo , em
dia de sábado .
Seus discípulos
começaram a arrancar espigas ,
enquanto caminhavam. 24Então
os fariseus disseram a Jesus: “Olha ! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido ?”
25Jesus lhes disse: “Por
acaso , nunca
lestes o que
Davi e seus companheiros
fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome ?
26Como
ele entrou na casa
de Deus , no tempo
em que
Abiatar era sumo
sacerdote , comeu os pães
oferecidos a Deus , e os deu também aos seus
companheiros ? No entanto ,
só aos sacerdotes
é permitido comer
esses pães ”.
27E acrescentou: “O sábado foi feito
para o homem ,
e não o homem
para o sábado .
28Portanto ,
o Filho do Homem
é senhor também
do sábado ”.
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Ser Perseverante e Ter Esperança No Deus Fiel
“Deus
não é injusto, para esquecer aquilo que estais fazendo e a caridade que
demonstrastes em seu nome, servindo e continuando a servir aos santos. Mas
desejamos que cada um de vós mostre até o fim este mesmo empenho pela plena
realização da esperança”, exorta-nos o autor da Carta aos hebreus que lemos
na Primeira Leitura deste dia.
O texto da Carta aos hebreus que lemos na
Primeira Leitura nos propõe hoje argumentos para nos exortar à esperança e à
perseverança: ou seja, para que os cristãos não se cansem de ser cristãos apesar
das dificuldades, pois Deus não esquece nossa situação e tem em conta tudo o
que temos feito para viver conforme a vontade de Deus: “Deus não é injusto, para esquecer aquilo que estais fazendo e a
caridade que demonstrastes em seu nome”.
O autor da Carta nos apresenta Abraão como
exemplo da perseverança nas promessas de Deus até a sua realização. Abraão vive
na esperança e na perseverança. Perseverar significa a capacidade de
resistir diante de cada dificuldade, porque acreditamos nas promessas de Deus,
feitas por um juramento: “Querendo Deus
mostrar, com mais firmeza, aos herdeiros da promessa, o caráter irrevogável da
sua decisão, interveio com um juramento. Assim, por meio de dois atos irrevogáveis, nos
quais não pode haver mentira por parte de Deus, encontramos profunda
consolação, nós que tudo deixamos para conseguir a esperança proposta”. Quem
vive na esperança de Deus permanece perseverante na luta de cada dia até o fim.
Para os cristãos, a fidelidade de Deus se
mostra através da entrega de seu Filho único para nos salvar por amor (cf. Jo
3,16). Segundo a Carta aos hebreus, Jesus é o nosso eterno Sumo Sacerdote que
sacrifica e se sacrifica por nós. Ele é nosso Precursor para a eternidade: “A esperança, com efeito, é para nós qual
âncora da vida, segura e firme, penetrando para além da cortina do santuário, aonde
Jesus entrou por nós, como precursor, feito sumo sacerdote eterno na ordem de
Melquisedec”.
A esperança cristã não é um sonho, mas é a
realidade porque é baseada na ressurreição de Jesus Cristo. Desta forma, a fé
em Cristo transforma a esperança em confiança e certeza; e a esperança torna a
fé em Cristo ampla e lhe dá vida. Por isso, São Paulo nos relembra com esta
frase: “Cristo é nossa esperança” (Col 1,27). “A fé que mais me agrada é a
esperança” (Charles Peguy). É verdade porque na esperança, a fé abre novos
caminhos no coração das pessoas e tende a realizar um mundo novo.
Quem vive na esperança é por que tem fé em
Deus. A fé e a esperança andam de mãos dadas. A fé une o homem a Cristo, a
esperança abre esta fé para o vasto futuro de Cristo. Por meio da fé, o homem
entra no caminho da verdadeira vida, mas somente a esperança o conserva neste
caminho. A esperança renova e vivifica a fé sempre de novo e cuida para que
sempre de novo se levante mais forte; para perseverar até o fim. “Desejamos que cada um de vós mostre até o
fim este mesmo empenho pela plena realização da esperança”, exorta-nos o
autor da Carta aos hebreus.
É Preciso Ser Defensor Da Vida e Não Das Regras
“O sábado foi feito para o homem, e não o
homem para o sábado”, disse Jesus aos fariseus
A controvérsia
entre Jesus e os fariseus
continua. No dia anterior
a controvérsia era
sobre o jejum .
Hoje a discussão
ou a controvérsia
está em torno
do Sábado e sua
observação .
O sábado
era um
dos principais mandamentos
para os judeus . A finalidade
de sua observação
era , inicialmente ,
para o descanso
humano para celebrar a libertação
humana (Dt 5,12-15). Na linha sacerdotal (cf. Ex 20,8-11) a finalidade do sábado
era para imitar o repouso
de Deus ao findar-se a obra da Criação .
O sábado tornou-se como
dia para ser dedicado a Deus e
ao culto . A partir
do exílio na Babilônia a valorização do sábado se tornou exagerada. Observar
o sábado entre
os pagãos , durante
o exílio , era
um sinal
da identidade israelita .
Era tão
importante como
todos os mandamentos
juntos . Todo
trabalho era proibido (234 atividades
proibidas). Transgredir
o sábado podia levar
o acusado à condenação dependendo da gravidade do ato
até a pena
de morte (cf. Ex 31,12-17; 35,1-3). O sábado se tornou, então ,
algo pesado para
o povo . A instituição
do sábado que
tinha como
finalidade assegurar
o homem o tempo
de repouso necessário
para a realização
da vida foi esquecida.
Os discípulos
de Jesus arrancavam espigas durante o caminho
com Jesus. Tirar
espigas era
uma das trinta e nove formas de violar o sábado , segundo
as interpretações exageradas que algumas escolas
dos fariseus faziam da lei na época . Por isso , os fariseus se escandalizam quando
percebem que os discípulos
de Jesus arrancam as espigas para matar a fome no dia de sábado . “Quem não sabe julgar o que merece crédito
e o que merece ser
esquecido presta atenção ao que não tem importância e se esquece do essencial ”
(Buda ).
O homem
está sempre no centro
da doutrina de Jesus. Jesus olha para a necessidade real
do homem e se oferece como solução . Em nome do ser humano nas suas necessidades
básicas, principalmente quando se trata
de salvar ou proteger a vida ,
Jesus é capaz de “transgredir ”
a Lei por
sagrada que
ela pareça ser .
Por causa de mim , ser humano , Deus
aceitou se encarnar em
Jesus para me
dizer que não estou sozinho
na minha luta
pela vida
digna . Deus
quer vida
em abundância
para todos
(Jo 10,10). Para Jesus, o ser
humano é mais
sagrado do que
qualquer lei .
Sua preocupação
é fazer o bem para o homem , mesmo no dia de
Sábado . A lei
do Sábado foi dada
precisamente a favor
da liberdade , do bem
e da alegria do homem
(Dt 5,12-15).
A fidelidade
às tradições religiosas deve favorecer ao direito
à vida . As tradições
religiosas, que não
apóiam o direito à vida ,
perdem sua razão
de existir . Para Jesus a finalidade de qualquer
lei religiosa
deve ajudar o ser humano a ter uma
verdadeira experiência de encontro com a vontade de Deus
resumida no mandamento do amor fraterno . Praticar as leis
religiosas sem levar
em conta o respeito pela vida seria inútil .
Jesus é o Senhor do Sábado .
Se o Sábado devia significar
“libertação ”, Jesus é o Senhor
da libertação . Se o Sábado
devia significar “santificação ”,
Jesus é o Senhor da santidade
e da santificação . Uma libertação sem
Jesus será opressão reeditada de outro modo . Uma
santificação sem
Jesus será egoísmo , orgulho
ou vaidade ,
editados de outros modos .
A lei
é boa e necessária . A lei é, na verdade , o caminho para levar
à prática do mandamento
do amor . Somente
a lei do amor
rompe fronteiras , divisões ,
prejuízos e escravidões .
Por isso
mesmo , a lei
não pode ser
absolutizada. O Sábado , para
nós o domingo ,
está pensado para o bem
do homem . É um
dia em
que nos
encontramos com Deus ,
com a comunidade ,
com a natureza
e com nós
mesmos . O descanso
é um gesto
profético que
nos faz bem a
todos para fugir ou escapar da escravidão
do trabalho ou
da carreira consumista .
O dia do Senhor
é também dia
do homem , com
a Eucaristia como
momento privilegiado.
“O sagrado
do sábado ” comenta o rabino
Nilton Bonder, “não é o descanso em si , mas o ritmo mágico do
trabalho ao descanso
e ao trabalho novamente .
É essa entrada e saída
que é sagrada .
(...) Sem as pausas
há apenas ilusão ;
sem os silêncios
há apenas ilusão
da música ; sem
a luz-transparência há apenas ilusão da cor ”
(cf. Código Penal Celeste ).
A partir do ensinamento de Jesus no evangelho
deste dia precisamos nos perguntar : “Não somos, às vezes ,
demasiados legalistas? Não julgamos nossos
irmãos quando
cremos que não
cumprem as leis ou
as regras , sejam as leis
humanas, as leis da Igreja
ou as leis
consideradas como divinas? Se para Jesus o homem
está sempre no centro
de seu ensinamento ,
será que colocamos o ser
humano como
centro de nossas atividades
diárias e pastorais ?”.
A denúncia da escravidão
ao sábado nos
convida a nos libertarmos da religião da observância
formal e segui-la pelos
caminhos do amor
libertador . Quando
as coisas materiais
ou rituais
mandam, e não a lei
do amor , o homem
se faz escravo . Somente a lei do amor
rompe fronteiras , divisões ,
prejuízos e escravidões .
P. Vitus Gustama,svd
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