18/03/2019
A
MISERICÓRDIA NOS
APROXIMA DE DEUS E NOS TORNA IRMÃOS PARA O PRÓXIMO
Segunda-Feira
da II Semana da Quaresma
Primeira Leitura: Dn 9,4b-10
4b
“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a
benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5 temos pecado,
temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos
de teus mandamentos e de tua lei; 6 não temos prestado ouvidos a teus
servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a
nossos antepassados e a todo povo do país. 7 A ti, Senhor, convém a
justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá,
aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que
moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das
infidelidades cometidas contra ti. 8 A nós, Senhor, resta-nos ter
vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que
pecamos contra ti; 9 mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e
perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10 e não ouvimos a voz do
Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante
seus servos, os profetas”.
Evangelho: Lc 6,36-38
Naquele
tempo , disse Jesus aos seus discípulos :
36 "Sede
misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. 37
Não julgueis, e não
sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; 38 dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida
boa, cheia , recalcada e transbordante ,
porque , com
a mesma medida
com que
medirdes, sereis medidos vós também ".
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Reconhecer-se
Pecador É o Ponto De Partida Para a Conversão
“Eu te
suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a
benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; temos pecado, temos
praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus
mandamentos e de tua lei; não temos prestado ouvidos a teus servos, os
profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos
antepassados e a todo povo do país”.
É a oração de Daniel que lemos na Primeira
Leitura. Toda a súplica de Daniel nesta oração tem uma nítida influência da
doutrina do profeta Jeremias. A calamidade do povo serve como fundo para sua súplica.
Começamos a segunda semana da Quaresma com
uma oração penitencial posta nos lábios de Daniel. Daniel reconhece a culpa do
povo eleito, tanto do Sul (Judá) como do Norte (Israel), tanto do povo, em
geral, como de seus dirigentes, em particular. Ele pede perdão porque o povo
não prestaram atenção para os profetas que Deus enviou para o meio deles: “Não temos prestado ouvidos a teus servos, os
profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos
antepassados e a todo povo do país”. Daniel pede o perdão a Deus pelos
pecados de todos.
Por outro lado, Deus continua sendo fiel ao
Seu povo. Aqui Daniel faz uma emocionada confissão da bondade de Deus: “Deus grande e terrível, que preservas a
aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos... A ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e
perdão, pois nos temos rebelado contra ti”.
Reconhecer nossa debilidade é o melhor ponto
de partida para a conversão pascal, para nossa volta aos caminhos de Deus.
Aquele que se crê santo, não se converte. Aquele que se sente rico, não pede.
Quem que acha que sabe de tudo, não pergunta. O verdadeiro santo é aquele que
se converte permanentemente, pois ele percebe a santidade de Deus, por um lado,
e reconhece sua própria pecaminosidade, por outro lado.
A partir da oração de Daniel, cada um de nós
precisa se perguntar: quais são meus pecados, minhas falhas desde a Páscoa do
ano passado? Depois do exame da consciência, façamos nossa a súplica do Salmo
Responsorial: “Não lembreis as nossas
culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos
humilhados em extremo. Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e
vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!”.
Em segundo lugar, a oração de Daniel pode ser
um perfeito guia para compor nossa oração mundial em momentos tão críticos como
os que vivemos. Cada cristão é batizado para ser enviado ao mundo a fim de
conduzir as pessoas para Deus. Por isso, cada cristão tem tarefa de rezar não
somente pelas próprias necessidades, mas também pela necessidade do mundo
inteiro. O cristão tem que pedir também o perdão pelos pecados que a humanidade
cometeu para todos possam voltar a viver na fraternidade universal. Temos que
rezar por todos os que encontramos em qualquer lugar e em qualquer situação.
Somos irmãos de todos, pois o Deus em que acreditamos é o Pai comum.
Somos
chamados a Ser Misericordiosos Como Deus Pai Que Não Se Cansa De Nos Perdoar
Se a direção da Primeira Leitura é o
reconhecimento dos pecados e o pedido do perdão a Deus, o texto do Evangelho de
hoje nos faz tirarmos as consequências: Jesus nos ensina a sabermos perdoar o
próximo. E o programa é muito concreto e progressivo: “Sede
misericordiosos...Não julgueis... Não condeneis... perdoai...Dai...”. E o
modelo a ser seguido é o próprio Deus: “Sede misericordiosos como também o
vosso Pai é misericordioso”. Esta atitude de perdão Jesus põe como condição
para que sejamos perdoados por Deus: “Com
a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também". É o que
pedimos no Pai-Nosso: “Perdoai-nos as
nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Às vezes
somos duros de coração e sem piedade em nossos julgamentos contra o próximo.
Por isso, devemos aceitar o outro passo que Jesus propõe: ser misericordioso e
perdoar os demais como Deus é misericordioso e nos perdoa sempre.
O texto
do evangelho deste dia
faz parte do Sermão
de Jesus chamado Sermão da Planície no evangelho de Lucas (Lc 6,20-49). Chamado
de Sermão da Planície é para distingui-lo do Sermão da Montanha de Mateus (Mt
5-7). Se em Mateus Jesus faz seu Sermão no topo da montanha, em Lucas Jesus faz
o Sermão na planície depois que Jesus na companhia dos discípulos desceram da
montanha onde os Doze Apóstolos foram escolhidos (Lc 6,12-16). O Sermão da
Planície é muito mais breve do que o Sermão da Montanha.
“Sede misericordiosos.......”
É uma palavra intraduzível que hoje corre o
risco de ser mal interpretada. Procuremos seus sinônimos: Compartilhem as
tristezas dos outros, sejam indulgentes, deixem-se comover,
perdoem-se/desculpem-se, participem na tribulação de seus irmãos, esqueçam as
injúrias, sejam sensíveis, não guardem rancor, tenham bom coração!
“...como também
o vosso Pai é misericordioso”. A moral cristã se caracteriza pelo fato de que é,
habitualmente, uma imitação de Deus. São João dirá: “Deus é amor” (1Jo 4,8.16).
Lucas diz: “Deus é misericordioso”. Jesus insiste sobre este ponto. Ele próprio
era uma perfeita “imagem de Deus”, que modelava seu comportamento segundo o do
Pai.
E eu? Muitas vezes, infelizmente, não me assemelho ao Pai nem a Jesus
no minha vida e nos meus procedimentos. Muitas vezes, eu desfiguro a imagem de
Deus em mim a ponto de apagar a imagem de Deus que sou eu. Como o meu modo de
viver, muitas vezes, eu dou uma má ideia do Senhor, especialmente toda vez que
eu não vivo de acordo com o amor. É preciso pedir o perdão ao Senhor.
“Sede misericordiosos como também o vosso
Pai é misericordioso”
O texto do evangelho
lido e proclamado neste dia fala da moral
cristã que se caracteriza pelo
fato de que
é, habitualmente , uma imitação de Deus ,
e por isso ,
não é uma simples
moral humana .
Na sua primeira
Carta são
João diz: “Deus é amor ”
(1Jo 4,8.16), e são Lucas diz no evangelho deste dia :
“Deus é misericórdia ”. Em
Mateus Jesus diz: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt
5,48). Em Lucas Jesus diz: “Sede misericordiosos como também o vosso Pai é
misericordioso”. Para o evangelista Lucas a perfeição cristã
consiste na prática da misericórdia. Ser verdadeiro cristão, segundo Lucas, é imitar o Deus de amor e de misericórdia .
Consequentemente, na vivência do amor e da misericórdia
não haverá lugar
para o julgar e o condenar do próximo .
O cristão
deve ser reconhecível e reconhecido pelo amor (e
pela misericórdia; cf. Jo 13,35). Jesus concebe este amor não como um
sentimento e sim como uma atuação. Não é um simples sentimento humanitário.
Este amor do qual fala Jesus tem uma raiz existencial: a realidade do Pai:
"Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso”. É o
Pai quem dá sentido ao amor vivido na fraternidade. Através do amor
misericordioso vivido Deus reconhece o homem como filho Seu e o homem se
reconhece como filho de Deus.
A misericórdia não é simplesmente amor: é um
amor que não conhece limites, barreiras, obstáculos, fronteiras: é um amor que
sabe amar também quem se tornou indigno do amor. Enquanto o amor diz somente doação,
a misericórdia diz super-doação. A misericórdia é um especial poder do amor,
que prevalece sobre o ódio, a infidelidade, a deslealdade, a ingratidão. Como
diz João Paulo II: “Esse amor misericordioso é capaz de curvar-se ante o filho
pródigo, ante a miséria humana e, sobretudo, ante a miséria moral, ante o
pecado. A misericórdia se manifesta em seu aspecto verdadeiro e próprio quando
valoriza, promove e explicita o bem em todas as formas de mal existente no
mundo e no homem” (Dives In Misericordia,
no.6).
O melhor
caminho para humanizar cada vez mais um ser humano
é o do amor e da misericórdia .
Um cristão
cheio de amor
e de misericórdia é muito
humano e educado. Ele
é tão humano
que se transforma em
uma manifestação daquilo que é divino . Naquele que ama tem algo divino , pois
“Deus é amor ”.
Jesus Cristo foi tão
humano e por
isso , foi tão
divino . Para sermos divinos temos que
ser muito humanos . É o paradoxo
de ser cristão .
Além de reconhecer
nossa debilidade, temos que aceitar outro passo que Jesus nos
propõe hoje : ser
misericordioso e perdoar os demais
como o próprio
Deus é misericordioso e perdoa nossos pecados .
Perdoar significa crer na
capacidade que
nós seres
humanos temos para
começar de novo . O perdão não é
uma simples trégua
para fazer tolerável a vida sem uma nova criação que nos
aproxima do plano de Deus . Nosso grande desafio é chegarmos
a entender que
precisamos viver toda
a existência cristã na dinâmica do perdão
que é a dinâmica
do começo e do recomeço
permanente .
·
“O julgamento
será sem misericórdia
para aquele que não pratica
a misericórdia. A misericórdia,
porém desdenha o julgamento” (Tg 2,13).
·
“A Igreja vive vida
autêntica quando professa e proclama a misericórdia, o mais admirável atributo
do Criador e do Redentor, e quando aproxima os homens das fontes da
misericórdia do Salvador, das quais ela é depositária e dispensadora. Neste
contexto, assumem grande significado a meditação constante da Palavra de Deus e,
sobretudo, a participação consciente e refletida na Eucaristia e no sacramento
da Penitência ou Reconciliação” (João
Paulo II: Carta Encíclica: Dives In Misericórdia, 13c).
“Sede misericordiosos como também o
vosso Pai é misericordioso”. Para Jesus as
relações com o próximo são vistas a partir da perspectiva da misericórdia. O
cristão não é aquele que tem função de condenar e sim a tarefa de ser benigno e
indulgente; é aquele que, como o Pai do céu, outorga misericórdia e encontra o
gozo na ação.
P. Vitus Gustama,svd
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