Domingo,20/10/2019
PARA O CRISTÃO VIVER E REZAR DEVEM ANDAR
INSEPARAVEIS NA SUA LUTA DE CADA DIA
XXIX DOMINGO COMUM “C”
Primeira Leitura: Êx 17,8-13
Naqueles dias, 8 os
amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim. 9 Moisés disse a Josué: “Escolhe
alguns homens e vai combater contra os amalecitas. Amanhã estarei, de pé, no
alto da colina, com a vara de Deus na mão”. 10 Josué fez o que Moisés lhe tinha
mandado e combateu os amalecitas. Moisés, Aarão e Ur subiram ao topo da colina.
11 E, enquanto
Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia
Amalec. 12 Ora, as mãos de
Moisés tornaram-se pesadas. Pegando então uma pedra, colocaram-na debaixo dele
para que se sentasse, e Aarão e Ur, um de cada lado, sustentavam as mãos de
Moisés. Assim, suas mãos não se fatigaram até ao pôr-do-sol, 13 e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio
de espada.
Segunda Leitura: 2Tm 3,14-4,2
Caríssimo: 3,14 Permanece firme naquilo que aprendeste e
aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15 Desde a infância
conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria
que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e
útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça,
17 a fim de
que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra. 4,1 Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a
julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu
Reino, eu te peço com insistência: 2 proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente,
argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina.
Evangelho: Lc 18,1-8
Naquele tempo, 1 Jesus
contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar
sempre, e nunca desistir, dizendo: 2 ”Numa cidade havia um juiz que não temia a
Deus, e não respeitava homem algum. 3 Na mesma cidade havia uma viúva, que
vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4 Durante
muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não
respeito homem algum. 5 Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe
justiça, para que ela não venha a agredir-me!’” 6 E o Senhor acrescentou:
“Escutai o que diz este juiz injusto. 7 E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e
noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8 Eu vos digo que
Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que
ainda vai encontrar fé sobre a terra?”
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O tema que as leituras de hoje nos
apresentam é a oração perseverante para vencer as batalhas e as lutas desta
vida. O texto do Êxodo que lemos na Primeira Leitura (Êx 17,8-13) e o texto do
evangelho de Lucas, que proclamamos neste Domingo, são perfeitamente intercambiáveis.
A insistência da viúva em pedir justiça é o dado central do Evangelho de hoje. Essa
insistência coincide com a Primeira leitura e explica a necessidade de orar
sempre. E Deu a quem dirigimos nossas orações é nosso Pai e por isso, está tão
próximo de nós.
Por isso, através destes textos emerge
um Deus diferente do que, às vezes, imaginamos. O Deus da Bíblia não é um Deus
ocioso ou desinteressado pelo homem, mas é um Deus associado com a tarefa
criativa e renovadora do homem. Deus quis se revelar e apresentar como o “Deus-conosco”,
o Emanuel. Ele está realmente com os homens, individual e coletivamente. É também
o “Deus com o povo”. Toda a revelação bíblica nada mais que a afirmação de que
Deus entrou na história dos homens, a faz e a transforma juntamento com eles. Ao
mesmo tempo, a Bíblia nos oferece também o esforço dos homens por encontrar a
Deus e sobre como eles o conseguiram, descobrindo precisamente no coração de
sua própria história. Evidentemente, o êxito da aventura humana da busca de
Deus se deve à iniciativa de Deus que se revelou, que saiu ao encontro dos que
O buscavam e que suscitou, inclusive, Ele mesmo, este espírito de busca. Por isso,
não anula o mérito do esforço humano, que, como todas as coisas humanas, tem
suas limitações, seus momentos de desalento diante das dificuldades humanamente
insuperáveis, e igualmente seus momentos de euforia e entusiasmo. É o que nos
descrevem estas narrações num contexto existencial, vivido e revivido no coração
do povo e conservado em suas tradições ancestrais. Presença de Deus,
responsabilidade do homem, resposta de fé: dom de Deus.
O exemplo do AT que lemos na Primeira
Leitura é muito expressivo. É
preciso ressaltar aqui a intercessão de Moisés, que intervem em favor do povo.
Deus responde ao povo através de Moisés. Na batalha contra os inimigos (Amalec),
Moisés orava a Deus pedindo-Lhe sua ajuda. Enquanto Mosiés mantinha os braços
elevados, os israelitas ganhavam a batalha. Mas não é um gesto mágico. Não são as
mãos de Moisés a causa da vitória. É um símbolo de que a história deste Povo
eleito não se pode entender sem a ajuda de Deus. O relato nos ensina que que
assim como o Senhor deu a assitência a Israel nas necessidades naturais (alimento:
codorna e maná, e água saída da rocha), também os salvou de seus inimigos,
tipificados em Amalec.
A convicção de que seus triunfos não se
deviam a suas próprias forças e sim à ajuda e ao poder do Senhor, estava
profundamente arraigada em Israel: “Uns
põem sua força nos carros, outros, nos cavalos. Nós, porém, a temos em nome do
Senhor, nosso Deus" (Sl 19/20,8). É difícil para o mundo de hoje
compreender a convicção do povo eleito, pois o homem de hoje aprecia a eficácia,
os meios técnicos, o engenho e o trabalho humano, e não parece necessitar de Deus
para construir seu mundo.
Porém, Jesus nos avisou que quem não edifica
sobre a rocha de Deus, isto é, sobre sua Palavra, está edificando falsamente e
a ruína é apenas questão de tempo (Cf. Mt 7,24-27). Por isso, na Segunda Leitura
são Paulo escreveu ao Timóteo, sobre a importância da Palavra de Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil
para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de
que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra”. Por
ser importante, segundo são Paulo, a Palavra de Deus tem que ser transmitida
por qualquer cristão para os outros: “... proclama
a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha,
com toda a paciência e doutrina”. Porém, é de notar que esta Escritura há
de servir mais para salvar do que para informar: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para
argumentar, para corrigir e para educar na justiça” (2Tm 3,16). A preocupação
por uma transmissão correta da doutrina não pode fazer esquecer que o
importante é que tal doutrina se viva para salvar. Insiste-se mais em aspectos
práticos do que teóricos. A findalidade da Escritura é a salvação dos homens.
O Salmo Responsorial deste
Domingo (Sl 120) nos convida a remotivarmos nossas seguranças: “Eu levanto os meus olhos para os montes: de
onde pode vir o meu socorro? ‘Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor
que fez o céu e fez a terra!’”. Orar é reconhecer a grandeza de Deus e nossa debilidade,
e orientar a vida e o trabalho segundo a Palavra de Deus para que possamos
ganhar cada batalha nesta vida.
Estendamos um pouco mais nossa reflexão sobre o texto do
Evangelho deste Domingo!
Continuamos a acompanhar as últimas e
importantes lições dadas por Jesus no seu caminho para Jerusalém: Lições Do
Caminho (Lc 9,51-19,28). Na passagem do evangelho de hoje Jesus nos dá a lição
sobre a oração que deve fazer parte da vida de cada cristão. É necessário rezar
sempre. E por isso, é importante ser perseverante na oração.
O evangelista Lucas é conhecido como uma
pessoa orante, e a sua comunidade é uma comunidade orante, porque ele dá uma
atenção particular à oração. Por isso, seu evangelho é chamado também de o
“Evangelho de Oração”. A oração envolve o evangelho inteiro desde o primeiro
capítulo que abre com uma solene liturgia no Templo de Jerusalém (Lc 1,1-10)
até a reunião dos discípulos, depois da ascensão, novamente no Templo para
louvar a Deus (Lc 24,53). Em outras palavras, Lucas começa e termina seu
evangelho com oração (veja a reflexão sobre a festa de São Lucas, Evangelista,
18 de outubro).
O que tem por trás da
parábola do juiz iníquo e a viúva persistente?
Devemos nos lembrar que Lucas vivia numa
época da existência cristã que não era a de Jesus, numa época em que as provações (Lc 17,22;21,12), o medo
(Lc 21,26), as preocupações, as riquezas, os prazeres da vida
(Lc 8,14;17,26ss) afogavam a lucidez (Lc 12,35-40) e matavam a esperança (Lc
12,45). No atual contexto de Lucas, então, a parábola está relacionada à
situação dos discípulos que vivem numa condição de perseguição e outras
situações, enquanto se faz esperar a intervenção libertadora de Deus. Eles se
sentem como se fossem filhos abandonados por Deus Pai. Surge, então, a
pergunta: “Por
que o Senhor demora em nos socorrer? Por que fica calado diante dos nossos
gritos? Por que Deus não intervém para salvar a Sua Igreja?”
É a pergunta que também atormentava os justos oprimidos na história do povo de
Deus (cf. Sl 44,23-25; 89,47; Hab 1,2-4). Na Igreja de Lucas, esta interrogação
sobre o silêncio e a demora de Deus se torna pergunta acerca da vinda do Filho
do Homem. Perante esta espera, capaz de se tornar uma decepção, Lucas lembra a
promessa de Deus: com certeza Deus intervirá para libertar os que o invocam
(v.7). Lucas encontra, então, nesta parábola de Jesus uma boa
resposta a essa situação de incerteza e de aparente silêncio de Deus. A demora não é
devida ao descuido, como no caso do juiz iníquo, mas à paciência de Deus, que
com a espera quer deixar espaço para a conversão e salvação (cf. 2Pd
3,9; Ap 6,9-11). Exatamente por causa disso vem uma pergunta, como conclusão
desta parábola que se torna um motivo para refletir e exame de consciência: “Mas o Filho do
Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” (V.8b).
1. A Vida Na Prece E A Prece
Na Vida (A Necessidade De Rezar Sempre)
O texto começa com um versículo introdutório
que serve para explicar o sentido da parábola seguida. Quase sempre a
interpretação vem depois da parábola, mas neste caso Lucas quer informar antes
seus leitores, porque a parábola não é inteiramente transparente: “Jesus contou aos discípulos uma parábola
para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir...” (v.1).
O advérbio “sempre” confere à oração um duplo significado. O rezar “sempre” é o
programa de quem crê, chamado a aceitar, a cada dia, o desafio da história:
convoca ao compromisso de colocar a “prece na vida” e “vida na prece”. Oração e
vida fundem-se em uma recíproca imanência. Em simbiose. Uma é a vida da outra.
O diálogo com Deus não é relegável aos raros momentos fortes do caminho
espiritual, porém cresce junto com a fé e é como o respirar do dia-a-dia. A
prece transforma em unidade os fragmentos da existência quotidiana diante de
Deus. Se a prece tem lugar na existência quotidiana do cristão, a própria vida
está na prece. Por isso, a prece não é apenas um barco salva-vidas para quem
estiver afundando. Para o cristão, falar com Deus significa usar a linguagem da
vida e da história (sempre rezamos a partir de nossa realidade ou situação),
pessoal e comunitária. Como disse Ludwig Wittgenstein: “Orar é pensar o sentido
da vida. E pensar é agradecer (Denken ist danken).
2. A Necessidade De Sermos
Perseverantes Na Vida E Na Prece
Este versículo introdutório é seguido pela
parábola sobre o juiz desonesto e a viúva insistente. Ao lermos esta parábola (vv.2-5)
nos faz lembrar de um caso parecido ao do amigo a quem se desperta à meia-noite
para pedir um favor/pão (Lc 11,5-8). Nos dois casos se trata de um personagem a
quem se dirige com uma súplica insistente, e que resiste, mas por fim cede ao
pedido. Só que aqui o caso é levado ao extremo: não se trata de amigos, mas de
pessoas distanciadas socialmente, nada ligadas entre si. Trata-se de uma viúva
e de um juiz. E por acaso é um juiz desonesto.
Uma viúva não valia nada em Israel
socialmente. Era criatura mais desprotegida. Ela não dispunha de nenhum meio de
se fazer ouvir por um juiz desonesto. Não dispunha de poder nem de mecanismos
de pressão. A diferença entre um juiz e uma viúva era espantosa. Ele pertencia
ao reduzido número de gente importante; ela era socialmente um zero. A
exploração das viúvas, apesar de ser condenável, era frequente (Is 1,16s; Sl
94,3-7; Mc 12,40). Na Bíblia, a viúva é uma figura típica dos mais
necessitados, dos indefesos e dos maltratados (Ex 22,21-24; Is 1,17.23; Jr 7,6). A Escritura sempre
defende o direito da viúva porque sendo mulher e sozinha com os filhos para
criar, ela se encontra duplamente oprimida e marginalizada. Ela é objeto de uma
proteção especial pela Lei (Ex
22,20-23; Dt 14,28s; 24,17-22) e de Deus (Dt
10,17s)
que escuta a sua lamentação (Eclo
35,14s),
a defende e a vinga (Sl 94,6-10).
O juiz (carente do sentido de honra), segundo
o texto, não respeita ninguém. É um descarado; pouco lhe importa o que pensem
os demais, não leva ninguém em consideração. A ação da viúva é um esperar
contra toda esperança. O próprio juiz reconhece que é um homem sem fé e sem
lei, mesmo assim decide solucionar o caso da viúva. Não o faz por ser honrado,
mas por comodismo, para que a viúva deixe de chatear e não o leve a explodir.
Nesta altura segue a aplicação da parábola.
Deus com certeza assumirá a causa de seus eleitos, fará a justiça plena aos que
lhe suplicam dia e noite (v.7), mas não por comodismo como o juiz desonesto e
sim pela fidelidade dele para com seus eleitos. Esta certeza baseia-se no modo
de agir de Deus que defende sempre os fracos e os oprimidos (cf. Sr /Eclo
35,12-18; Dt 10,17s). Por parte de Deus, há a garantia e a promessa de uma
intervenção libertadora e salvífica, apesar do silêncio evidente e demora. Mas,
por parte do homem, será que é realizada a condição para acolher o Filho do
Homem como salvador? Esta condição é a fé que, nas dificuldades e perseguições,
transforma-se em fidelidade e coragem no testemunhar diante dos homens (cf. Lc
9,26;12,9). A fé que permanece nas provações testifica a qualidade da oração.
Para manter esta fidelidade e coragem vivas, deve haver uma oração constante e
insistente; uma oração que não conhece desânimos e depressões (v.1). Neste
sentido a viúva se torna um modelo de perseverança. Esperar com firmeza e
fidelidade a libertação definitiva é condição para uma oração corajosa. A fé na
disponibilidade de Deus para fazer com que triunfe a justiça faz alguém não
desistir na oração.
Com a história da viúva, que tão insistente,
venceu, pelo cansaço, o juiz desinteressado que não estava nem um pouco
inclinado a atendê-la, Jesus quer nos recomendar a perseverança na oração. São
três as razões porque devemos ser perseverantes nas nossas orações: A bondade e
a misericórdia de Deus; O amor de Deus por cada um de nós, como se cada um
fosse único para Deus; e o interesse que nos mostramos perseverantes na oração.
Por isso, o modo como a pessoa reza depende da imagem de Deus que traz no seu
coração. Quanto mais correta for esta imagem, mais disposição terá para a
oração e mais confiante e perseverante esta será.
Lucas, através desta parábola, exorta todos
os cristãos para serem incansáveis na oração perseverante para manterem-se na
fidelidade para com Deus (Lc 22,46). Assim serão como Jesus que teve uma vida
marcante de oração: começou sua atividade pública orando (Lc 3,21), os momentos-
chaves de sua vida estiveram iluminados pela oração (Lc 6,12;9,28;22,39-46), e
morreu orando (Lc 23,46). Esta vida de oração não é resignação fatalista, nem
quietismo nem o aguardar passivo, mas é a busca ativa da vontade de Deus. A
perseverança na oração é o princípio fundamental de toda a doutrina evangélica
sobre a oração. A pessoa de fé é sempre perseverante, porque ela sabe a quem
recorrer e em quem acredita, sem se importar com as circunstâncias. Aquele que
crê, tem absoluta certeza de ser atendido, mesmo devendo esperar. A oração
perseverante é expressão e o alimento da fé em Deus. Fé e oração, portanto,
estão sempre intimamente unidas. Para orar é preciso crer e para crer é
necessário orar. E aquele que crê não quer obrigar Deus a fazer a própria
vontade, utilizá-lo para realizar seus desejos, mas para obter a graça de
conformar sua vontade à de Deus.
Além disso, esse episódio quer nos ensinar
que, para atingir objetivos superiores às nossas forças, precisamos orar sem
cessar. Pois há objetivos que não podem ser alcançados sem a oração. Por
exemplo: onde conseguir a força para perdoar quem nos prejudicou, a não ser na oração?
Ou, onde conseguir a força para não fraquejar diante dos maus desejos da
ambição, da inveja, da cobiça, do ódio, do rancor, a não ser na oração? Se por
um instante sequer deixarmos cair os braços, isto é, se pararmos de rezar
imediatamente as forças do mal prevalecerão, seremos derrotados e os desastres
que sofremos serão assustadores. Como Moisés (na primeira leitura: Ex 17,8-13)
devemos, portanto, manter os braços sempre erguidos, até a noite, isto é, até o
fim da nossa vida, sem nos deixarmos vencer pelo cansaço.
Quando uma comunidade ou uma família vive
verdadeiramente em oração, com certeza segue o caminho de Jesus, e ouve a sua
voz e não a voz do mundo e a vida estará sempre iluminada, pois Deus é a Luz (Jo
8,12).
3. “E Deus Não Faria Justiça
Aos Seus Eleitos Que Clamam A Ele Dia E Noite?”
Esta frase é conclusão da parábola. Embora já
tenha explicado e meditado bastante coisa a respeito, precisamos aprofundar um
pouco mais.
“Clamar dia e noite” sublinha a oração sem
cessar. Precisamos rezar sempre, sem desfalecer, não é tanto para obter aquilo
que já recebemos, mas para manter a chama de nossa fé, como o óleo que alimenta
a lâmpada. A oração é um exercício de fé. Se há quem consagre a sua vida à
oração, é para manter viva e ativa essa fé que Jesus deseja encontrar no
coração de todos(v.8). a oração deve ser como uma respiração permanente.
Ninguém sobreviveria sem respirar e sem o ar do qual ele respira. Assim também
um cristão: não viveria como bom cristão sem uma oração sem cessar.
Para nós, a oração está ligada ao tempo e
portanto, à perseverança. Infelizmente quando não vemos os resultados,
facilmente somos tentados a baixar os braços. Somente a fé pode impedir-nos de
fazê-lo. Por isso, a pergunta que atormenta Cristo precisamente esta: “Mas o
Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” (v.8).
A fé que permanece nas provações testifica a qualidade da oração. A fé é a
única combate da vida: continuar a acreditar que o Pai nos escuta e nos atende,
mesmo quando não vemos nenhum resultado. É preciso pedir tudo a Deus, e
deixar-lhe o cuidado de fazer a escolha. O fato de permanecer, de perseverar,
sem desfalecer, é o sinal de que Deus quer nos atender, pois Deus não faz
desejar nem esperar nada que não queira. É preciso insistir também sobre esse
tudo, sabendo que Deus quer nos dar muito mais do que aquilo que ousamos pedir,
ou mesmo esperar.
Evidentemente aqueles que clamam a Deus dia e
noite são imediatamente atendidos: “Antes de invocarem, Eu já lhes terei
respondido; enquanto ainda estiverem falando, eu já os terei atendido”, afirma
Deus através do profeta Isaías (Is 65,24). Acontece que o tempo não se mede nos
mesmos termos para Deus e para nós, pois para o Senhor “um dia é como mil anos
e mil anos como um dia” (2Pd 3,8). Nós clamamos Dia e Noite, na duração do
tempo, e Deus responde no mesmo instante, que para ele é equivalente à
eternidade. É aí que reside a prova e o combate da oração. No fundo, quanto
mais avançamos na vida de oração, mais penetramos no mistério da eternidade de
Deus e no mistério do seu silêncio e nós mesmos somos reduzidos ao silêncio, e
não sabemos mais o que devemos dizer ou pedir.
Apesar de tudo que foi dito, Jesus continua a
fazer esta pergunta para cada um de nós, para cada família hoje: “Mas o Filho
do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra? “(Lc
18,8). Que Jesus encontre em cada coração, em cada família a fé semelhante à da
viúva, quando Ele vier em sua glória.
P.
Vitus Gustama,SVD
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