02/04/2020
A FÉ EM DEUS E NA SUA
PALAVRA TORNA NOSSA VIDA FECUNDA PARA SEMPRE
Quinta-Feira
da V Semana da Quaresma
Primeira Leitura: Gn 17,3-9
Naqueles dias, 3 Abrão prostrou-se com o rosto por
terra. 4 E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma
multidão de nações. 5 Já não te chamarás Abrão,
mas o teu nome será Abraão, porque farei
de ti o pai de uma multidão de nações. 6 Farei crescer tua descendência
infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7 Estabelecerei
minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança
eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8 A ti e aos
teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de
Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9
Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para
sempre”.
Evangelho: Jo 8,51-59
Naquele tempo , disse Jesus aos judeus : 51“Em verdade , em verdade eu vos digo: se
alguém guardar
a minha palavra ,
jamais verá a morte ”.
52Disseram então os judeus : “Agora
sabemos que tens um
demônio . Abraão morreu e os profetas também ,
e tu dizes: ‘Se alguém
guardar a minha
palavra jamais
verá a morte ’. 53Acaso
és maior do que
nosso pai
Abraão, que morreu, como
também os profetas ?
Quem pretendes ser ?”
54Jesus respondeu: “Se me
glorifico a mim mesmo ,
minha glória
não vale nada . Quem me glorifica é o meu
Pai , aquele
que vós
dizeis ser o vosso
Deus . 55No entanto , não o
conheceis. Mas eu
o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um
mentiroso , como
vós ! Mas
eu o conheço e guardo a sua palavra . 56Vosso pai
Abraão exultou, por ver
o meu dia ;
ele o viu, e alegrou-se”. 57Os
judeus disseram-lhe então :
“Nem sequer
cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus
respondeu: “Em verdade ,
em verdade vos digo, antes
que Abraão existisse, eu sou”. 59Então
eles pegaram em
pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo .
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Fazer Pacto Eterno Com Deus
É Permanecer Na Sua Palavra e Na Sua Promessa
“Estabelecerei
minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança
eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes... Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para
sempre”.
O texto da Primeira Leitura é tirado do
capítulo 17 do livro de Gênesis. Esta capítulo pertence à tradição sacerdotal. Quando
tinha 99 anos de idade Deus apareceu a Abraão como “El Sadhai” (Gn 17,1) que os LXX
traduzem por “Pantocrator”
(todo poderoso) ou a Vulgata por “Onipotente”. Hoje em dia os autores preferem a
tradução do “El Shadai” por o “Deus montanhoso” ou o “Deus das montanhas” que justificaria a
associação de Javé com o monte Sinai onde Moisés recebeu o decálogo. Este
epíteto obedeceria à crença popular de que Deus habitava numa zona montanhosa
como o Olimpo dos gregos ou o monte Nisir
dos mesopotâmicos.
Depois do anúncio solene em que se declara a
divindade, Deus intima Abraão a ser perfeito/íntegro e a caminhar na presença
de Deus: “Eu sou o Deus Todo-poderoso.
Anda em minha presença e sê íntegro” (Gn 17,1). Não se determina nenhuma
prescrição positiva e sim a intimação de ser reto e íntegro em seus costumes,
isento de todo pecado (cf. Gn 6,9). E se anuncia o estabelecimento de uma
aliança solene e uma promessa de multiplicar a descendência.
E Deus muda o nome de Abrão em Abraão,
dizendo “porque farei de ti o pai de uma multidão de nações”. Aqui o
autor faz um jogo de palavra com uma etimologia popular de “Abram”: “Ab” (pai) e “hamon”
(multidão). Na realidade, “Abram” significa “pai ama” ou “pai elevado”. Desde
agora Abraão é como uma nova pessoa diante de Deus e assim seu nome se muda
para simbolizar a paternidade sobre “multidão de povos”. E se estabelece um
pacto eterno entre Deus e a patriarca e sua descendência. São Paulo vê o
cumprimento desta profecia no “Israel de Deus” que pela fé se incorpora às
promessas de Abraão: “É pela fé que alguém se torna herdeiro. Portanto,
gratuitamente; e a promessa é assegurada a toda a posteridade de Abraão, não
somente aos que procedem da lei, mas também aos que possuem a fé de Abraão, que
é pai de todos nós” (Rom 4,16 cf. Rm 9:8).
“Farei
nascer de ti nações, e reis sairão de ti. Estabelecerei minha aliança entre mim
e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu
Deus e o Deus de teus descendentes. A ti e aos teus descendentes darei a terra
em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para
sempre”, disse Deus a Abraão.
Esta promessa de Deus para Abraão reflete, na
verdade, o sonho do povo, na época, de ter uma vida segura protegida por Deus, de
uma terra fértil para a sobrevivência, especialmente para os nômades, de uma
família numerosa, pois era sinal da bênção de Deus. Tendo tudo isso, todos
enfrentariam os problemas da vida com segurança. Nesta promessa se encontram a
presença divina e a esperança humana. Deus e o homem, quando estiverem em
sintonia, especialmente da parte do homem, tudo será resolvido apesar dos
problemas e obstáculos encontrados na caminhada deste vida.
A Primeira Leitura, portanto, nos apresenta
uma aliança perpétua que Deus estabelece com Abraão. Os verdadeiros
descendentes de Abraão são aqueles que, pela fé, confiam nas promessas de Deus.
A mudança do nome de Abraão indica uma mudança de missão: ele será pai de uma
multidão de povos e sua fé será referência constante para seus filhos.
A este homem (Abraão) que estava desejando um
filho, desde tanto tempo, Deus anuncia uma fecundidade sobre-humana
(sobrenatural). A verdadeira “fecundidade” de Abraão não é sua descendência
biológica através de Isaac, seu filho, e sim é sua imensa fecundidade
espiritual: Abraão é o “pai dos crentes”, pois ele é o primeiro que acreditou
em Deus apesar dos pesares de sua vida. Sua fé em Deus alcançou a maior
aventura espiritual de todos os tempos renunciando a apoiar-se em suas próprias
luzes e em suas próprias forças para unicamente apoiar-se em Deus. Ele abandona
seus pais que é sua segurança humana e renuncia a suas aparentes certezas
naturais para confiar-se na Palavra e na Promessa de Deus. É uma verdadeira
aventura de fé!
“Estabelecerei
minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança
eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes.... E eu serei
o Deus dos teus descendentes. Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência
para sempre”, disse Deus a Abraão. E Jesus dirá no Evangelho: “Em
verdade, em verdade eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá
a morte”.
Se não quisermos morrer para sempre, temos
somente um meio à nossa disposição: aceitar um contrato eterno com Deus, fazer
“Aliança com Ele”, permanecer na Palavra de Deus e guardar a Palavra de Deus na
vida cotidiana.
Será que apostamos tudo em Deus? Será que
confiamos realmente na Palavra de Deus? Será que contamos com Deus nos nossos
planos e nas nossas decisões de cada dia?
O texto do evangelho deste dia é a
continuação do evangelho do dia anterior. No evangelho de hoje a chave para
entender o texto é a vida: os que creem em Jesus, além de ser livres (evangelho
do dia anterior), têm vida em plenitude e jamais verão a morte:” Se alguém
guardar a minha palavra, jamais verá a morte” (Jo 8,51). Quem guarda a
Palavra de Jesus com fé e a converte em algo determinante para sua vida, jamais
verá a morte. A morte física não interrompe a vida nem é uma experiência de
destruição para quem guardar a Palavra de Deus. A vida que Jesus comunica não
conhece fim (cf. Jo 3,16; 5,21; 11,25).
Acreditar em Jesus e viver de acordo com sua
Palavra significa não parar de existir. Jesus oferece a vida eterna àqueles que
escutam e põem em prática sua Palavra, tal como ele a ofereceu a Nicodemos (Jo
3,6); à Samaritana (Jo 4,14); aos judeus de Jerusalém (Jo 5,24); aos galileus
(Jo 6,40. 47). Para o evangelista João, manter-se fiel à Palavra de Jesus dá a
vida, tal como Jesus recebe a plenitude da vida gloriosa do Pai, porque se
mantém obediente e guarda sua Palavra.
O maior exemplo de quem tem a fé inabalável é
Abraão como relatou a primeira leitura (Gn 17,3-9): “Eis a minha aliança
contigo: tu serás pai de uma multidão de nações... Farei crescer tua
descendência infinitamente... Guarda
a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”, disse Deus a Abraão.
Abraão é o “pai dos crentes”: “Tu serás pai de uma multidão de nações”,
pois ele é o primeiro que põe sua fé em Deus mesmo que ele tenha que enfrentar
uma situação impossível humanamente, por exemplo: sacrificar o filho único por
ordem de Deus embora não chegue a acontecer, pois o próprio Deus intervém (cf.
Gn 22,1-18). Sobre a fé firme de Abraão
São Paulo comentou: “Esperando, contra toda a esperança, Abraão teve fé e se
tornou pai de muitas nações, segundo o que lhe fora dito: Assim será a tua
descendência... Estava plenamente convencido de que Deus era poderoso para
cumprir o que prometera” (Rm 4,18.21).
“Estabelecerei minha aliança entre mim e
ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu
Deus e o Deus de teus descendentes”, acrescentou Deus a Abraão. De outra
forma Jesus nos diz: “Em verdade, em verdade eu vos digo: se alguém guardar
a minha palavra, jamais verá a morte”. Trata-se de uma aliança eterna entre
Deus e o homem, uma aliança que jamais termina com a morte física. Mas, será
que confiamos realmente na Palavra de Deus?
É Preciso Guardar a Palavra
Do Senhor Para Viver Uma Vida Eterna
“Em
verdade, em verdade eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá
a morte”.
Há morte física e há morte que procede da
opção pelo pecado. A morte física põe em evidência a debilidade radical da carne
e a transitoriedade da vida humana. É a condição biológica de qualquer ser
humano neste mundo. Por isso, todos são sujeitos à morte física. Trata-se de um
acontecimento normal para quem vive neste mundo mesmo que esta normalidade
ainda esteja fora do cálculo da maioria. A morte definitiva (apollymai)
a que corresponde ao pecado é oposta à ressurreição, à vida eterna. Para os que
participam do pecado do mundo sem se converter, a morte física assinala o fim
da sua existência, o fim de sua comunhão plena com Deus. Mas quem possui a vida
definitiva, isto é, aquele que guarda a Palavra de Deus passa pela morte física
sem ter experiência dela, pois a morte física é superada pela potência da vida
que é a ressurreição. Cristo é o fundamento desta vida, pois Ele a tem em
plenitude e pode dá-la ao homem que acredita nele. A vida divina trazida por
Cristo se manifesta e se comunica através de suas palavras (Jo 6,38.68) e se
revela e se transmite através dos “sinais” (em Jo há sete sinais).
O texto do evangelho de hoje termina com as
mais escandalosas afirmações que o homem algum jamais pode fazer de si mesmo: “Em
verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. Na
verdade, no prólogo do seu evangelho João já tinha afirmado isso:” No princípio
era o Verbo, o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1,1). Jesus
como o Verbo de Deus quer nos dizer: “Eu existo desde sempre. Eu sempre
existo”. Deus não tem passado nem futuro. Está sempre em eterno presente. Está
fora do cálculo do tempo humano. Jesus foi apresentado pelo João Batista da
mesma maneira: “Depois
de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim”
(Jo 1,30).
Se Cristo está sempre em eterno presente,
temos que experimentar e sentir Sua presença em cada momento. A consciência de
saber da presença eterna de Jesus diariamente na nossa vida (cf. Mt 28,20) nos
ajuda a renovarmos nossas forças e nosso ânimo de continuar nossa caminhada
apesar das dificuldades e dos desafios no caminho.
Se nossa fé em Jesus Cristo for profunda, se
não somente soubermos das coisas sobre ele, se estivermos em plena comunhão com
ele, no modo de viver e de agir, teremos vida de Jesus já, como os ramos que
recebem a seiva do tronco principal (Jo 15,1-5). A vida que Jesus comunica não
conhece fim (Jo 3,16;
4,34; 5,21). A
morte física não interrompe a vida nem é uma experiência de destruição. Ter a
vida eterna é saber que nosso destino se realiza plenamente na vida imortal de
Deus. Em Deus se realizam nossos sonhos, anseios, afetos e utopias mais
queridos. Deus supera todos os nossos males e todos os nossos limites. Mas
muitas vezes para nós é difícil acreditar na ressurreição porque não aceitamos
ainda a morte física. O pior é que ficamos revoltados diante da morte de nosso
ente querido, embora ele tenha morrido naturalmente. A fé na ressurreição vem
nos dizer que o homem não vive para morrer e sim morre para viver. Morrer não é
o fim da caminhada e sim atravessar o túnel para a Luz plena. O homem, para
ressuscitar, tem que morrer, como Jesus morreu e ressuscitou.
Nós cristãos guardamos a Palavra de Jesus e
esperamos por ela a vida eterna. Guardar essa Palavra significa vivê-la cada
dia, fazê-la realidade em nosso trato com os demais, realizar o mandato de
Jesus de amar aos irmãos com o amor com que nos amou até o fim. Ter vida eterna
é saber que nosso destino se realiza plenamente na vida imortal de Deus. Em
Deus chegaremos à perfeição para os nossos sonhos, nossos afetos e assim por
diante.
Na véspera
da Páscoa , a festa
da vida para
Jesus, ainda que
seja através de sua
morte , também
sentimos a chamada à vida . A Páscoa
é a festa da vida
para os cristãos .
A Páscoa é o dia
de nossa salvação. Na Páscoa os cristãos
querem renovar e reafirmar
seu sim
à vida . A Páscoa
deve ser , por
isso , uma sintonia sacramental
e profunda com
Cristo que
atravessa a morte para a vida .
A participação na Eucaristia
e o que a Eucaristia
nos compromete na nossa
vida diária
nos faz entrarmos em
intimidade com
o Senhor , Pão da Vida eterna . O mistério Pascal de Cristo não nos conduz à morte e sim à vida . Através da Eucaristia
o Senhor nos
comunica sua própria
vida para que nós sejamos
sinais de vida
no mundo . A Eucaristia
faz a Igreja esforçar-se em fazer chegar
a vida de Deus
a todos os homens ,
muitas vezes deteriorados por causa do pecado . A partir desse esforço ,
fortalecidos pelo Espírito
Santo que
atua em nós
e a partir de nós ,
poderemos fazer que
o mundo seja fecundo
em homens
novos , capazes
de chegar a ser filhos e filhas de Deus
e de manifestar-se como tais através de
suas obras e não
somente por suas palavras . Como dizia São
Francisco de Assis que temos que evangelizar se for necessário até com nossas palavras .
A Eucaristia diária é a Páscoa diária. E para
os que celebram e participam da Eucaristia Jesus assegura: “Quem comer meu
Corpo e beber meu Sangue terá a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”
(Jo 6,54). A Eucaristia, memória sacramental da primeira Páscoa de Jesus é
também uma antecipação da Páscoa eterna para a qual somos convidados. Tudo de
Jesus na terra é uma antecipação daquilo que é eterno. Vivemos na terra aquilo
que é do céu por causa de Jesus Cristo. Será que temos consciência disso tudo
que não é pouca coisa: a vida eterna na terra?!
P. Vitus Gustama,svd
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