25/03/2017
ANUNCIAÇÃO DO SENHOR A
MARIA
25 de Março
I Leitura : Is 7,10-14;8,10
Naqueles dias , 10 o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11 “Pede ao Senhor
teu Deus
que te
faça ver um sinal , quer
provenha da profundeza da terra , quer venha das alturas
do céu ”. 12 Mas
Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor ”. 13 Disse
o profeta : “Ouvi então ,
vós , casa
de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o
meu Deus? 14 Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um
filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10 porque Deus está conosco.
II Leitura : Hb 10,4-10
Irmãos, 4 é impossível
eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5 Por isso, ao entrar no
mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um
corpo. 6 Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7 Por
isso eu disse: Eis
que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. 8 Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te
agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” — coisas
oferecidas segundo a Lei — 9 ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”.
Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10 É
graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus
Cristo, realizada uma vez por todas.
Naquele tempo, 26o anjo
Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a
uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente
de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela
estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria
ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado
da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria,
porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e
darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será
grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de
seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de
Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como
acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu:
“O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.
Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também
Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é
impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim
segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Através da cena da anunciação do Senhor a Maria o
evangelista Lucas nos mostra um Deus revolucionário e libertador. A sua
manifestação, nesta cena, não acontece no Templo, lugar considerado sagrado,
como aconteceu com o anúncio do nascimento de João Batista e sim num lugar
desconhecido: Nazaré. Deus é que faz um lugar importante e sagrado. Nazaré é um
lugar jamais mencionado no AT. Esse Deus não se manifestou a um sacerdote no
templo durante o culto, como aconteceu com Zacarias, e sim no cotidiano a uma
pessoa simples, pequena, a uma mulher: Maria. Na opção de Deus Maria se torna
uma privilegiada.
A Virgem Maria, da perspectiva do evangelista Lucas é uma
mulher que aceita a proposta revolucionária de que Deus possa nascer de seu
ventre virgem, de seu corpo jovem, de seu coração feminino. A mulher, naqueles
tempos, não tinha acesso à Palavra escrita da Tora ou dos profetas. Na época
tinha um dito: “É melhor queimar a Bíblia do que entregá-la nas mãos de uma
mulher”. Agora Maria, uma mulher, tem em seu ventre materno a mesma Palavra de
Deus feita carne: o Emanuel, Deus-Conosco.
A mulher, que não podia conversar com outro homem que não
fosse seu marido, agora dialoga com sua consciência e toma decisão de ser a Mãe
do Senhor. A mulher que vivia dependente de uma estrutura familiar rígida,
agora escolhe, opta por ficar embaraçada ou grávida milagrosamente. A mulher
que tinha um acesso restringido ao culto, agora dialoga diretamente, cara a
cara, com Deus. A mulher que devia cuidar de sua imagem de moralidade, sua
virgindade até o matrimonio, agora decide enfrentar a sociedade de seu tempo e
o mais importante: quem decide é ela.
Por isso, não podemos imaginar que Maria seja uma mulher
passiva, imóvel e submissa, muito menos pessimista, medrosa e desesperada. Ela
é corajosa, valente e revolucionária. E sua força vem de Deus. Ela se
compromete a partir de sua própria liberdade e libertação com a libertação de
Deus. Ela é revolucionária com o Deus revolucionário. Quem tem sua força em
Deus, quem acredita incondicionalmente em Deus tem força suficiente até mais do
que suficiente para encarar tudo na vida porque ele sabe que a palavra final é
a Palavra de Deus e não a do homem. Quem é devoto de Maria deve ser uma pessoa
valente, corajosa e revolucionária como Maria. “Para Deus e com Deus nada é
impossível”.
Maria adota para si mesma o título de serva do Senhor: “Eis aqui
a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38.48).
Serva é aquela que está totalmente à disposição do seu senhor. Maria se submete
totalmente à sabedoria divina. Ela segue o ritmo de Deus, segundo seu projeto
de amor. Por isso, Maria é a mulher crente, a melhor discípula de Jesus, a
primeira cristã. O “sim” de Maria à Palavra de Deus expressa seu total
compromisso, sua absoluta confiança no amor e no poder de Deus - que a faz sair
de si mesma - e pendura toda sua vida na Palavra de Deus, porque ela acredita
que Deus nunca falha. Maria está totalmente vazia de si mesma e de toda sombra
de egoísmo, para deixar Deus encher totalmente seu coração, o que dá sentido à
sua vida. É uma fé que se traduz em doação completa de si mesma ao Pai (Lc
1,38). Por estar totalmente cheia de Deus, ela se torna um bem para a
humanidade.
A partir da cena da anunciação não há que buscar Deus no
ar, nas idéias, nos sonhos. Maria o encontra no seu ventre, no seu coração. O
Deus que está no coração de Maria transforma seu corpo em instrumento para
fazer Deus visível aos homens. Sua maternidade aproxima Deus ao ser humano para
compartilhar a experiência de salvação. Para cada um de nós Maria quer mostrar
que é possível ser instrumento para fazer visível Deus aos outros através de
cada um de nós. Para cada cristão trata-se de uma missão a ser cumprida neste
mundo: fazer Deus visível através de nossa vida e de nosso modo de viver. “Vós
sois a carta de Cristo”, relembra-nos São Paulo.
Outros Pensamentos Para Nossa Reflexão Nesta
Solenidade
1. Na Anunciação, o Anjo de Deus não chama Maria pelo nome,
mas chama-a simplesmente de “Cheia de graça”. O termo ‘graça’ significa
benefício absolutamente gratuito, livre e sem motivo. Também tem outro
significado: um efeito do favor divino que torna alguém belo, amável e
encantador. A graça da criatura depende da graça de Deus, e não vice-versa.
As grandes promessas de Deus passam pela mulher que é
Maria. Por isso, ela faz possível a esperança. Quando o homem sofre crises de
morte, aparece uma mulher em estado da graça, como anúncio e promessa.
Na graça reside a completa explicação de Maria, a sua
grandeza e a sua beleza. Maria encontrou graça, isto é, favor, junto de Deus;
ela é cheia do favor divino. Como as águas preenchem o mar, assim a graça
preenche a alma de Maria. Maria é cheia de graça também em outro sentido: ela é
bela, daquela beleza que chamamos de santidade. Sendo agraciada, Maria é também
graciosa.
Esta graça, que consiste na santidade de Maria, tem também
uma característica que a coloca acima da graça de qualquer outra pessoa. A
Igreja latina expressa isso com o título de “Imaculada” que significa a
ausência de qualquer pecado.
Que significa para a Igreja, e para cada um de nós, o fato
de a história de Maria começar com a palavra ‘graça’? Significa que, para nós
também, no começo de tudo, está a graça, a livre e gratuita eleição de Deus, o
seu inexplicável favor, o seu vir ao nosso encontro em Cristo e doar-se a nós
por puro amor. Significa que a graça é “primeiro princípio do cristianismo”.
Cada um de nós tem a explicação de seu próprio ser unicamente no amor com que
Deus o amou e amando criou. A salvação, em sua raiz, é graça e não resultado da
vontade do homem, como diz S. Paulo: “É pela graça que fostes salvos, mediante
a fé. E isto não é a vós que se deve; é dom de Deus” (Ef 2,8). Na fé cristã,
antes do mandamento vem o dom. O dom que gera o dever, não vice-versa. Não é a
lei que gera a graça, mas é a graça que gera a lei. A graça, de fato, é a nova
lei do cristão, a lei do Espírito.
Maria lembra cada um de nós que tudo é graça. A graça é a
característica do cristianismo, que por ela se diferencia de qualquer outra
religião. A graça é a presença de Deus. As duas expressões: “cheia de graça” e
“o Senhor está contigo são quase a mesma coisa. Esta presença de Deus no homem
realiza-se agora em Cristo e por Cristo. De fato ele é o Emanuel, o Deus-Conosco.
A primeira coisa que cada um de nós deve fazer como
resposta à graça de Deus é dar graças. A graça de Deus tem de ser acompanhada
pelo agradecimento do homem. Dar graças significa, antes de tudo, reconhecer a
graça, aceitar a gratuidade da mesma. Dar graças significa aceitar-se como
devedor, como dependente; deixar que Deus seja Deus. É preciso fazer o possível
para renovar cada dia o contato com a graça de Deus que está em nós. Pela graça
podemos manter, desde esta vida, o contato com Deus. Precisamos crer na graça,
crer que Deus nos ama, que nos é favorável de verdade, pela graça fomos salvos.
2. Maria é a primeira cristã por causa do seu sim a Deus para
que possa nascer para a humanidade Jesus Cristo, nosso Salvador. Não era nenhuma
princesa nem nenhuma patroa na sociedade do seu tempo. Era uma mulher simples
do povo, uma moça pobre. Mas Deus se compadece dos humildes e dos simples. Para
Deus tudo é simples, e para o simples tudo é divino. A simplicidade atrai a
bênção de Deus e a simpatia humana. O simples, o humilde é o terreno fértil
onde a graça de Deus encontra seu lugar e através do qual Deus fala para o
mundo.
3. Maria é modelo de nossa vocação cristã. Como ela, um dia,
aceitou a Palavra de Deus e acolheu em si o Espírito de Deus e gerou Cristo de
sua carne, assim também cada um de nós, seguidores de Cristo há de realizar sua
vocação aceitando docilmente a Palavra de Deus, acolhendo em sua vida o
Espírito de Deus e continuando no tempo a encarnação de Cristo. Cada um tem a missão
de levar Jesus e dá-lo ao mundo, pois o mundo espera pela salvação apesar de
sua resistência.
O compromisso da vida cristã é deixar-se fecundar pelo
Espírito de Deus, como Maria, escutando a Palavra de Deus que vem por meio de
mensageiros, tendo em conta nossa situação e nossas forças, mas respondendo a
Deus com confiança e interesse. O cristão deve deixar-se encarnar pela Palavra
de Deus.
Salve Maria! Nós Te Saudamos Maria!
“Eu
vim, ó Deus, para fazer a tua vontade, pois Eis aqui a servo(a) do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!”
Nós te veneramos, plena da graça, porque
deste um sim consciente e definitivo. Veneramos o teu nome porque o Senhor está
contigo, porque ele te escolheu entre todas as mulheres da terra.
Nós te saudamos porque estavas engajada no
mundo dos homens e porque permitiste que Deus morasse em teu coração.
O fruto de teu ventre é Santo. O fruto de
teu ventre é o Senhor e Salvador nosso. O fruto de teu ventre te purificou e
santificou.
És santa porque és a mãe de Jesus Cristo,
Deus-Conosco, Deus-encarnado, Deus que se fez presente no mundo. Te abriste
para que ele pudesse agir em teu coração e Deus te escolheu para ser a primeira
habitação terrena de seu filho amado.
Tu és a mãe de Deus e dos homens, porque
assumiste a cruz de teu filho, e assumiste dele próprio a missão de ser a mãe
de todos os homens, seus irmãos.
Roga junto a Deus por nós, ó virgem cheia
de graça, porque somos pecadores. Roga por nós da mesma forma que intercedeste
pelos nubentes em Caná da Galileia.Pede por nós ,pecadores, porque teu filho
prometeu-nos a Salvação.
Nós te pedimos nesta hora. Teus filhos
passam fome, morrem humilhados, são pisoteados, enganados, porque existem
muitos que não têm nada e poucos que têm tudo.
Pede por nós agora e também no momento de
nossa passagem para a outra vida , para a cura definitiva, para que possamos
ser acolhidos no Coração do Pai todo-poderoso.
Dá-nos mãe santíssima a graça da pureza, da
perseverança, do abandono consciente e filial nas mãos de Deus.
Tu que tocaste o Senhor, sede a pedagoga de
nossa busca, para que, como tu, possamos fazer tudo o que ele nos disser.
Tu que tocaste o Senhor, ajuda-nos a
tocá-lo também e desta forma possamos ser canais do amor para o mundo. (O autor
desconhecido)
P. Vitus Gustama,svd
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