03/05/2018
SÃO
FILIPE E SÃO TIAGO MENOR, APÓSTOLOS
03 de Maio
1 Irmãos,
quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual
estais firmes. 2 Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos
foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3 Com efeito,
transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber:
que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 que foi
sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que
apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6 Mais tarde, apareceu a mais de
quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já
morreram. 7 Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos
juntos. 8 Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.
Evangelho: Jo 14,6-14
Naquele
tempo, Jesus disse a Tomé: 6 “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai
ao Pai senão por mim. 7 Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.
E desde agora o conheceis e o vistes”. 8 Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o
Pai, isso nos basta!” 9 Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não
me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o
Pai’? 10 Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que
eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim,
realiza as suas obras. 11 Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.
Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade
vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores
do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13 e o que pedirdes em meu nome, eu o
realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes algo
em meu nome, eu o realizarei”.
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Foi o líder
da primeira comunidade
de Jerusalém (At 12,17). No Concílio de
Jerusalém, o primeiro Concílio
da Igreja , Tiago propôs que os gentios não fossem sobrecarregados da Lei
judaica para
serem cristãos (At 15,13-23). A sua proposta
foi aceita. O próprio São
Paulo o denominou, juntamente com Pedro (Cefas) e João, “colunas
da Igreja (Gl 2,9). Judeus
e cristãos se inclinavam diante de Tiago pelo amor que tinha à ei e pela
sua grande
austeridade . Conforme
uma tradição (testemunhada por Hegesipo e recolhida por
Eusébio) os judeus e os cristãos em
Jerusalém chamavam Tiago com o apelativo de “o justo ”
porque levou uma vida
sem mancha e austeridade . Tiago foi o primeiro
apostolo a dar a vida
pelo Reino de
Deus . Foi martirizado no ano 62 d.C.
A ele
é atribuída a Carta de São Tiago dirigida às doze Tribos
de diáspora (fora
de Palestina ). Nesta Carta São Tiago
exorta a todos a terem a paciência nas provas
e nas tentações pela
qual conduz qualquer
um à perfeição ,
a terem o amor fraterno
sem acepção
de pessoas . Ele
instrui todos sobre
a doutrina da fé
e das obras : “A fé
sem obras
é morta ”, diz São
Tiago. Ele exorta a todos
para que
evitem os pecados da língua ; ensina
a discernir a verdadeira sabedoria
da falsa sabedoria
(da verdadeira humildade da falsa humildade ).
Nesta Carta a Igreja
encontrou o fundamento do Sacramento da Unção
dos Enfermos (na Quinta-Feira
Santa o bispo
abençoa o óleo para
a unção dos enfermos )
onde São
Tiago escreveu: “Se um de vocês está enfermo ,
chame o presbítero da Igreja para ungi-lo em nome do Senhor ; a oração da fé o salvará...” (Tg 5,14-15). E São
Tiago terminou sua Carta
com estas palavras :
“Meus irmãos ,
se alguém dentre
vós se desviar
da verdade e outro
o reconduzir , saiba
que aquele
que reconduz o pecador
desencaminhado salvará sua alma da morte e cobrirá uma
multidão de pecados ”
(Tg 5,19).
Filipe
era natural
de Betsaida de Galiléia, a cidade de
André e Pedro, seus amigos
(cf. Jo 1,44), uma pequena cidade pertencente à tetrarquia de um dos filhos de
Herodes, o Grande, também ele chamado Filipe (cf.Lc3,1). Nas listas dos Doze,
ele é sempre colocado no quinto lugar (assim em Mt 10, 3; Mc 3, 18; Lc 6, 14;
Act 1, 13), portanto substancialmente entre os primeiros. Apesar de Filipe ter origens hebraicas, o seu nome é
grego, como o de André, e isto é um pequeno sinal de abertura cultural que não
se deve subestimar. As notícias que temos sobre ele são-nos fornecidas pelo
Evangelho de João.
São três pontos dignos de menção aqui sobre
Filipe. Primeiro,
Filipe, assim como Pedro e André, é um bom exemplo daquelas pessoas que que “receberam”
Jesus rápida e e entusiasticamente numa época em que a maioria dos “seus não O
receberam” (Jo 1,11). Segundo, embora existam indicações de que ele
era tímido e fraco na fé (Cf. Jo 14,8-11), imediatemente testemunhou de Jesus
quando falou sobre Ele para Natanael. Esse tema do testemunho sobre Cristo que é
um mandamento dirigido a todos os cristãos, é desenvolvido extensivamente no
Evangelho de João (Cf. Por exemplo Jo 5,31-36). Terceiro, o conteúdo desse
testemunho se torna evidente quando Filipe testemunhou não somente sobre um
homem surpreendente e sim sobre o que estava escrito na Lei de Moisés a
respeito de Jesus (Cf. Jo 1,45).
“Senhor,
mostra-nos o Pai, isso nos basta!”, disse Filipe a Jesus. “Há tanto tempo estou convosco, e não me
conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai”, respondeu Jesus. O mistério de
Deus somente pode entrar na mente humana através da fé: “Acreditai-me: eu estou
no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras”.
Para nós cristaos, seguidores de Cristo é incompreensível
não termos fé em Deus. É realmente maravilhoso o constatar como as portas do
mal não prevalecem contra a Igreja de Cristo (Cf. Mt 16,18).
Se formos generosos
ao chamamento do Senhor que
nos sussurra :
“Vem e segue-me”, seremos também , como
Tiago e Filipe, instrumentos e reflexos do Senhor neste mundo para levar
mais pessoas
ao encontro do Senhor .
Muitos continuam esperando palavras de esperança
de cada um
de nós . Esperar
é crer que algo novo e melhor é possível
através de cada
um de nós
e torcer para que aconteça. O Senhor não quer saber de nossas fraquezas
nem de nossos
limites . Os outros
estão ai. Depende de você que
se aproxime ou não
para torná-los seus
irmãos .
Jesus: Caminho, Verdade e Vida
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim”, disse Jesus no Evangelho deste dia.
Para o Evangelho de João e para todos nós
cristãos, o caminho não é mais a Lei como no AT, mas é uma Pessoa. Esta pessoa
é Jesus Cristo. Jesus é o único Caminho,
porque Sua vida e sua prática conduzem a humanidade ao encontro definitivo com
Deus. Ele é o Caminho para o Pai porque na sua pessoa nos revela Deus, e no
exemplo da sua vida e na luz da sua palavra nos mostra o itinerário a seguir
para a nossa realização definitiva como filhos de Deus e irmãos dos homens.
Ele é a Verdade
em virtude de nele residir plenamente a realidade divina e que realizou nele a
plenitude da realidade humana. Com sua atividade em favor do homem (Jo 10,37s),
que manifesta o amor de Deus, revela ao mesmo tempo a verdade sobre Deus e
sobre o homem. A verdade é, por isso, a lealdade absoluta de Deus frente aos
homens, de maneira que o homem pode confiar cegamente na sua palavra, na sua
promessa, na sua lealdade. Jesus é a Verdade no meio da mentira do mundo,
porque ele é a revelação exata do Pai.
Eu sou a Vida. No evangelho de
João este termo “Vida” tem um significado inesgotável.
·
Jesus, que recebe a plenitude do Espírito (Jo
1,32s), possui a plenitude da vida divina e dispõe dela, como o Pai (Jo
5,21.26;17,2).
·
A missão de Jesus é comunicar vida ao homem e
vida em abundância (Jo 10,10), vida definitiva e indestrutível (Jo 10,28;17,2).
·
Por isso, Jesus é a Vida porque a possui em
plenitude e pode comunicá-la para quem acredita nele. Ele é a Vida em plenitude
e sem fim num mundo de morte e autodestruição, e, por isso, podemos entrar em
comunhão com o Deus vivo através dele.
A adesão a Jesus e à sua prática em favor da
vida faz com que as pessoas se tornem filhas de Deus, formando só uma família
com Jesus e o Pai. Para conhecer o Pai e para chegar até Ele faz-se necessário
comprometer-se com a prática do Filho e viver de acoedo com seus ensinamentos.
P.
Vitus Gustama,svd
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