05/12/2017
A
SIMPLICIDADE É O ESPAÇO
ONDE DEUS SE REVELA
Terça-Feira Da I Semana
do Advento
Primeira Leitura: Is 11,1-10
Naquele dia, 1 nascerá
uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma
flor; 2 sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e
discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de
Deus; 3 no temor do Senhor, encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas
aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4 mas trará justiça
para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra
com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5 Cingirá
a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6 O
lobo e o cordeiro viverão juntos, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito;
o bezerro e o leão comerão juntos, e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7 A
vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o
leão comerá palha como o boi; 8 a criança de peito vai brincar em cima do
buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da
serpente. Não haverá danos nem mortes
por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor
quanto as águas que cobrem o mar. 10 Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá
como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua
morada.
Evangelho: Lc
10,21-24
21 Naquele momento
Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu
te louvo, Pai ,
Senhor do céu
e da terra , porque
escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes ,
e as revelaste aos pequeninos . Sim , Pai , porque assim
foi do teu agrado .
22 Tudo
me foi entregue
pelo meu Pai . Ninguém
conhece quem é o Filho ,
a não ser o Pai ; e ninguém
conhece quem é o Pai ,
a não ser o Filho e aquele
a quem o Filho
o quiser revelar ”. 23
Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em
particular : “Felizes
os olhos que
vêem o que vós
vedes! 24 Pois
eu vos
digo que muitos
profetas e reis
quiseram ver o que
estais vendo, e não puderam ver ; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não
puderam ouvir ”.
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O Messias Que Virá É Um
Príncipe Da Paz
“O lobo
e o cordeiro viverão juntos, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o
bezerro e o leão comerão juntos, e até mesmo uma criança poderá tangê-los. A
vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão
comerá palha como o boi; a criança de peito vai brincar em cima do buraco da
cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente”,
escreveu o profeta Isaías.
O profeta Isaias sonha por um mundo cheio de
paz. E a Bíblia fala largamente da paz. A paz é uma aspiração universal da
humanidade. O sonho do profeta Isaías é tecido de imagens de animais que são inimigos
por natureza, mas que se convertem em companheiros de jogos, em amigos, e
habitam juntos num mundo completamente diferente do que conhecemos. Nesta profecia,
o profeta Isaías anuncia o “fim dos tempos”, um retorno ao paraíso primitivo:
assim vivia Adão em paz em meio dos animais. O que se promete para nós é uma “nova
criação”, onde todos os seres poderão conviver em paz uns aos outros.
A fonte dessa paz messiânica é o conhecimento
de Deus. A “paz-entre-eles” provem de ter todos o olhar posto no próprio Deus.
Deus é o fator de unidade. O Pai do céu é fonte de amor entre os irmãos.
Certamente a Igreja pode ser a sorte da humanidade.
A vinda do Novo Ungido significa a
inauguração de uma era de paz para toda a criação. Uma paz que não é
simplesmente bem-estar, mas também justiça e fruto da justiça.
Correlativamente, o pecado, negação da justiça, é visto como um elemento que
perturba o equilíbrio ao introduzir um estado de violência com Deus, com o
próximo e com o cosmos.
A descrição do profeta sobre alguém nascido
“do tronco de Jessé” está cheio do Espirito de Deus. A visão é a de um Espírito
“de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de
ciência e temor de Deus”, integridade e justiça, uma visão de quem se alinha
com os aflitos. Deus vem e “repousa” sobre este homem (o futuro Messias). Jesus
faz sua essa profecia, aplicando-a a si mesmo na sinagoga de Nazaré: “O
Espirito de Deus repousa sobre mim” (Lc 4,18). Eu preciso me deixar conduzir
pelo Espirito de Deus para agir sabiamente e conviver fraternamente.
O futuro Messias descrito pelo profeta Isaías
sairá “do tronco de Jessé”. É uma imagem tradicional em Israel em que,
referindo-se à felicidade ao falar de uma árvore florescente e referindo-se à
desgraça quando se fala de uma árvore seca reduzida ao tronco. Deste tronco
quase morto sai um pequeno broto, um broto débil, um galho frágil. Um Messias
futuro haverá de surgir da pobreza e do sofrimento. Jesus, o futuro Messias será
perseguido desde seu nascimento e morrerá mártir. Trata-se de uma imagem e
mensagem de esperança. O poder de Deus é capaz de fazer surgir a vida do
profundo das situações mais desesperadas. Eu preciso manter minha fé no Deus da
esperança.
O futuro Messias “não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir
dizer; mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens
pacíficos”. Nós nos deixamos impressionar pelas “aparências”. O futuro
Messias julgará segundo a verdade e coração do homem. Os pobres, os débeis são seus
preferidos, pois não há ninguém que possa defendê-los.
Para Deus Tudo é Simples
e Para o Simples Tudo É Divino
O texto
do evangelho lido neste dia se encontra
no contexto do envio dos setenta (e dois ) discípulos para a missão e sua volta da mesma (Lc 10,1-24). Eles
voltaram da missão , conscientes
de terem libertado os homens do mal , moral e físico (Lc 10,17) pelo uso do nome de
Jesus (poder messiânico). A chegada
de Jesus abole o estado de escravidão e permite ao homem
ter acesso para a verdadeira liberdade .
Jesus louva a Deus por
todo este
êxito .
O texto
começa com a oração de louvor e de ação de graças de Jesus: “Eu te louvo,
Pai, Senhor do céu e da terra...”. Jesus experimentou um
gozo exultante ,
provindo do fundo de seu coração e que
se transborda nas suas palavras ou na oração de ação de graças. A ação de
graças, a oração de Jesus surge da contemplação do trabalho que o Pai está
fazendo no coração dos homens através de seus apóstolos. Deus trabalha no
coração de cada homem, inclusive no coração dos que se dizem ateus. Toda vez
que uma pessoa se supera e faz o bem, nós devemos reconhecer que Deus está
nessa pessoa. E ajudar essa pessoa a dar um passo adiante significa trabalhar
com Deus e acompanhá-Lo.
Mas quais são os homens em cujos corações
Deus está fazendo sua obra de salvação? A quem
Deus revela seus
segredos ? Quem
é capaz de conhecer
e reconhecer os mistérios
de Deus neste mundo ?
Estas são as perguntas
lançadas implicitamente no texto do evangelho de hoje .
A resposta é esta: Deus
se revela aos simples , aos pequeninos , aos que não têm nenhuma pretensão, aos que se entregam totalmente
à ação de Deus
na sua vida: “Eu
te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos
sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”. Nestas pessoas a
graça se frutifica em boas obras para o bem de todos. Essas pessoas produzem
algo de bom para a humanidade, pois a graça de Deus flui nelas como a seiva
flui do tronco aos ramos a fim de produzirem mais frutos (cf. Jo 15,1-5).
A simplicidade
aprende a se desprender , acolher
o que vem sem
nada guardar
como coisa sua , pois para
ele tudo
é dom e vive no mundo
de gratuidade. Simplicidade é nudez , despojamento, pobreza .
Simplicidade é liberdade ,
leveza , transparência . A
simplicidade é a transparência
do olhar , pureza
do coração , sinceridade
do discurso , retidão
da alma e do comportamento .
A simplicidade é a espontaneidade ,
a improvisação alegre ,
desprendimento , desprezo
do prevalecer . A simplicidade
é o esquecimento de si ,
é nisso que ele
é uma virtude . É por
isso que
a simplicidade é a virtude
dos sábios e a sabedoria
dos santos .
De fato, conhecer Deus não é primordialmente
uma operação intelectual, reservada a uma elite. Os pequenos, os simples podem
descobrir coisas sobre Deus que os entendidos não conseguem compreender.
“Naquele momento
Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu
te louvo, Pai ,
Senhor do céu
e da terra , porque
escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes ,
e as revelaste aos pequeninos ”.
Ao colocar estas frases no seu evangelho o evangelista
Lucas quer colocar
o máximo possível
em destaque
os fatos que
aconteceram pela primeira
vez . Finalmente ,
há um grupo
de discípulos que
foi capaz de expulsar
as falsas ideologias que tornavam as pessoas
escravas das mesmas. Através da missão bem feita
levada ao término
por estes
personagens desconhecidos
até então
na sociedade e da reação
exultante de Jesus, o evangelista Lucas antecipa sobre
como deverá ser a missão
ideal : aberta ,
universal e libertadora.
É preciso
que sejamos personagens
conhecidos por
Deus embora
não sejamos reconhecidos pela sociedade que adora ao poder e ao exibicionismo . Sejamos sábios
e inteligentes de Deus ! “O homem que é firme, paciente, simples, natural e
tranquilo está perto da virtude”, dizia o sábio chinês, Confúcio.
P. Vitus Gustama,svd
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