16/02/2016
PAIZINHO NOSSO QUE ESTÁ
NO CÉU
Primeira Leitura: Is 55,10-11
Isto diz o Senhor: 10 assim como a chuva e a
neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas
vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o
plantio e para a alimentação, 11 assim a palavra que sair de minha boca: não
voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e
produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la.
Evangelho: Mt 6,7-15
Naquele tempo ,
disse Jesus aos seus discípulos : 7“Quando
orardes, não useis muitas palavras , como
fazem os pagãos . Eles
pensam que serão
ouvidos por
força das muitas palavras .
8Não sejais como eles , pois vosso Pai sabe do que
precisais, muito antes
que vós
o peçais. 9Vós deveis rezar assim : Pai nosso que estás nos céus , santificado seja o teu
nome ; 10venha o teu Reino ; seja
feita a tua vontade ,
assim na terra
como nos
céus . 11O pão
nosso de cada
dia dá-nos hoje .
12Perdoa as nossas ofensas , assim como nós perdoamos a quem
nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação , mas
livra-nos do mal . 14De fato , se vós perdoardes aos homens
as faltas que
eles cometeram, vosso
Pai que
está nos céus
também vos
perdoará. 15Mas , se vós não
perdoardes aos homens , vosso Pai também não perdoará
as faltas que
vós cometestes”.
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“O nome mais adequado ao Deus que reina, o nome mais sábio da teologia
definitiva, o nome que exalta a transcendência da divindade e a revela próxima
a nós e imanente como fonte de nossa vida, o nome que Jesus acendeu sobre o
mundo e entregou às almas em busca de uma linguagem para dirigir-se a Deus, é o
dulcíssimo, humaníssimo e sublime nome de Pai (...) A religião nova nasce daqui:
Pai nosso, que estais nos céus. Um novo modo de ser nasce daqui: sejais perfeitos,
como vosso Pai é perfeito” (Papa Paulo VI).
A Palavra
de Deus é a Palavra do Pai, do amigo, do
confidente, do animador, do despertador da consciência. Com a autoridade ela
nos convoca, ilumina, anima, consola, fortalece amorosamente. Ela não quebra
liberdades nem aniquila personalidades. Ela grita na nossa consciência. Ela é
como alguém que está à porta de nossa casa: espera a abertura para poder
entrar. E “a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia;
antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que
pretendi, ao enviá-la”, assim diz Deus para nós.
O profeta Isaias nos convida, através da
primeira leitura (Is 55,10-11) a
crermos firmemente na força salvadora da Palavra de Deus. Porque não somente
fomos salvos pelo sangue e o sacrifício de Cristo na Cruz. É verdade que a
maldade do homem levou Jesus Cristo para a ignomínia da Cruz. Mas a salvação
nos veio pela Palavra de Deus, empenhada um dia e cumprida na plenitude dos
tempos. Deus nos ama e nos perdoa em Seu Filho encarnado. A Palavra é poderosa
e eficaz, mas também perigosa. Não podemos abusar da palavra para não nos
destruir e destruir os outros. Ao contrário, temos que usar a palavra para o
bem e a edificação da vida dos outros.
E o texto
do evangelho deste dia
faz parte do Sermão
da Montanha (Mt 5-7) onde podemos encontrar vários ensinamentos
fundamentais de Jesus para
nós , seus
seguidores . No evangelho
de hoje Jesus nos
dá seu conselho
sobre oração .
A Igreja, neste tempo da Quaresma, insiste
na urgência da oração e na escuta da Palavra de Deus. Conversar, dialogar com
Deus é uma fonte de luz e de força. Estar à escuta da Palavra de Deus é vital,
exigente e comprometido. Nós cristão sabemos que a Palavra que Deus Pai nos
dirige e propõe tem um nome próprio: Jesus Cristo (cf. Jo 1,1-3.14). Dialogar
com Jesus é abrir-nos à verdade, à esperança e ao amor: à vida.
Jesus, no seu
ensinamento sobre
a oração , quer
nos evitar
de uma noção mágica
de Deus : “Quando orardes, não
useis muitas palavras , como fazem os pagãos .
..., pois vosso
Pai sabe do que
precisais”. Deus é o melhor juiz de
nossas necessidades do que nós mesmos , e Suas prioridades podem não
ser iguais às
nossas. Por isso ,
o que Jesus quer
com o Pai
Nosso é que
confrontemos nossa vida
pessoal e comunitária
com seu
projeto original :
que com
nosso proceder
façamos que o Reino
de Deus aconteça.
“Vós ,
portanto , orai assim :
Pai nosso
que estás nos
céus ....”, diz nos
Jesus. De todas as revoluções
do Evangelho , a mais
profunda e a mais
radical é a revelação
de Deus como
Pai , e conseqüentemente
Deus como
amor , como
o Pai mais
carinhoso e entranhável. O Pai-Nosso não é
uma simples oração
apesar de ser
breve . O Pai-Nosso
é uma síntese de tudo
o que Jesus viveu e sentiu a propósito de Deus , do
mundo e de seus
discípulos .
“Vós ,
portanto , orai assim: Pai
Nosso...”.
“Ser pai é uma iniciativa de amor; é doar-se, é amar alguém antes que
ele ame, quando ele ainda não ama, quando ainda não existe. É amar alguém sem
motivo, sem que ele tenha feito nada por vós. ´Dificilmente alguém se disporia
a morrer por um justo; talvez aceitasse morrer por um homem de bem. Mas nisso
Deus prova o seu amor para conosco: Cristo morreu por nós quando ainda éramos
pecadores´(Rm 5,7-8), sem que lhe tenhamos prometido fazer qualquer coisa”
(L. Evely).
A Palavra “Pai” tem ligação com a vida
recebida. Mas se mergulharmos profundamente perceberemos que “Pai” é a ligação com toda a existência: os “pais”
são os avós, os antepassados, aqueles que nos precederam na vida e nos
permitiram nela entrar. Tudo isso nos leva para a ideia de origem ou de princípio
de que tudo que existe há um início, há um princípio, há uma origem. Nisto percebemos
que tudo é dom, pois tudo recebemos de Deus como o Princípio e o Fim. Resta
agradecermos permanentemente ao Paizinho do céu. Este agradecimento nos
capacita a encararmos tudo na vida, pois sabemos que temos um Papaizinho do céu.
Em sua oração Jesus sempre se dirige a Deus
chamando-O de Abbá: Papaizinho. Para Jesus Abbá é o nome próprio de Deus. Esta
expressão aramaica é um termo que era usado especialmente pelas crianças
pequenas para dirigir-se ao seu pai carinhosamente. O termo Abbá tem como
tradução literal “papai” ou “papaizinho”. É um tratamento de muita ternura. Ao
chamar Deus de Abbá Jesus quer nos revelar sua relação íntima que ele vive com
Deus. A atitude de Jesus diante de Deus é a atitude de uma criança cheia da confiança,
do afeto e da ternura de uma criança. Diante do Abbá são eliminadas as
preocupações.
Jesus quer que seus seguidores vivenciem a
mesma experiência ao se dirigir a Deus na oração: “... orai assim: Pai nosso
que estás nos céus...”. Jesus quer despertar em cada um de nós o espírito
de filho, quer que cada um de nós fale com Deus com segurança, com afeto, com
ternura e com confiança de filhos. Jesus quer que cada um de nós se abandone
com alegria em Deus, nosso Papaizinho, pois ao chamar Deus assim todo medo
desaparecerá e toda preocupação deixará de nos dominar. Deus é nosso Abbá,
nosso Papaizinho que nos ama com amor incondicional e insondável e que “sabe de
nossas necessidades antes mesmo de pedirmos” (Mt 6,8).
Jesus nos ensina a rezar como ele: com
intimidade e confiança colocando a nossa vida nas mãos do Pai do céu que cuida
de nós com um amor incondicional. Esta revelação é a fonte de graça para nós. Desta
revelação nasce a certeza de que somos amados e isto nos leva a um ato de
inteiro abandono em Deus, nosso Paizinho do céu. Ao acolher na fé a palavra de
Jesus, nós nos sentiremos envolvidos pelo carinho do Paizinho do céu que é também
rico em misericórdia.
Mas devemos prestar bem atenção de que o
Pai-Nosso, desde o começo até o fim, é rezado em plural: “Pai Nosso”, e não
“Pai meu”. Deus é o Pai de todos nós. Ninguém deve ficar excluído. Não podemos
nos apresentar diante de Deus só com os nossos problemas, alheios aos outros homens
e mulheres. Rezar o Pai-Nosso é reconhecer a todos como irmãos e irmãs, é
sentir-se em comunhão com todos os homens e mulheres, é ficar atentos para os
problemas e necessidades dos outros, é não desprezar nenhum povo.
Mas ser filho deste Abbá não significa ser
infantil. Jesus nunca foi débil e infantil. Não rezamos a Deus para que nos
defenda da dureza da vida ou para que faça aquilo que devemos fazer ou para que
resolva os problemas que nós mesmos devemos resolver. Pedimos, sim, ao nosso
Papaizinho do céu para que saibamos atuar a partir de sua graça, de sua
ternura, de sua bondade e de sua verdade e viver com responsabilidade na nossa
liberdade de filhos e filhas.
“Vós ,
portanto , orai assim :
Pai nosso
que estás nos
céus ....”. A oração
do Pai-Nosso é um
convite para estabelecer uma relação
de confiança e de intimidade
de uma dimensão comunitária
(Pai Nosso )
e em uma disposição
constante de perdão .
A partir desta dimensão
os cristãos são
chamados a construir espaços
de oração que
refletem o compromisso de construir o Reino de
Deus , onde
Deus é Pai
de todos nós
e nós somos filhos
e os filhos e irmãos
que vivemos em
comunidade e fraternidade .
“Pai-Nosso ” quer
enfatizar uma nova
relação dos cristãos
com Deus
que não
é somente individual ,
mas também
comunitária . São
os filhos , ou
cidadãos do reino ,
os que se dirigem ao Pai que é seu Rei .
“Vós,
portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus....”. A verdade que Jesus
transmite através do Pai nosso é a consciência de sermos filhos de Deus. Jesus quer nos
dizer: “Vocês são filhos e filhas de Deus. Dirijam-se a Deus como o Pai de vocês”.
Se não vivermos esta verdade nem a aceitarmos em toda sua profundidade e
autenticidade, permaneceremos escravos e envolvidos na mentira (cf. Jo 8,44) e
praticaremos muitos delitos na vida.
“Dizer
´Pai nosso que estais nos céus´ significa aceitar o fato de ser filhos com o
Filho, de ser filhos como o Filho, de ser transformados em Filhos” (L. Evely).
P. Vitus Gustama,svd
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