28/03/2017
JESUS SATISFAZ MEUS ANSEIOS MAIS PROFUNDOS DA MINHA VIDA
I Leitura : Ez
47,1-9.12
Naqueles dias ,
1 o anjo fez-me voltar
até a entrada
do Templo e eis
que saía água
da sua parte
subterrânea na direção
leste , porque
o Templo estava voltado para
o oriente ; a água
corria do lado direito
do Templo , ao sul
do altar . 2 Ele
fez-me sair pela
porta que
dá para o norte , e fez-me
dar uma volta
por fora ,
até a porta
que dá para o
leste , onde eu vi a água
jorrando do lado direito .
3 Quando o homem
saiu na direção leste ,
tendo uma corda de medir
na mão , mediu quinhentos metros e fez-me atravessar
a água : ela
chegava-me aos tornozelos . 4 Mediu outros quinhentos metros
e fez-me atravessar a água :
ela chegava-me aos joelhos .
5 Mediu mais quinhentos metros e fez-me atravessar
a água : ela
chegava-me à cintura . Mediu mais quinhentos metros ,
e era um
rio que eu não podia atravessar . Porque
as águas haviam crescido tanto , que se
tornaram um rio
impossível de atravessar ,
a não ser a nado . 6Ele me disse: “Viste, filho
do homem ?” Depois
fez-me caminhar de volta
pela margem
do rio . 7Voltando, eu
vi junto à margem
muitas árvores , de um
e de outro lado
do rio . 8Então
ele me
disse: “Estas águas correm para a região oriental , descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas
salgadas do mar , e elas
se tornarão saudáveis . 9Onde o rio chegar ,
todos os animais
que ali
se movem poderão viver . Haverá peixes
em quantidade ,
pois ali
desembocam as águas que
trazem saúde ; e haverá vida onde chegar o rio . 12Nas margens junto
ao rio , de ambos
os lados , crescerá toda
espécie de árvores
frutíferas; suas folhas
não murcharão e seus
frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que
banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas
folhas serão remédio”.
Evangelho:
Jo 5,1-16
1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
-------------------
Em Deus Encontro a Fonte Para Fecundar
Minha Vida
“O anjo fez-me voltar
até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção
leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado
direito do Templo, ao sul do altar”. É a visão do profeta Ezequiel. Ezequiel
usa a imagem da água para falar dos efeitos vivificantes que produz a presença
da glória do Senhor no Templo.
A palavra “água” aparece em torno de 582 vezes no AT e cerca
de 80 vezes no NT. Mas em torno do termo
“água” aparece toda uma constelação de términos que expressam mais diretamente
à experiência humana de água. Assim na Bíblia se encontra:
1.
Terminologia meteorológica: chuva, orvalho, geada, neve,
granizo, furacão etc.
2.
Terminologia geográfica: oceano, abismo, mar, fonte, rio,
torrente.
3.
Terminologia de provisionamento: poço, canal, cisterna.
4.
Terminologia
do uso da água: beber, saciar a sede, submergir/batizar, lavar, purificar,
derramar.
A água assume em todas as áreas geográfico-culturais um
valor simbólico-evocativo. Para o AT o tema sobre água afeta uns 1500
versículos e mais de 430 versículos no NT. É uma massa enorme de textos que
testemunham a quase contínua presença desse elemento na Bíblia, em suas diversas
expressões e valorizações.
A Bíblia se abre (Gn 1,1ss) e se fecha (Ap 21-22) sobre um
fundo de “visões”, em que a água é um elemento dominante. As duas tradições do
Pentateuco (P: Gn 1,1ss; J: Gn 2,4bss) que se remontam às origens põem em cena
a água como elemento decisivo da protologia
(princípio). O mesmo faz o Apocalipse (AP 21-22) com a escatologia
(fim). Parece como se a protologia e a escatologia não pudessem pensar-se sem
associar de algum modo o homem bíblico a este elemento que envolve a vida do
ser humano: a água. Numa terra seca a busca de água e seu provisionamento era/é
um problema constante e uma questão de vida e de morte.
Para o homem bíblico a água é benéfica, condição do
bem-estar e de felicidade, indispensável para a vida do homem e seus ritos
religiosos. Mas o homem bíblico tem consciência de que a água também pode se
converter em água de morte, de devastação: dilúvio, mar, inundações,
tempestades e assim por diante.
Na Primeira Leitura, o profeta Ezequiel utiliza a imagem de
torrente (água). No AT as torrentes são símbolo da vida que Deus dá,
especialmente nos tempos messiânicos. Ezequiel utiliza a imagem da torrente de
água milagrosa que mana do lado direito do templo (o lugar da presença de Deus
e o centro do culto que Lhe é agradável) e inunda tudo com sua saúde e
fecundidade. No evangelho de João (Jo 7,35-37) esta água é o Espírito que mana
de Cristo glorificado. E no texto do Evangelho de hoje, Jesus cura um
paralitico perto da piscina. É o tema da água viva, água que vive e dá a vida.
“Estas águas correm para a região oriental,
descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se
tornarão saudáveis. Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem
poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que
trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. Nas margens junto ao rio, de
ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não
murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois
as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de
alimento e suas folhas serão remédio”. Assim
descreveu o profeta Ezequiel sobre a água.
São imagens simbólicas. Deus anuncia aqui uns tempos
maravilhosos: do Templo sai uma fonte cujo curso cresce, cresce até chegar a
ser uma torrente saudável. Isto quer nos dizer que Deus não retém Seus bens
para Si, mas deixa os homens participarem das Suas bênçãos. Até o próprio Filho
Ele enviou para o mundo a fim de salvar a humanidade (Jo 3,16). As abundantes
graças de Deus continuam a nos inundar desde que estejamos abertos a Deus, como
Maria, a Mãe do Senhor, está cheia de graça (Lc 1,28).
“Onde o rio chegar,
todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade,
pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio.
Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores
frutíferas”. Há aqui uma “água nova” como um
poder de ressurreição: suscita seres vivos. É uma água que dá vida.
O sinal atual desta água é o Batismo. Com o Batismo entramos
na força divina. Com Sua graça Deus é capaz de transformar o deserto de nossos
corações em jardins florescentes de vida. Meu Batismo é uma fonte de Vida.
Tenho que estar consciente disso.
Jesus É a Água Viva Que Satisfaz Nossos
Anseios Profundos
Jo 5,1-16 como o texto de nossa reflexão neste dia
se encontra na primeira
parte do evangelho
de João (Quarto Evangelho )
conhecida como
“Livro dos sinais ”
(Jo 2,1-12,50). Chama-se “Livro dos Sinais ” porque ,
nesta parte , referem-se aos sete sinais
realizados por Jesus. Os sete sinais são : a transformação da água
em vinho
(Jo 2,1-12), a cura do filho do funcionário
real (Jo 4,46-54), a cura do paralítico
(Jo 5,1-9), a multiplicação dos pães /partilha dos pães
(Jo 6,1-15), Jesus anda sobre as águas
(Jo 6,16-21), a cura do cego de nascença
(Jo 9,1-41), e a “ressurreição ”/reanimação de Lázaro
(Jo 11,1-44).
O “sinal ”, por definição , visa a outra realidade além de si mesmo . Por isso , este nome (sinal ) indica que
se trata de ações
simbólicas, pois os sete
sinais são
as setas indicadoras que nos
impulsionam a buscarmos muito mais além do episódio concreto ,
uma realidade mais
profunda para
a qual aponta o relato narrado.
No evangelho de hoje, Jesus cura um paralítico perto da
piscina. É o tema da água viva, água que vive e dá a vida. Podemos ler também
este tema através da revelação na visão do profeta Ezequiel na primeira leitura
(Ez 47,1-9.12). A água como principio de vida é uma imagem que se encontra
frequentemente na Bíblia (Por exemplo: Jl 4,18; Zc 14,8; Is 35 etc.).
A água de Ez 47 é protótipo de a água dos últimos tempos
abertos por Cristo: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em
mim, do seu interior manarão rios de água viva” (Jo 7,37-38; cf. Zc 14,8;
Is 58,1). Em Jesus se cumpriu a profecia do profeta Ezequiel. Dele nos vem a
grande efusão do Espírito que simbolizava a água. Unicamente de Jesus nos pode
vir a fecundidade, a vida individual e coletivamente. A única salvação, a única
solução se encontra em Jesus Cristo: “Em nenhum outro há salvação, porque
debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser
salvos” (At 4,12).
O evangelista João nos apresenta Jesus, no evangelho de
hoje, como libertador, como aquele que vem salvar a humanidade. A libertação se
adquire não por meios mágicos, como o correr da água da piscina de Betesda, e
sim mediante um encontro pessoal com o Senhor. Buscar a proximidade de Deus,
permanecer junto a Ele, respirar Sua própria vida é o único mandamento que Deus
propõe ao homem para que o homem seja salvo.
1. Jesus é Água
viva
O nome da piscina onde se
encontra o paralítico ,
como outros
enfermos , é “Betesda”. Sua etimologia aramaica significaria “casa
da misericórdia ” (outros
dizem que significaria “lugar do derramamento”: beth ‘eshdah,
hebariaco). É uma espécie de refúgio para adoentados de todo
tipo . Essa piscina
foi descoberta pelos
arqueólogos em
1931-1932 entre as ruínas
da basílica de Santa
Ana .
Os enfermos (cegos , coxos e paralíticos ) estavam próximos dessa piscina porque
acreditava-se que aquelas águas tinham poder curativo . Acreditava-se, conforme
o relato, que quem
pulasse primeiro nessas águas ,
ficaria curado de sua doença .
Por isso, podemos imaginar cada disputa e concorrência sem piedade, pois cada
um quer ficar curado. Raiva, rancor e expectativa se misturam numa pessoa só.
Raiva e rancor ao ver que o outro conseguiu rapidamente entrar na água.
Expectativa porque cada um fica esperando o borbulhar da água para poder pular
a fim de ficar curado. Mas isso supõe pessoas prontas para ajudar o doente a
entrar na piscina. Mas até quando pode pular na piscina, tendo tanta gente
doente perto da piscina. O nome “Betesda” que significa “casa de misericórdia”
se torna um paradoxo, pois há mais miséria do que misericórdia.
Podemos imaginar também a solidão de um que sofria durante
trinta e oito anos sem ninguém para ajudá-lo. Trinta e oito anos de sofrimento.
Só faltavam dois anos para completar uma geração. É um solitário que necessita da misericórdia
de outras pessoas ali presentes, mas quem daria lugar para ele para pular na
piscina? Cada uma dessas pessoas se preocupa com seu próprio doente.
O doente em questão está num estado desesperador: “Senhor,
não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou
chegando, outro entra na minha frente”. O evangelista João gosta de ressaltar casos tão
desesperadores, como Lázaro enterrado há quatro dias (Jo 11,39-44), o cego de
nascença (Jo 9,1-41) para destacar o poder de Deus que ultrapassa os limites
humanos, que faz o impossível em possível (Lc 1,37), o morto em uma pessoa viva
etc..
“Ora , esse dia era um
sábado” e o homem curado carrega sua cama no sábado que é proibido para os
judeus. Com isso, o relato da cura do enfermo da piscina
Betesda nos coloca diante
da polêmica típica
dos evangelhos : a primazia
do amor sobre
a lei . Jesus enfatiza que a necessidade
do ser humano
está acima de qualquer
lei ainda
que uma lei
seja sagrada . Jesus não
se preocupa em cumprir
o preceito de descanso
(Jo 5,9b); para ele
conta somente o bem do homem em qualquer
circunstância, muito mais ainda quando se trata de uma vida em jogo. Jesus comunica uma nova
vitalidade que
permite os homens se levantarem de prostração . Para os dirigentes do povo ,
ao contrário , conta
somente a observância
da lei ou
do preceito (Jo 5,10). A observância
da lei de descanso
equivale à observância da lei toda ; sua violação é
a violação da lei
inteira . O foco
da atividade de Jesus é o homem e não a própria atividade .
Precisamos nos examinar se freqüentamos a Igreja
só para cumprir preceitos ou para celebrar
alguma coisa . Precisamos nos
perguntar também
se colocamos pessoas no centro de nossas atividades
ou fazemos apenas
uma agitação estéril .
Se não colocarmos as pessoas como o centro de todas as nossas atividades
pastorais , trabalharemos inutilmente na Igreja de Jesus Cristo .
Ama menos que se preocupa demasiadamente com as regras. As regras devem ajudar
o homem a crescer e a se aproximar mais de Deus.
3. Jesus é a nossa
única esperança
Os enfermos estão próximos da piscina ,
não podem entrar
no Templo , estão esperando uma
possibilidade de encontrar-se com Deus . Para o paralitico do evangelho de hoje ,
símbolo de tantos
que esperam, a agitação
da água era
algo que
o mantinha na esperança ainda que essa esperança levasse já
muitos anos
sem ver-se realizada: 38 anos de sofrimento, quase
uma vida inteira
(o numero 40 representa uma geração ).
A única coisa que mantinha o paralítico na esperança ,
apesar de um
longo sofrimento, era
a água agitada
de cura . Mas
apareceu o inesperado , maior do que a água agitada :
Jesus Cristo , Água
viva .
O que mantém você na esperança
nesta vida ? Qual é
sua esperança
nesta vida ?
Jesus se aproxima do paralítico
com esta pergunta :
“Queres ficar
curado?”. Apesar de seu
relato pouco longo ,
Jesus compreende que o paralítico quer
realmente a cura .
Por isso ,
logo em
seguida Jesus disse as seguintes palavras :
“Levanta-te, pega tua cama
e anda ”. A cama
carregava o paralítico durante tanto tempo e o fazia deitado
nela. Agora é ele
quem carrega a cama .
É superação! A força de Jesus penetra na vida desse
homem que
o faz capaz de superar
tudo na vida e de carregar tudo, pois a
força que está dentro é a própria força do Senhor.
“Queres ficar curado?” é a pergunta dirigida
a cada um
de nós . Queres
ficar curado do teu
pecado e de tua mesquinhez? Queres ficar curado da tua angústia , da tua confusão , e de
tua preocupação ? Queres
ficar curado da tua doença ,
da tua depressão ? Mas
será que nós
sabemos o que queremos? Será que ainda somos
capazes de querer
e de querer viver ? Quem nos dará hoje a vontade
de viver , de reviver ? Quem nos dará forças para lutar
e andar ?
“Levanta-te e anda!”. Levantar-se e andar é o começo de uma
vida nova. Deus quer um “homem de pé”, um homem que avança, um homem capaz de
superar-se. O pecado é uma paralisia. O pecado paralisa o homem. O “homem de
pé” é capaz de levar sua “cama” que o oprimia, é capaz de suportar-se a si
mesmo. Para isso o homem precisa escutar atentamente a Palavra de Deus.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário