16/04/2020
O SENHOR DÁ A PAZ E
ABRE NOSSA INTELIGÊNCIA QUANDO SEU
NOME É ASSUNTO
DE NOSSA CONVERSA
Primeira Leitura: At 3,11-26
Naqueles dias, 11 como o paralítico não deixava mais
Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no
chamado “Pórtico de Salomão”. 12 Ao
ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: “Israelitas, por que vos espantais com o que
aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem
andar com nosso próprio poder ou piedade? 13 O
Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o
seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que
estava decidido a soltá-lo. 14 Vós
rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15 Vós
matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos
testemunhas. 16 Graças
à fé no nome de Jesus, este Nome acaba de fortalecer este homem que vedes e
reconheceis. A fé que vem por meio de Jesus lhe deu perfeita saúde na presença
de todos vós. 17
E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos
chefes. 18 Deus,
porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas:
que o seu Cristo haveria de sofrer. 19
Arrependei-vos, portanto, e
convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20 Assim
podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará
Jesus, o Cristo, que vos foi destinado. 21
No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da
restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela
boca de seus santos profetas. 22
Com efeito, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre vossos irmãos, um
profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23 Quem não der ouvidos a esse profeta,
será eliminado do meio do povo’. 24 E
todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles
anunciaram estes dias. 25
Vós sois filhos dos profetas e da aliança, que Deus fez com vossos pais, quando
disse a Abraão: ‘Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias
da terra’. 26
Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vós, para
vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades”.
Naquele
tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e
como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam
falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz
esteja convosco!” 37Eles ficaram assustados e cheios de medo,
pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que
estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede
minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem
carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40E dizendo isso,
Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar,
porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui
alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele
o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as
coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse
tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as
Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e
ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome serão
anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por
Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.
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Reconhecer-se Pecador Para Que
o Poder de Deus Possa Atuar-se
“Israelitas, por que vos espantais com o que
aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem
andar com nosso próprio poder ou piedade?”. Assim fala Pedro aos israelitas
depois que o paralítico voltou a andar. Pedro é sempre quem toma a palavra em
nome do grupo dos discípulos.
Depois da cura do paralítico (veja a Primeira
Leitura do dia anterior), Pedro aproveita a boa disposição do povo para
dirigir-lhes uma nova catequese sobre Jesus em cujo nome curou o paralítico.
Seus ouvintes são judeus. Por isso, Pedro argumenta a partir do AT, isto é, a
partir dos anúncios de Moisés e dos profetas mostrando a “continuidade” entre
“Deus de nossos pais” e os acontecimentos atuais. O discurso de Pedro ajuda os
ouvintes a lerem a história como História de Salvação que culmina em Cristo
Jesus, e depois da vinda do Espirito Santo, na constituição da comunidade
messiânica reunida em torno do Senhor Ressuscitado, Autor da vida.
O Messias anunciado já veio e é o próprio
Jesus de Nazaré a quem Israel recusou. Pedro interpela com uma linguagem muito
direta aos judeus: “Vós o entregastes e o
rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. Vós rejeitastes
o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. Vós matastes o
autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas”.
Trata-se de uma coisa sínica: indultou ou perdoou a um assassino (Barrabás) e
matou o Autor da Vida (Jesus de Nazaré)! Mas Pedro anuncia que através de sua
ressurreição, Jesus se converteu num Salvador de todos e portanto todos têm que
se converter a Ele: “Arrependei-vos,
portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. Assim
podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor... Após ter
ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vós, para vos
abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades”.
“Por que ficais olhando para nós, como se
tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade?”,
perguntou Pedro retoricamente aos judeus. Há pouco tempo Pedro negou ser
discípulo de Jesus (Cf. Mt 26,69-75). Agora ele sabe que é pecador. Ele se
reconhece pecador, nem mais piedoso nem mais santo do que qualquer pessoa. Por
isso, com toda a humildade ele reconhece que o poder para fazer o paralitico
voltar a andar não é seu poder. O poder que maneja procede de Cristo. Pedro
está tão unido a Cristo a ponto de se tornar instrumento muito eficaz de Jesus
para acontecer o milagre na vida do paralítico que voltou a andar. “Não
tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o
Nazareno, levanta-te e anda!”. Pedro sabe que com sua própria força,
ele jamais poderia fazer nada de grandeza como este milagre. Ele tem somente
Cristo em quem se apoia totalmente. Em nome de Jesus é que o paralítico voltou
a viver uma vida de um homem normal com seu direito de ir e de vir livremente.
Até neste ponto precisamos pedir ao Senhor a
ajuda para que possamos exercer qualquer tarefa na Igreja do Senhor com
humildade. A humildade faz todos nós reconhecermos nossos limites e limitações.
Este reconhecimento torna-nos mais responsáveis naquilo que devemos fazer. A
exemplo de Pedro precisamos nos apoiar sempre no Senhor Ressuscitado para que
possamos ser seus instrumento eficaz para ajudar quem se encontra paralisado na
vida, isto, aquele que perdeu o horizonte desta vida. Ser intermediário da
graça de Deus significa deixar passar por nossas vidas os benefícios que Deus
quer por meio de nós. Isto se chama “ministério”.
Coragem De Ser Testemunha Do
Cristo Ressuscitado, Autor Da Vida
“Vós matastes o Autor da vida, mas Deus o
ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas”, disse Pedro aos
judeus.
Neste discurso Pedro enfatiza que a morte de
Jesus foi o resultado da vontade dos judeus de tirá-lo para sempre da
convivência. E a ressurreição de Jesus é uma resposta de Deus à condenação
feita pelos judeus para mostrar que tudo que Jesus fez e disse era a vontade de
Deus.
Aqui Pedro dá a Jesus um título pouco
habitual: “Autor da Vida” (cf. Jo 1,1-4). O milagre sobre o paralítico que
voltou a andar é um sinal de que Jesus é o Dono da vida, isto é, aquele que
conduz o povo à liberdade e às salvação. Como Autor da Vida nenhum poder humano
será capaz de destruir Jesus. Jesus continua a ser o Vitorioso, o Vivente por
excelência. Por isso, vale a pena crer em Jesus se quisermos viver uma vida em
abundância, uma vida divina que quando encontrar a morte, a supera. Comungar o
Corpo do Senhor significa entrar em comunhão de Vida. Mas esta comunhão de vida
transforma o comungante em defensor e protetor da própria vida e da vida alheia
em qualquer instância e circunstâncias. Se Jesus é o Autor da Vida, isto
significa a vida que tem em outra pessoa pertence ao Senhor. Agredir uma vida
significa agredir o próprio Autor da vida. Tratar mal a uma vida significa
tratar mal ao próprio Autor da vida.
É Preciso Deixar Jesus No
Centro De Nossa Vida e Convivência Para Que A Paz Do Senhor Permaneça
“Ainda os discípulos estavam falando, quando
o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: ´A paz esteja convosco!
´”
A cena
do texto do evangelho
lido neste dia é a continuação
da cena do evangelho
do dia anterior .
O relato começa com
o testemunho dos discípulos
de Emaús, isto é, aqueles
que em
sua trajetória
viveram a experiência pessoal do encontro
com o Senhor
ressuscitado no caminho e na fração do pão . É a experiência que
enche seus corações
e os impulsiona a anunciarem ou contarem
a grande notícia de que
Jesus vive e vive realmente .
Durante a partilha dessa experiência, Jesus
aparece no meio deles e os saúda com o Shalom (paz): “A paz esteja convosco!”.
Na Eucaristia o Senhor se faz presente entre nós para nos manifestar todo o amor que ele nos tem. A partir desse amor é que Ele nos concede
seu perdão
e sua paz .
Ao participar da Eucaristia ,
nós devemos nos
sentir amados
por ele .
Por isso ,
a participação na Eucaristia nos compromete a darmos testemunho
da vida nova
que Deus
infundiu em nós .
Devemos, portanto , ser
construtores da paz . Trata-se de uma paz que brota do amor sincero que nos faça próximos
do nosso próximo
em suas
angustias e esperanças , como Jesus que
aparece, repentinamente , no meio dos discípulos .
A dúvida
e o medo dos discípulos
são evidentes ,
como em
todas as aparições do Ressuscitado. E
Jesus tem que acalmá-los: “Por que
estais preocupados e por que tendes dúvidas
no coração ?”. Para
acabar com a dúvida dos discípulos
Jesus come com eles .
Mas a comunidade
deve ter algo
para oferecer a Jesus, é algo que os alimenta diariamente: o peixe :
“Tendes aqui alguma coisa
para comer ?”,
pergunta-lhe Jesus. “Deram-lhe um pedaço de peixe assado ”, comenta o evangelista
Lucas. Será que temos algo a oferecer a Jesus ou somente pedimos algo de Jesus? O que
devemos oferecer a Jesus é aquilo
que nos
sustenta e dignifica diariamente. A partir daquilo que
oferecemos a Jesus é que podemos alimentar a multidão faminta de tudo .
O fruto
da presença de Jesus no meio
dos discípulos que
conversam sobre ele
é a abertura do entendimento ,
o horizonte ampliado sobre a vida : “Jesus
abriu a inteligência dos discípulos para entenderem
as Escrituras ”, assim
comenta o evangelista Lucas. A inteligência nos capacita a
resolvermos os problemas , pois
a inteligência é o conjunto
de funções psíquicas e psicofisiológicas
que contribuem para
o conhecimento , para
a compreensão da natureza
das coisas e do significado
dos fatos . Estar
aberto a Deus
e conversar com
Deus permanentemente
nos leva
a compreendermos tudo na nossa vida , pois o próprio Deus abrirá nossa
inteligência .
Nós
podemos também reconhecer Jesus na fração do pão eucarístico, na Palavra
bíblica proclamada, meditada e partilhada, e na comunidade reunida em Seu nome
partilhando o que se tem para quem é carente em tudo. Nós necessitamos,
como a primeira comunidade, de uma catequese especial para que seja aberto
nosso entendimento a fim de entendermos a vida e as coisas que acontecem nela,
pois nada escapa do olhar de Deus quando deixamos que ele tenha espaço nas
nossas conversas e quando seu lugar está bem no meio de nós. Em cada Eucaristia
ele aparece no meio de nós e é o principal alimento no qual se encontra a força
necessária para nossa vida. Ao se alimentar da Eucaristia, cada um deve se
converter em força para os outros, especialmente para aqueles que não têm mais
ânimo para lutar, pois estão céticos em tudo e sobre tudo na vida. Estas
pessoas precisam escutar novamente a promessa infalível de Jesus: “No mundo
vocês terão tribulações, mas tenha coragem: eu venci o mundo” (Jo 16,33b).
Cada cristão deve se converter nesta frase: “Não tenha medo! Jesus venceu o
mundo”. O cristão é aquele que acalma e serena os outros, pois ele sabe que
está sempre com o Jesus ressuscitado.
Com os olhos da fé na Fração do Pão e na
força de sua Palavra é que saiamos da celebração para dar testemunho de Cristo
na vida. Aos Apóstolos, a última palavra que lhes dirige é esta: “Vós sereis
testemunhas de tudo isso”. Desde princípio, ser apóstolo é ser testemunha
da ressurreição de Jesus Cristo (At 1,22). Ser cristão é ser testemunha de que
viver a vida com Deus e com todas as suas consequências é uma vida vitoriosa,
uma vida que não termina na morte, e sim na ressurreição com Jesus. Deus pode
tardar, mas nunca falha. Atrás da cruz de Jesus está a vida sem fim. Precisamos
ter um olhar penetrante além dos sentidos para entender o recado de Deus.
P. Vitus Gustama,svd
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