29/03/2019
AMAR COM
CORAÇÃO, COM
ALMA, COM ENTENDIMENTO E COM
TODA FORÇA
Sexta-Feira da III Semana
da Quaresma
I Leitura: Os 14,2-10
Assim fala o Senhor Deus, 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque
estavas caído em teu pecado. 3 Vós todos, encontrai palavras e voltai para o
Senhor; dizei-lhe: 'Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o
fruto de nossos lábios. 4 A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos
cavalos, não chamaremos mais 'Deuses nossos' a produtos de nossas mãos; em ti encontrará
o órfão misericórdia.' 5'Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los,
deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá
como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7 Seus ramos hão de
estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do
Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e
florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9 Que tem
ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como
o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10 Compreenda estas
palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os
caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam
e caem.
Evangelho: Mc 12, 28-34
Naquele
tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus
respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único
Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a
tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O
segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro
mandamento maior do que estes”.32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito
bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro
além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a
força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e
sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência,
e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de
fazer perguntas a Jesus.
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Converter-se É Reconhecer
os Pecados e Voltar Para o Deus de Amor
“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus,
porque estavas caído em teu pecado. Vós todos, encontrai palavras e voltai para
o Senhor”.
O texto da Primeira Leitura fala das palavras
finais do livro do profeta Oseías. Oséias se casou com uma mulher a quem ele
amava muito. Mas, infelizmente, ela foi infiel e fugiu com o outro homem. Mesmo
assim Oséias continuava a amá-la e foi atrás dela para tomá-la de volta como
esposa.
O profeta Oseías converte este episódio
dolorosa em símbolo do amor que Deus tem ao seu povo. Israel, com quem Deus
tinha se desposado, estava vivendo como uma mulher infiel, como prostituta que
provocou o furor e os zelos de seu esposo divino. Mas Deus continuava a
querê-la, e quando a castigava era para atraí-la para Si e para devolver-lhe a
alegria do primeiro amor.
O Deus de Oséias, tão ferido, tão maltratado por seu povo, não se consome em lamentos estéreis e rancorosos e sim que o povo se converta: “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor. 'Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera’, disse o Senhor”. Isto significa que o retorno a Deus não pode ser alcançada sem esta confissão humilde de caminhos errados que foram seguidos pelo povo. O reconhecimento dos pecados cometidos é o primeiro passo para a conversão. Este reconhecimento tem que ser acompanhado pelo arrependimento profundo seguido pelos propósitos claros e firme para viver segundo os mandamentos de Deus. O mesmo aconteceu com o filho mais novo da parábola do filho pródigo que devemos seguir: “Vou me Levantar e irei a meu pai, e vou dizer-lhe: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados” (Lc 15,18-19).
O livro de Oséias comoveu profundamente os
homens do AT. Não é de estranhar que os evangelistas se inspirem nele e o citem
com frequência. A comunidade cristã viu em suas páginas a imagem do amor que
Cristo tem à Sua Igreja.
Reconhecemos que a falta maior de todos nós é
a resistência a nos encontrar com Deus diariamente que nos ama
incondicionalmente (cf. Jo 3,16). Por causa de nossos pecados acabamos não
vendo Deus na nossa história. O pecado nos afasta de Deus e do próximo, e
acabamos vivendo no isolamento mortal. Sem querer querendo negamos ver Deus na
história e nos acontecimentos de cada dia. Por isso, a conversão essencial não
consiste em fazer coisas e sim que vivamos cada acontecimento de cada dia
profundamente, pois nele Deus nos convida a vivermos n’Ele e com Ele para que
possamos viver no amor e por amor. Em cada acontecimento, Deus sempre tem seu
apelo para todos nós, em geral e para cada um de nós, em particular. Através da
reflexão conseguiremos decifrar este apelo.
Amar Com Coração, Com Alma,
Com Entendimento e Com Toda a Força
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu
coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!
Amarás o teu próximo como a ti mesmo!”
O texto do evangelho deste dia fala do
mandamento de amor. Sem dúvida nenhuma, todos, sem exceção, dão ao mandamento
de amor uma prioridade quase exclusiva. Em várias ocasiões Jesus recordou que o
preceito sabático era secundário em relação ao mandamento de amor (Mc 3,4; Lc
13,16). O amor relativiza a lei e a eleva sobre si mesma. Sobre o amor seremos
julgados (cf. Mt 25,40.45). Quem não encontra o caminho do amor, quem não se
deixa conduzir pelo mandamento de amor, perde o sentido da vida.
O escriba do Evangelho de Marcos se apresenta
a Jesus com uma pergunta autêntica e não para pôr Jesus à prova: “Qual é o
primeiro de todos os mandamentos?”. Por isso, no fim do texto Jesus elogiou o
escriba: “Tu não estás longe do Reino de Deus”.
Nas escolas rabínicas se distinguia entre
mandamentos “graves” ou de peso e mandamentos “leves”. Tinham 248 preceitos positivos (de acordo com o
número de órgãos do corpo) e 365 proibições
legais (de acordo com o número dos dias do ano). Os rabinos
investigaram qual de todos esses mandamentos era realmente importante; qual era
o primeiro e principal que serve como resumo de todos os mandamentos.
Jesus responde citando ao pé de letra a
passagem do Dt 6,4-5 (amar a Deus), mas acrescenta imediatamente o mandamento
do amor ao próximo que se encontra em outro contexto em Lv 19,18. Para Jesus os
dois mandamentos são como um só: “Não há
mandamento maior que estes”. Não se pode amar a Deus sem amar ao próximo
(cf. 1Jo 4,20). Neste mandamento de amor se funda a única piedade verdadeira. O
verdadeiro culto não pode se separar da atenção aos mais necessitados. Nesta
mesma linha São Tiago afirma rotundamente: “A
religião pura e sem mácula diante de Deus, nosso Pai, consiste nisso: visitar
os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se livre da corrupção do
mundo” (Tg 1,27).
Amar! Este é o mandamento do Senhor. A
acumulação dos termos: “coração, alma, mente, força” quer significar uma
plenitude de amor que compreende todas as nossas faculdades de amar. É preciso que o
amor arda em nossos pés à cabeça, em nosso espírito ao corpo, em nossa manhã
até a noite, em nossa infância à velhice, em nosso mundo à eternidade.
O amor não é horizontal nem vertical. Só conhece a dimensão da profundidade e
da totalidade.
Amor é a essência para qualquer
relacionamento com suas três direções: a Deus, ao próximo e a mim mesmo. Amor é
relação, comunicação, encontro. Para eu poder valorizar o outro eu preciso
saber me valorizar. Para eu poder amar o outro, eu preciso saber me amar. Para
eu poder compreender o outro, eu preciso me compreender. Para eu poder fazer o
encontro com o outro, eu preciso fazer o encontro comigo mesmo, reconhecendo
tantos minhas capacidades e virtudes como também meus defeitos e limitações.
Não basta amar a Deus, alguém tem que amar
também o próximo. Não basta amar o outro, mas tem que saber se amar: “Amar a
Deus com toda força e o próximo como a ti mesmo”. Não faça do outro como
objeto de sua carência de amor. Isto não é amor. É exploração. Para amar tem
que ser livre. O amor verdadeiro se direciona unicamente ao outro, sem esperar
recompensa. O amor liberta, dá segurança e possibilita o crescimento. Quando
uma pessoa começar a sufocar a outra pessoa é porque está faltando amor. Amar a
Deus somente é possível amando o próximo. O amor que se pratica com Deus deve
ser igual ao amor que se pratica com o próximo. Como isso, Jesus destaca a
importância de um ser humano e não as leis que matam as pessoas para render um
culto errado para um deus falso.
Por isso é que Jesus não fala de qualquer
amor. Ele fala do amor ágape. Ágape é uma palavra grega que significa o amor
que se dirige unicamente para o outro, incondicional, e que não espera nada em
troca. É uma doação pura de si mesmo. Por isso, Jesus chegou a fazer uma
afirmação muito extrema: “Amai vossos inimigos e rezai por aqueles que vos
perseguem” (Mt 5,43-44). A única coisa que se espera dos inimigos é o bem
deles. Este é o amor-ágape. É o amor que salva e liberta. Com efeito, a atitude
de fé é procurar descobrir o projeto de amor de Deus e corresponder a ele. Amar
a Deus significa escutá-Lo, adorá-Lo, encontrar-nos com ele na oração e na vida
e amar o que ele ama. Amar o próximo não apenas significa deixar de fazer o
mal, e sim estar pronto para ajudá-lo, acolhê-lo e perdoá-lo. Amor é o único
meio que em si tem capacidade de convencer o outro, até os ateus de que somos
cristãos.
Portanto, hoje Jesus nos oferece a chave
fundamental para cumprir a vontade de Deus: o amor íntegro a Deus como único
Senhor e o amor ativo e efetivo e desinteressado para próximo. São Paulo nos
relembra através da Carta aos romanos: “Não fiqueis devendo nada a ninguém…
a não ser o amor que deveis uns aos outros, pois quem ama o próximo cumpre
plenamente a Lei. De fato, os mandamentos: ‘Não cometerás adultério’, ‘Não
matarás’, ‘Não roubarás’, ‘Não cobiçarás’, e qualquer outro mandamento, se
resumem neste: ‘Amarás o próximo como a ti mesmo’. O amor não faz nenhum mal
contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei”
(Rm 13,8-10).
É tão importante o mandamento de amor a ponto
de Marcos colocar a palavra “ouvir”: “Ouve, ó Israel!”. “Ouve, ó Israel”
são as mesmas palavras que todo judeu fiel pronunciava cada manhã como oração
matinal. É preciso que prestemos nossa atenção para esse mandamento para que
possamos ser elevados até Deus. “Amarás o Senhor teu Deus de todo
o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua
força! E amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento
maior do que estes”. Toda a lei se resume no amor. “O amor é a única
dívida que mesmo depois de paga nos mantém como devedores”, dizia Santo
Agostinho (Epist. 192,2).
Neste sentido a conversão significa voltar a
amar a Deus e ao próximo e à própria vida de todo o coração. O caminho do
Senhor é o caminho de amor. “São retos os caminhos do Senhor e por eles
andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem” (Os 14,10b).
Trilhar por este caminho significa estar com Deus de amor. “Quanto mais amas,
mais alto tu sobes” (Santo Agostinho).
Todo ato de amor vem de Deus, tem sua fonte e
origem no coração de Deus (cf. 1Jo 4,19). Por isso, Deus pode ser contemplado
em:
·
O
amor de uma mãe que ama seu filhinho e de um filho que ama seus pais.
·
O
amor de um prometido a sua prometida, de um esposo para sua esposa.
·
O
amor de um homem ou de um patrão que se desvela por seus companheiros de
trabalho.
·
O
amor de um pastor para seu rebanho. E assim por diante.
O amor faz qualquer um feliz e leva alguém à
alegria completa. É a promessa do Senhor: “Disse-vos essas coisas (mandamento do
amor) para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa”
(Jo 15,11). “Não há felicidade onde não há amor” (Santo Agostinho).
O amor autêntico exige sempre o sacrifício e
o total esquecimento de si. É amar por amor.
São Bernardo afirma: “O amor basta
por si só e por causa de si. Seu prêmio e seu mérito se identifica com ele
mesmo. O amor não requer outro motivo fora de si mesmo. Amo porque amo; amo
para amar”. Se Deus é Amor (1Jo 4,8.16), logo, você vive não quando
respira, mas quando ama. Do ponto de vista cristão a capacidade de viver o amor
fraterno é o critério de maturidade cristã. Amar é estar em comunhão plena com
o Deus de amor.
O amor é essencial do Evangelho e da vida
evangélica, da vida cristã. É a Boa Nova que minha vida toda deve estar
proclamando. Eu devo me perguntar diariamente: Será que eu amo efetivamente? A
quem eu amo. A quem eu deixo de amar? Como se traduz este amor na minha atitude
diária? Quem é meu próximo? Como eu me amo a mim mesmo? Amar a Deus somente é possível
amando ao próximo (cf. Jo 15,12).
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu
coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!
Amarás o teu próximo como a ti mesmo!”. Amor sem limite a Deus e ao irmão é a
plenitude da lei de Cristo. São Paulo escreveu aos romanos: “Amar é cumprir a
lei inteira” (Rm 13,10). Todas as celebrações e todas as atividades na Igreja
de Cristo têm só uma função: para que todos cresçam cada vez mais no amor
fraterno. Sem o amor fraterno tudo careceria de sentido.
P. Vitus Gustama,svd
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