07/03/2017
PAIZINHO NOSSO QUE ESTÁ
NO CÉU
Primeira Leitura: Is 55,10-11
Isto diz o Senhor: 10 assim como a chuva e a
neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas
vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o
plantio e para a alimentação, 11 assim a palavra que sair de minha boca: não
voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e
produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la.
Evangelho: Mt 6,7-15
Naquele tempo ,
disse Jesus aos seus discípulos : 7“Quando
orardes, não useis muitas palavras , como
fazem os pagãos . Eles
pensam que serão
ouvidos por
força das muitas palavras .
8Não sejais como eles , pois vosso Pai sabe do que
precisais, muito antes
que vós
o peçais. 9Vós deveis rezar assim : Pai nosso que estás nos céus , santificado seja o teu
nome ; 10venha o teu Reino ; seja
feita a tua vontade ,
assim na terra
como nos
céus . 11O pão
nosso de cada
dia dá-nos hoje .
12Perdoa as nossas ofensas , assim como nós perdoamos a quem
nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação , mas
livra-nos do mal . 14De fato , se vós
perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso
Pai que
está nos céus
também vos
perdoará. 15Mas , se vós não
perdoardes aos homens , vosso Pai também não
perdoará as faltas que
vós cometestes”.
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A Palavra De Deus É
Poderosa e Eficaz Para Quem Está Aberto Diante Dela
“Assim
como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar
e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a
alimentação, assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim
vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos
que pretendi, ao enviá-la”.
Para quem vivia no Oriente Médio tão seco a
chuva ou a água era bem preciosa. O povo desse lugar sabia muito bem da eficácia
e do poder da água ou da chuva. O local
seco ou deserto onde a chuva cai vira um lugar cheio de plantinhas. A água ou a
chuva como se acordasse as sementes escondidas de baixo da terra para se
tornarem plantinhas e plantas. O local que era seco e deserto passa a ser um
lugar verde cheio de vida.
O Deutero-Isaias (Is 40-55: os capítulos
escritos durante o exilio na Babilônia em torno de século VI) compara o poder
da Palavra de Deus com a chuva que cai do céu sobre a terra que irriga e
fecunda a terra. A Palavra de Deus que entra no homem transforma este numa
pessoa cheia de vida. Isto supõe que o homem, como a terra aberta para a chuva,
deve estar aberto para a Palavra de Deus para torná-la eficaz e frutífera em
sua vida.
O profeta Isaias nos convida, através da
primeira leitura (Is 55,10-11) a crermos firmemente na força salvadora da
Palavra de Deus. Porque não somente fomos salvos pelo sangue e o sacrifício de
Cristo na Cruz. É verdade que a maldade do homem levou Jesus Cristo para a
ignomínia da Cruz. Mas a salvação nos veio pela Palavra de Deus, empenhada um
dia e cumprida na plenitude dos tempos. Deus nos ama e nos perdoa em Seu Filho
encarnado. A Palavra é poderosa e eficaz, mas também perigosa. Não podemos
abusar da palavra para não nos destruir e destruir os outros. Ao contrário,
temos que usar a palavra para o bem e a edificação da vida dos outros.
A Palavra
de Deus é a Palavra do Pai, do amigo, do
confidente, do animador, do despertador da consciência. Com a autoridade ela
nos convoca, ilumina, anima, consola, fortalece amorosamente. Ela não quebra
liberdades nem aniquila personalidades. Ela grita na nossa consciência. Ela é
como alguém que está à porta de nossa casa: espera a abertura para poder
entrar. E “a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia;
antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que
pretendi, ao enviá-la”, assim diz Deus para nós.
Deus É Nosso Papaizinho,
Nossa Abbá
E o texto
do evangelho deste dia
faz parte do Sermão
da Montanha (Mt 5-7) onde podemos encontrar vários ensinamentos
fundamentais de Jesus para
nós , seus
seguidores . No evangelho
de hoje Jesus nos
dá seu conselho
sobre oração .
Jesus nos dá seu modelo de oração: o Pai Nosso. É uma oração que pode ser
considerada como o resumo da espiritualidade do AT e do NT, equilibrada e
educativa por seguinte. Primeiro, o Pai Nosso nos faz pensarmos em Deus que é
nosso Pai: Seu nome, Seu Reino, Sua vontade. Mostramos nosso desejo de
sintonizar com Deus. Por isso, logo passa para nossas necessidades: o pão de
cada dia, o perdão de nossas faltas, a força para não cair em tentação e vencer
o mal.
A Igreja, neste tempo da Quaresma, insiste
na urgência da oração e na escuta da Palavra de Deus. Conversar, dialogar com
Deus é uma fonte de luz e de força. Estar à escuta da Palavra de Deus é vital,
exigente e comprometido. Nós cristão sabemos que a Palavra que Deus Pai nos
dirige e propõe tem um nome próprio: Jesus Cristo (cf. Jo 1,1-3.14). Dialogar
com Jesus é abrir-nos à verdade, à esperança e ao amor: à vida.
Jesus, no seu
ensinamento sobre
a oração , quer
nos evitar
de uma noção mágica
de Deus : “Quando orardes, não
useis muitas palavras , como fazem os pagãos .
..., pois vosso
Pai sabe do que
precisais”. Deus é o melhor juiz de
nossas necessidades do que nós mesmos , e Suas prioridades podem não
ser iguais às
nossas. Por isso ,
o que Jesus quer
com o Pai
Nosso é que
confrontemos nossa vida
pessoal e comunitária
com seu
projeto original :
que com
nosso proceder
façamos que o Reino
de Deus aconteça.
“Vós ,
portanto , orai assim :
Pai nosso
que estás nos
céus…”,
diz nos Jesus. De todas as revoluções do Evangelho , a mais
profunda e a mais
radical é a revelação
de Deus como
Pai , e conseqüentemente
Deus como
amor , como
o Pai mais
carinhoso e entranhável. O Pai-Nosso não é
uma simples oração
apesar de ser
breve . O Pai-Nosso
é uma síntese de tudo
o que Jesus viveu e sentiu a propósito de Deus , do
mundo e de seus
discípulos .
“Vós ,
portanto , orai assim: Pai
Nosso...”. Em sua oração Jesus sempre se dirige a Deus chamando-O de
Abbá. Para Jesus Abbá é o nome próprio de Deus. Esta expressão aramaica é um
termo que era usado especialmente pelas crianças pequenas para dirigir-se ao
seu pai carinhosamente. O termo Abbá tem como tradução literal “papai” ou
“papaizinho”. É um tratamento de muita ternura. Ao chamar Deus de Abbá Jesus
quer nos revelar sua relação íntima que ele vive com Deus. A atitude de Jesus
diante de Deus é a atitude de uma criança cheia da confiança, do afeto e da
ternura de uma criança. Diante do Abbá são eliminadas as preocupações.
Jesus quer que seus seguidores vivenciem a
mesma experiência ao se dirigir a Deus na oração: “... orai assim: Pai nosso
que estás nos céus...”. Jesus quer despertar em cada um de nós o espírito
de filho, quer que cada um de nós fale com Deus com segurança, com afeto, com
ternura e com confiança de filhos. Jesus quer que cada um de nós se abandone
com alegria em Deus, nosso Papaizinho, pois ao chamar Deus assim todo medo
desaparecerá e toda preocupação deixará de nos dominar. Deus é nosso Abbá,
nosso Papaizinho que nos ama com amor incondicional e insondável e que “sabe de
nossas necessidades antes mesmo de pedirmos” (Mt 6,8).
Mas devemos prestar bem atenção de que o
Pai-Nosso, desde o começo até o fim, é rezado em plural: “Pai Nosso”, e não
“Pai meu”. Deus é o Pai de todos nós. Ninguém deve ficar excluído. Não podemos
nos apresentar diante de Deus só com os nossos problemas, alheios aos outros
homens e mulheres. Rezar o Pai-Nosso é reconhecer a todos como irmãos e irmãs,
é sentir-se em comunhão com todos os homens e mulheres, é ficar atentos para os
problemas e necessidades dos outros, é não desprezar nenhum povo.
Mas ser filho deste Abbá não significa ser
infantil. Jesus nunca foi débil e infantil. Não rezamos a Deus para que nos
defenda da dureza da vida ou para que faça aquilo que devemos fazer ou para que
resolva os problemas que nós mesmos devemos resolver. Pedimos, sim, ao nosso
Papaizinho do céu para que saibamos atuar a partir de sua graça, de sua
ternura, de sua bondade e de sua verdade e viver com responsabilidade na nossa
liberdade de filhos e filhas.
“Vós ,
portanto , orai assim :
Pai nosso
que estás nos
céus…”.
A oração do Pai-Nosso
é um convite para estabelecer uma relação de confiança e de intimidade de uma dimensão
comunitária (Pai
Nosso ) e em
uma disposição constante
de perdão . A partir
desta dimensão os cristãos
são chamados a construir
espaços de oração
que refletem o compromisso
de construir o Reino
de Deus , onde
Deus é Pai
de todos nós
e nós somos filhos
e os filhos e irmãos
que vivemos em
comunidade e fraternidade .
“Pai-Nosso ” quer
enfatizar uma nova
relação dos cristãos
com Deus
que não
é somente individual ,
mas também
comunitária . São
os filhos , ou
cidadãos do reino ,
os que se dirigem ao Pai que é seu Rei .
P. Vitus Gustama,svd
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