Naquele tempo , disse Jesus aos seus discípulos : 36 "Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; 38 dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia , recalcada e transbordante , porque , com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também ".
**************
“Sede misericordiosos como também o vosso Pai é misericordioso”
O evangelho lido e proclamado neste dia fala da moral cristã que se caracteriza pelo fato de que é, habitualmente , uma imitação de Deus , e por isso , não é uma simples moral humana . Na sua primeira Carta são João diz: “Deus é amor ” (1Jo 4,8.16) e são Lucas diz no evangelho deste dia : “Deus é misericórdia ”. Ser cristão é imitar o Deus de amor e de misericórdia . Conseqüentemente , na vivência do amor e da misericórdia não haverá lugar para o julgar e o condenar o próximo .
O melhor caminho para humanizar cada vez mais um ser humano é o do amor e da misericórdia . Um cristão cheio de amor e de misericórdia é muito humano e educado. Ele é tão humano que o transforma em uma manifestação daquilo que é divino . Naquele que ama tem algo divino , pois “Deus é amor ”. Jesus Cristo foi tão humano e por isso , foi tão divino . Para sermos divinos temos que ser muito humanos . É o paradoxo de ser cristão .
Alem de reconhecer nossa debilidade, temos que aceitar outro passo que Jesus nos propõe hoje : ser misericordioso e perdoar os demais como o próprio Deus é misericordioso e perdoa nossos pecados . Perdoar significa crer na capacidade que nós seres humanos temos para começar de novo . O perdão não é uma simples trégua para fazer tolerável a vida sem uma nova criação que nos aproxima do plano de Deus . Nosso grande desafio é chegarmos a entender que precisamos viver toda a existência cristã na dinâmica do perdão que é a dinâmica do começo e do recomeço permanente .
“O
Nenhum comentário:
Postar um comentário