(Dia Internacional da Mulher . Veja em seguida minha homenagem às mulheres )
Naquele tempo , disse Jesus aos fariseus : 19“Havia um homem rico , que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias .
20Um pobre , chamado Lázaro , cheio de feridas , estava no chão , à porta do rico . 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico . E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas . 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos , no meio dos tormentos , o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado . 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim ! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua , porque sofro muito nestas chamas ’. 25Mas Abraão respondeu: ‘Filho , lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro , por sua vez , os males . Agora , porém , ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós : por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós , e nem os daí poderiam atravessar até nós ’. 27O rico insistiu: ‘Pai , eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai , 28porque eu tenho cinco irmãos . Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento ’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas , que os escutem!’ 30O rico insistiu: ‘Não , Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles , certamente vão se converter ’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas , eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos ”’.
20
*************
O
Na passagem do evangelho deste dia Jesus nos fala sobre o perigo da riqueza . Para falar deste tema Jesus conta uma parábola na qual o rico e o pobre Lázaro são seus protagonistas .
Sabemos que , neste mundo , com o dinheiro se possui tudo : poder , honra , influência , etc.. O dinheiro é a medida das coisas materiais e nos afeta pessoalmente . Quem põe a mão sobre o dinheiro , põe sua mão sobre as pessoas . O poder e a riqueza têm a virtude de transtornar a vista . Mas a Palavra de Deus nos faz encontrarmos o irmão .
Na parábola , os cachorros conseguem ver melhor o pobre Lázaro do que o rico . O animal consegue ver o homem , mas o homem não consegue ver o próprio homem . O homem olha para as coisas e não para os homens . O dinheiro é temível, não pelo que conseguimos com ele e sim porque chega a possuir o homem de tal maneira que é o único que marca a pauta de sua vida . O apego aos bens materiais faz esquecer o sentido de Deus , o sentido do homem e o próprio sentido da liberdade : se cai na escravidão .
O texto do evangelho de hoje quer nos recordar também que não temos a ultima palavra . É Deus Quem tem esta palavra . Deus tem a ultima palavra sobre a história particular de cada ser humano e a história de todos os homens , em geral .
“Os famintos , os maltrapilhos , os mendigos , os peregrinos , os prisioneiros , os doentes ... são teus “batedores ” no Reino do céu ” (Santo Agostinho: Serm. 11,6). Cf. Mt 25,40.45.
P. Vitus Gustama,svd
No dia 08 de Março comemoramos o Dia Internacional da Mulher . Quero colocar aqui o pensamento de Victor Hugo para mostrar como os dois (mulher e homem ) se complementam!
“O homem é mais exaltado das criaturas ; a mulher é mais sublime de todos os ideais (modelos ).
O homem é o cérebro , a mãe (mulher ) o coração . O cérebro fabrica luz , o coração produz amor . A luz fecunda , o amor ressuscita.
O homem é gênio , a mãe (mulher ) é anjo . O gênio é imensurável , o anjo é indefinível .
A aspiração do homem é suprema glória ; a inspiração da mãe (mulher ) é a virtude extrema . A glória faz todo o grande , a virtude faz todo o divino .
O homem tem a supremacia , a mãe (mulher ) a preferência . A supremacia significa a força ; a preferência representa o direto .
O homem é forte pela razão ; a mãe (mulher ) é invencível pelas lágrimas . A razão convence, as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos ; a mãe (mulher ) de todos os martírios. O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código , a mãe (mulher ) um evangelho . O código corrige, o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo , a mãe (mulher ) um santuário . Diante do templo nos descobrimos, diante do sacrário nós nos ajoelhamos.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário