01/04/2017
O JUSTO E INOCENTE
É PERSEGUIDO E MORTO PELO BEM QUE FEZ
18 Senhor, avisaste-me e eu entendi;
fizeste-me saber as intrigas deles. 19 Eu
era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra
mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos
vivos, para seu nome não ser mais lembrado”. 20 E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e
perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás
contra eles, pois eu te confiei a minha causa.
Evangelho: Jo 7,40-53
Naquele tempo , 40ao
ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este
é, verdadeiramente, o Profeta ”. 41Outros diziam: “Ele
é o Messias ”. Mas
alguns objetavam: “Porventura
o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura
que o Messias
será da descendência de Davi e virá de
Belém, povoado de onde
era Davi?” 43Assim , houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas
ninguém pôs as mãos
nele. 45Então , os guardas do Templo
voltaram para os sumos
sacerdotes e os fariseus ,
e estes lhes
perguntaram: “Por que
não o trouxestes?” 46Os guardas
responderam: “Ninguém jamais falou como
este homem ”.
47Então os fariseus disseram-lhes: “Também
vós vos
deixastes enganar ? 48Por acaso algum dos chefes
ou dos fariseus
acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei ,
é maldita !” 50Nicodemos, porém , um dos fariseus ,
aquele que
se tinha encontrado com
Jesus anteriormente , disse: 51“Será
que a nossa
Lei julga alguém ,
antes de o ouvir
e saber o que
ele fez?” 52Eles responderam: “Também
tu és galileu ,
porventura ? Vai estudar
e verás que da Galileia não surge profeta ”.
53E cada um
voltou para sua
casa
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O Justo Perseguido É Sacrificado Como
Cordeiro Manso Pelos Injustos
“Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que
tramavam contra mim”, confessou o profeta Jeremias.
Sabemos que Jeremias nos deixou um diário de seu drama
interior chamado “Confissões de Jeremias” que se encontram entre o capítulo 10
e o capitulo 20 de seu livro. Merece uma leitura especial: Jr 11,8-12,3 (Jeremias “inimigo do povo”); Jr 7,14-18 (Ironia de seus
adversários: Onde está a palavra do Senhor? Que se cumpra!”- Jr 17,5); Jr 18,18-23 (a perseguição); Jr 20,7-9.14-18 (a crise de
vocação). Nestas páginas o testemunho de uma personalidade sensível se funde
com o desespero por uma situação impossível. Jeremias é um homem sentimental e
aberto aos demais, no entanto é condenado a ser um solitário, um isolado pelos
seus compatriotas. Ele é rodeado somente pelo ódio (Jr 15,17; 16,12), amaldiçoado (Jr 20,10), perseguido (Jr 26,11), golpeado e torturado (Jr 20,1-2), sob a ameaça de morte (Jr 18,18). É um idealista que sente o horror
pela corrupção de seu povo (Jr 9,1), que
sente a mesma indignação de Deus (Jr 5,14; 6,11; 15,17), que com uma imensa dor interior anuncia a ruína iminente (Jr 4,19-21; 8,18-23; 14,17-18). O profeta Jeremias experimenta
profundamente a perseguição que, por causa de sua perseguição, os adversários,
inclusive seus familiares e amigos, tramam contra ele. Esta perseguição move
Jeremias a perguntar a Deus: Por que os maus vivem cheios de “bênçãos”? A
resposta de Deus desconcerta o profeta: verá coisas piores.
A fidelidade à vocação é uma conquista cotidiana, que passa
por dúvidas e crises e que às vezes, pesa como uma maldição , sobretudo se
experimenta o silêncio de Deus (Jr 15,15.18; 20,7; veja Sl 21/22,2; Mt 27,46; Mc 15,34). A tentação de renunciar é
muito forte. Este é o Getsêmani de Jeremias. Mas a Palavra de Deus é como um
incêndio que devora os ossos e que o homem é incapaz de aplacar e de extinguir,
nem o próprio Jeremias.
Nesta primeira leitura (Jr 11,18-20) o profeta Jeremias
utiliza a imagem do cordeiro manso levado ao matadouro para falar de sua
própria inocência e mansidão. Para manter a fidelidade à aliança com Deus o profeta
Jeremias denuncia os crimes, as corrupções e as traições cometidos pelo seu
próprio povo. Em outras palavras, Jeremias chama o seu povo à conversão, a
voltar ao Deus da Aliança.
Infelizmente, como conseqüência, Jeremias é odiado pelo bem
que faz. Ele é uma vitima inocente comparada a um cordeiro manso. “Toda vez que
um justo grita, um carrasco
vem calar. Quem não presta fica vivo, quem é bom, mandam matar” (Cecília
Meireles). Pelo fato de cumprir sua missão e chamar o povo à conversão, o
profeta Jeremias foi recusado e traído por seus próprios irmãos.
A sorte ou o destino do profeta Jeremias que viveu seis
séculos antes de Jesus é a mesma sorte, o mesmo destino de Jesus. Jesus é
também perseguido por ser fiel à Palavra de Deus, por considerar a vontade de
Deus como seu alimento (Jo 4,34). O cordeiro manso que o profeta Jeremias usa é
imagem de Jesus que, como Cordeiro, morrerá para tirar o pecado do mundo (Jo
1,29).
A imagem do “cordeiro” nos sugere a inocência dessa pequena
vitima que não merece ser sacrificada. Essa imagem nos sugere a liturgia do
Cordeiro pascal cujo sacrifício é útil para o povo inteiro.
No profeta Jeremias descobrimos: consciência de sua
situação, assunção de sua responsabilidade e missão, confiança no Senhor a Quem
se deve totalmente, convicção de que ao final resplandecerá a luz da verdade
apesar de qualquer tipo de dor no cumprimento da missao. Este é um bom caminho
a seguir.
Quem É Jesus a Quem Sigo?
“Ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: ‘Este é, verdadeiramente,
o Profeta’. Outros diziam: ‘Ele é o Messias’”.
No evangelho de hoje lemos como
a pessoa de Jesus e sua
maneira de viver
provocam discussões e posturas diversas. A vida
dos homens se decide de acordo com sua atitude vivencial com
Jesus.
Uns dizem que é o Messias , outros dizem
que é o profeta .
Jesus é o sinal de contradição
no mundo : divide os homens
com sua
simples presença
entre os homens .
Jesus continua sendo um mistério
para seus contemporâneos . Porém suas obras pelo bem da
humanidade ninguém pode negar. Jesus vive somente em função do bem e é
perseguido e morto pelo bem que fez.
Os escribas e os fariseus eram a mais
alta autoridade
doutrinal , os melhores
especialistas em
discussões sobre
a Escritura . Segundo
eles , em
Jesus não se cumprem todas as condições necessárias. Por
isso , Ele
não é o Messias ,
apesar das evidências .
Segundo eles o Messias não vem da Galiléia e sim de Belém (Jo 7,52). Mas os fatos não negam, mesmo que alguém
tente argumentar. Os fatos falam por si.
O pior cego é aquele que não reconhece a própria cegueira a
fim de poder pedir a ajuda. Daí nós concluímos que a condição essencial para
conhecer a Deus é a humildade. Há que saber renunciar aos nossos próprios
pontos de vista, deixar-nos conduzir pela luz da sabedoria divina. A crença
bíblica não basta para descobrir verdadeiramente quem é Deus em Jesus Cristo. A
vida e seus acontecimentos são outra “Escritura” que Deus nos deixou para que
leiamos cada dia uma página para saber o recado de Deus para nós e sobre nós. O
conhecimento de Deus não é questão de intelectualidade. O Espírito é que nos
sensibiliza para nos abrirmos à verdade de Deus, ao seu amor, à vida nova que
Ele quer nos comunicar, à luz com que Ele quer iluminar nossa escuridão.
Nicodemos, o fariseu notável que
pertencia ao circulo dos membros do Sinédrio (Sinédrio ou Sanhedrin era uma assembleia de juízes judeus
que constituía a corte
e legislativo supremos
da antiga Isarael) e que havia visitado Jesus de noite
(Jo 3,1-21), mostra sua
preocupação pela
justiça : “Será que
a nossa Lei
julga alguém , antes
de ouvi-lo e saber o que
ele fez?”. Ele
pensa que
a Lei deve ser
usada como instrumento
de justiça . No entanto ,
ele é reprovado pelos
colegas ao chamá-lo de ”galileu ” (chamar alguém de “galileu ”
na época era um palavrão ): “Também tu és galileu , porventura ?
Vai estudar e verás que
da Galileia não surge profeta ”. No lugar
de responder Nicodemos, eles
o insultam, tratando-o como um ignorante . Para eles , segundo a Lei
na qual eles
se apóiam e não em
Deus , profetas
jamais sairiam da Galileia, enquanto que Deus sopra para onde quer e através
de qualquer pessoa
e em qualquer
lugar . Basta
cada um
ficar atento para captar a passagem de Deus
em cada
momento na vida
de qualquer homem .
Os escribas e os fariseus se sentem seguros
na Lei a ponto
de chamar “maldito ”
quem não
conhece a Lei . Em
nome desta Lei ,
eles vão
crucificar e matar
Jesus Cristo . Nas mãos
dos escribas e dos fariseus
a Lei não
é um instrumento
de justiça e sim
de vingança . Eles
confundem o conhecimento da Lei com o conhecimento de Deus .
Para eles , os
que estão fora
da Lei são
considerados desviados, malditos . Mas na verdade , os próprios fariseus
e os escribas estão fora
do conhecimento de Deus .
Conhecer Jesus consiste em
se preocupar com
o bem do homem
e sua salvação. Quem
não se preocupa com
o bem do homem
e com a sua
salvação, ele se separa de Deus , o Pai , que quer a vida para todos os homens ,
seus filhos .
Os simples têm, ao contrário , facilidade
de captar a mensagem
de Jesus e de considerar Jesus como
Messias ou Profeta : “Este
é, verdadeiramente, o Profeta . Ele é o Messias ”. Jesus
dirá mais tarde :
“Minhas ovelhas
escutam minha voz ”.
“Escutar ” e “crer ” são quase sinônimos no evangelho
de João.
A condição essencial para conhecer Deus é a humildade e a simplicidade .
A simplicidade é a condição
fundamental para
conhecer o projeto
de Jesus sobre o homem .
Há que saber
desprender-se de si mesmo ,
renunciar a seus
próprios pontos
de vista , de suas
“regrinhas” (como os escribas e os fariseus
presos na própria
Lei que
acabam não conhecendo o verdadeiro Deus )
e deixar-se conduzir pelo
Espírito divino .
Encontrar o sentido da vida é independente da idade, do
sexo, da capacidade intelectual e do grau de instrução da pessoa, pois a vida é
simples. Nós é que não sabemos nos comportar diante desse dom de Deus. Em Jesus
encontramos o sentido, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Por causa de
Jesus milhares de homens mudaram de vida, abandonaram seus hábitos negativos.
Por causa dele muitos dedicam sua vida para o bem do próximo. O modo de viver
de Jesus em se preocupar com os pequenos, com os necessitados, com os
excluídos, com os abandonados fascinam qualquer pessoa. Ele trabalha sem
esperar nada de recompensa. Ele quer ver todo mundo na sua dignidade como um
ser humano e acima de tudo, como filho e filha de Deus.
Percebemos das leituras de hoje que até para fazer o bem
encontramos dificuldades, inclusive a violência da parte daqueles que defendem
seus próprios interesses mesmo que sejam errados eticamente. Mas todo homem que
sofre inocentemente e injustamente é uma imagem de Cristo sofredor. Todo sofrimento
fruto da colaboração para salvar o mundo, para edificar a humanidade, para
defender os sem voz e sem vez é o sofrimento do próprio Cristo. Todos esses
sofredores estão no coração de Deus: “A vida dos justos está nas mãos de
Deus, nenhum tormento os atingirá... Os que confiam em Deus compreenderão a
verdade e os que são fieis permanecerão junto a ele no amor, pois graça e
misericórdia são para seus santos e sua visita é para seus eleitos” (Sb
3,1.9). Será que estamos no coração de Deus?
P. Vitus Gustama,svd
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