03/04/2020
AS
OBRAS BOAS PRATICADAS PARA O BEM
DA HUMANIDADE FALAM DE DEUS
Sexta-Feira
da V Semana da Quaresma
Primeira Leitura: Jeremias
20,10-13
10
Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor:
“Denunciai-o, denunciemo-lo”. Todos os amigos observam minhas falhas: “Talvez
ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”. 11 Mas o Senhor está
ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão
vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha.
Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12 Ó Senhor dos exércitos, que provas o
homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança
sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13 Cantai ao Senhor, louvai ao
Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.
Evangelho: Jo 10,31-42
Naquele
tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E
ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual
delas me quereis apedrejar?” 33Os judeus responderam: “Não queremos
te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo
apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está
escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 35Ora, ninguém pode anular a
Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de
Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que
sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se
não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as
faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para
que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. 39Outra
vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus
passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha
batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam:
“João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste
homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.
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As duas leituras
deste dia nos
apresentam dois justos
que sofrem: o profeta
Jeremias e Jesus. Os adversários os
atacam porque os dois
fizeram ou praticaram o bem . Jeremias perseguido era
já Jesus perseguido. Quando os nossos próprios
interesses estiverem em jogo ,
seremos incapazes de enxergar
o que é bom
e correto , pois
pensaremos e defenderemos apenas as nossas
próprias vantagens . Muitos
ainda não
entenderam que o que
ganhamos aqui neste mundo ,
materialmente , vai ficar
aqui mesmo .
O que tem a marca
do mundo fica no mundo .
O que tem a marca
divino , vai para a eternidade .
Jeremias é um Justo Que
Sofre Pelo Bem Que Faz
“Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi
espalhando o medo em redor: ´Denunciai-o, denunciemo-lo´. Mas o Senhor está ao
meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos”.
O texto da Primeira Leitura faz parte das
seções denominadas “Confissões de Jeremias” (Jr 11,18-23; 12,1-6; 15,10-12;
17,2-18; 18,18-23; 20,7-18) nas quais a alma lírica do profeta mostra sua
grande dor diante da calúnia e perseguição. É o grito agudo que revela o
desgarro interior. Jeremias sofre por causa de Deus que não escolheu seu ministério
e sim que o Senhor o chama para ser seu profeta (Jr 1,6) e arrasta-o sem poder
escapar-se (Jr 20,7). Por confiar em Deus, Jeremias é objeto de escárnio da
parte dos seus concidadãos. Jeremias também sofre por causa dos homens. A
compreensão superficial da mensagem produz a recusa do profético nas mensagens.
Apesar de tudo isso Jeremias continua a
acreditar em Deus. Ele está convencido de que ele luta ao lado do mais forte de
todos os homens, que é o próprio Deus, e por isso, vencerá: “O
Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem
cairão vencidos” (Jr 20,11). Jeremias vive a experiência de Deus não somente
como um fato de presença e amizade pessoal, mas também como uma manifestação na
comunidade e na vida da humanidade. Por isso, Jeremias chama todos à conversão
de coração. Conversão de coração porque o pecado está profundamente arraigado.
Para Jeremias o verdadeiro conhecimento do Senhor não está no culto e sim na
justiça social (Jr 22,16).
Por acreditar fortemente no Deus “forte
guerreiro”, o lamento de Jeremias está carregado de confiança em Deus. Jeremias
pede a Deus que triunfe a causa do próprio Deus. A confiança na vitória é
origem de sua oração. Ele pede justiça divina e não revanche humana. Jeremias
está seguro do triunfo de Deus e por isso continua sua luta contra seu povo
infiel à aliança com Deus.
Jeremias foi chamado por
Deus para ser profeta quando tinha menos de vinte anos .
O profeta é aquele
que anuncia e denuncia tanto através
de atitudes como
também através
de palavras . Jeremias foi chamado por Deus para anunciar desgraça
e catástrofes se o povo
não se converter .
Mas sua
mensagem foi mal
recebida pelo povo ,
por seus
familiares e pelas autoridades .
Eles tramaram a morte
do profeta Jeremias, e ele estava consciente
disso. Apesar disso, o profeta continuava a confiar
em Deus
firmemente : “O Senhor
está ao meu lado ,
como forte
guerreiro ; por
isso , os que
me perseguem cairão vencidos... Ele salvou a vida
de um pobre
homem das mãos
dos maus ”. Diante
de Deus o mal
não tem a última
palavra e sim
o bem . Quem
pratica o bem , está nas mãos
de Deus mesmo
sua vida
neste mundo seja eliminada. Mas o bem jamais pode ser eliminado, pois o valor eterno .
Jeremias representa tantas pessoas que
sofrem neste mundo , como
inocentes e justos ,
mas que
continuam a pôr sua
confiança em Deus e seguem adiante
nesta vida . Como
o Salmista eles
continuam a rezar : “Meu
Deus , sois o rochedo
que me
abriga , minha
força e poderosa
salvação, sois meu escudo
e proteção : em
vós espero!” (Cf. Sl 17- Salmo Responsorial).
As Obras Boas Revelam a
Presença De Deus Na Pessoa Que As Pratica
“Se não faço as obras do meu Pai, não
acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim,
acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em
mim e eu no Pai”.
O evangelho
nos apresenta um
clima cada
vez mais
tenso entre
os judeus e Jesus. Contra
Jesus os adversários reagiram com mais violência ainda
em comparação com
a violência contra
o profeta Jeremias que
terminará na crucificação de Jesus. Os seus adversários
pegaram pedras para
eliminar Jesus. Trata-se de uma forma de calar
para sempre a voz que incomoda embora contenha tanta verdade nela. Em vez de se
converter, os incomodados preferem matar a voz que os corrige para seu próprio
bem. Não julguemos injustamente o inocente, pois vai chegar nosso momento de
sermos julgados na mesma medida.
Os judeus querem uma declaração clara de
Jesus sobre suas origens: “Quem és tu?”
(Jo 8,25). Trata-se de uma pergunta cheia de acusação. Eles continuam
instalados em sua ortodoxia e com um pensamento já feito ou preestabelecido.
Por isso, não permite renovação nem inovação. Consequentemente, eles não
permitem outros pontos de vista. Nosso grande problema no crescimento não é
colocar as coisas novas na nossa cabeça e sim tirar as coisas caducas de nossa
cabeça. Nosso computador ficará cada vez mais lento, se não tirarmos lixos
acumulados nele. Um armário cheio de roupas velhas não tem onde colocar as
roupas novas.
A pior prisão é a prisão mental em que não
tem mais humildade em aprender, e que se torna um obstáculo para desfrutar e
atingir o que está por vir. Nada mudará enquanto a minha mente não mudar. A
maior meta que cada um deve ter é mudar a si mesmo, mudar a maneira de pensar
para mudar a maneira de viver e de conviver. Se você não sabe quem é, para onde
vai, qual é o sentido daquilo que está fazendo e vivendo, qual é a bagagem que
vai levar, o que lhe falta, o que tem a mais para alcançar o crescimento e
sucesso será você mesmo quem boicotará seu futuro. O problema é que não estamos
acostumados a olhar para dentro de nós. Podemos encontrar em segundos as falhas
ou os erros dos outros, mas podemos levar toda a vida para encontrar nossos
erros e falhas. Temos facilidade de olhar para fora e não para dentro de nós
simultaneamente.
Mas querer ou não querer chegará um momento
em que não poderemos continuar fingindo viver uma vida que não nos pertence. É
preciso arrancar as máscaras para viver a vida na graça de Deus. Muitos seguem
o padrão de vida dos outros sem saber onde vão chegar.
O evangelho
de hoje nos
relata que os judeus
pegaram pela segunda
vez pedras
para apedrejar Jesus. Mas Jesus lança
a seguinte pergunta :
“Tenho-vos mostrado muitas obras boas
da parte de meu
Pai . Por
qual dessas obras
me apedrejais? (...) Mas se as faço, e se não
quiserdes crer em
mim , crede nas minhas
obras , para que saibais e reconheçais que
o Pai está em
mim e eu
no Pai ” (Jo 10,32. 38).
As obras
de Jesus pelo bem da humanidade , especialmente
pelos necessitados, demonstram sua unidade com Deus, o Bem absoluto. Quem
pratica o bem é de Deus ,
embora ele
não confesse expressamente
sua fé
em Deus .
Quem não
é de Deus pratica a violência ,
o mal e a maldade ,
embora se declare religioso
ou adepto
de uma religião ou
crença . Se Deus
é amor (cf. 1Jo 4,8.16), Ele não pode jamais admitir a violência
ou qualquer maldade. Quem é de Deus
e tem fé em
Deus verdadeiramente, deve praticar o bem como Jesus que “passou a vida
fazendo o bem ” (At 10,38). Mas
essas obras não
convencem os contemporâneos de Jesus porque suas cabeças estão cheias
de “razoes”. Ao contrário , pegaram pedras para atirar
em Jesus. Quem
atira pedras nos
outros é porque
tem um coração
de pedra . Um
coração de pedra
sempre machuca e fere os outros . “O coração do homem é como a mó de um moinho ; se jogardes trigo ,
tereis farinha ; se jogardes pedras , tereis cascalho ”
(Fulton Sheen).
Jesus sofreu sua
Paixão muito
antes da Sexta-Feira
Santa . Ele
viveu as últimas semanas de Sua vida terrena rodeado de inimigos
que querem eliminá-lo para
sempre deste mundo .
Ele será eliminado pelo
bem que
pratica. Ele experimenta
o sofrimento moral e psicológico : ele
é mal julgado pelas pessoas
que deformam a verdade .
Tudo isto
é doloroso . É uma grande
ironia : o mal
julga o bem ; o justo
é julgado pelo injusto ;
a mentira julga a verdade. É uma ironia para todos os que defendem seus
próprios interesses sem se preocupar com o bem comum, com a verdade, com a
honestidade e assim por diante. Mas somente o bem tem futuro.
Jesus sempre
nos relembra que
somente os limpos
de coração verão
a Deus (cf. Mt 5,8). Se eu não estiver preparado para amar , se não houver em mim um desejo sincero de conhecer Deus , não O
verei na minha vida
e em outras pessoas ,
mesmo que
tenha tantas evidências , como aconteceu com
os contemporâneos de Jesus. Que essa cegueira seja
temporária para nossa vida. É preciso purificar o coração para que possamos
enxergar bem o sentido da vida e vislumbrar o futuro de Deus.
“Crede
nas minhas obras”. “Olham para
minhas obras!”, diz Jesus. A qualidade do homem, em certo sentido, se
aprova pelas suas obras. Jesus demonstra ser enviado e Filho de Deus com as
obras de amor que realiza. As únicas coisas que testemunham uma missão divina
não são sequer as palavras, por bonitas que sejam elas (se não quiserdes crer
em mim), e sim as obras boas para o bem comum. Santo Agostinho dizia: “O
homem não se torna bom por possuir coisas boas. Ao contrário, o homem bom torna
boas as coisas que possui, ao usá-las bem”. A própria pessoa que
pratica as boas obras pode até ficar calada ou estar em silêncio, mas as obras
gritam por si e por ele. Das obras boas de Jesus devem deduzir a unidade entre
Ele e o Pai (v. 38b). O Pai e Jesus têm o mesmo objetivo: dar vida ao homem: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham
em abundancia” (Jo 10,10).
Quando Jesus diz aos seus adversários: “Se
não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e
reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”, eles não têm resposta. Como
de costume, eles apelam simplesmente à violência (Jo 7,30; 8,20.59). Eles
querem apedrejar Jesus. O apedrejamento era o castigo por gravíssimos pecados,
entre eles era a blasfêmia.
O evangelho de são João quer explicar a seus
leitores quem é realmente Jesus, em nome de quem vem e atua. Também quer
explicar-lhes porque as autoridades do seu tempo chegaram a crucificar Jesus:
porque não entenderam Suas palavras nem interpretaram seus gestos e seus
milagres (sinais).
A bondade é o preço de aluguel
que devemos pagar pelo espaço que ocupamos neste planeta, pois o planeta não é
nosso e sim é de Deus que o recebemos de graça. Deus criou tudo pela
pura bondade e por amor à humanidade. O “preço” que devemos “pagar” é a bondade
praticada e o amor fraterno vivido diariamente na convivência com os demais.
O evangelho
de hoje nos
disse que os contemporâneos
de Jesus pegaram pedras para
atirar em
Jesus, o inocente e justo .
Que tipo
de “pedras ” que
nós atiramos nos
outros e que
causaram sofrimentos neles? Que tipo de pedras que recebemos dos outros
e que nos
causaram sofrimento? O que fazemos com estas pedras ?
“Um monte de pedras
deixa de ser um monte de pedras no momento
em que
um único
homem o contempla, nascendo dentro dele a imagem
de uma catedral ” (Antoine de
Saint-Exupéry). “Um dos segredos da vida é fazer degraus com as pedras em que tropeçamos” (Jack Penn). ”Se permaneceres no bem ,
a tristeza se afastará de ti; se persevares na justiça , a tristeza não te
assaltará. Nem a peste
nem a morte
causarão terror , se viveres
bem e piedosamente ”,
dizia Santo Isidoro de Sevilha.
P. Vitus Gustama,svd
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