AS OBRAS DE AMOR FALAM DE DEUS
Naquele tempo , 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai , mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar ?” 33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia , porque sendo apenas um homem , tu te fazes Deus !” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei : ‘Eu disse: vós sois deuses ’? 35Ora , ninguém pode anular a Escritura : se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus , 36por que então me acusais de blasfêmia , quando eu digo que sou Filho de Deus , eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo ? 37Se não faço as obras do meu Pai , não acrediteis em mim . 38Mas , se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim , acreditai nas minhas obras , para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai ”. 39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde , antes , João tinha batizado . E permaneceu ali . 41Muitos foram ter com ele , e diziam: “João não realizou nenhum sinal , mas tudo o que ele disse a respeito deste homem , é verdade ”. 42E muitos , ali , acreditaram nele.
***************
O evangelho de hoje nos diz que os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para apedrejar Jesus. Mas Jesus lança a seguinte pergunta : “Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai . Por qual dessas obras me apedrejais? (...) Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim , crede nas minhas obras , para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai ” (Jo 10,32. 38).
“Crede nas minhas obras ”. “Olham para minhas obras !”, diz Jesus. A qualidade do homem , em certo sentido , se aprova pelas suas obras . Jesus demonstra ser enviado e Filho de Deus com as obras de amor que realiza. As únicas coisas que testemunham uma missão divina não são sequer as palavras (se não quiserdes crer em mim ) e sim as obras . Santo Agostinho dizia: “O homem não se torna bom por possuir coisas boas. Ao contrário , o homem bom torna boas as coisas que possui, ao usá-las bem ”. A própria pessoa que pratica as boas obras pode até ficar calada ou estar silêncio , mas as obras gritam por si . Das obras boas de Jesus devem deduzir a unidade entre Ele e o Pai (v. 38b). O Pai e Jesus têm o mesmo objetivo : dar vida ao homem : “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10,10).
O evangelho de são João quer explicar a seus leitores quem é realmente Jesus, em nome de quem vem e atua. Também quer explicar-lhes porque as autoridades do seu tempo chegaram a crucificar Jesus: porque não entenderam Suas palavras nem interpretaram seus gestos e seus milagres .
“O coração do homem é como a mó de um moinho ; se jogardes trigo , tereis farinha ; se jogardes pedras , tereis cascalho ” (Fulton Sheen).
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário