O
Primeira Leitura: Sf
3,1-2.9-13
Assim fala o Senhor: 1 “Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. 2 Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor, nem se aproximou de seu Deus. 9 Darei aos povos, nesse tempo, lábios purificados, para que todos invoquem o nome do Senhor e lhe prestem culto em união de esforços. 10 Desde além-rios da Etiópia, os que me adoram, os dispersos do meu povo, me trarão suas oferendas. 11 Naquele dia, não terás de envergonhar-te por causa de todas as tuas obras com que prevaricaste contra mim; pois eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não continuarás a fazer de meu santo monte motivo de tuas vanglórias. 12 E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres”. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13 Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.
Evangelho: Mt 21, 28-32
Naquele tempo, disse
Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um
homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai
trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de
opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este
respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do
pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então
Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos
precedem no Reino de Deus. 32 Porque João veio até vós num caminho de justiça,
e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas
creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer
nele”.
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Chamados a Ser Pobre No Espírito
A Primeira Leitura é tirada do livro do profeta Sofonias. Sofonias (hebraico: Deus protegeu) é um dos discípulos do profeta Isaías. Sofonias escreveu um século depois do profeta Isaías (em torno de 640 a.C). Sofonias vê a comunidade de seu tempo dividida em dois grupos. Por um lado, há grupo rebelde que não quer aproximar-se de Deus, porque é um grupo de pessoas arrogantes e que confia muito mais nas suas alianças políticas do que em Deus. Esse grupo ouviu a voz do profeta para que se converta, no entanto não quer se converter. Por outro lado, há outro grupo formado pelos humildes e pobres que confia totalmente em Deus.
Podemos entender que Sofonias é um profeta que denuncia as coisas cotidianas. Ele denuncia as transgressões contra Deus e contra o próximo. Atacou a idolatria cultual, as injustiças, o materialismo, a indiferença religiosa, os abusos das autoridades, as ofensas cometidas pelos estrangeiros contra o povo de Deus. “Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor, nem se aproximou de seu Deus”. A história do povo eleito é uma grande serie de infidelidades: idolatrias, injustiças sociais, hipocrisias religiosas. O profeta é chamado por Deus para denunciar esse mal.
“Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor, nem se aproximou de seu Deus” (Sf 3,1-2). Estes dois primeiros versículos constituem uma queixa dolorosa de Deus ao ver que Jerusalém, longe de ouvir Sua voz, de buscá-Lo e de arrepender-se com sincera conversão, converteu-se em cidade rebelde, manchada de pecado, opressora, cidade materialista. Israel se crê uma cidade rica, poderosa, autossuficiente e não aceita a voz de Deus. Ainda que oficialmente seja o povo de Deus, de fato, se rebela contra o próprio Deus e se confia somente em si mesmo. Já não conta com Deus em seus planos. Quando o número de nossos bens materiais aumentar, precisamos verificar se o tamanho de nosso amor a Deus e ao próximo diminui.
A expressão “Não obedecem...não aceitam...não confiam...nem se aproximam” é uma maneira de falar sobre a ausência de Deus e do divino na sociedade. Na linguagem atual é o ateísmo prático.
Por isso, na última parte do texto da Primeira Leitura, Deus se transborda generosamente na promessa de restauração messiânica. E não somente para Jerusalém, mas também para todos os povos para os quais serão dados “lábios puros” para que “lhe invoquem e lhe sirvam unânimes”.
Jesus de Nazaré, o Filho amado do Pai é, ao mesmo tempo, o primeiro irmão da humanidade que tem esses lábios puros para invocar o nome de Deus e que tem esse coração obediente para viver cumprindo incondicionalmente a vontade de Deus.
Se meditarmos seriamente sobre o livro do profeta Sofonias, perceberemos que a atualidade de sua denúncia nunca se perde. Tudo aquilo que era cometido na sua época, se repete em qualquer época, inclusive na nossa época. Só mudam seus personagens.
Apesar das denúncias o profeta Sofonias vê uma esperança, pois a fidelidade de Deus é maior do que a infidelidade dos homens. Apesar de muitos cometerem o mal e a maldade, existe “um punhado de homens justos”: “Deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará”.
Pela primeira vez se emprega na Bíblia, através do profeta Sofonias, a palavra “pobre” com o sentido novo. Não se trata apenas do pobreza econômica e social, mas uma atitude interior que possibilita a entrada do Reino de Deus na vida de quem tem esta atitude (cf. Mt. 5,3). “Pobre em espirito” é uma expressão de confiança total em Deus e se submete à Sua vontade em qualquer circunstância da vida.
Se vivermos como humildes, simples, agradecidos e arrependidos (convertidos) de que fala o profeta Sofonias, formaremos também parte do “resto de Israel”, “do resto fiel da Igreja”, “do resto fiel da humanidade”. E seremos fonte da esperança para os demais homens para continuar na luta pela salvação da humanidade.
O Dizer e O Fazer Do
Cristão Devem Estar Em Sintonia
“Se serves ao
A
Mt
Os
A
O
Numa
P. Vitus Gustama,svd
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