24/02/2016
AMAR
CRISTO É SER IRMÃO E SERVIR O IRMÃO
Quarta-Feira da II Semana da Quaresma
Primeira Leitura: Jr 18,18-20
Naqueles dias, 18 disseram eles: “Vinde para
conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem
um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a
língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”. 19 Atende-me,
Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20 Acaso pode-se retribuir o bem com
o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua
presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.
Evangelho: Mt 20,17-28
Naquele tempo ,
17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou
os doze discípulos à parte e, durante
a caminhada , disse-lhes: 18“Eis que estamos
subindo para Jerusalém, e o Filho
do Homem será entregue
aos sumos sacerdotes
e aos mestres da Lei .
Eles o condenarão à morte ,
19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para
flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia
ressuscitará”. 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com
a intenção de fazer
um pedido .
21Jesus perguntou: “Que queres ?” Ela
respondeu: “Manda que
estes meus
dois filhos
se sentem, no teu Reino ,
um à tua direita
e outro à tua esquerda ”.
22Jesus, então ,
respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por
acaso podeis beber
o cálice que eu vou beber ?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes
disse: “De fato , vós
bebereis do meu cálice ,
mas não
depende de mim conceder
o lugar à minha
direita ou
à minha esquerda .
Meu Pai
é quem dará esses
lugares àqueles
para os quais
ele os preparou”. 24Quando os outros
dez discípulos
ouviram isso , ficaram irritados contra os dois irmãos . 25Jesus, porém ,
chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes
das nações têm poder
sobre elas
e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim . Quem
quiser tornar-se grande , torne-se vosso servidor ;
27quem quiser ser
o primeiro , seja vosso
servo . 28Pois ,
o Filho do Homem
não veio
para ser servido, mas para servir
e dar a sua vida como resgate em favor de muitos ”. (Mt 20,17-28)
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O Justo Perseguido É Figura
de Jesus Cristo
A primeira Leitura nos fala do complô contra
o profeta Jeremias vindo dos seus próprios irmãos, os judeus, dos irmãos da
mesma fé. Por que esta perseguição?
O profeta Jeremias havia denunciado os
pecados do povo e, em especial, os pecados dos chefes do povo, dos
representantes oficiais da lei religiosa. Denunciar os pecados dos chefes, como
os do povo em geral, é dever de um profeta que fala em nome de Deus para suscitar
a conversão.
Mas o que acontece é o contrário. Em vez de
se converter, eles perseguem o profeta Jeremias. Eles acusam Jeremias como um
perturbador da ordem e por isso, eles querem acabar com a vida de Jeremias. Jeremias
se lamenta diante de Deus, pois aqueles para quem ele serve a palavra e por
quem intercede o perseguem. Dai Jeremias pede de Deus uma vingança: “Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus
adversários. Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma
cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e
tentar afastar deles a tua ira”.
A oração de Jeremias está impregnada por um
desejo de vingança, característica da alma judaica daquele tempo (cf. Sl 5,11;
10,5; 30(31),18; 53(54),7 etc.) e característica
da alma humana de todos os tempos: o dano recebido dos demais inspira malevolência
para eles. O profeta pede a Deus vingança, pois ele pertence a uma religião que
ainda crê na retribuição temporal. Jesus, no Sermão da Montanha, vai
ultrapassar este tipo de ideia (cf. Mt 5,43-48).
Mas o que se enfatiza, principalmente, nesta
primeira leitura é o tema de conspiração (cf. Is 53,8-10; At 4,25-28; Sl 2
etc.). Por este motivo, a oração de Jeremias é o primeiro grito do justo,
perseguido em nome da missão que Deus lhe confia. Neste contexto o que ocorre
para o profeta Jeremias, vai ocorrer para Jesus Cristo e para todos aqueles que
seguem fielmente a Jesus Cristo. Jeremias sofredor é uma figura de Jesus
Cristo.
Para os cristãos a perseguição não é
incidente de percurso, mas é um fato inevitável. Por isso, ela não constitui
novidade na história da Igreja. O autor da Segunda Carta ao Timóteo nos lembra:
“Em verdade, todos aqueles que quiserem viver piedosamente
em Cristo Jesus, serão perseguidos” (2Tm 3,12). Pode acontecer
que numa ou na outra situação tenhamos que sofrer a calúnia ou a difamação por
sermos verazes, por sermos fiéis à verdade; em outras, as nossas palavras ou as
nossas ações serão, talvez, mal interpretadas. Em qualquer caso, o Senhor
espera de nós, cristãos, que falemos sempre a verdade com clareza, pois somente
a verdade nos liberta (cf. Jo 8,32).
Atrás Da Cruz Há Vida
Gloriosa
O Evangelho
deste dia fala, pela terceira vez, do anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Jesus este anúncio na sua subida para Jerusalém (vv. 17-19) e relata a reação
dos discípulos diante do mesmo, especialmente dos irmãos Tiago e João (vv.
20-28). Em nove lugares diferentes dos evangelhos encontramos esse anúncio: Mt
16,21-23; 17,22-23; 20,17-23; Mc 8,31-33; 9,30-32; 10,32-34; Lc 9,22. 44-45;
18,31-33.
Notamos que
Jesus não somente
anuncia a sua morte ,
mas também a sua ressurreição. A vida em
sintonia com a vontade de Deus não termina na cruz e sim na ressurreição ou na
sua glorificação. Deus aprova com a glorificação todos aqueles que passarem por
provações na vivência da vontade de Deus. Encarar as cruzes como conseqüência da vida vivida de
acordo com os valores vividos por Cristo é sinal de nosso amor a Deus, e
a ressurreição é o amor
que Deus nos mostra por tudo isso ou a ressurreição é a resposta de Deus
para quem vive de acordo com os ensinamentos de Cristo. Em outras palavras, com
a ressurreição Deus quer dizer a cada um de nós, neste contexto: “Você está
aprovado!”. Mesmo que tenhamos que
encarar a perseguição e a morte, jamais devemos abandonar os valores cristãos. O
poder, o cargo tem seu tempo limitado. Os valores vividos e pregador por Cristo
são eternos, isto é, são reconhecidos pelos próprio Deus (cf. Mt 25,31-46:
Julgamento final). Por isso, o bem e a bondade são investimentos que nunca
falham.
Ambição Sem Medida Estraga a
Convivência Fraterna
Ao ouvir o anuncio de Jesus sobre sua própria
morte, os irmãos João e Tiago logo querem pedir a Jesus postos importantes para
poder mandar mais. Mas Jesus nunca deu espaço para o egoísmo e para o poder
mundano no seu coração. Sua existência é um serviço generoso para libertar os
homens de qualquer tipo de escravidão. Pelo bem do homem e em nome do bem
praticado para a salvação do homem Jesus aceitou ser crucificado e morto.
Porém, Deus o ressuscitou. O mal não é capaz de enterrar o bem. O ódio é
incapaz de eliminar o amor, pois “Deus é amor” (1Jo 4,8.16). Por isso, o bem ou
a bondade é o investimento que nunca falha, pois tudo isto tem característica
divina. Tudo que é divino não conhece a morte.
Contrastando com
Jesus é a atitude dos filhos
de Zebedeu: João e Tiago. Ambiciosos sem limite querem garantir um lugar de destaque
no Reino do Messias
para receberem honrarias
e serem servidos.
A ambição
em si
não é negativa .
Dentro do seu
limite , a ambição
pode servir de estímulo
para nobres ações e para melhorar uma condição
humilde . A ambição
só se transformará em
vício quando
a afirmação de si mesmo
for exagerada e os meios para
atingir a glória
forem desonestos . O ambicioso ,
quando dominado pelo
vício , não
suporta competidores ou rivais . Ele gosta de humilhar os outros até eliminá-los em
nome de sua
ambição . Um
viciado em ambição
dificilmente se preocupa com ser justo . Ele utiliza os outros
como escada
sobre os quais
ele pisa
para chegar à própria afirmação ou
glória . Uma pessoa de coração nobre não sai à procura
das honras e dos aplausos ,
mas do bem , e
ela reconhece o bem
onde estiver.
Na cabeça
dos dois filhos
de Zebedeu têm apenas ideais de grandeza ,
postos a serviço
do próprio egoísmo .
Não lhes
passa pela
cabeça sacrificarem-se pelos outros , mas exigir que os demais
se sacrifiquem por eles .
“Quem
quiser tornar-se grande , seja vosso servidor ”.
Atrás destas palavras
Jesus quer nos
alertar que
existe um grande
risco de transformar
nossa missão ,
nossos trabalhos ,
nossa “liderança ”
na comunidade /Igreja
num exercício de poder
e de ambição . Daí sairá a frase : “Quem manda aqui sou eu !”. Este tipo de frase
na Igreja de Cristo
é a expressão de um
conceito de uma eclesiologia totalmente fora
daquilo que Jesus quer :
“Quanto a vós ,
nunca vos
deixeis chamar de Mestre ,
pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos ”.
(Mt 23,8). A comunidade cristã é uma comunidade de irmãos .
Como irmãos
um deve se preocupar
com outro ;
um deve cuidar do outro e todos se protegem. Trata-se de uma família onde ninguém é superior
ao outro . Conseqüentemente ,
na comunidade cristã, a autoridade
e a responsabilidade , inclusive
a fraternidade devem ser
sinônimos de serviço .
Na comunidade dos que
seguem os ensinamentos de Cristo não tem cabimento o domínio ,
o autoritarismo , a ambição sem limite e a vontade de
poder e de exibicionismo .
Se alguém tiver alguma ambição na comunidade é porque está querendo tirar
alguma vantagem pessoal em vez de pensar no bem comum. Aquele que serve aos outros
em função
do bem dos outros
é grande no Reino
de Deus . Porque
se Deus é o Bem
absoluto , logo
aquele que
pratica o bem é de Deus ,
tem algo de Deus
nele e por isso ,
está com Deus
ou do lado
de Deus .
A comunidade de Jesus deve ser constituída
pelas pessoas capazes de abandonar definitivamente toda prática egoísta onde
tudo se compra e se vende, até a consciência, em nome da vantagem pessoal. A opção
pelo Reino equivale a uma opção pela humanização e fraternização. Tudo isto
requer o abandono de todo tipo de ambição e de poder para deixar o poder da
graça que salva operar na nossa vida e na nossa convivência. Assim, seremos o
sacramento de Deus neste mundo.
“Enquanto Jesus subia para
Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte...”. A Quaresma é também
uma “subida para Jerusalém”. É um caminho para a cruz. Nossa vida deve ser uma
subida contínua até Deus. Podemos até fazer algumas paradas, mas jamais uma
paralisia.
“Vós não sabeis o que
estais pedindo”, diz Jesus aos filhos de
Zebedeu. Também nós
pedimos muitas coisas a Deus , sem que de fato , “saibamos”
o significado de nossos
pedidos .
·
“Quem quiser
tornar-se grande , torne-se vosso servidor ;
quem quiser ser
o primeiro , seja vosso
servo . Pois ,
o Filho do Homem
não veio
para ser servido, mas para servir
e dar a sua vida como resgate em favor de muitos ”. “A vida
é dada a nós
e nós a merecemos dando-a” (Rabindranath Tagore).
P. Vitus Gustama,svd
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