Quarta-feira, 21 de Março de 2012
Naquele tempo , 17Jesus respondeu aos judeus : “Meu Pai trabalha sempre , portanto também eu trabalho ”. 18Então , os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque , além de violar o sábado , chamava Deus o seu Pai , fazendo-se, assim , igual a Deus . 19Tomando a palavra , Jesus disse aos judeus : “Em verdade , em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo ; ele faz apenas o que vê o Pai fazer . O que o Pai faz, o Filho o faz também . 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda , de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida , o Filho também dá a vida a quem ele quer . 22De fato , o Pai não julga ninguém , mas ele deu ao Filho o poder de julgar , 23para que todos honrem o Filho , assim como honram o Pai . Quem não honra o Filho , também não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade , em verdade , eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna . Não será condenado, pois já passou da morte para a vida . 25Em verdade , em verdade , eu vos digo: está chegando a hora , e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque , assim como o Pai possui a vida em si mesmo , do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo . 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar , pois ele é o Filho do Homem . 28Não fiqueis admirados com isso , porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem , ressuscitarão para a vida ; e aqueles que praticaram o mal , para a condenação . 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo . Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo , porque não procuro fazer a minha vontade , mas a vontade daquele que me enviou. (Jo 5, 17-30)
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O evangelho deste dia é a continuação do evangelho dia anterior . Seus contemporâneos judeus perseguem Jesus porque Ele violou o Sábado porque curou o paralítico nesse dia que para eles é muito sagrado . Jesus justifica sua atuação com umas palavras que acabam agravando a situação : Jesus chama Deus de Pai e faz igual ao Pai : “Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho ”.
Precisamos sublinhar a diferença sobre o tema do Sábado nos sinóticos (Mt, Mc e Lc) e no evangelho de João. No evangelho de João a cura no Sábado não tem como objetivo relativizar a lei do Sábado como nos evangelhos sinóticos, embora acabe relativizando o Sábado em função da salvação do homem . O evangelho de João quer nos demonstrar a autoridade de Jesus sobre o Sábado que vem por sua igualdade com Deus , como lemos no texto : “Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho ... O que o Pai faz, o Filho o faz também ”.
As razões para esta interpretação se encontram no Gn 2,2-3 onde Deus descansa no mesmo dia que termina a obra da criação . Nesta perspectiva Jesus resgata a dimensão criadora do Sábado devolvendo a vida e a liberdade ao homem enfermo , ao mesmo tempo , demonstra a união perfeita entre a ação de Jesus e a ação do Pai . O ponto de partida é que o Pai continua sendo o Autor da obra e o Filho seu cumprimento definitivo . O projeto de Jesus atualiza o projeto de Deus que continua tendo como fundamento Deus Pai , o amor , a fé , a Palavra e a vida . Se quisermos unir nosso projeto com o projeto que vem do Pai e passa pelo Filho , devemos trabalhar em torno desse fundamento . Os projetos são muitos , mas o problema se eles estão em comunhão com o projeto de Deus . Ao fazer qualquer obra ou trabalho pastoral devemos lançar primeiro nosso olhar para o Pai e o Filho , pois “O que o Pai faz, o Filho o faz também ”. E o que Jesus Cristo faz é isso que devemos fazer também .
O que Deus faz pela humanidade nós podemos ler também na primeira leitura e no Salmo de meditação neste dia . A primeira leitura deste dia , tirada do Segundo Isaías e foi escrita durante o exílio na Babilônia, nos apresenta Deus não como o soberano onipotente e majestoso , nem como juiz implacável , mas como “aquele que tem compaixão ”, que “consola ”, que “conduz seu Povo às fontes de água ”, como uma mãe carinhosa que cuida dos seus filhos e se comove por eles . São imagens cheias de calor humano . Imagens que dizem como Deus está ligado às criaturas e como Ele as ama com muita ternura ! Deus dialoga com o homem nos largos espaços do amor , não no escrúpulo da observância dos preceitos . Deus ama todos nós mais do que uma mãe que ama seus filhos : “Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno , a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre ? Se ela se esquecer , eu , porém , não me esquecerei de ti”, diz-nos Deus (Is 49,15). E a bondade , a ternura , a misericórdia , a justiça e a santidade de Deus são proclamadas no Salmo de meditação deste dia .
No NT o amor cheio de ternura de Deus se fez carne em Jesus Cristo , Deus-Conosco, pois Ele dá a vida por nós todos : “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham abundantemente” (Jo 10,10b). Jesus coloca o homem acima de qualquer lei por sagrada que ela pareça ser como a Lei de Sábado para o Povo eleito. Para Jesus a salvação do homem é muito mais importante do que a Lei do Sábado por sagrado que ele possa ser considerado como lemos no texto do evangelho deste dia . Toda a obra de Jesus é a obra do Pai que tem como foco o ser humano e sua salvação: “Em verdade , em verdade Eu vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo ; ele faz apenas o que vê o Pai fazer . O que o Pai faz, o Filho o faz também ” (Jo 5,19). Jesus trabalha como o Pai para salvar o homem . A glória de Deus é a salvação do homem . Jesus atua em perfeita sintonia com o Pai que O enviou. A plena unidade na ação brota de uma profunda comunhão de amor entre o Pai e o Filho . Por esta perfeita união Jesus tem o poder sobre a vida e a autoridade de juízo .
P. Vitus Gustama,svd
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