13/12/2017
CORAGEM
DE IR AO ENCONTRO
DO DEUS GRANDE
E PRÓXIMO QUE
ME ANIMA E FORTALECE
Primeira Leitura: Is 40,25-31
25 “Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” — fala o
Santo. 26 Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? — Aquele
que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome:
tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27 Então,
por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista
do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 28 Acaso ignoras, ou não
ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha
nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29 ele dá coragem ao desvalido e
aumenta o vigor do mais fraco. 30 Cansam-se as crianças e param, os jovens
tropeçam e caem, 31 mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam
asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.
Evangelho: Mt 11, 28-30
Naquele
tempo , tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde
a mim todos
vós que
estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos
fardos , e eu
vos darei descanso .
29Tomai sobre
vós o meu
jugo e aprendei de mim ,
porque sou manso
e humilde de coração ,
e vós encontrareis descanso .
30 Pois
o meu jugo
é suave e o meu
fardo é leve ”.
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Com Deus Nossas Forças Se
Renovam Permanentemente
“Então,
por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: ‘Minha vida ocultou-se da vista
do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?’”.
Uma população sem coragem: isso parece muitas
vezes Israel no seu exílio na Babilônia. Israel continua repetindo que não há futuro
ou possível salvação. Ele discute e acusa Deus de ter se esquecido dele: “Minha
vida ocultou-se da vista do Senhor”.
Então o profeta se levanta, porque ele não
pode tolerar tais censuras. O sentimento da fidelidade divina deve permanecer
como pedra angular da fé de Israel. Assim, o profeta convida as pessoas a olharem
além: Deus é o Único, o Incomparável, o Santo. Ele não precisa responder a
ninguém e Ele continua, incansavelmente, seu trabalho de salvação. Ele é o dono
do mundo. Então, por que adorar as estrelas e consultar horóscopos, assim como
os babilônios?
O Deus grande e transcendente, Criador das
estrelas e do cosmos, é também o Deus próximo, que comunica sua força a quem se
apega a Ele. Para
os exilados, cheios de lassitude, Isaías revela uma fonte de vigor: “Deus dá coragem ao desvalido e aumenta o
vigor do mais fraco”.
“O
Senhor é o Deus
eterno que
criou os confins da terra ;
ele não
falha nem
se cansa, insondável é sua sabedoria ; ele dá coragem ao desvalido e aumenta
o vigor do mais
fraco ” (Is 40,28-29), são palavras do
profeta Deutero-Isaías para
seus companheiros
no exílio de Babilônia.
A catequese
do profeta Deutero-Isaías que quer sublinhar sobre o verdadeiro conhecimento de
Deus consiste muito mais em adotar certas atitudes concretas do que em afirmar
uns princípios teóricos. Essa catequese parte do drama do exílio de Babilônia
que suscita o sentimento de que a fé é insuficiente para afrontar os problemas
da vida. Porém, por outro lado, Deus não está para satisfazer as pequenas ou
grandes curiosidades do homem. A tentação contra a fé parte de uma tremenda
solidão (no exílio de Babilônia). No entanto, a certeza da fé não está em
função das verificações que dela podemos fazer. Somente uma adesão global pode
responder a uma questão global. As razões da fé não podem ser menores do que o
próprio Deus. Mas nesta catequese o profeta leva o leitor para um ato de fé no
amor e na vida: “Os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas
como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar” (Is 40,31).
O profeta
Deutero-Isaías acredita no Grande Deus. Para ele este grande
Deus é um
Deus surpreendente .
Ele se preocupa com
cada um
de nós , especialmente
com os pequenos ,
os débeis, os cansados, os desamparados e os desesperados. O profeta quer nos dizer que o Deus grande e transcendente , Criador
das estrelas e do cosmos
é também o Deus
próximo , o Emanuel (cf. Mt 1,23; 18,20; 28,20) que comunica sua
força aos que
se abrem a Ele , aos que
põem nele sua confiança .
Este Deus
próximo devolve cada
manhã a cada
homem o vigor
de existir , de empreender ,
de começar de novo , e de vencer sempre o desespero e desesperança :
“Cansam-se as crianças e param, os
jovens tropeçam e caem, mas os que
esperam no Senhor renovam suas
forças , criam asas
como as águias ,
correm sem se cansar ,
caminham sem parar ”
(Is 40,30-31). Para
isto , o único
requisito é a fé
que é o reconhecimento
simultâneo do próprio desamparo e a aceitação do poder salvador de Deus .
Diante
deste grande Deus, o profeta nos convida: “Levantai os olhos para o alto
e vede: quem criou tudo isso? Aquele que expressa em números o exército das
estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus”
(Is 40,26). Se nós somos capazes de admirar o poder e a inteligência do homem,
por que seríamos cegos diante da obra de Deus tão vasto como o próprio universo
e infinitamente maravilhoso? Se a inteligência humana é tão desenvolvida capaz
de enviar cosmonautas à lua (e a outros planetas) e naves espaciais tripuladas
ou não tripuladas, por que não seríamos capazes de admirar a grandiosidade do
cosmos com suas galáxias e bilhões de estrelas?
Esta citação nos chama a contemplarmos a “inteligência” de Deus. Neste
exato momento bilhões de estrelas está se movendo e girando em suas respectivas
órbitas. A terra gira neste momento e sempre. O sol se levanta em algum lugar,
e suscita a vida. E tudo isto não nos faria maravilhados, não renovaria nossas
forças e nossa esperança?
Em Deus Encontramos a
Fonte De Nossa Força
Trata-se aqui
da opressão moral
e religiosa , provocada pelo
formalismo de uma religião
estéril e de um
moralismo legalista. Os “cansados e
fatigados sob o peso
dos vossos fardos ”
aqui são
os pobres e famintos ,
ignorantes e pequeninos ,
os míseros /miseráveis
e os doentes . O legalismo é sufocante , é uma moral
sem alegria .
Assim , a religião
fica longe de ser
motivo de liberdade
e alegria , pois
ela é reduzida a uma carga pesada . O
ser humano se
torna animal ,
pois a quem
se impõe “jugo ” e “carga ”,
senão aos animais ?
A pessoa fatigada encontra em
Jesus a força necessária
para continuar o caminho porque Ele cura todos os males
e enfermidades , perdoa todas as culpas , sobretudo , cumula
de graça e de ternura ,
como diz o Salmo
103 (102),3-5: “É Deus quem perdoa todas as tuas faltas ,
e cura todos
os teus males .
É Ele quem
redime tua vida da cova
e te coroa
de amor e compaixão .
É Ele que
renova tua juventude ”. As palavras de Jesus são
uma proclamação da esperança . Dar esperança é o aspecto principal da figura de Jesus. Esta imagem
acolhedora de Cristo deve ou deveria ser também a imagem
que cada
cristão ofereceria a todos .
“... aprendei
de mim , porque
sou manso e humilde
de coração ...” (v.29). O humilde é aquele
que tem noção
da própria capacidade
e da própria fraqueza
e está aberto totalmente
a Deus ; e o manso
é a pessoa boa nas relações
com os outros .
Jesus se proclama o Mestre
“manso e humilde
de coração ”, pois
ele é totalmente
aberto a Deus
e extremamente bom
para com os outros a ponto de compartilhar de sua existência . Por
isso , a palavra
“mansidão ” é fruto
do Espírito (Gl 5,23) e é sinal da presença da sabedoria do alto
(Tg 3,13.17).
Para Refletir
1.
O Senhor não é o Deus de
um lugar ,
nem mesmo
o Deus vinculado a um
tempo sagrado
específico , mas
o Deus de uma pessoa ,
concretamente o Deus
de Abraão, Isaac e Jacob, capaz de entrar em contato com o homem e estabelecer com ele uma aliança . A fé é
a resposta a uma Palavra
que interpela pessoalmente ,
a um Tu
que nos
chama por
nome (Papa
Francisco: Carta Encíclica
Lumen Fidei n. 8).
2.
A fé nasce no encontro com o Deus vivo, que nos
chama e revela o seu amor: um amor que nos precede e sobre o qual podemos apoiar-nos
para construir solidamente a vida. Transformados por este amor, recebemos olhos
novos e experimentamos que há nele uma grande promessa de plenitude e se nos
abre a visão do futuro. A fé, que recebemos de Deus como dom sobrenatural,
aparece-nos como luz para a estrada orientando os nossos passos no tempo (Idem
n. 4).
3.
O homem fiel é aquele que crê no Deus que promete;
o Deus fiel é aquele que concede o que prometeu ao homem (Idem n. 10).
4.
A fé pede para se renunciar à posse imediata que a visão parece
oferecer ; é um
convite para se abrir à fonte da luz , respeitando o mistério
próprio de um
Rosto que
pretende revelar-se de forma pessoal e no momento oportuno (Idem n. 13)
P. Vitus Gustama,svd
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