PENTECOSTES
PAPEL DO ESPÍRITO SANTO E SEUS FRUTOS NA VIDA DO CRISTÃO
Primeira Leitura: At 2,1-11
1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”
Segunda Leitura: 1Cor 12,3-7. 12-13
Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.
Evangelho: Jo 20,19-23
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
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Neste domingo celebramos o Pentecostes: a
festa do Espírito Santo. com a festa de Pentecostes terminamos o círculo pascal para começar o tempo comum.
O Espírito Santo fundamenta a missão de Jesus e fundamenta a missão
da Igreja. Só no livro de Atos dos Apóstolos, de onde tiramos o relato de
Pentecostes, o Espírito Santo é mencionado 45 vezes. Em conseqüência disto, com
razão, a dupla obra de Lucas (o Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos) é
designada como “o Evangelho do Espírito Santo”. O Espírito Santo é a plenitude
de tudo quanto Deus tem que nos dar. Na liturgia há uma exuberância de imagens e
comparações para exprimir o que o Espírito Santo é e faz. Ele santifica,
fortifica e consola. Ele aquece quando estamos frios; ele nos ajuda e nos cura.
Ele torna flexível o que é rígido, purifica, ilumina na escuridão. Ele é como
uma língua, como descreve os Atos e como uma pomba na descrição dos Evangelhos.
Ele é sopro, o dedo de Deus com que foi criado o universo. Renova continuamente
a face da terra.
Como nós sabemos que o Espírito
Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. É simples esta frase, mas
rico é o seu conteúdo. Ela significa que Deus é uma “família”. Deus não é um
Deus solitário. Deus é uma comunidade; uma convivência. Há em Deus uma
comunicação perfeita. Há em Deus uma convivência que é completa e desconhece
qualquer sombra. É conhecimento do outro
numa unidade indivisa. O Espírito Santo é o vínculo de união perfeita entre Pai
e Filho. O Espírito Santo é aquele que supera a relação Eu-Tu e introduz o Nós.
Por isso, ele é por excelência a união entre Pessoas divinas.
No evangelho de São João (cf. Jo
14,26; 15,26-27; 16,13-15; 14,16-18) o Espírito Santo é chamado de Paráclito,
termo de origem grega do mundo jurídico que é traduzido por advogado, auxiliar,
defensor. Em que sentido? Em situação de sofrimento e dor, o Espírito santo
desempenha seu papel como consolador. Nas decisões importantes em que ele é
invocado o Espírito Santo se faz conselheiro. Ele nos interpela, acusa e
questiona na nossa mediocridade, apatia e no nosso desânimo (cf. Jo 16,8). Como
o verdadeiro advogado o Espírito Santo nos conduz para a plena verdade (Jo
16,13-15) que é o próprio Jesus Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo
14,6). O Espírito Santo nos conduz a Jesus pela dupla via: pela via do
conhecimento e do amor e nos leva ao seguimento de Jesus até o fim, ao anúncio
do Reino, à opção pelos pobres. Aqui consiste a trilogia fundamental: conhecer
intimamente, amar profundamente e seguir a Jesus fielmente. Quem nos
possibilita tudo isso é o Espírito Santo.
O mesmo evangelho de João nos
afirma que pelo batismo recebemos o Espírito Santo que nos habita o coração
(cf. Jo 3,5-8.34). E o Espírito Santo prometido por Jesus tem uma função de
ensinar, recordar, comunicar e conduzir à verdade de Jesus diante do risco de a
Igreja perder o rumo em relação à memória e a compreensão de Jesus (cf. Jo
15,26; 16,14s).
Na história, o Espírito Santo se
mostra como uma força vulcânica que ninguém pode segurar, como um vendaval (vento
tempestuoso) que toma as pessoas e as leva a fazer obras grandiosas. Cabe ainda
ressaltar mais algumas características do Espírito Santo.
Ele é a força do novo e da
renovação de todas as coisas: cria ordem na criação, faz surgir o novo Adão no
seio de Maria, impulsiona Jesus para a evangelização, ressuscita o crucificado
dos mortos, antecipa a humanidade nova na Igreja e nos traz, no final, o novo
céu e a nova terra. Que seria da sociedade e das Igrejas se não surgissem os
inovadores, as pessoas criativas, que têm idéias novas, que descobrem novos
caminhos para a educação, a política, a religião etc.? O Espírito Santo
certamente está ligado ao novo e ao alternativo.
Ele é o atualizador da memória de
Jesus. Ele atualiza a mensagem de Jesus. Ele nunca deixa que as palavras de
Jesus permaneçam mortas, mas que sempre sejam relidas, ganhem novas
significações e implementem novas práticas. Ele continua a obra de Jesus nas
comunidades.
Ele é o princípio libertador das
opressões de nossa situação de pecado, chamada pela Bíblia de carne. Carne
expressa o projeto da pessoa voltada sobre si mesma, esquecida dos outros e de
Deus. Ele sempre é gerador de liberdade (1Cor 3,17), de entrega aos demais e de
amor.
Ele produz unidade, e ao mesmo
tempo, promove diferentes maneiras de servir, como descreve a Carta de São Paulo
aos coríntios (1Cor 12,3-7.12-13). Ele é a força criadora de diferenças e de
comunhão entre as diferenças. É ele que suscita entre as pessoas os mais
diversos dons e nas comunidades os mais diferentes serviços e ministérios, como
se ensina nas cartas aos Romanos (Rm 12) e aos Coríntios (12). Mas esta
diversidade não decai em desigualdades e discriminações porque bebemos da mesma
fonte que é o Espírito Santo (1Cor 12,13). Os dons ou os carismas não são dados
para a autopromoção, mas para o bem da comunidade (1Cor 12,7). A base da
palavra “carisma” é “charis” (grego) que significa “graça”. Por isso, carisma é
resultado de uma ação da graça (charis). O carisma articula o dom
pessoal com o bem da comunidade. o
carisma existe em vista da construção social ou do bem comum. Ou na linguagem de São Paul podemos dizer por
carisma, uma manifestação gratuita do Espírito Santo que atua para o bem comum
do povo de Deus. o carisma não é para o gozo individual, mas a serviço da
comunidade no sentido da comunidade eclesial, o Corpo de Cristo.
No Pentecostes o sinal importante
do Espírito Santo não foi uma confusão de línguas que ninguém entende, mas foi
a capacidade de falar de tal modo que todo mundo se sentiu à vontade com a
mensagem. A linguagem que todos entendem é o amor. O Espírito Santo interfere
para melhorar e não para atrapalhar a comunicação da Igreja de Jesus Cristo. A
comunidade fundada em Pentecostes (no Espírito Santo) é um lugar de diálogo, de
encontro, de comunicação, de unidade (não necessariamente uniformidade), de
acolhimento. O erro não está em sermos diferentes. O erro está em sermos
divididos. A comunidade nascida em Pentecostes não é o lugar da lei que mata,
mas é o lugar do Espírito Santo, isto é, o lugar da abertura e da vida, do
reconhecimento e do despertar, o lugar de uma libertação fundada no amor. O
amor é o caminho para Deus, o único carisma realmente imprescindível na vida
cristã, o carisma que jamais cessará.
No começo da Bíblia, na construção
da torre de Babel todo mundo que falava a mesma língua começou a se
desentender, um não compreendia mais o outro porque estavam fazendo uma obra do
orgulho, um monumento para celebrar a própria importância dos construtores e
não para servir Deus (Gên 11,1-9).
Quando, na Igreja, cada um fica
mais preocupado com o próprio prestígio ou com o prestígio de seu grupo do que
com o serviço para o bem de todos (da comunidade), acontece de novo o que está
representado na torre de Babel: a comunidade não se entende, fica desunida.
Comunidade desunida não constrói como Jesus deseja. A obra fica paralisada no
meio. Se cada cristão esquecer sua missão de serviço a Deus e começar a cuidar
do seu próprio prestígio e poder, ele também terá dificuldades em se fazer
entender.
O Espírito Santo foi derramado
sobre todos no batismo. Ele habita os corações das pessoas (1Cor 3,16),
dando-lhes entusiasmo, coragem e determinação. Ele consola os aflitos e mantém
viva a esperança. Ele nos consola, exorta e ensina como as mães fazem junto a
seus filhinhos (Jo 14,26;16,13) Um grande teólogo cristão, Mário (+ 334) dizia:
“ O Espírito Santo é a nossa Mãe porque
o Paráclito, o Consolador está pronto a
nos consolar como uma mãe consola o seu filho e porque os fiéis são renascidos
dele e são assim os filhos desta Mãe misteriosa que é o Espírito Santo”. Ele
não nos deixa órfãos (Jo 14,18). Ele nos educa na oração e na forma de pedir as
coisas verdadeiras: “O Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não
sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo
intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8,26).
Na liturgia a presença do Espírito
Santo é também destacada. Começamos a
celebração em nome da Trindade. As orações são dirigidas ao Pai pelo Filho no
Espírito Santo. A presença do Espírito Santo na liturgia é destacada no momento
de duas epicleses (as duas invocações do Espírito Santo). A primeira epiclese
acontece na consagração em que o pão e o vinho se tornam sacramento do Corpo e
do Sangue de Jesus pela invocação do Espírito Santo. Ao Espírito Santo se
atribui a consagração: “Na verdade, ó Pai, Vós sois santo e fonte de toda
santidade, santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o Vosso
Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso
Filho e Senhor nosso” (cf. Oração eucarística II). A segunda epiclese (a 2ª
invocação do Espírito Santo) acontece depois da consagração em que se suplica
ao Pai para que todos os que vão participar do Corpo e do Sangue de Cristo
sejam reunidos num só corpo pelo Espírito Santo para formar uma verdadeira
comunhão de irmãos. A Eucaristia deve construir, como resultado, uma verdadeira
comunidade pela força do Espírito Santo. Comungar não é mais uma coisa privada
e sim um momento para criar e fortalecer a comunidade. As duas epicleses têm a
mesma importância.
Outros
frutos do Espírito Santo são o amor, a bondade, moderação e autocontrole, cortesia,
mansidão e longanimidade, jovialidade e paz (veja Gl 5,22-24).
Segundo Gálatas, o amor que
é o fruto do ES se expressa através de cordialidade, simpatia, coração bom.
Trata-se de uma atitude típica da interioridade; é a disposição interior para o
pensar bem, para o falar bem, para o agir bem. O amor traduzido com
cordialidade, simpatia(simpatia vem do grego sumpáscho que significa
igualar-se ao outro, ter uma atitude de profunda sintonia com o outro), coração
aberto é a capacidade imediata de entender os sofrimentos e as alegrias de quem
está perto de nós; é um coração espaçoso, raiz de toda a moral do NT. O amor é
a virtude pela qual resplandecem até mesmo as coisas mais pequenas, e os gestos
mais simples se tornam belos e construtivos. Tudo que se faz com amor, por
pequeno que seja, se torna uma obra prima. E nada vale aquilo que se faz sem
amor, por maior que ele seja.
A bondade é fruto do ES. A
bondade é um reflexo da atitude divina. Ela é a prerrogativa daquele que se
compraz em fazer por primeiro o bem, em suscitar sempre e somente o bem ao seu
redor. Ela é uma qualidade criativa(tudo que Deus criou era bom. cf. Gn 1).
Nossa bondade é nada mais que uma participação, no ES, da característica
divina, e por isso, é bela, criativa, fascinante, capaz de suscitar uma
sociedade nova. Nenhum coração resiste diante da bondade. Se a bondade é fruto
do ES, então, ela é um dom a ser invocado, a ser implorado, dispondo-nos a
acolhê-lo com humildade e reconhecimento.
Outro fruto do ES é a moderação.
A palavra que se usa em grego é epieíkeia (ocorre 7 vezes no NT) que
significa respeito, afabilidade, acessibilidade, moderação, flexibilidade e
equilíbrio ao aplicar as leis, as regras; é capacidade de saber prever também
as oportunas exceções às regras. Trata-se de uma atitude fundamental na vida
social. O contrário da moderação é a arrogância, a petulância, a rudez, a
presunção, a falta de educação etc.
O domínio de si ou autocontrole, que é outro fruto do
ES, está muito ligado à moderação. É uma atitude que exige de si o respeito
pelo outro, mantendo sob controle os próprios sentimentos ou instintos de poder
e de prevaricação, de ser oportunista diante da fragilidade do outro. O
autocontrole evita todo senso de superioridade e toda violência física, verbal e moral nos relacionamentos; evita a
exploração da dignidade alheia; evita a busca da própria vantagem, do próprio
prazer em prejuízo da dignidade ou do interesse de alguém. É uma virtude social
fundamental.
A cortesia é outro fruto do ES.
Ela é a atitude de Deus em relação ao homem, o modo com o qual o Senhor se
comporta conosco, segundo o que Jesus diz: “Ele é benévolo (chrestós)
para os ingratos e para os maus” (cf. Lc 6,35). A cortesia é a arte de acolher,
de ir ao encontro do outro fazendo-o sentir que é bem-vindo, esperado, amado.
Quando uma pessoa se sente acolhida, estimada e compreendida, ela se solta,
fala, dá corda ao discurso.
Outro fruto do ES é a mansidão.
Ela é uma atitude que facilmente pode ser mal interpretada, pois é confundida
com a fraqueza ou com a ingenuidade. Mas, na verdade, ela é a atitude típica de
Jesus que se autodefine manso (cf. Mt 11,29). E ela é uma das bem-aventuranças
por ele proclamada (cf. Mt 5,5). Mansidão é a atitude que acalma a ira ou
cólera. A mansidão é a atitude de quem elimina ou modera a própria cólera e a
dos outros; é responder à ira com a ponderação.
A longanimidade é outro fruto do ES. É
uma virtude que está ligada estreitamente à cortesia e à mansidão. Ela permite
sustentar no tempo a esperança (Cf. Lc 13,6-9; 2Cor 2,1-4). Ela é a capacidade
de saber investir, sem pretender a obtenção de resultados imediatos ( o
contrário da precipitação). Ela é a atitude que permite superar frustrações,
que permite superar a irritação e o desencorajamento diante da aparente
esterilidade da ação apostólica, educativa, formativa. Ela nos permite semear,
eventualmente com sofrimento, olhando para a colheita que nos será dada pelas
mãos de Deus. Ela nos convida a ter coragem e a resistir, na certeza de que da
resistência virá a alegria.
Outro fruto do ES é a alegria/jovialidade
(cf. Fl 4,4-7). O termo grego “chará” que se traduz por “alegria”, ocorre 59
vezes no NT, sem contar os sinônimos e os verbos a ele ligados. É muito mais
fácil experimentar a alegria do que defini-la. Ela é a atitude que torna tudo
mais fácil. “Deus ama a quem doa com alegria” (2Cor 9,7), pois quem doa com
alegria, doa bem. Ela é a capacidade que torna outros felizes e contentes. Ela
é um sinal claríssimo da presença do ES. Se quisermos entender onde o ES está
agindo, precisamos verificar a presença ou a ausência da alegria. Onde há a
alegria, está aí o ES. O objetivo da obra de Jesus é o tornar-nos plenos de
alegria: “Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa
alegria seja plena” (cf. Jo 16,22-24). Por isso, ela é a característica típica
do Reino de Deus.
O oposto da alegria é a tristeza,
aquele sentimento pelo qual tudo parece mais pesado. E uma variante da tristeza
é a depressão ou mau humor, a melancolia, o descontentamento. Como resistir à
atitude da tristeza? Como superar a depressão? É invocar o ES, pois a alegria é
o dom do ES. É preciso invocar o ES, na certeza de que a alegria existe, de que
ela está no fundo de nós mesmos, porque ela é a presença de Jesus ressuscitado
ainda que esteja escondida. A alegria vem e virá, e tal certeza, cultivada no
coração, ajuda a superar depressões, maus humores, escuridão etc..
Outro fruto conjuntural e central
do ES é a paz (shalom), que representa também uma espécie de síntese de
todo bem na Bíblia. Biblicamente a paz é entendida como todo e qualquer bem,
humano e divino. Por isso, São Paulo até diz: “E a paz de Deus, que ultrapassa
toda a compreensão, guardará vossos corações e vossos pensamentos em Jesus
Cristo (Fl 4,7). A paz podemos definir como a atitude que nos defende da ânsia,
que reina sobre a ânsia, que a domina. Ela é, obviamente, dom de Deus, do
Espírito; é a riqueza que o Espírito derrama sobre os que a acolhem. A paz é a
sensação de sentir-se em casa, de ter familiaridade com o ambiente em que
vivemos. E sentir-se em casa com Deus, em Deus; o repouso em Deus é a paz que
bloqueia a inquietude do coração. Como dizia Sto. Agostinho: “Nosso coração
está inquieto enquanto não repousa em ti”. A paz é sentir-se em casa com os
outros, quando os relacionamentos são construtivos. A paz leva a pessoa a
superar os medos e as desconfianças recíprocas.
Os Atos dos Apóstolos relatam um
curioso episódio: Chegando a Éfeso, Paulo encontrou alguns discípulos e lhes
perguntou: “‘Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé?’
responderam-lhe: ‘Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo’”(At
19,1).
Se dirigíssemos hoje a mesma
pergunta a muitos cristãos, receberíamos talvez uma resposta desse mesmo tipo:
sabem, sim, que existe um Espírito Santo, mas é tudo o que sabem a respeito d’Ele;
de resto, ignoram quem é, na realidade, o Espírito Santo e o que representa
para a vida deles.
Portanto, mais do que nunca,
reunamo-nos hoje em torno da Igreja para invocar, em uníssono, sobre nós, sobre
nossa família e sobre o mundo inteiro, o Espírito Santo que é Espírito de
reconciliação, de unidade, de renovação, de harmonia, de amor, de alegria, de
mansidão, de cortesia, de longanimidade, de moderação, de autocontrole e de
paz. E que estejamos abertos permanente diante do Espírito Santo que quer nos
renovar e transformar em criaturas novas e renovadas de Deus.
P. Vitus Gustama,svd
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