Naquele tempo , 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem , prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça , o Senhor está contigo !” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação . 30O anjo , então , disse-lhe: “Não tenhas medo , Maria, porque encontraste graça diante de Deus . 31Eis que conceberás e darás à luz um filho , a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande , será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim ”. 34Maria perguntou ao anjo : “Como acontecerá isso , se eu não conheço homem algum ?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra . Por isso , o menino que vai nascer será chamado Santo , Filho de Deus . 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril , 37porque para Deus nada é impossível ”. 38Maria, então , disse: “Eis aqui a serva do Senhor ; faça-se em mim segundo a tua palavra !” E o anjo retirou-se.
*****************
1. Na Anunciação , o Anjo de Deus não chama Maria pelo nome , mas chama-a simplesmente de “Cheia de graça ”. O termo ‘graça ’ significa benefício absolutamente gratuito , livre e sem motivo . Também tem outro significado : um efeito do favor divino que torna alguém belo , amável e encantador . A graça da criatura depende da graça de Deus , e não vice-versa .
As grandes promessas de Deus passam pela mulher que é Maria. Por isso , ela faz possível a esperança . Quando o homem sofre crises de morte , aparece uma mulher em estado da graça , como anúncio e promessa .
Na graça reside a completa explicação de Maria, a sua grandeza e a sua beleza . Maria encontrou graça , isto é, favor , junto de Deus ; ela é cheia do favor divino . Como as águas preenchem o mar , assim a graça preenche a alma de Maria. Maria é cheia de graça também em outro sentido : ela é bela , daquela beleza que chamamos de santidade . Sendo agraciada, Maria é também graciosa .
Esta graça , que consiste na santidade de Maria, tem também uma característica que a coloca acima da graça de qualquer outra pessoa . A Igreja latina expressa isso com o título de “Imaculada ” que significa a ausência de qualquer pecado .
Maria lembra cada um de nós que tudo é graça . A graça é a característica do cristianismo , que por ela se diferencia de qualquer outra religião . A graça é a presença de Deus . As duas expressões : “cheia de graça ” e “o Senhor está contigo são quase a mesma coisa . Esta presença de Deus no homem realiza-se agora em Cristo e por Cristo . De fato ele é o Emanuel, o Deus-Conosco.
A primeira coisa que cada um de nós deve fazer como resposta à graça de Deus é dar graças . A graça de Deus tem de ser acompanhada pelo agradecimento do homem . Dar graças significa, antes de tudo , reconhecer a graça , aceitar a gratuidade da mesma . Dar graças significa aceitar-se como devedor , como dependente ; deixar que Deus seja Deus . É preciso fazer o possível para renovar cada dia o contato com a graça de Deus que está em nós . Pela graça podemos manter , desde esta vida , o contato com Deus . Precisamos crer na graça , crer que Deus nos ama , que nos é favorável de verdade , pela graça fomos salvos .
2. Maria é a primeira cristã por causa do seu sim a Deus para que possa nascer para a humanidade Jesus Cristo , nosso Salvador . Não era nenhuma princesa nem nenhuma patroa na sociedade do seu tempo . Era uma mulher simples do povo , uma moça pobre . Mas Deus se compadece dos humildes e dos simples . Para Deus tudo é simples , e para o simples tudo é divino . A simplicidade atrai a bênção de Deus e a simpatia humana . O simples , o humilde é o terreno fértil onde a graça de Deus encontra seu lugar e através do qual Deus fala para o mundo .
3. Maria é modelo de nossa vocação cristã. Como ela , um dia , aceitou a Palavra de Deus e acolheu em si o Espírito de Deus e gerou Cristo de sua carne , assim também cada um de nós , seguidores de Cristo há de realizar sua vocação aceitando docilmente a Palavra de Deus , acolhendo em sua vida o Espírito de Deus e continuando no tempo a encarnação de Cristo . Cada um tem a missão de levar Jesus e dá-lo ao mundo , pois o mundo espera pela salvação apesar de sua resistência .
O compromisso da vida cristã é deixar-se fecundar pelo Espírito de Deus , como Maria, escutando a Palavra de Deus que vem por meio de mensageiros , tendo em conta nossa situação e nossas forças , mas respondendo a Deus com confiança e interesse . O cristão deve deixar-se encarnar pela Palavra de Deus .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário