24/03/2017
I Leitura :
Os 14,2-10
Assim fala o Senhor Deus, 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque
estavas caído em teu pecado. 3 Vós todos, encontrai palavras e voltai para o
Senhor; dizei-lhe: 'Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o
fruto de nossos lábios. 4 A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos
cavalos, não chamaremos mais 'Deuses nossos' a produtos de nossas mãos; em ti
encontrará o órfão misericórdia.' 5'Hei de curar sua perversidade e me será
fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel;
ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7 Seus
ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume
como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e
florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9 Que tem
ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como
o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10 Compreenda estas
palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os
caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali
tropeçam e caem.
Evangelho: Mc 12, 28-34
Naquele tempo , 28bum
escriba aproximou-se de Jesus e
perguntou: “Qual é o primeiro
de todos os mandamentos ?”
29Jesus respondeu: “O primeiro é este : Ouve, ó Israel! O Senhor
nosso Deus
é o único Senhor .
30Amarás o Senhor teu
Deus de todo
o teu coração ,
de toda a tua alma ,
de todo o teu
entendimento e com
toda a tua força !
31O segundo mandamento é: Amarás o teu
próximo como
a ti mesmo ! Não
existe outro mandamento
maior do que
estes ”.32O mestre da Lei
disse a Jesus: “Muito bem ,
Mestre ! Na verdade ,
é como disseste: Ele
é o único Deus
e não existe outro
além dele. 33Amá-lo de todo o coração ,
de toda a mente ,
e com toda
a força , e amar
o próximo como
a si mesmo
é melhor do que
todos os holocaustos
e sacrifícios ”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com
inteligência , e disse: “Tu
não estás longe
do Reino de Deus ”.
E ninguém mais
tinha coragem
de fazer perguntas
a Jesus.
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Converter-se É Reconhecer
os Pecados e Voltar
Para o Deus
de Amor
“Volta ,
Israel, para o Senhor , teu Deus , porque estavas caído
em teu
pecado . Vós
todos , encontrai palavras
e voltai para o Senhor ”
O texto da Primeira Leitura fala
das palavras finais
do livro do profeta
Oseías. Oséias se casou com uma mulher a quem ele amava muito .
Mas , infelizmente ,
ela foi infiel
e fugiu com o outro
homem . Mesmo
assim Oséias continuava a amá-la e foi atrás dela para tomá-la de volta como esposa .
O profeta Oseías
converte este episódio
dolorosa em
símbolo do amor
que Deus
tem ao seu povo .
Israel, com quem
Deus tinha
se desposado, estava vivendo como uma mulher infiel , como prostituta
que provocou o furor
e os zelos de seu
esposo divino . Mas Deus
continuava a querê-la e quando a
castigava era para
atraí-la para Si
e para devolver-lhe a alegria
do primeiro amor .
O Deus de Oséias, tão ferido, tão
maltratado por seu
povo , não
se consome em lamentos
estéreis e rancorosos e sim que o povo se converta: “Volta ,
Israel, para o Senhor , teu Deus , porque estavas caído
em teu
pecado . Vós
todos , encontrai palavras
e voltai para o Senhor .
'Hei de curar sua
perversidade e me
será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera ’,
disse o Senhor .” Isto
significa que o retorno
a Deus não
pode ser alcançada sem
esta confissão humilde
de caminhos errados que
foram seguidos pelo povo .
O reconhecimento dos pecados cometidos é o primeiro
passo para a conversão . Este
reconhecimento tem que
ser acompanhado
pelo arrependimento
profundo seguido pelos
propósitos claros
e firme para viver segundo os mandamentos de Deus .
O mesmo aconteceu com
o filho mais
novo da parábola
do filho pródigo
que devemos seguir :
“Vou me Levantar
e irei a meu pai ,
e vou dizer-lhe: Meu pai , pequei contra
o céu e contra
ti;já não
sou digno de ser
chamado teu filho .
Trata-me como a um
dos teus empregados ”
(Lc 15,18-19).
O livro de Oséias
comoveu profundamente os homens do AT. Não
é de estranhar que
os evangelistas se inspirem nele os
citem com freqüência .
A comunidade cristã viu em suas páginas a imagem
do amor que
Cristo tem à Sua
Igreja .
Reconhecemos que a falta maior de todos nós é a resistência a nos encontrar com Deus diariamente que
nos ama
incondicionalmente (cf. Jo 3,16). Por causa de nossos pecados
acabamos não vendo Deus
na nossa história .
Sem querer
querendo negamos ver Deus
na história e nos
acontecimentos de cada
dia . Por
isso , a conversão
essencial não
consiste em fazer
coisas e sim
que vivamos cada
acontecimento de cada
dia profundamente ,
pois nele Deus
nos convida a vivermos n’Ele e com Ele para que possamos viver no amor e por amor .
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração , de toda
a tua alma , de todo
o teu entendimento
e com toda
a tua força ! Amarás o teu próximo como a ti mesmo !”
O texto do evangelho deste dia fala do mandamento de amor.
Sem dúvida nenhuma, todos, sem exceção, dão ao mandamento de amor uma
prioridade quase exclusiva. Em várias ocasiões Jesus recordou que o preceito
sabático era secundário em relação ao mandamento de amor (Mc 3,4; Lc 13,16). O
amor relativiza a lei e a eleva sobre si mesma. Sobre o amor seremos julgados
(cf. Mt 25,40.45). Quem não encontra o caminho do amor, quem não se deixa
conduzir pelo mandamento de amor, perde o sentido da vida.
O escriba do Evangelho de Marcos se apresenta a Jesus com
uma pergunta autêntica e não para pôr Jesus à prova: “Qual é o primeiro de todos os
mandamentos?”. Por isso, no fim do texto Jesus elogiou o
escriba: “Tu não estás longe do Reino de Deus”.
Nas escolas rabínicas se distinguia entre mandamentos
“graves” ou de peso e mandamentos “leves”. Tinham 248 preceitos positivos (de
acordo com o número de órgãos do corpo) e 365 proibições legais (de acordo com
o número dos dias do ano). Os rabinos investigaram qual de todos esses
mandamentos era realmente importante, qual era o primeiro e principal que serve
como resumo de todos os mandamentos.
Jesus responde citando ao pé de letra a passagem do Dt
6,4-5 (amar a Deus), mas acrescenta imediatamente o mandamento do amor ao
próximo que se encontra em outro contexto em Lv 19,18. Para Jesus os dois
mandamentos são como um só: “Não há mandamento maior que estes”. Não se pode
amar a Deus sem amar ao próximo (cf. 1Jo 4,20). Neste mandamento de amor se
funda a única piedade verdadeira. O verdadeiro culto não pode se separar da
atenção aos mais necessitados. Nesta mesma linha São Tiago afirma rotundamente:
“A religião pura e sem mácula diante de Deus, nosso Pai, consiste nisso:
visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se livre da
corrupção do mundo (Tg 1,27).
Amar! Este é o mandamento do Senhor. A acumulação dos
termos: “coração, alma, mente, força” quer significar uma plenitude de amor que
compreende todas as nossas faculdades de amar. É preciso que o amor arda em
nossos pés à cabeça, em nosso espírito ao corpo, em nossa manhã até a noite, em
nossa infância à velhice, em nosso mundo à eternidade. O amor não é horizontal
nem vertical. Só conhece a dimensão da profundidade e da totalidade.
Amor é a essência para qualquer relacionamento com suas
três direções: a Deus, ao próximo e a mim mesmo. Amor é relação, comunicação,
encontro. Para eu poder valorizar o outro eu preciso saber me valorizar. Para
eu poder amar o outro, eu preciso saber me amar. Para eu poder compreender o
outro, eu preciso me compreender. Para eu poder fazer o encontro com o outro,
eu preciso fazer o encontro comigo mesmo, reconhecendo tantos minhas
capacidades e virtudes como também meus defeitos e limitações.
Não basta amar a Deus, alguém tem que amar também o
próximo. Não basta amar o outro, mas tem que saber se amar: “Amar a Deus com
toda força e o próximo como a ti mesmo”. Não faça do outro como objeto
de sua carência de amor. Isto não é amor. É exploração. Para amar tem que ser
livre. O amor verdadeiro se direciona unicamente ao outro, sem esperar
recompensa. O amor liberta, dá segurança e possibilita o crescimento. Quando
uma pessoa começar a sufocar a outra pessoa é porque está faltando amor. Amar a
Deus somente é possível amando o próximo. O amor que se pratica com Deus deve
ser igual ao amor que se pratica com o próximo. Como isso, Jesus destaca a
importância de um ser humano e não as leis que matam as pessoas para render um
culto errado para um deus falso.
Por isso é que Jesus não fala de qualquer amor. Ele fala do
amor ágape. Ágape é uma palavra grega que significa o amor que se dirige
unicamente para o outro, incondicional, e que não espera nada em troca. É uma
doação pura de si mesmo. Por isso, Jesus chegou a fazer uma afirmação muito
extrema: “Amai vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”
(Mt 5,43-44). A única coisa que se espera dos inimigos é o bem deles. Este é o
amor-ágape. É o amor que salva e liberta. Com efeito, a atitude de fé é
procurar descobrir o projeto de amor de Deus e corresponder a ele. Amar a Deus
significa escutá-Lo, adorá-Lo, encontrar-nos com ele na oração e na vida e amar
o que ele ama. Amar o próximo não apenas significa deixar de fazer o mal, e sim
estar pronto para ajudá-lo, acolhê-lo e perdoá-lo. Amor é o único meio que em
si tem capacidade de convencer o outro, até os ateus de que somos cristãos.
Portanto, hoje Jesus nos oferece a chave fundamental para
cumprir a vontade de Deus: o amor íntegro a Deus como único Senhor e o amor
ativo e efetivo e desinteressado para próximo. São Paulo nos relembra através
da Carta aos romanos: “Não fiqueis devendo nada a ninguém… a não ser o amor
que deveis uns aos outros, pois quem ama o próximo cumpre plenamente a Lei. De
fato, os mandamentos: ‘Não cometerás adultério’, ‘Não matarás’, ‘Não roubarás’,
‘Não cobiçarás’, e qualquer outro mandamento, se resumem neste: ‘Amarás o
próximo como a ti mesmo’. O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto,
o amor é o cumprimento perfeito da Lei” (Rm 13,8-10).
É tão importante o mandamento de amor a ponto de Marcos
colocar a palavra “ouvir”: “Ouve, ó Israel!”. “Ouve, ó Israel” são as
mesmas palavras que todo judeu fiel pronunciava cada manhã como oração matinal.
É preciso que prestemos nossa atenção para esse mandamento para que possamos
ser elevados até Deus. “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a
tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! E amarás o teu próximo
como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. Toda a lei se resume no amor. “O
amor é a única dívida que mesmo depois de paga nos mantém como devedores”,
dizia Santo Agostinho (Epist. 192,2).
Neste sentido a conversão significa voltar a amar a Deus e
ao próximo e à própria vida de todo o coração. O caminho do Senhor é o caminho
de amor. “São retos os caminhos do Senhor e por eles andarão os justos,
enquanto os maus ali tropeçam e caem” (Os 14,10b). Trilhar por este caminho
significa estar com Deus de amor. “Quanto mais amas, mais alto tu sobes” (Santo
Agostinho).
Todo ato de amor vem de Deus, tem sua fonte e origem no
coração de Deus (cf. 1Jo 4,19). Por isso, Deus pode ser contemplado em:
·
O
amor de uma mãe que ama seu filhinho e de um filho que ama seus pais.
·
O
amor de um prometido a sua prometida, de um esposo para sua esposa.
·
O
amor de um homem ou de um patrão que se desvela por seus companheiros de
trabalho.
·
O
amor de um pastor para seu rebanho. E assim por diante.
O amor faz qualquer um feliz e leva alguém à alegria
completa. É a promessa do Senhor: “Disse-vos essas coisas (mandamento do amor)
para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa” (Jo
15,11). “Não há felicidade onde não há amor” (Santo Agostinho).
O amor autêntico exige sempre o sacrifício e o total
esquecimento de si. É amar por amor. São
Bernardo afirma: “O amor basta por si só
e por causa de si. Seu prêmio e seu mérito se identifica com ele mesmo. O amor
não requer outro motivo fora de si mesmo. Amo porque amo; amo para amar”.
Se Deus é Amor (1Jo 4,8.16), logo, você vive não quando respira, mas quando
ama. Do ponto de vista cristão a capacidade de viver o amor fraterno é o
critério de maturidade cristã. Amar é estar em comunhão plena com o Deus de
amor.
O amor é essencial do Evangelho
e da vida evangélica ,
da vida cristã. É a Boa Nova que minha vida toda deve estar
proclamando. Eu devo me perguntar diariamente:
Será que eu
amo efetivamente ?
A quem eu
amo . A quem
eu deixo de amar ?
Como se traduz este
amor na minha
atitude diária ?
Quem é meu
próximo ? Como
eu me
amo a mim
mesmo ? Amar a
Deus somente
é possível amando ao próximo
(cf. Jo 15,12).
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração , de toda
a tua alma , de todo
o teu entendimento
e com toda
a tua força ! Amarás o teu próximo como a ti mesmo !”. Amor sem
limite a Deus
e ao irmão é a plenitude
da lei de Cristo .
São Paulo escreveu aos romanos : “Amar é cumprir a lei inteira ” (Rm 13,10). Todas as celebrações
e todas as atividades na Igreja de Cristo
têm só uma função :
para que todos cresçam cada
vez mais
no amor fraterno .
Sem o amor
fraterno tudo
careceria de sentido .
P. Vitus Gustama,svd
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