NA ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS EU ME DESCUBRO
Naquele tempo , 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte , sobre uma alta montanha . E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar . 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre , é bom ficarmos aqui . Vamos fazer três tendas : uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer , pois estavam todos com muito medo . 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra . E da nuvem saiu uma voz : “Este é o meu Filho amado . Escutai o que ele diz!” 8E, de repente , olhando em volta , não viram mais ninguém , a não ser somente Jesus com eles . 9Ao descerem da montanha , Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto , até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos . 10Eles observaram esta ordem , mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos ”.
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O evangelho deste dia fala sobre a transfiguração de Jesus. O relato da transfiguração podemos encontrar também em outros dois evangelhos sinóticos (Mt 17,1-13; Lc 9,28-29), e numa versão independente dos evangelhos , mas somente fragmentária , que se encontra em 2Pd 1,16-18.
A transfiguração de Jesus é a resposta de Deus ao escândalo causado nos discípulos , mostrando-lhes antecipadamente, ainda que seja só num momento rápido , a glória de Jesus Cristo e a glória futura dos que seguem pelo caminho da cruz por causa de Jesus Cristo . A transfiguração anima os discípulos a seguirem Jesus no seu caminho apesar dos sofrimentos, pois a vitória está garantida para os que perseverarem até o fim (cf. Mt 10,22). A transfiguração é, então , a glorificação antecipada de Cristo na presença de seus três mais íntimos (Pedro, Tiago e João). Os discípulos somente superarão o escândalo da “necessidade ” da Paixão depois da Páscoa e de Pentecostes : depois de verem Jesus na sua glória de ressuscitado e de serem fortalecidos pelo Espírito Santo (cf. At 2,1-13).
Jesus leva consigo os três discípulos mais íntimos para “uma alta montanha ” (v.2). A tradição cristã, desde , mais ou menos , o século III, identifica essa “alta montanha ” com o Tabor. Na verdade , Mc não se preocupa com o sentido topográfico da “alta montanha ” (de fato , o monte Tabor só tem 400 m sobre o nível do Mediterrâneo , e 780 m sobre o lago de Tiberíades). Para Mc “montanha ” significa lugar do encontro com Deus . E não precisa de lugar bem alto , no sentido literal da palavra , para alguém se encontrar com Deus , pois Deus está dentro da própria pessoa (cf. Mt 25,40.45; 1Cor 3,16-17). Mas como para escalar uma montanha é difícil , do mesmo modo é difícil também para nós entrarmos dentro de nós mesmos , na profundeza de nosso ser onde Deus habita (cf.1Cor 3,16-17). O homem já chegou até a lua . Mas será que ele conseguiu entrar dentro de si para se descobrir quem ele é?
Na “alta montanha ” Jesus se transfigurou (metamorfoseado) diante dos três discípulos . Embora seja tirado por alguns momentos o véu e as máscaras que ocultam o esplendor da glória de Jesus, os discípulos podem ver com seus olhos o que constitui a realidade mais profunda da pessoa de Jesus. A narração é rica em alusões ao AT. A “transfiguração ” era um tema da Literatura Apocalíptica (Dn 12,3; cf. 1Cor 15,40-44;2Cor 3,18). As vestes brancas e resplandecentes eram símbolo da glória dos justos no céu (Dn 7,9). A brancura deslumbrante simboliza a glória da condição divina (cf. Mc 16,5).
A vontade de Pedro de querer fazer três tendas é interpretada com freqüência como uma nova tentativa de Pedro de deter Jesus em seu caminho rumo à Paixão , quase uma repetição daquilo que Mt relata (cf. Mt 16,22). Quem quer construir uma tenda , porque está cansado de caminhar . E por isso , quer fixar sua morada num lugar e não quer mudar-se dali. Pedro quer perpetuar alegria no monte sozinho com Jesus e outros dois colegas . Jesus, ao contrário , sempre está a caminho e quer que os seus façam a mesma coisa . É preciso caminhar para ver mais apesar das dificuldades da vida , mas sempre com o olhar fixo na esperada vitória . A glória de Jesus é inseparável da cruz , ainda que seja por um só instante . É a revelação de um novo gênero de glória e de poder que exige muita renúncia , especialmente renúncia do poder que aterroriza e escraviza os outros .
A vontade de Pedro de querer fazer as três tendas recebe uma resposta que sai da nuvem . ”E da nuvem sai uma voz : ‘Este é o meu Filho , o amado ; escutai-O’” (v.7). A nuvem é o sinal da presença de Deus nas teofanias do AT (cf. Ex 16,10;19,9;24,15-16;40,35). A declaração sobre a filiação divina e a amabilidade de Jesus repete a mesma revelação que aconteceu no momento do Batismo de Jesus (cf. Mc 1,11). Mas na transfiguração é acrescentada a exortação “escutai-O” (cf. Dt 18,15). O título “Filho amado ” (cf. Is 42,1;Sl 2,7;Gn 22,2.12.16 como inspiração do título ) apresenta Jesus como o Messias esperado. Este título constitui a confirmação divina da confissão de Pedro em Mc 8,29. Daqui em diante Jesus é o único a quem os discípulos devem escutar (cf. Dt 18,15.18). Ao escutar Jesus, o discípulo chegará à vitória final .
Queremos aprofundar um pouco mais sobre o mistério da escuta . A voz ressoa da nuvem , dizendo: “Este é o meu Filho , o amado , escutai-O”.
O episódio da transfiguração ilustra bem o papel central da escuta : da escuta da Palavra e, em geral , da escuta de Deus e da escuta do seu Espírito . Escutar significa tornar-se ou estar atento para ouvir ou aplicar o ouvido com atenção para perceber ou ouvir (Dicionário Aurélio).
A escuta é uma palavra –chave que caracteriza toda a tradição do povo hebraico. O piedoso israelita para se compenetrar da vontade de Deus repete dia a dia esta frase : “Escutai, ó Israel” (Dt 6,4;Mc 12,29). Segundo o sentido hebraico da palavra , escutar , acolher a Palavra de Deus não é somente prestar-lhe ouvidos atentos , mas abrir-lhe o coração (At 16,14), pô-la em prática (Mt 7,24ss) e obedecer-lhe (Lc 1,38: “Faça-se em mim segundo a Sua Palavra ”). Essa é a obediência da fé que a pregação ouvida exige. Como diz São Paulo: “A fé procede da audição e a audição da Palavra de Cristo ” (Rm 10,14-17). O drama do homem , na verdade , consiste em não escutar a Deus e a Sua Palavra . Ele diz no livro de Deuteronômio: “Eu , Deus , pedirei contas a quem não escutar as palavras de quem pronunciar em meu nome ” (Dt 18,16.19). Por isso , Jesus declara feliz quem escuta a Palavra de Deus e a observa: “Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a observa” (Lc 11,28).
A riqueza , o valor nutritivo da escuta de Jesus, vividos por qualquer um de nós é uma escuta que nos faz tremer , que nos arrebata porque diz respeito a nós , nos explica. Não é uma escuta passiva , um registro aborrecido como uma ata , ou uma aula sem interesse . Escutar significa descobrir o mistério de nós mesmos na escuta da Palavra de Quem é maior do que nós , que é o mesmo que criou o nosso coração , aquele que nele deposita seus segredos . Através da escuta da Palavra divina , a pessoa chega a ter a autocompreensão, a autenticidade , até a clareza do processo cognitivo de si e que ao mesmo tempo o toma por inteiro .
O mistério da escuta é, pois , uma revelação : revelação que nós somos chamados a aceitar , da condição humana . Quando nos abrirmos para o discurso divina , gratuito , cheio de benevolência , aprendemos que nós somos escuta , dom e que nós nos realizamos na gratuidade.
A escuta de Deus é a rocha da nossa certeza (Sl 89,27). A Boa Notícia consiste no fato de que Deus tem uma palavra para mim , para minha família , para meu casamento , para meu trabalho , para meus problemas , para minha angústia etc. e eu posso escutar esta palavra no silêncio e na paz . Eu me alimento desta escuta , eu cresço na fé e me realizo como pessoa . Eu cresço junto a tantos outros que , como eu , formam a Igreja que caminha , escutando a Palavra de Deus .
A pessoa que expulsa de seus pensamentos o Deus vivo , Aquele que é o único capaz de encher todos os espaços , o Único capaz de satisfazer seus anseios não consegue suportar o silêncio . Para essa pessoa , o silêncio é a marca terrificante do vazio . Para ela , qualquer palavra até a mais insípida parece ter o dom de libertá-la de uma prisão , de um vazio . Na verdade , cada um de nós é vítima da agressão externa de hordas de palavras , de sons , de clamores que ensurdecem o nosso coração , o nosso dia e até mesmo , às vezes , a nossa própria noite .
O imperativo “Escutai-O!” dirige-se a todos os discípulos e para todas as pessoas que querem seguir Jesus. Para viver como comunidade dos eleitos de Deus é necessário escutar a Palavra de Jesus Cristo e viver dela.
P. Vitus Gustama,svd
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