APROXIMAR-SE
DE JESUS NOS CURA E NOS CAPACITA A SUPERAR OS PROBLEMAS DA VIDA
Irmãos, 1 tenhamos cuidado, enquanto nos é
oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém
de vós fique para trás. 2Também nós, como eles, recebemos uma boa nova. Mas a
proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da
fé naqueles que a tinham ouvido, 3enquanto nós, que acreditamos, entramos no
seu repouso. É assim como ele falou: “Por isso jurei na minha ira: jamais
entrarão no meu repouso”. Isso, não obstante as obras de Deus estarem
terminadas desde a criação do mundo. 4Pois, em certos lugares, assim falou do
sétimo dia: “E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras”, 5e ainda
novamente: “Não entrarão no meu repouso”. 11Esforcemo-nos, portanto, por entrar
neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de
desobediência.
1 Alguns
dias depois ,
Jesus entrou de novo em
Cafarnaum . Logo
se espalhou a notícia de que ele estava em casa . 2 E
reuniram-se ali tantas pessoas , que já não havia lugar , nem mesmo diante da
porta . E Jesus anunciava-lhes a Palavra . 3 Trouxeram-lhe, então ,
um paralítico ,
carregado por
quatro homens .
4 Mas não
conseguindo chegar até
Jesus, por causa
da multidão , abriram então o teto , bem em cima do lugar onde ele se
encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado .
5 Quando viu a fé
daqueles homens , Jesus disse ao paralítico : “Filho ,
os teus pecados
estão perdoados”. 6 Ora , alguns mestres
da Lei , que
estavam ali sentados, refletiam em seus corações : 7 “Como
este homem
pode falar assim ?
Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados , a não ser Deus ”. 8 Jesus
percebeu logo o que
eles estavam pensando no seu íntimo , e
disse: “Por que
pensais assim em
vossos corações ?
9 O que é mais
fácil : dizer
ao paralítico : ‘Os teus
pecados estão perdoados’, ou dizer : ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda ’? 10 Pois bem , para que
saibais que o Filho
do Homem tem, na terra ,
poder de perdoar pecados , — disse ele
ao paralítico : 11 eu
te ordeno: levanta-te, pega tua cama , e vai para tua casa !” 12 O paralítico então
se levantou e, carregando a sua cama , saiu diante de todos . E ficaram todos
admirados e louvavam a Deus , dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim ”.
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Descansar Com e Em Deus
“Irmãos,
tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso
de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás... Esforcemo-nos,
portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido
exemplo de desobediência” (Hb 4,1.11).
A Primeira Leitura de hoje fala muito do
“descanso” ou de repouso. É a tradução do termo “sabbath” em hebraico.
Num primeiro sentido o descanso se refere à
história de Israel no deserto: Deus destinava os hebreus à Terra prometida onde
encontrariam o repouso depois de quarenta anos de peregrinação pelo deserto.
Mas por terem sido infiéis a Deus, não mereceram entrar nesse descanso: a
geração que saiu do Egito não entrou em Canaã, Moisés tampouco.
Em outras ocasiões se fala do descanso do
sábado, imitação do descanso de Deus no sétimo dia da criação. No judaísmo o
descanso semanal era obrigatório e religioso. Deus quer que o homem descanse
para que não seja escravo do trabalho nem escravize os outros nem os animais através
de um trabalho sem descanso.
O autor da Carta aos hebreus atribui não
entrada ao descanso dos antigos a sua desobediência a Deus, e quer que os
cristãos aprendam a lição e não caiam no mesmo erro dos hebreus no deserto. Os
cristãos devem ser perseverante em sua fidelidade a Deus para que o Senhor lhes
admita o verdadeiro descanso, o descanso de Deus que Jesus conquistou com sua
entrega total ao Pai. Por isso, o autor da Carta recomenda encarecidamente: “Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste
repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência”.
O verdadeiro descanso não é o de uma terra
prometida, pois esse descanso é efêmero. O verdadeiro descanso é chegar a gozar
da vida e da felicidade total com Deus, na escatologia. Jesus quer nos
introduzir para esse verdadeiro descanso. Não é por acaso que, quando alguém morrer,
diremos: “Descanse em paz!” (RIP). Por isso, o “descanso de Deus” de que se
fala na Primeira Leitura é contrário da passividade, do tédio e sim a
felicidade estável e altamente consciente do existir e de estar plenamente com
Deus.
Um dos segredos da vida santa e feliz é o
equilíbrio entre ação (trabalho) e contemplação (oração, meditação, reflexão
etc.). É mais santo quem melhor equilibra contemplação e ação. Ação e
contemplação devem acompanhar todos os cristãos na mesma intensidade. As duas
fecundam-se mutuamente. Por isso, não se pode supervalorizar a
oração/contemplação em detrimento da ação. Oração que não se traduz na prática
não é oração verdadeira. Nunca podemos procurar a amizade com Deus só para
evitar a amizade com os homens. Ao contrário, procuramos a amizade com Deus
para melhorar nossa amizade com os homens. Toda atividade pede oração. E toda oração
exige ação. A vida, antes de ser vivida, precisa ser rezada. E depois de ser
vivida ela volta a ser rezada. Oração e ação não são duas atividades isoladas
uma da outra. Somente assim, conquistaremos o descanso em Deus, o descanso que
Jesus nos conquistou.
O grande perigo de nossa vida é que não
damos a Deus nenhuma oportunidade para ele nos falar de nossa vida porque não
sabemos como ficar parado para estar em silêncio com Ele. O silêncio
possibilita a presença da eternidade.
Crer Em Jesus Tira Todas As Nossa Paralisias e Nos Capacita
Superar Os Problemas Da Vida
“Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse
ao paralítico: ´Filho, os teus pecados estão perdoados´”.
Sabemos que
o evangelho de Marcos
foi escrito para
responder a esta pergunta :
“Quem é Jesus?”.
O evangelho
de hoje nos
leva um
passo adiante
no conhecimento de Jesus. Aqui não se fala somente de Jesus que ensina e cura ; na se apresenta somente
como o portador
de um bem-estar .
Sua ação vai em profundidade .
Jesus rompe a barreira que havia entre
o homem e Deus ,
entre o Santo
Deus e o homem
realmente impuro
por ser pecador . Com o perdão de Deus ,
Jesus une novamente a terra
e o céu .
A cura
do paralitico é, por isso , uma válida
síntese da Palavra
proclamada por Jesus Cristo . O Reino
de Deus se aproxima porque
Deus decidiu oferecer
seu perdão ,
por amor ,
aos homens : “Filho ,
os teus pecados
estão perdoados!”. Ele chama o paralitico de: “filho ”.
Jesus, o Deus-Conosco, se faz voz do Pai que está no
céu ao dizer :
“filho ”. Jesus é o Pai
encarnado , o Emanuel, o Deus-Conosco. E
acrescenta: “Os teus pecados estão perdoados”. Ele
não diz: “Eu
te perdôo” e sim
“os teus pecados
estão perdoados”, isto é, por Deus .
Os escribas
não estão de acordo :
somente Deus poderia comunicar este gozoso anúncio do perdão
dos pecados , segundo
eles . Também
segundo os hebreus ,
perdoar os pecados
não era
uma tarefa do Messias .
Jesus, pelo contrario, se comporta
de fato como
se estivesse no lugar de Deus . Neste caso ,
Jesus chama a si
mesmo de “Filho
do Homem ”, para
evitar o conceito
tradicionalmente vinculado à expressão “Messias ”. Aos poucos Jesus
vai se revelando como Messias ,
Filho de Deus
como Mc colocou logo
no inicio de seu evangelho :
“Princípio do Evangelho de Jesus Cristo ,
Filho de Deus ”
(Mc 1,1). Mc vai colocar o título
de “Filho de Deus ”
bem no final
do seu evangelho
na boca de um
centurião : “Verdadeiramente este homem era filho de Deus ” (Mc 15,39), no momento
em que
Jesus morreu na cruz . A cruz que salva faz o centurião
enxergar a salvação oferecida por
Deus .
Jesus foi sempre
experimentado pelos primeiros
cristãos como
alguém que
lhes questionava e quebrava as imagens religiosas mais
profundamente sentidas. O Livro dos Atos
é o melhor documento
desta dinâmica que
fala com
profundidade uma religiosidade rígida e intolerante
dos contemporâneos dos apóstolos . “Zelo ” é o termo técnico em Paulo e em Atos para designar
a rigidez e a intolerância
religiosas.
Ao contrário
dos letrados , a fé
do povo e sua
confiança no poder de
Jesus continuam crescendo . Boa prova disto é o esforço
que os quatro
homens fazem para
alcançar Jesus. Ao encontrar
a porta fechada pela
multidão que
se aglomera diante dela, em vez de ficar desesperados e paralisados, os quatro
homens sobem para
o teto da casa
para que o paralítico possa encontrar-se com
Jesus. E Jesus valoriza a fé desses homens e do enfermo
a quem lhe
dá o perdão e são
compensados pela
cura do paralítico .
Jesus não se contenta
com o perdoar
os pecados e sim
que tenhamos consciência
de que o perdão
é real e cura
também as enfermidades
físicas . Ele
salva o homem
totalmente . Jesus é o Deus que vê o pecado , mas não condena
ou não
julga o pecador , mas
o perdoa.
Creio que ,
a exemplo do paralitico, muitas coisas não
funcionam na nossa vida
porque não
estamos em bom
relacionamento com nosso
Pai do céu .
Este mau
relacionamento com o céu faz com que nos
tornemos paralíticos e paralisemos o crescimento de nossa
vida . É preciso
nos aproximarmos de Jesus para
que ele
abra novamente o céu
fechado com seu
perdão para que possamos voltar a viver na felicidade
caminhando com nossas próprias pernas .
P. Vitus Gustama,svd
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