NOITES DE DISCERNIMENTO
DE SÃO JOSÉ
18 de Dezembro
(Quarta-feira)
Jr 23, 5-8; Mt 1, 18-25
18A origem de Jesus Cristo
foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de
viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu
abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que
o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não
tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do
Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de
Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso
aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis
que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de
Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José
fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
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No evangelho de Lucas lemos a
anunciação do Anjo do Senhor a Maria (Lc 1,26-38). O Evangelho de Mateus nos
relata a anunciação do Anjo do Senhor a José, como lemos no texto do evangelho
de hoje.
1. Maria e Ação do
Espírito Santo
“Maria, sua mãe, estava prometida
em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do
Espírito Santo”, assim começa o texto do evangelho de hoje.
O matrimônio judeu é celebrado em duas etapas:
o contrato e a coabitação. Entre o contrato e a coabitação transcorre um
intervalo que pode durar um ano. O contrato já pode ser feito quando a moça tem
doze anos de idade. O intervalo (antes da coabitação) dá espaço para a
maturidade física da esposa. Maria está unida a José por contrato, mas ainda
não há coabitação como mostra a frase citada acima (v.18). Mas, mesmo não
havendo a coabitação a esposa em contrato deve ser fiel ao seu marido como se
fosse uma casada. Consequentemente, a infidelidade é, nessa etapa, considerada como adultério.
“Ela ficou grávida pela ação do
Espírito Santo”, assim o texto nos diz em seguida. Esta frase nos mostra que o Pai de
Jesus é o próprio Deus. Sua concepção e nascimento não são casuais, mas tem
lugar pela vontade e obra de Deus. Assim o evangelista expressa a eleição de
Jesus para sua missão messiânica e a novidade absoluta na história (Nova criação. A desobediência de Adão causou o novo caos. A chegada de
Jesus ordena tudo para uma nova criação).
2. José/Israel e a
Ruptura Com o Passado
“José, seu marido, era justo e,
não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo”.
José é o homem justo e reto. Ao usar o termo “justo” (cf. Mt 13,17; 23,29: em
ambos os casos “justo” são associados a “profetas”), Mateus quer nos mostrar que José
é protótipo de israelita fiel aos mandamentos de Deus. A fidelidade a Deus
através do cumprimento da Lei obriga José a repudiar Maria. Consequentemente,
Maria seria culpada como adúltera. No entanto, o amor ao próximo como a si
mesmo (cf. Mt 22,39) impedia José de difamar Maria. Daí sua decisão de repudiar
Maria em segredo e não quer expô-la para a vergonha pública ou para o pudor
público.
Porém o Anjo do Senhor intervém: “Enquanto
José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe
disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa,
porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu
lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
E José que encarna o resto de Israel é dócil à voz de Deus e quer cumprir
aquilo que Deus quer que ele realize para Jesus salvar a humanidade. E o uso da
expressão “Filho de Davi” aplicada a José indica a relação com Mt 1,1 para
sublinhar que o direito à realeza para Jesus vem pela linha de José (cf. Mt
12,23; 20,30).
Percebe-se aqui o significado que o
evangelista Mateus atribui à figura de Maria. Ela representa a comunidade
cristã em cujo seio nasce a nova criação pela obra do Espírito Santo. A dúvida
de José reflete, por isso, o conflito interno dos israelitas fiéis diante da
nova realidade: a comunidade cristã. Pela ruptura com a tradição que percebe nessa
comunidade (nascimento virginal sem pai ou sem modelo humano), José (=Israel)
deve repudiá-la para ser fiel à tradição. Por outro lado, José (=Israel) não
tem motivo real algum para difamá-la, pois sua conduta irrepreensível é patente
ou óbvia. O Anjo do Senhor, que representa o próprio Deus, resolve o conflito
convidando Israel fiel a aceitar a nova comunidade, porque o que nasce nela é
obra de Deus. Esse Israel compreende a novidade do messianismo de Jesus e
aceita a ruptura com o passado.
3. Noites de
Discernimento de José: Mensagem Para Nós
O evangelho
deste dia nos
coloca em destaque
José em relação
a Maria encontrada grávida sem nenhum contato com ele . É claro que José passa noites para um discernimento para procurar entender o acontecimento . Sabemos muito
bem que discernir é fatigoso. Lançam-se muitas perguntas
tais como: O que quer Deus de mim? Por que me põe nessa situação tão inédita?
Como é que posso aceitar uma mulher já grávida que não é o fruto do meu ato
para ser minha mulher? Na sua cabeça surge uma idéia descrita por Mateus da
seguinte maneira: “José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la
publicamente, resolveu repudiá-la em segredo” (Mt 1,19).
José não
é uma pessoa que
fala ou
ajusta as coisas para
a vantagem própria .
Ele é uma pessoa
de ação . Ele
se limita a escutar o que
lhe revela o anjo .
Para José a verdade de Deus é mais importante do que
seu próprio interesse . Maria e José renunciaram à sua verdade para
entrar na verdade de Deus .
E nós ?
Nós não
podemos ser felizes
se não conseguirmos ler
em profundidade
os acontecimentos de nossa existência .
Deus está presente
em nossa
existência : em
cada uma de suas
vicissitudes aparece o plano de Deus e
Sua intenção
de nos dizer algo . É uma verdade que devemos descobrir em cada momento de nossa
vida . Quando
cada um
descobre sua própria
impotência e sua
pequenez diante
da própria existência ,
então , deve voltar
à memória deste relato para
descobrir dentro
de si a presença
de Deus . Deus
cumpre Sua promessa
e a faz, muitas vezes , em forma desconcertante . Emanuel, Deus-Conosco é a fortaleza feita debilidade.
Em uma humilde
casa de Nazaré, no seio
de uma jovem , chega ,
discretamente , Aquele
que estabelece nossa
amizade com
Deus . A esse
dom contribui a simplicidade
de José. Quando pensarmos que tudo
discorre “normalmente ” nós não seremos
capazes de perceber
o novo no imprevisto .
José aceita o desafio
de Deus apesar
de sua vontade
de abandonar Maria. Como
na vida de José, também
às vezes nos
são apresentadas situações
difíceis e obscuras. Mas elas servem para nos purificar , para purificar nossa visão
desta vida , para
ampliar nosso
horizonte e para
nos aproximar
de Deus e dos seus
mistérios .
Precisamos contemplar
a delicadeza deste homem
simples e justo ,
São José. Ele
é capaz de entrar
nos segredos
de Deus , como
a própria Maria. Aqui
neste texto encontramos um casal que recebeu uma responsabilidade
excepcional : ser instrumento de Deus
pelo qual a
salvação chega aos outros
homens .
Além disso, quando uma comunidade
cristã de hoje, como no tempo de Mateus, descobre sua impotência e sua
pequenez, como José, ela deve voltar à memória desse relato para descobrir
dentro de si a presença de Deus que sempre se conecta com ela para a realização
da salvação. E como na vida de José, também, às vezes, são nos apresentadas
situações difíceis e obscuras. Sabemos muito bem que dentro dos planos de Deus
encaramos com freqüência as provas e as tribulações,as quais servem para nos
purificar e nos aproximarmos mais de Deus e de Sua vontade.
P.
Vitus Gustama,svd
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