09/06/2016
A
HUMILDADE TORNA-NOS JUSTOS DIANTE DE DEUS E DIANTE DOS HOMENS
Quinta-Feira
da X Semana Comum
Primeira Leitura: 1Rs 18,41-46
Naqueles
dias, 41 Elias disse a Acab: “Sobe, come e bebe, porque já ouço o ruído de
muita chuva”. 42 Enquanto Acab subia para comer e beber, Elias subiu ao cume do
Carmelo, prostrou-se por terra e pôs o rosto entre os joelhos. 43 E disse ao
seu servo: “Sobe e observa na direção do mar”. Ele subiu, observou e disse:
“Não há nada”. Elias disse-lhe de novo: “Volta sete vezes”. 44 À sétima vez o
servo disse: “Eis que sobe do mar uma nuvem, pequena como a mão de um homem”.
Então Elias disse-lhe: “Vai dizer a Acab que prepare o carro e desça, para que
a chuva não o detenha”. 45 Nesse meio tempo, o céu cobriu-se de nuvens escuras,
soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu para o seu carro e
partiu para Jezrael. 46 A mão do Senhor esteve sobre Elias; e ele, cingindo os
rins, correu adiante de Acab até a entrada de Jezrael.
Evangelho: Mt 5,20-26
Naquele tempo, disse Jesus aos seus
discípulos: 20 “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da
Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21 Vós ouvistes o que
foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.
22 Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em
juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem
chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 23 Portanto, quando
tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu
irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa a tua oferta ali diante do altar, e
vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua
oferta. 25 Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo
para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará
ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26 Em verdade eu te digo:
dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
-----------------------------
Fé Na Eficácia Da Palavra Do
Deus Criador Do Céu e Do Universo
“Disse
o profeta Elias: ‘Vai dizer a Acab que prepare o carro e desça, para que a
chuva não o detenha´. Nesse meio tempo, o céu cobriu-se de nuvens escuras,
soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente”.
Estamos acompanhando o confronto entre o
profeta do monoteísmo, Elias, e 450 profetas de Baal, o deus da fecundidade (ou
das colheitas). Em vão os profetas de Baal gritaram para pedir ao deus Baal
para que caísse a chuva do céu. Infelizmente, nenhum pingo da chuva caiu. Basta
o profeta Elias prostrar-se diante do verdadeiro Deus, sem demora a chuva caiu
e terminou a seca de três anos e meio.
Ajoelhar-se ou prostrar-se é a atitude de
adoração a Deus. É uma atitude que demonstra a pequenez e a humildade diante de Deus. Essa atitude
também é uma atitude de penitência. Ajoelhar-se ou prostrar-se é atitude
interior e exterior que o homem expressa diante da grandeza e do amor de Deus. Diante
do Deus inefável o ser humano como criatura pode unicamente ajoelhar-se ou
prostrar-se para proclamar a grandeza de Deus, e que Deus é o Senhor do Céu e
do universo. Tal posição sublinha o espirito de humildade que compenetra a
criatura humana e lhe anima o coração. A criatura humana intui o poder divino,
canta suas maravilhas e se prostra por terra para dizer com toda pessoa a
grandeza do seu Senhor. essa atitude nos introduz numa profundo espirito de
adoração. Essa foi a postura do profeta Elias diante de Deus. Deus é “fraco”
diante de quem tem fé firme e diante do humilde. O humilde e quem tem fé firme
se dão bem com Deus e Deus se dá bem com eles.
O homem de Deus, o profeta Elias, prostrou-se
diante do Deus do Céu e do universo para acabar com a seca de três anos e meio,
e a chuva caiu. Com isso fica comprovada a inconsistência da pretensão de Baal
de ser o deus da chuva e da fecundidade. Ironicamente, o deus da chuva, Baal, é
incapaz de fazer cair a chuva. Ao mesmo tempo fica comprovada a eficácia do
poder da Palavra de Deus e a grandeza de Javé, o Deus de Israel e o Senhor da
história.
Para a Igreja, Cristo é o verdadeiro Elias
(St. Ambrósio: De Viduis, 3, 6).
Através de incessantes orações ao Pai, o céu fechado abriu-se como um sinal de perdão e a terra
árida de corações endurecidos pelo pecado foi regada pelo orvalho da graça (cf.
Mc 1,9-11).
Ser Justo Diante De Deus e
Dos Homens
“Se a vossa justiça não for maior que a dos
mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus”
O texto do Evangelho deste dia faz parte do Sermão
da Montanha (Mt 5-7). Na
passagem do evangelho de hoje Jesus nos disse: “Se a vossa justiça não for maior
que a dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus”
(Mt 5,20). “O bom é inimigo do ótimo”, dizia São João Bosco. Ser cristão não é
somente aquele que deve ser bom e sim deve ser melhor diariamente em tudo ou
pelo menos deve se esforçar diariamente para ser melhor do que antes. Para ser
melhor o cristão deve ter um coração grande e uma mente aberta e por isso, ele
jamais pode cair na rotina. Para ser melhor o cristão tem que ser criativo.
Para ser melhor o cristão tem que ser um aluno eterno. Para ser melhor, o
cristão precisa ter humildade para a aprendizagem. Para ser melhor o cristão
precisa estar atento para o novo. Para ser melhor o cristão precisa se renovar
permanentemente. Ser cristão é ser melhor em cada momento e em qualquer lugar,
não para superar os demais e sim para viver o cristianismo na sua profundidade.
Para o homem ou a mulher que sabe o que quer, que ama seu propósito e seus
sonhos ou ideais e não descansa até vê-los realizados, tudo o que espera
chegará. “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre
ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor... Seja
qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia” (Johann
Goethe).
O propósito é um estilo de vida, uma atitude
e uma posição que cada cristão deve assumir desde que começa o dia. Viver um
dia sem propósito claro significa mais um dia perdido ou jogado fora. Quem não
sabe valorizar o tempo, enterra muitas oportunidades. O cristão deve se
acostumar a se questionar: Como posso me definir? Que coisas negativas tenho
que eliminar? O que de melhor eu tenho? Qual é a minha força? A classificação
que nós nos atribuímos é chamada de autoestima. Para podermos alcançar nossas
metas, nossos projetos e propósitos temos ter a autoestima. Se nossa autoestima
for pobre, teremos dificuldade em conquistar o que é melhor na nossa vida. “Uma
pessoa não nasce gênio, torna-se gênio” (Simone de Beauvoir).
O texto do evangelho de hoje inicia com a
confrontação entre a justiça dos escribas e dos fariseus e a justiça exigida
para os cristãos. É um princípio ético fundamental de Jesus.
Em que consiste que a justiça dos discípulos
é maior do que a dos fariseus e dos escribas? Os discípulos observam até os
menores dos mandamentos, enquanto que os escribas e fariseus “omitem as coisas
mais importantes: a justiça, a misericórdia e a fidelidade” (Mt 23,23). Os
discípulos põem em prática os mandamentos de Deus e ensinam, enquanto que os
escribas e fariseus “dizem, mas não fazem” (Mt 23,3).
“Se a vossa justiça não for maior que a dos
mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus” (Mt
5,20). Através desta afirmação que serve de alerta para quem quiser ser
cristão, Jesus quer desenvolver o sentido profundo da Lei cristã. Por isso, o
olhar se detém primeiramente nos deveres sociais (Mt 5) para passar às obras
religiosas (Mt 6).
No texto de hoje Jesus faz sua reflexão sobre
o quinto mandamento do Decálogo: “Não matarás”. Esta lei continua válida, porém
Jesus propõe uma interpretação mais exigente desta disposição que abarca não
somente as ações ou os atos culpáveis nessa ordem, mas também a raiz de onde
brotam essas ações ou esses atos: o sentimento e a interioridade do ser humano.
A proibição do homicídio inclui na nova interpretação de Jesus a proibição de
todo sentimento de ira e animosidade, maledicência, insulto, desprezo contra o
irmão. Para Jesus a ira e as palavras ofensivas contra o irmão são equiparadas
ao homicídio. De fato, antes de matar um adversário/inimigo com uma arma, ele o
mata ou o fere com a palavra que ai do coração. Para Jesus a relação com o
irmão adquire uma tal seriedade que com ela se chega a decidir o destino
definitivo da pessoa humana diante de Deus. Portanto, Jesus não se limita a
condenar quem mata materialmente (fisicamente), mas também quem mata o irmão no
coração, que elimina seu irmão da própria vida.
Logo depois que apresentou a nova formulação
da antiga lei, Jesus passa a expor sua concretização em forma de um caso para
enfatizar até que ponto essa nova lei deve ser observada. Trata-se de uma
explicitação que indica a radicalidade de sua aplicação com a ajuda de um exemplo
(cf. Mt 5,23-26). O cristão que se aproxima do Senhor da vida deve
reconciliar-se primeiro com o irmão. Não somente quem ofendeu está obrigado a
se reconciliar, mas também quem sofreu uma ofensa. Sublinha-se o caráter
urgente deste dever diante do qual perde a importância de ter ou de não ter a
razão no conflito. Cada um é chamado à superação de qualquer tipo de divisão
comunitária que lhe afete.
Para Jesus a reconciliação é tarefa
prioritária: está antes que o culto a Deus, está antes que ir à missa, antes
que rezar, porque o projeto de Deus sobre a humanidade é nada mais do que criar
um mundo de irmãos onde todos podem chamar a Deus de Pai. É uma sociedade nova
onde regem as relações humanas próprias do amor mútuo. Uma oferenda só é agradável
a Deus, se, quem a oferece, não guarda, em seu coração, ódio, nem rancor nem
ressentimento contra o próximo. A oferenda a Deus seria inútil, se o coração do
oferente fosse contaminado pela inimizade e o seu relacionamento com alguém
estivesse rompido. Trata-se de uma exigência radical que escandalizam até os
nossos sentimentos humanos.
Portanto, convém reconciliar-se, pôr-se de
acordo, antes que chegue o momento do juízo definitivo de Deus. Não se esqueça:
“O bom é inimigo do ótimo”. Cada um é chamado a caminhar para ver mais e
aprender mais a fim de ser melhor em cada instante e lugar. Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade,
poder e magia” (Johann Goethe).
“Uma pessoa não nasce gênio, torna-se gênio” (Simone de
Beauvoir).
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário