Naquele tempo , disse Jesus a Nicodemos: 14“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto , assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna . 16Pois Deus amou tanto o mundo , que deu o seu Filho unigênito , para que não morra todo o que nele crer , mas tenha a vida eterna . 17De fato , Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo , mas para que o mundo seja salvo por ele . 18Quem nele crê, não é condenado, mas , quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito . 19Ora , o julgamento é este : a luz veio ao mundo , mas os homens preferiram as trevas à luz , porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz , para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas , quem age conforme a verdade , aproxima-se da luz , para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus .
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O contexto do evangelho deste dia é a conversa /diálogo de Jesus com Nicodemos (Jo 3,1-21). Jesus foi procurado por Nicodemos à noite . No evangelho de João “as trevas ” (noite /escuridão ) não significam uma mera ausência de luz , mas sempre representam, de um lado , entidade ativa e perversa que pretende extinguir a luz da vida (Jo 1,5) que cria barreira para dificultar o homem de ver com clareza o projeto de Deus sobre o homem . As trevas deformam a imagem de Deus . Do outro lado , as trevas representam o âmbito de obscuridade ou cegueira , como conseqüência de sua ação contra a luz , que faz o homem privado da experiência da vida e leva o homem a não conhecer o desígnio de Deus sobre o próprio homem (Jo 5,3; 9,1ss).
Na parte do texto que lemos neste dia não há mais o diálogo entre Jesus e Nicodemos e sim somente o monólogo de Jesus. Meditemos alguns pontos do texto !
1. É preciso que o homem olhe para Jesus “elevado ” para ser salvo
“Como Moisés levantou ao alto a serpente no deserto , assim é preciso que o Filho do Homem seja enaltecido, para que quem nele crer tenha a vida eterna ”.
Esta afirmação de Jesus se refere a um episódio em Nm 21,6-9, onde se relata o arrependimento do povo hebreu pela murmuração contra Deus e contra Moisés. Como conseqüência dessa murmuração o povo foi mordido e morto pelas serpentes no deserto . Diante do arrependimento , Moisés intercede pelo povo . E Deus atende o pedido e dá ordem a Moisés para que seja colocada uma serpente de bronze num poste . E quem for mordido, olhando para a serpente de bronze , será salvo . Dentro do contexto cultural de Canaã praticava-se o culto às serpentes como símbolos da fertilidade ou como amuletos que protegiam contra as forças do mal e curavam as enfermidades e os males . Mas , na verdade , o povo hebreu não foi curado porque dirigia seu olhar para a serpente , mas porque erguia o próprio coração para Deus . Era Deus que salvava o povo e não o objeto de bronze (Sb 16,7).
A exaltação /enaltecimento de Cristo dará passo ao dom da vida eterna para todos os que crêem nele. A vida eterna é a vida dos filhos de Deus , a vida gerada do alto , a vida gerada pelo Espírito . Quando Jesus for levantado em alto na crucificação e a ascensão , sua comunicação do Espírito será uma fonte de vida para todos os que crêem nele (Jo 7,37-39).
Somos convidados a olhar para o alto , seguindo o exemplo de Jesus. Os olhos fixos no céu , voltados para o Pai , caracterizaram toda a vida de Jesus. Antes de multiplicar os pães , Jesus levanta os olhos ao Pai (Mt 14,19;Mc 6,41). Antes de abrir os ouvidos do surdo , Jesus olha para o céu (Mc 7,34) etc.. O olhar de Jesus indica a direção para onde deve olhar quem procura o alimento que dá vida e a palavra que cura . Somente olhando para o alto , para Deus , o homem encontra o sentido da sua existência . Só do alto vem a luz que dá sentido à alegria e à dor , às vitórias e às derrotas , à solidão e à morte .
2. O nosso Deus é um Deus apaixonado pelo homem
“...Deus amou tanto o mundo , que entregou o seu Filho único , para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna ”(v.16).
Esta frase é uma síntese bíblica que condensa todo o quarto Evangelho . O quarto Evangelho foi escrito para que acreditemos em Jesus, oferta de amor e salvação de Deus para a humanidade , e para que , crendo nele, tenhamos a vida em seu nome (cf. Jo 20,31). E esta oferta tem um motivo e uma finalidade e um meio . O motivo da oferta é o amor apaixonado de Deus pela humanidade : “Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único ”. O termo “mundo ” pode significar os homens em seu conjunto , ou os homens na medida em que eles se opõem à luz divina . Neste contexto o “mundo ” se refere ao gênero humano . E a finalidade desta oferta é a salvação da humanidade : “...para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna ”. E o meio para que o amor de Deus chegue até a humanidade é a encarnação de Deus em Jesus Cristo . Jesus é a manifestação tangível do amor do Pai (1Jo 4,9). O objeto da fé em Jo é acreditar em um Deus que nos ama e que este Deus acampou no meio de nós (Jo 1,14).
A partir da frase acima mencionada sabemos quem é Deus ? Muitas definições foram feitas sobre Deus tanto a partir da filosofia como da teologia em geral e outras disciplinas científicas e exatas, mas nenhuma definição mais certa e curta que a de São João: “Deus é amor ” (1Jo 4,8.16). Esta frase é carregada de mistério e de promessa , toda nossa história . É frase nuclear e radiante . Esta frase , ao meditá-la e vivê-la no dia-a-dia , tem a capacidade de manter a esperança no mundo . Ao compreendê-la e vivê-la, o homem alcançará o mistério da criação , da encarnação e da redenção e por isso , encontrará a chave para abrir o segredo de Deus e da vida : encontrará a chave do sentido e chegará à fonte da vida que é Deus . Se Deus é amor , então amor é a essência da realidade , a última palavra da compreensão , o critério da maturidade e o critério definitivo do juízo (seremos julgados sobre o amor ).
Se Deus é amor , ele não pode deixar de amar . Toda a atividade de Deus é uma atividade amorosa . Se cria , Deus cria por amor ; se governa as coisas , Ele o faz no amor ; quando julga, Ele julga com amor . Tudo quanto faz é expressão de sua natureza , e sua natureza é amar . Amar é dar-se a si mesmo . A entrega do seu Filho único ao homem por parte de Deus é a prova deste amor . Deus dá ao homem o que lhe é mais caro : seu Filho feito carne . Jesus é o amor de Deus feito carne . Nenhum espírito humano teria podido conceber fato semelhante . Num mundo acostumado ao comércio , ao preço das coisas , é difícil entender a gratuidade, é difícil entender a ação de Deus que quer dialogar , amar com liberdade a todos , oferecendo a oportunidade de salvação, graça e vida . Nós , na nossa vida cotidiana , damos uma parte de nossa vida , enquanto Deus dá tudo para a humanidade . Por isso , quando ele pedir do homem , Deus não pede muito do homem , mas pede tudo do homem .
O homem , para acontecer sua realização plena , é convidado a caminhar na direção do “Deus é amor ”. O resto equivale a se perder . Basta o homem deixar-se levar por “Deus é amor ”, ele terá uma força transformadora na sua vida . E com esta força o homem será capaz de apresentar-se com o aspecto mais compassivo e misericordioso, e falar com o estilo mais humano e viver com outro calor humano .
O amor de Deus se encarna em Jesus, o Deus entre nós . Jesus não é apenas a prova do amor de Deus para com os homens ; ele nos ama com o mesmo amor com que o Pai o ama (Jo 15,9). Jesus não é apenas o Deus entre nós ou encarnação do amor de Deus , mas ele nos chama para sermos nós com ele . Como cada um de nós é amado por Deus , é querido , é recebido, é chamado, é desejado na sua solidão , nas situações em que ninguém pode ajudar , nós também devemos nos tornar a encarnação do amor de Cristo para com os outros até nas situações de abandono total . Nestas situações de abandono total é que somos resgatados pelo Deus- entre- nós e devemos fazer a mesma coisa se quisermos ser chamados de filhos de Deus .
Estamos conscientes de que não é fácil acreditar no amor no mundo em que acontecem muitas traições e muitas desilusões. Quem foi traído ou ferido uma ou algumas vezes , tem medo de amar e de ser amado , porque sabe do quanto faz mal o desengano. E assim vai cada vez mais engrossando o número daqueles que não conseguem acreditar no amor de Deus . Até o filósofo Sartre dizia: “O homem é uma paixão inútil ”. Muitos consideram o homem como um desenho criado pelas ondas na praia que a onda seguinte apaga.
P. Vitus Gustama,svd
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