14/09/2018
EXALTAÇÃO
DA SANTA CRUZ
14 de Setembro
I Leitura: Nm 21,4b-9
Naqueles dias: 4 Os
filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho,
para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a
impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo:
"Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão,
falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável". 6 Então o
Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita
gente em Israel. 7 O povo foi ter com Moisés e disse: "Pecamos, falando
contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as
serpentes". Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: "Faze
uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for
mordido e olhar para ela viverá". 9
Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma
haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de
bronze, ficava curado.
II Leitura: Fl 2,6-11
6Jesus Cristo, existindo
em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele
esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos
homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se
obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo
e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo
joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda lingua proclame:
'Jesus Cristo é o Senhor', para a glória de Deus Pai.
Evangelho: Jo 3,13-17
Naquele tempo, disse Jesus a
Nicodemos: 13 “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o
Filho do Homem. 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto,
assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que
nele crerem tenham a vida eterna.16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu
Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida
eterna. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo,
mas para que o mundo seja salvo por ele”.
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“A cruz é o instrumento para
levantar aqueles que caem, o apoio para os que mantêm em pé, o bastão dos
débeis, o guia dos que se extraviam, a meta dos que avançam, a saúde da alma e
do corpo. Afugenta todos os males, acolhe todos os bens, é a morte do pecado, a
semente da ressurreição, a árvore da vida eterna”
(São João Damasceno).
“Ao olhar para a cruz
de Jesus, sabemos do quanto Deus nos amou. Ao participamos da
eucaristia, sabemos do quanto Deus nos ama”
(Madre Teresa de
Calcutá).
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Celebramos neste dia a Festa da Exaltação da
Santa Cruz. A Festa da Exaltação da Santa Cruz nos convida a contemplar o
significado da cruz de Jesus para todos os cristãos em todos os tempos e
lugares. O que significa a cruz a partir de Jesus e o que representa a cruz a
partir dos homens? Quando descobrirmos o sentido da cruz de Jesus, teremos mais
consciência em fazer o sinal cruz e em levar a sério os ensinamentos de Cristo.
A exaltação da Santa Cruz há de ser, para nós, ocasião de fazer memória, de
recordar e proclamar muito alto: que Cristo foi exaltado na cruz e que todos os
que são de Cristo não podem ser ambiciosos pelo poder e gloria mundanos. Se vivermos como cristãos, estaremos sempre
com Jesus na cruz, na oposição.
O texto do Livro dos Números (Nm 21, 4-9)
fala da desobediência do povo eleita a Deus. O povo de Israel duvidava da existência
de Deus por causa do sofrimento no deserto. Este estado de dúvida em nossas
relações com Deus aparece na nossa vida quando nos sentirmos excessivamente
esmagados pelo peso de nossas preocupações e sofrimentos. Isto acontece também
até nos cristãos mais generosos e nos evangelizadores/missionários mais
ardentes.
O fruto dessa desobediência é a mordida ou
picada mortal pela serpente. Se a desobediência a Deus leva à morte, a
obediência a Deus à salvação e à vida. O que mata definitivamente não é a
serpente e sim a desobediência a Deus; da mesma maneira somente pode dar a vida
a aceitação da vontade de Deus, simbolizada neste caso pela serpente de bronze.
O evangelista João viu na serpente de bronze
uma imagem profética de Jesus cravado no madeiro (Jo 3, 14-21) . Os que voltarem seu olhar com fé para Jesus
e vivendo o estilo de vida de Jesus, se salvarão. A serpente de bronze
levantada por Moisés sobre uma haste no meio de acampamento passa a ser
protótipo de Jesus, levantado sobre o madeiro da cruz. Todos os israelitas, que
foram castigados pelas suas rebeldias contra Deus e sua vontade, mordidos pelas
serpentes venenosas, ao olhar para a serpente de bronze, se curavam. Assim
também todos aqueles que seduzidos pela serpente de diabo, discorrem pelo
caminho de pecado serão salvos também, se converterem-se e voltarem a olhar
para a cruz de Jesus onde se encontra a prova mais extrema do amor de Deus pela
humanidade.
Por isso, são João nos diz: “Deus amou
tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que
nele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Esta é a credencial de Deus
e com ela se apresenta desde a primeira até a última página da Bíblia. A
resposta para o porquê da criação, da encarnação e da redenção é o amor de Deus
por todos nós. O plano de salvação não tem outro fundamento que o
incompreensível amor de Deus por nós todos e por cada um de nós em particular.
Por amor anda Deus em nossa busca pelos caminhos do mundo. É um Deus que não
tem medo de sacrificar até o próprio Filho para resgatar todos nós, pecadores e
perdidos. O homem nenhum na face da terra sacrificaria seu próprio filho para
resgatar os outros. Somente Deus. Deixar de olhar para Deus que se encarna em
Jesus será para nós uma perdição eterna e será para nós uma infelicidade sem
fim. Levado por seu amor, Deus salta o abismo que nos separava dele e se
aproxima de nós para nos dar o que mais quer: seu “único Filho”. Mais ainda,
entregou seu único Filho à morte para que todos nós tenhamos vida. E esta vida
dada por nós se renova na Eucaristia para que sejamos um dom para os outros,
para que façamos o bem também para os outros. Jamais um cristão pode fazer o
mal ou ser cúmplice do mal.
O melhor comentário para este texto de Jo
3,16 é a primeira carta de São João 4,18-21: “No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque
o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. Mas amamos, porque
Deus nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é
mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a
Deus, a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame
também a seu irmão”. Será que amamos
realmente Deus?
A cruz foi para Jesus a vontade do Pai levado
até ao extremo. Foi para Jesus a ultima palavra e a mais eloqüente. Foi para
Jesus pôr-se no ultimo lugar e prestar o melhor serviço a todos os homens, pois
veio para servir e não para ser servido. E para servir ter que pôr-se no ultimo
lugar. Por isso, a cruz foi também o trono da exaltação de Jesus, Sua glória.
Por isso também, Jesus recebeu na cruz o nome-sobre-todo-nome. A cruz é a
justiça de Deus contra a justiça do mundo, dos poderosos.
Além disso, a cruz é um produto terrível do
pecado (injustiça, desigualdade, desamor, ódio, desonestidade, egoísmo,
discriminação, exclusão, exploração e assim por diante), se a encaramos da
perspectiva humana. Da cruz sabemos que o preço do pecado é a morte.
Por outro lado, a cruz é a manifestação do
amor levado até as últimas conseqüências, se a olhamos da perspectiva de
Cristo. Sabemos que somos fracos, pecadores, mas Jesus se identificou com o
nosso sofrimento e morte, embora não tenha sido igual a nós no pecado. Porque
Jesus se identificou conosco e suportou sofrimento e morte (Mt 8,17), tornou
possível que participássemos na sua ressurreição e na sua vida através do
Batismo e dos outros sacramentos. Sem a cruz seria muito difícil convencer o
ser humano do amor de Deus, e mais ainda de seu apaixonado interesse por nos
salvar. Mas, a partir dela, será sempre possível dizer ao ser humano que a sua
cruz tem um sentido, e que a última palavra é “salvação”. O doente, o
maltratado, o pobre e o empobrecido, o acusado de blasfêmia injustamente, o
incompreendido, o encarcerado injustamente, o torturado etc., todos eles têm na
cruz de Cristo uma força. Esse é o duplo significado da afirmação de São Paulo:
“Jesus morreu por nossos pecados” (1Cor 15,3).
Somente olhando para o alto, para Deus, o
homem encontra o sentido da sua existência. Só do alto vem a luz que dá sentido
à alegria e à dor, às vitórias e às derrotas, à solidão e à morte. Olhar para
Jesus na cruz significa aceitar com fé a mensagem que ele dirige para todos os
cristãos. Crer, aqui, significa identificar a própria vida com a de Cristo.
Este é o caminho para alcançar a vida do alto, a salvação.
A cruz, considerada em si mesma, não tem
valor salvífico. Ela passou a ser salvadora por causa do amor de Jesus por nós
todos levado e vivido até as ultimas conseqüências.
Por isso, para não entendermos erradamente a
expressão “Exaltação da Santa Cruz”, devemos saber que Deus não queria a cruz:
como iria querer semelhante desventura e ignomínia para Seu Filho “bem amado”?
(Mt 3,17; 12,18;17,5; Mc 1,11; Lc 1,35). E tampouco Jesus a quis: “Meu Pai, se
é possível, afasta-se de mim este cálice” (Mt 26,39; Mc 14,36; Lc 22,42).
Nesta festa da
exaltação da Santa Cruz lemos a seguinte frase do evangelho de São João: “... Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho
único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
“Deus amou tanto o mundo...”. Esta é a
credencial de Deus e com ela se apresenta desde a primeira página da Bíblia.
Por amor Deus anda em nossa busca. Deus não é Aquele que julga, e sim Aquele
que salva.
Levado por seu amor ao mundo, Deus salta o
abismo que nos separa dele e se aproxima de nós para nos dar o que mais quer e
mais valioso: Seu único Filho. Nisto se manifesta que Deus é amor. O melhor
comentário para este texto é 1Jo 4,9-10: “Nisto se manifestou o amor de Deus
para conosco: em nos ter enviado ao mundo o Seu Filho único, para que vivamos
por Ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos
ele amado, e enviado o Seu Filho para expiar os nossos pecados”.
Jesus é, então, a encarnação do amor do Pai
por nós. Ele nos amou até o fim (cf. Jo 13,1). Toda a vida de Cristo é mistério
de redenção. A redenção nos vem pelo sangue de Cristo da cruz (cf. Ef 1,7; Cl
1,13-14; 1Pd 1,18-19), mas este mistério está atuando em toda a vida de Cristo:
já em Sua encarnação porque fazendo-se pobre nos enriquece com Sua pobreza (cf.
2Cor 8,9); em Sua vida oculta onde repara nossa insubmissão mediante sua
submissão (cf. Lc 2,51); em Sua palavra que purifica nossos ouvidos (cf. Jo 15,3);
em Suas curas pelas quais “Ele tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se
dos nossos males” (Mt 8,17; cf. Is 53,4); em Sua ressurreição pela qual somos
justificados (cf. Rm 4,25).
“Deus
amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele
crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Esta frase é uma síntese bíblica que
condensa todo o quarto Evangelho (Evangelho de João). O quarto Evangelho foi
escrito para que acreditemos em Jesus, oferta de amor e salvação de Deus para a
humanidade, e para que, crendo nele, tenhamos a vida em seu nome (cf. Jo
20,31). E esta oferta tem um motivo, uma finalidade e um meio. O motivo da
oferta é o amor apaixonado de Deus pela humanidade: “Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único”. E a
finalidade desta oferta é a salvação da humanidade: “... para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.
E o meio para que o amor de Deus chegue até a humanidade é a encarnação de Deus
em Jesus Cristo. Jesus é a manifestação tangível do amor do Pai (1Jo 4,9). O
objeto da fé em Jo é acreditar em um Deus que nos ama e que este Deus acampou
no meio de nós (Jo 1,14).
A partir da frase acima mencionada sabemos
quem é Deus? Muitas definições foram feitas sobre Deus tanto a partir da
filosofia como da teologia em geral e outras disciplinas científicas e exatas,
mas nenhuma definição mais certa e curta que a de São João: “Deus é amor” (1Jo
4,8.16). Esta frase é carregada de mistério e de promessa, toda nossa história.
É frase nuclear e radiante. Esta frase, ao meditá-la e vivê-la no dia-a-dia,
tem a capacidade de manter a esperança no mundo. Ao compreendê-la e vivê-la, o
homem alcançará o mistério da criação, da encarnação e da redenção e por isso,
encontrará a chave para abrir o segredo de Deus e da vida: encontrará a chave
do sentido e chegará à fonte da vida que é Deus. Se Deus é amor, então amor é a
essência da realidade, a última palavra da compreensão, o critério da
maturidade e o critério definitivo do juízo (seremos julgados sobre o amor).
“Não importa se Deus existe; importa saber que Deus é amor” (Sören
Kierkegaard). E a Bíblia dá a garantia disso mesmo que Deus é amor.
Se Deus é amor, ele não pode deixar de amar.
Toda a atividade de Deus é uma atividade amorosa. Ao criar, Ele cria por amor;
ao governar as coisas, o faz no amor; quando julga, julga com amor. Tudo quanto
faz é expressão de sua natureza, e sua natureza é amar. Amar é dar-se a si
mesmo. A entrega do seu Filho único ao homem por parte de Deus é a prova deste
amor. Deus dá ao homem o que lhe é mais caro: seu Filho feito carne. Jesus é o
amor de Deus feito carne. Nenhum espírito humano teria podido conceber fato
semelhante. Deus ama não para completar-se, mas para completar; não para
realizar-se, mas para realizar. Deus, amando, não procura sequer a sua glória,
mas esta glória nada mais é do que amar o homem gratuitamente a fim de
salvá-lo.
A prática do amor (ágape) coloca o homem em
total sintonia com a Caridade por excelência: Deus. Fazemos parte do amor de Deus à medida que
crescemos na relação amorosa com as pessoas, por meio da caridade, como diz São
Paulo: “Permanecei em concórdia, vivei em paz e o Deus de amor e de paz estará
convosco” (2Cor 13,11b). Amado, o homem existe e é amado que ele se afirma.
Parece um paradoxo, mas é verdade profunda: para o homem, amar a Deus significa
antes de tudo deixar-se amar por ele, porque amar a Deus nunca é iniciativa do
homem, mas sempre reposta a um dom. É simples o raciocínio de Jesus: o Pai ama
o Filho (Jesus) que observou sua vontade. Cristo amou os seus
discípulos/seguidores, todos nós, com o mesmo amor que recebia do Pai e no qual
os seus, por sua vez, podem permanecer em Jesus, observando o mandamento do
amor de seu Mestre. Um pecador, um afastado de Deus, saberá que há um Deus que
o busca e que lhe perdoa, se há um irmão que vai em busca dele, por ele se
interessa e lhe perdoa em nome do Deus de amor. Um pobre, um doente, um ancião
abandonado, descobrirá que há um Pai de amor para ele, se vir um irmão que, em
nome de Cristo, a manifestação do amor infinito do Pai, se aproxima dele,
divide com ele o seu pão e toma para si um pouco da tristeza dele. O amor de
Deus em nós faz-nos solidários e responsáveis uns pelos outros.
Num mundo acostumado ao comércio, ao preço
das coisas, é difícil entender a gratuidade, é difícil entender a ação de Deus
que quer dialogar, amar com liberdade a todos, oferecendo a oportunidade de
salvação, graça e vida. Nós, na nossa vida cotidiana, damos uma parte de nossa
vida, enquanto Deus dá tudo para a humanidade. Por isso, quando ele pedir do
homem, Deus não pede muito do homem, mas pede tudo do homem.
O homem, para acontecer sua realização plena
que é a salvação, é convidado a caminhar na direção do “Deus de amor”. O resto
equivale a se perder. Basta o homem deixar-se levar por “Deus de amor”, ele
terá uma força transformadora na sua vida. E com esta força o homem será capaz
de apresentar-se com o aspecto mais compassivo e misericordioso, e falar com o
estilo mais humano e viver com outro calor humano na fraternidade.
Ao começar e terminar nossas celebrações e
nossas orações particulares fazemos o sinal da cruz. Fazer sinal da cruz significa santificar-se ou
consagrar-se. E sua forma é uma cruz e uma invocação trinitária. A Santíssima
Trindade é a origem de nossa vida, é a fonte de nossa fecundidade humana e a
meta de toda a nossa história. Ao invocar a Santíssima Trindade queremos entrar
em comunhão com a fonte da vida para depois entrarmos em comunhão com os irmãos
formando a unidade. Marcamos nossa atividade e nosso repouso, nossa alegria e nossas
dores com o sinal da cruz e o nome trinitário, e assim vamos realizando nosso
ser cristão ao longo de nossa vida.
A cruz significa sacrifício por amor, é morte
para a ressurreição. O sinal da cruz sobre nossas obras significa anular nosso
egoísmo e liberar o amor. O sinal da cruz significa renunciar à vaidade, ao
prestigio, ao afã de possuir ou de dominar a fim de consagrar a obra para
Cristo. É um sacrifício próprio para uma vida mais alta. Um trabalho ou uma
obra que se realiza por pura vaidade não pode levar o sinal de cruz, não está
crucificado, não está santificado do ponto de vista cristão. Anular o sentido egoísta de uma ação, de um trabalho ou
de uma obra é marcá-la com a cruz e é também liberá-la e deixá-la disponível
para um dinamismo novo, trinitário em que a verdade está na comunhão, na
solidariedade, na fraternidade, na igualdade, na compaixão baseado sobre o
amor.
P. Vitus Gustama,svd
Para Meditar:
“Eu carrego uma cruz no meu bolso, uma
simples lembrança para mim do fato de ser cristão. Esta pequena cruz não é
mágica nem muito bonita também, e não significa que ela me proteja de qualquer
problema físico. Ela não é para identificação, para todo mundo ver. Ela é
simplesmente um entendimento entre mim e meu Senhor. Quando eu coloco a minha mão
no bolso para pegar uma moeda ou uma chave, a cruz está lá para me lembrar o
preço que Ele pagou por mim. Ela me lembra também de ser agradecido pelas
graças recebidas diariamente e de me empenhar em servi-Lo cada vez melhor em
tudo aquilo que eu faço e digo. Ela também é uma lembrança diária da paz e do
conforto que eu compartilho com todos aqueles que conhecem meu Mestre e se
entregam para uma presença. Então, eu carrego uma cruz no bolso lembrando a mim
e a mais ninguém que Jesus Cristo é o Senhor da minha vida se assim eu quiser”.
(Robert Kennedy)
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