15/06/2016
VIVER NA INTERIORIDADE E NA AUTENTICIDADE
CONFORME O ESPÍRITO DO SENHOR
Quarta-Feira da XI
Semana Comum
Primeira Leitura: 2Rs 2,1.6-14
1 Quando o
Senhor quis arrebatar Elias ao céu, num redemoinho, Elias e Eliseu partiram de
Guilgal. 6 Tendo chegado a Jericó, Elias disse a Eliseu: “Permanece aqui,
porque o Senhor me mandou até o Jordão”. E ele respondeu: “Pela vida do Senhor
e pela tua, eu não te deixarei”. E partiram os dois juntos. 7 Então, cinquenta dos
filhos dos profetas os seguiram, e ficaram parados, à parte, a certa distância,
enquanto eles dois chegaram à beira do Jordão. 8 Elias tomou então o seu manto,
enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de
modo que ambos passaram a pé enxuto. 9 Depois que passaram, Elias disse a
Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua
presença”. Eliseu disse: “Que me seja dada uma dupla porção do teu espírito”. 10
Elias respondeu: “Tu pedes uma coisa muito difícil. Se me vires quando me
arrebatarem da tua presença, isso te será concedido; caso contrário, isso não
te será dado”. 11 E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam, um carro de
fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num
redemoinho. 12 Eliseu o via e gritava: “Meu pai, meu pai, carro de Israel e seu
condutor!” Depois, não o viu mais. E, tomando as vestes dele, rasgou-as em
duas. 13 Em seguida, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair e, voltando
sobre seus passos, estacou à margem do Jordão. 14 Tomou então o manto de Elias
e bateu com ele nas águas dizendo: “Onde está agora o Deus de Elias?” E bateu
nas águas, que se dividiram, para os dois lados, e Eliseu atravessou o rio.
Evangelho:
Mt 6,1-6.16-18
Naquele
tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não
praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles.
Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por
isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os
hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em
verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário,
quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão
direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que
vê o que está oculto, te dará recompensa. 5Quando orardes, não
sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas
esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles
já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares,
entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu
Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando
jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram
o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo:
Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares,
perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que
estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que
está escondido, te dará a recompensa”.
___________________
Quem
Vive De Acordo Com o Espírito Divino Permanece Vivo Em Deus
A primeira Leitura fala da
última passagem
do profeta Elias neste mundo na presença de seu discípulo
Eliseu. A finalidade do texto é introduzir o ciclo do profeta
Eliseu, sucessor do profeta
Elias no ministério profético .
A passagem de Elias deste mundo é misteriosa: “Aconteceu que, enquanto andavam e
conversavam, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e
Elias subiu ao céu num redemoinho”. Um profeta de alma de fogo, como Elias,
não podia desaparecer sem ser no “fogo”, símbolo de Deus. Isto significa que
Elias está em Deus. Elias permanece vivo.
No tempo de Jesus, a crença popular esperava o retorno de
Elias que devia preceder o Messias. Assim o povo perguntava a João Batista: “Quem és? És tu Elias?” (Jo 1,21). Além
disso, na anunciação do nascimento de
João Batista o anjo disse a Zacarias: “Ele
(João Batistas) estará com o espírito e poder de Elias” (Lc 1,17). E um
dia, Jesus dirá quando fala de João Batistas: “Se quiserdes dar crédito, ele é o Elias que deve vir” (Mt 11,14).
No momento de transfiguração, Pedro, Tiago e João viram Jesus conversando com
Moisés e Elias (cf. Mt 17,3).
A divisão das águas do Jordão onde passam o profeta Elias e
seu discípulo Eliseu é um eco do episódio do mar Vermelho (cf. Ex 14,21). Assim
o autor do segundo Livro dos reis quer colocar mais uma vez em paralelo as
figuras de Moisés e de Elias.
Na sua última passagem deste mundo, o profeta
Elias proíbe Eliseu de segui-lo, repetidamente. Mas
Eliseu lhe respondeu: “Pela vida
do Senhor e pela
tua, eu não
te deixarei”. A repetição
da proibição quer
enfatizar as provas
que o discípulo
deve superar para ser testemunha
privilegiada do mestre . A contemplação da partida
do profeta Elias serve para
Eliseu como sinal
e garantia da sucessão .
Além disso, na despedida Eliseu pede a Elias: “Que
me seja dada uma dupla porção do teu espírito”. Eliseu quer que tenha o espírito de Elias.
Elias é o homem sempre à escuta de Deus e cumpre a ordem de Deus, e é enviado
(por Deus) para estar sempre próximo dos homens, apesar dos medos e das
perseguições, a fim de restabelecer a Aliança entre Deus e os homens.
Homens de Deus, como Elias, são
homens espirituais, isto é, homens que vivem de acordo com o espírito do
Senhor, transfigurados por dentro; são homens que dentro deles tem manancial;
homens que manam “a água viva”. Os que vivem de acordo com o Espírito do Senhor
não morrem, mas fazem uma passagem deste mundo, por força de Deus, para o mundo
de Deus. Os que estão transfigurados por dentro pelo Espírito de Deus,
permanecem vivos em Deus como o profeta Elias. Os que vivem de acordo com o
Espírito de Deus são levados por Deus para estar junto a Ele eternamente. Os
que vivem de acordo com o Espírito de Deus se perpetuam na terra através de
suas palavras, ações e obras.
Somos Chamados a Viver Na Interioridade e
Na Autenticidade
“Ficai atentos para
não praticar
a vossa justiça
na frente dos homens
só para
serdes vistos por
eles . Caso
contrário , não
recebereis a recompensa do vosso
Pai que
está nos céus ”
(Mt 6,1).
O texto do evangelho de hoje
pertence ao Sermão
da Montanha (Mt 5-7). Através de sua Palavra de hoje
o Senhor nos
convida a vivermos na interioridade e na autenticidade ,
pois esse modo de viver nos traz a paz
e a felicidade . Quando
nossa interioridade ficar
vazia , procuraremos algo
fora de nós
para nos apoiar . Somente usa a bengala quem tem pernas
fracas para caminhar . Quem vive na interioridade a partir
da interioridade, isto é, viver
de acordo com
os valores , não
precisa provar
que é importante .
uma pessoa é valorizada pelos
valores vividos
e não pelos
bens que
se tem.
Jesus nos alerta para vivermos na
interioridade porque os mais belos gestos da verdadeira religião
como a esmola ,
jejum e oração ,
podem, por desgraça ,
ser desviados de seu
sentido : busca
apenas de si
mesmo , dos próprios
interesses . A hipocrisia
religiosa é pior
de todas porque ela
pode afastar as pessoas
de Deus , especialmente
os mais simples .
Que nossa
caridade seja invisível
para os olhos
dos homens , mas
visível para
os olhos de Deus .
As obras de piedade
não devem ser
praticadas para ganhar prestígio diante
dos homens e com
isto , adquire uma posição
de poder ou privilégio . Quem
faz assim se priva da comunicação divina ,
cessa a relação de filho-Pai com Deus .
Três Práticas
de Piedade : a Esmola ,
a Oração e o Jejum
No NT, a comunidade
cristã vive profundamente esse compromisso
(cf. Lc 4,18-21; At 2,42-46; 4,32.37; 2Cor
8,9.13). Quem dá esmola
quer restabelecer
a relação com
o pobre . A situação
de pobreza é contrária
à vontade de Deus
(cf. Mt 5,1-12) e, por isso , quem dá esmola cumpre a vontade
de Deus . No entanto ,
o gesto de dar
esmola deve ser fruto de cálculos
egoístas e sim de uma verdadeira comunhão de bens :
“Que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão
direita ”. Ao mesmo
tempo a esmola
não pode favorecer
à preguiça pela
facilidade em
ganhar bens
(dinheiro e outros
bens materiais )
por parte
de quem a recebe. Não
podemos trabalhar somente
pelo pobre ;
temos que trabalhar
com o pobre .
Se você fizer um
benefício ou
um bem , nunca se lembre dele; se você
receber um ,
nunca se esqueça dele.
A segunda prática de piedade é a oração . Não tem como não rezar se o homem leva a sério seu ser ; se o homem vive sua vida na profundidade . A oração
aproxima a terra ao céu .
A oração derruba o muro
que separa a humanidade
de Deus . Oração
leva quem
reza para a esfera
divina e introduz o homem
no terreno sagrado .
Mas Jesus nos
alerta que
o momento de oração
não é um
momento de ostentação .
Quem reza, busca
Deus e não
a própria glória
ou para ser visto pelos demais . Por isso , Jesus
insiste na prática da interioridade. Jesus nos ensina que precisamos buscar momentos de encontro
pessoal com
o Pai e manter
as conversas com
Ele .
A terceira prática da piedade é o jejum .
Na tradição do Povo
de Deus tanto
o jejum como
a esmola e a oração
são fundamentos
da relação : Deus-homem (eu )-irmãos. No AT se pratica também
o jejum comunitário ,
por exemplo ,
no dia da Expiação
(cf. Lv 16,29; 23,27). Jesus não elimina
a prática de piedade ;
Ele quer
que a cumpramos com
sinceridade , sem
nenhum tipo
de hipocrisia . Todo
sinal externo
de jejum pessoal
deve desaparecer para
converter-se em um
ato dirigido exclusivamente
para Deus . A prática do jejum tem como objetivo buscar um contato mais íntimo com Deus , com Seu perdão , com Sua benevolência e com
Sua graça .
O jejum bíblico é um
ato essencialmente
de buscar o contato
íntimo com
Deus para que vivamos como
irmãos . O profeta
Isaias critica duramente quem pratica o jejum ,
mas oprime o irmão
(cf. is 58,3-9). Os elementos essenciais de um
jejum agradável
a Deus : o jejum
unido à oração e encontra
sua expressão
mais autentica no serviço
aos pobres . Trata-se de um jejum com uma dimensão
social .
“Ficai atentos para
não praticar
a vossa justiça
na frente dos homens
só para
serdes vistos por
eles . Caso
contrário , não
recebereis a recompensa do vosso
Pai que
está nos céus ”
(Mt 6,1) é o recado de Jesus para nós todos . Vivamos na interioridade e na autenticidade para que sejamos felizes
e firmes nesta vida .
P. Vitus Gustama, SVD
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