23/04/2018
JESUS
É A PORTA PELA QUAL ENTRAREMOS NA ETERNIDADE
Segunda-Feira
da IV Semana da Páscoa
Primeira Leitura: At 11,1-18
Naqueles dias, 1os
apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam
acolhido a Palavra de Deus. 2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem
judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos
e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o
que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei
em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha
que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim. 6Olhei
atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e
aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e
come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa
profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames
impuro o que Deus purificou’. 10Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa
foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se
apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia
à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os
seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele
homem. 13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa
e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te
falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua
família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da
mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o
Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito
Santo’. 17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no
Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 18Ao ouvirem
isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo:
“Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”
Evangelho: Jo 10,1-10
Naquele
tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não
entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e
assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A
esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo
nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que
são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua
voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não
conhecem a voz dos estranhos”. 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas
eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou:
“Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos
aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não
os escutaram. 9Eu sou a porta.
Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O
ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a
tenham em abundância”.
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O Batismo do centurião Córnélio, que lemos na
Primeira
Leitura, é o núcleo dos Atos dos
Apóstolos, um momento decisivo no qual o Espirito de Deus empurra sua Igreja
para a missão, obrigando, por assim dizer, os apóstolos a irem resolutamente aos
gentios: “Os apóstolos e os irmãos, que
viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de
Deus”. A intervenção milagrosa de Deus faz Pedro decidir entrar em casa dos
gentios e comer com eles, apesar de todo peso de seu passado e de seu ambiente.
O que se pede a Pedro é que supere sua própria tradição, e, sobretudo, que não se
imponha aos que não são de sua etnia/cultura. É abertura de espirito. É o
Espirito de Deus que empurra o cristão à missão, pois Deus ama a todos.
Segundo oo Atos dos Apóstolos, muitos “pagãos”
de distintas etnias e nações pediam ser batizados, pois tinham fé e aceitavam a
Palavra de Deus. Diante de Deus todos os homens são iguais. Todos são chamados
por Deus para a salvação. Todo povo, toda cultura, toda etnia poderá entrar na
Igreja e ter fé no Senhor Ressuscitado, sem negar suas riquezas culturais nas
quais podem-se encontrar “sementes do Verbo” (Cf. Ad Gentes n.11b do Concílio Vaticano II), com uma só condição
para todos: não querer impor aos demais sua própria cultura. É o universalismo e
a unidade que respeita as diversidades. É a comunhão profunda no essencial,
deixando para cada um sua liberdade no secundário.
Será que tenho abertura para o Espirito de
Deus que me empurra para a missão? Será que tenho capacidade de discernir sobre
o que é essencial e o que é secundário na vida e na missão como cristão? Será
que sou capaz de enxergar as “sementes do Verbo” em cada povo, cultura, etnia,
nação, crença, religião e assim por diante?
Converter-se a Deus é abrir-se à vida. Com o Salmo
Responsorial (Sl 41/42) cantamos e enfatizamos nosso caráter de alegres
peregrinos em direção ao que é Luz, Verdade e Vida: “Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente
minh’alma por vós, ó meu Deus!
A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus
vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus? Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia;
que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada! Então irei aos altares
do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu
Senhor e meu Deus!”.
Para comunicar Sua alegria aos homens, Deus
precisa de outros homens como canais e testemunhas da única alegria verdadeira
que é a graça e o amor de Deus por nós. Deixemos Deus tocar nosso coração para
que sejamos canais da alegria do Senhor para os demais homens, especialmente
para os mais necessitados. Que cada um de nós possa chegar a dizer um dia: “Deus
da minha alegria; meu Senhor e meu Deus!”. ”Senhor, enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o
meu guia”.
“Eu
sou a Porta”. O evangelho de hoje faz parte do discurso de
Jesus sobre o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. Diante dos
maus pastores, Jesus se apresenta a si mesmo como o Pastor legítimo que conhece
cada um de suas ovelhas e caminha diante delas. Ele nos ensina a intimidade
entre o Pai e o Filho e entre o Filho e seus seguidores, suas ovelhas. Seguidamente
aparece uma imagem: Jesus é a porta do aprisco, a única via de acesso ao Pai. Ele
é o Bom Pastor que dá a vida por sua ovelhas, mas também, tem o poder para
entregar sua vida e recuperá-la. Há neste evangelho uma alusão à Paixão e
Ressurreição do Senhor.
Se Jesus nos afirma que conhece suas ovelhas
que suas ovelhas O conhecem, eu me pergunto: Será que eu conheço realmente
Jesus, Meu Bom Pastor? O que é na verdade que conheço de Jesus? A triste
realidade de muitos irmãos batizados é que não conhecem Jesus porque não leem
nem meditam nem conhecem a Sagrada Escritura. “Desconhecer a Sagrada Escritura é
desconhecer Jesus” é uma das famosas frases de São Jerônimo. Ao conhecer Jesus,
qualquer um vai dizer com o Salmo Responsorial de hoje que Jesus é “Deus da
minha alegria”.
Estendamos nossa reflexão sobre alguns pontos
das leituras de hoje!
A Salvação De Deus É Para Todos
Os Convertidos
Lucas, o autor dos Atos dos Apóstolos, dá
muita importância ao episódio do pagão convertido, Cornélio, em seu livro. Para
este assunto Lucas dedica os capítulos 10 e 11 dos Atos. Hoje lemos, como
Primeira Leitura da missa, At 11,1-18, em que Pedro é obrigado a explicar todo
o episódio, pois a comunidade de Jerusalém questiona sobre o comportamento de
Pedro em deixar os pagãos se tornarem cristãos.
Nestes textos (At 10 e 11) se fala de um
assunto muito importante para Lucas: admitir ou não admitir os pagãos à fé, e
com que condição? A conversão de Cornélio (era pagão) e sua família à fé cristã
é o protótipo para outros casos, como foi o episódio do eunuco Etíope
convertido com o diácono Filipe.
A exegese descobre neste relato duas
tradições distintas referindo-se a dois problemas diferentes. Uma tradição
admite a entrada dos pagãos na Igreja (At 10,1-18; 18,26; 11,1.11-18). Outra
tradição, que se preocupa mais com a pureza ritual, trata das relações entre
cristãos circuncidados (judeu-cristãos) cristãos incurcindados (At 10,10-16;
11,2-10). As perspectivas das duas tradições permanecem bastante autônomas.
Vemos o processo de mudança que se dá em
Pedro. Por sua formação judaica, Pedro não podia admitir tão facilmente a
abertura universal da Igreja ao mundo pagão simbolizada na visão da toalha e os
alimentos que não se podiam comer: “De
modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca!”,
reagiu Pedro. Recordamos a recusa de Pedro quando Jesus estava para lavar seus
pés (Jo 13,6-11). Agora chegou a mudança. O argumento que convence Pedro, logo
a comunidade também é que Deus tomou a iniciativa: “Não chames impuro o que Deus
purificou” (referente às comidas). “João batizou com água, mas vós
sereis batizados no Espírito Santo. Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a
nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação
de Deus?”, argumentou Pedro diante da comunidade judeu-cristã em
Jerusalém (desta vez referido à admissão dos pagãos). O Espirito Santo vai
guiando Pedro para a universalidade da fé cristã. Já que os Apóstolos não se
decidiam, foi o próprio Espirito Santo que batizou a família de Cornélio, com o
“novo Pentecostes” que agora sucede na casa de um pagão.
Outra dado admirável merece ser notado é que
Pedro, autoridade máxima aceita a interpelação crítica de alguns membros da
comunidade de Jerusalém. Pedro não se precipita em tomar decisão. Ele dá
explicações oportunas para a comunidade. E a comunidade as aceita, reconhecendo
que “Também
aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”.
A lição da abertura da comunidade apostólica,
superando as dificuldades que surgiam por sua formação anterior, é sempre atual
para a Igreja. Isto supõe que a Igreja em geral e cada membro da Igreja em
particular sejam dóceis aos sinais com que o Espirito Santo nos quer conduzir
para as fronteiras sempre além do habitual. A razão é simples, mas profunda:
Deus quer salvar todos os seres humanos. Da parte de Deus há abertura
permanente. A porta da salvação é aberta para quem decidir entrar. Ser pagão
não é questão pertencer ou não pertencer a uma crença. Ser pagão é questão de
modo de viver fraternalmente. Quando vir no rosto do outro meu próprio rosto e
no seu coração, o meu próprio coração, logo pertenço a Deus mesmo que eu não
faça parte de uma crença ou religião (leia Mt 25,31-46).
Aprendemos também de Pedro e da comunidade de
Jerusalém que o diálogo sincero resolve um momento de tensão causada pelos
conflitos, que poderia se tornar muito grave. A palavra “conflito” provem do
latim “conflictu” significa, “choque; embate; luta”. O conflito é uma situação que envolve um problema, uma
dificuldade e pode resultar posteriormente em confrontos, geralmente entre duas
partes ou mais, cujos interesses, valores e pensamentos observam posições
absolutamente diferentes e opostas. Mas através de um diálogo sincero haverá o
encontro em vez de confronto. Em cada diálogo há encontro. Mas em cada
confronto há guerra. Numa guerra ninguém sai vitorioso, pois de dois lados há
vítimas que não são poucos. Em tudo é preciso ficarmos dóceis ao Espirito Santo
para que tudo seja resolvido na paz do Senhor.
Fica para nós pergunta: será que somos dóceis
aos sinais com que o Espirito Santo nos quer conduzir para além do habitual de
acordo com o plano missionário e universal de Deus? Será que somos vítimas de
ataduras de nossa formação anterior, como Pedro no seu caminho inicial para a
abertura da Igreja para o mundo pagão? Será que praticamos discriminações que
são contrárias ao amor universal de Deus e à vontade ecumênica de Seu Espirito?
Como resolvemos os conflitos e as tensões inevitáveis que surgem numa
comunidade ou simplesmente na comunidade da qual fazemos parte? Sabemos
dialogar ou só queremos impor?
Jesus
É a Porta Para Entrar Na Vida Eterna
O discurso de Jesus sobre a porta das ovelhas
e o Bom Pastor se apresenta como continuação lógica da perícope imediatamente
anterior, sobre o cego de nascença (Jo 9) que termina com a acusação de
cegueira dirigida (por Jesus) aos fariseus. Para Jesus os fariseus são os guias
cegos e falsos pastores para o povo. Em contrapartida, Jesus se apresenta como
o Bom Pastor.
O texto do evangelho de hoje é o início do
discurso de Jesus sobre o Bom Pastor. Na passagem do evangelho deste dia, Jesus
se identifica explicitamente com a porta das ovelhas: “Em verdade, em
verdade eu vos digo, eu sou a porta das ovelhas” (v.7).
Na época todos os rebanhos do mesmo pastor
ficavam no mesmo curral. E o pastor procurava deitar-se na entrada desse curral
por onde os rebanhos entravam e saíam, tornando-se assim a própria porta do
curral (redil). O pastor é quem levava os rebanhos para as pastagens e trazia
de volta para o redil (curral). Isto nos indica a função do pastor sobre os
rebanhos como guia, protetor e guarda dos mesmos.
“Eu sou a Porta”,
diz Jesus. A porta sugere a ideia da passagem, do limiar entre o conhecido e o
desconhecido, o aquém e o além, a luz e as trevas, a privação e o tesouro. Ela
se abre para um mistério; ao mesmo tempo leva psicologicamente para a ação: uma
porta sempre convida a ultrapassá-la para sair através dela ou para se proteger
dentro dela. Neste sentido, a porta significa como barreira/segurança e
proteção (observe bem as portas das casas do mundo moderno: fortes com um
intuito de dificultar a entrada de ladrões/assaltantes). Era na porta da cidade
que recebiam os que chegavam e se despediam, os que partiam. Por isso, a porta
era o símbolo de acolhimento ou carinho.
Quando Jesus declara que é a porta das
ovelhas, evidentemente esta expressão tem significado funcional enquanto indica
a missão salvífica de Cristo, a mediação universal para a vida e para a
revelação divina. Jesus, ao proclamar-se a porta das ovelhas, apresenta-se como
o lugar no qual encontra a vida e a salvação. Em Jo 10,9 Jesus esclarece que
para sermos salvos e termos a vida em abundância devemos passar pela porta, que
é a sua pessoa divina; o escopo da sua vinda ao mundo é o dom da vida e
salvação plena (v.10). “Eu sou a porta”, Jesus está nos dizendo que somente por
ele entramos na cidade de Deus, e somente nele encontramos o abrigo, a
segurança e a proteção (cf. Mt 11,28). Ele nos acolhe cada vez que recorrermos
a ele: “... quem vem a mim eu não o rejeitarei” (Jo 6,37).
Mas não podemos ficar presos neste sentimento
de segurança e de consolo. Temos que nos esforçar para que possamos conhecer o
Senhor Jesus e seus caminhos, pois este conhecimento nos leva ao
autoconhecimento. Ao conhecer o Senhor e seus caminhos, nós saberemos quem
somos nós e quais são caminhos pelos quais temos que passar e seguir. Para
conhecer Jesus e seus caminhos nós, como bons rebanhos, precisamos estar sempre
com ele: através da oração sem cessar e da meditação da Palavra de Deus para captarmos
melhor os sinais da presença de Deus na nossa vida e ao nosso redor.
Essa doutrina cristológica contém mensagem de
importância excepcional para nossa vida de fé e nossa missão de guia ou
pastores. Jesus Cristo é o mediador perfeito em sentido descendente e
ascendente; na direção vertical e horizontal. O Pai comunica a revelação de sua
vida de amor ao homem por meio de seu Filho (cf. Jo 1,17s); a salvação é dada
ao homem somente por meio do Filho unigênito (Jo 3,14ss); a vida divina foi trazida
ao mundo por meio de Jesus (Jo 14,6). E o homem pode subir até Deus unicamente
por meio do seu Filho, que é a vida (Jo 14,2-6); a vida de comunhão com o Pai
só é possível através de Jesus Cristo.
Um outro aspecto do discurso é o de ternura
ou afetividade: “...as ovelhas escutam a sua voz porque conhecem a sua voz;
ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora” (vv.3-4). Jesus se
apresenta numa atitude de ternura com as ovelhas. Ternura é amor respeitoso,
delicado, concreto, atento e alegre. Ela é amor sensível, aberto à
reciprocidade, não ávido nem ganancioso, nem pretensioso ou possessivo, mas
forte na sua fraqueza, eficaz e vitorioso, desarmado e desarmante. Na nossa vida facilmente desvalorizamos a
dimensão afetiva. Dedicamos muito mais atenção à dimensão do fazer, do
produzir, do ter, esquecendo-nos das outras dimensões ligadas às afetivas. Isto
pode acontecer dentro de família, pois cada um acaba correndo atrás de seus
compromissos, descuidando de cultivar os relacionamentos afetivos entre as
pessoas. Podemos imaginar as consequências negativas mais tarde.
P. Vitus Gustama,svd
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