19 de Dezembro
(Quinta-feira)
Lc 1, 5-25
5Nos dias
de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado
Zacarias, do grupo de Abia . Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos
diante de Deus
e obedeciam fielmente a todos os mandamentos
e ordens do Senhor .
7Não tinham filhos , porque
Isabel era estéril ,
e os dois já
eram de idade avançada .
8Em certa
ocasião , Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo ,
pois era a vez do seu grupo . 9Conforme
o costume dos sacerdotes ,
ele foi sorteado para
entrar no Santuário ,
e fazer a oferta
do incenso . 10Toda a assembleia do povo
estava do lado de fora
rezando, enquanto o incenso
estava sendo oferecido. 11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor , de pé , à direita
do altar do incenso .
12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor
apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: “Não
tenhas medo , Zacarias, porque
Deus ouviu tua súplica .
Tua esposa , Isabel, vai ter
um filho ,
e tu lhe
darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz , e muita gente se alegrará com
o nascimento do menino , 15porque ele vai ser grande diante do Senhor . Não beberá vinho
nem bebida
fermentada e, desde o ventre materno ,
ficará repleto do Espírito
Santo . 16Ele
reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus . 17E
há de caminhar à frente
deles, com o espírito
e o poder de Elias, a fim
de converter os corações
dos pais aos filhos ,
e os rebeldes à sabedoria
dos justos , preparando para
o Senhor um povo bem disposto ”. 18Então Zacarias perguntou ao
anjo : “Como
terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade
avançada ”. 19O anjo respondeu-lhe: “Eu
sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus , e
fui enviado para
dar-te esta boa notícia . 20Eis que ficarás
mudo e não
poderás falar , até
o dia em
que essas coisas
acontecerem, porque não
acreditaste nas minhas palavras , que
se hão de cumprir no tempo
certo ”. 21O povo estava esperando
Zacarias, e admirava-se com a sua demora no Santuário . 22Quando
saiu, não podia falar-lhes. E
compreenderam que ele
tinha tido uma visão
no Santuário . Zacarias falava por sinais e
continuava mudo . 23Depois que
terminou seus dias
de serviço no Santuário ,
Zacarias voltou para casa .
24Algum tempo
depois , sua
esposa Isabel ficou grávida, e
escondeu-se durante cinco
meses. 25Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim , nos dias em que ele se
dignou tirar-me da humilhação pública !” (Lc 1,5-25)
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A partir de hoje as leituras de
cada dia nos apresentam paralelismos e contrastes muito claros, para nos ajudar
a entendermos os planos de Deus. Hoje, por exemplo, lemos o anúncio do
nascimento de Sansão e o de João Batista.
A primeira
leitura (Juiz 13, 2-7. 24-25) fala da anunciação da concepção de
Sansão dos pais estéreis e de idade avançada. O interesse principal do anúncio
do nascimento de Sansão é ajudar a compreender que estes anúncios pertencem a
um gênero literário muito concreto e que é utilizado para o anúncio do
nascimento de Isaac (Gn 18,9-15) e do de João Batista e do nascimento de Jesus
(Lc 1,5-25; Mt 1,18-25). Nesses casos sempre se apresenta um anjo ao pai para
descrever-lhe a missão do filho anunciado. E o pai responde descrevendo um
obstáculo a ser superado (sua velhice e a esterilidade de sua mulher) para esse
anúncio. Mas o anjo replica apelando para ele um sinal que Deus fará para
acreditar na concepção anunciada. E esses anúncios de nascimento terminam freqüentemente
com um comentário sobre o nome dado ao menino nascido.
As leituras
bíblicas deste dia mostram que Deus sempre se mostra
misericordioso para quem
crê n’Ele firmemente
apesar dos problemas
humanamente sem
solução , pois para Deus “nada é impossível ”
(Lc 1,37). Deus escolhe uma mulher estéril para ser mãe
daquele que deve ser
defensor de seu
povo . Desse modo ,
o texto quer
mostrar um Deus que , na sua bondade e
onipotência na sua misericórdia ,
utiliza as criaturas humanamente inservíveis para
levar a cabo Seu plano salvador , pois agente principal para salvar os homens é o próprio Deus , e o homem
é o colaborador nessa obra . Por isso , os filhos nascidos das mães
que eram estéreis são
dádiva de Deus .
O episodio do anúncio
de nascimento de Sansão faz parte do gênero literário
clássico das anunciações
bíblicas para celebrar a origem dos grandes
personagens da história
(cf. Gn 11,30; 18,10-11; 1Sm 5,20). Esse
tipo de anunciação
sempre segue o mesmo
esquema : 1). A eleição
divina , através
do aparecimento do anjo ,
recai sobre as pessoas
humildes de coração
e “débeis” como no caso
da esterilidade da mãe
de Sansão e a idade avançada
do pai . 2). O menino
anunciado que nascerá, é um dom de Deus e desempenhará uma missão
salvadora em favor
do povo . 3). O próprio
Deus ajudará o eleito no cumprimento
de sua missão
enquanto este
se mostrar fiel
à missão recebida.
A primeira
leitura , através
do livro dos Juízes, nos conta a história do anúncio
do nascimento de Sansão. Sansão receberá de Deus
uma força extraordinária
para defender o Povo de Deus . Para um hebreu toda força possuída pelo homem é um dom de Deus .
Sansão morrerá, precisamente , no dia em que ele utiliza
essa força em
proveito próprio ;
não é mais
como um
dom de Deus ,
e sim como
um título
de sua glória
pessoal . “Quando
um homem
se deixa dominar
pelo egoísmo
e orgulho , seu
coração se asfixia ;
quando se submete a Deus
na fé e humildade ,
seu coração
se expande”, dizia Santo Agostinho
de Hippona (In ps. 139,18). Quando
esquecemos o Doador de nossos dons que é Deus , abusaremos
os dons para
o interesse próprio
e não mais
para ajudar os outros no seu crescimento . Quando
nos afastarmos da força
de Deus , transformaremo-nos em destruidores
da própria vida
e da vida dos outros .
“Quando te
afastas do fogo , o fogo
continua aquecendo, mas tu esfrias. Quando
te afastas da luz ,
a luz continua brilhando, mas as sombras te envolvem. O mesmo
acontece quando te
afastas de Deus ” (Santo Agostinho: Serm. 170,11,11).
Sansão foi um
salvador temporal ,
um libertador
que lutou contra
os inimigos humanos
de Israel, mas através
dessa salvação temporal , Deus ajudava humanamente
seu povo
e lhe deixava entrever
outro tipo
de “libertador ”. O verdadeiro
salvador é Jesus. O nome
“Jesus” em hebraico significa “Deus salva ”. Somente Jesus (e em seu nome ) pode libertar o homem do pecado .
O anúncio
de nascimento de João Batista é rico em detalhes significativos
do ponto de vista
teológico . O anúncio
segue o esquema do Antigo
Testamento (cf. Jz 13,2-7. 24-25; 1Sm
1,4-23).
A presente
narração da visão
de Zacarias está construída em contraste simétrico com
o anúncio do nascimento de Jesus que o anjo
Gabriel fará para Maria. No texto
de hoje a aparição
do anjo acontece no Templo
de Jerusalém. No anúncio de nascimento
de Jesus, o anjo aparece na casa simples de
Nazaré. No texto de hoje ,
Zacarias se mostra incrédulo .
No anúncio do nascimento de Jesus, Maria
se mostra cheia
de fé . No texto
de hoje o Precursor
nasce de uma mulher casada ,
mas estéril .
O Messias nascerá de uma Virgem .
Aqui João Batista
ficará refleto do Espírito Santo e todos
ficarão alegres . Jesus será concebido pela obra do Espírito Santo
e nem todos
se alegrarão de seu nascimento (cf. Mt
2,13). Por causa
de sua incredulidade ,
Zacarias ficará mudo . Maria, pelo contrário ,
escutará o anúncio gozoso
da maternidade da boca
de sua parenta Isabel (Lc 1,42-45).
O evangelho
nos narra o anuncio do nascimento de
João Batista de uma mulher
estéril e de idade
avançada (velhice). Apesar
de servir a Deus
no Templo o sacerdote
Zacarias, pai de João Batista , foi invadido pela
incredulidade sobre
o nascimento de João Batista . Isabel era estéril . Não há esperança
de fecundidade . Por
isso , para
Zacarias custa crer
num possível nascimento. Humanamente isto
é compreensível , mas
não para Deus que é capaz de mudar qualquer situação
por impossível
que ela
pareça ser , “pois para Deus nada é impossível ”
(Lc 1,37). Não é por
acaso que
Santo Agostinho dizia: “A fé abre a porta
ao conhecimento . A incredulidade
a fecha ” (Epist. 136,4).
De Zacarias aprendemos que ninguém
está isento da falta
de fé por
forte que
pareça ser sua
fé . Mas
Deus continua atuando na nossa vida e na
história apesar
de nossa incredulidade .
“Fé é crer
no que não
vemos. O prêmio da fé
é ver o que
cremos”, dizia Santo Agostinho (Serm.
43,1,1; cf. Hb 11,1).
O mutismo
de Zacarias é significativo : quem
pertence ao tempo
antigo não
pode dizer nada
acerca da novidade
que se apresenta diante
dele. Recusando a Palavra de Deus , já não pode falar . Ao
contrario, falará quando aceitar
novamente a Palavra
de Deus .
João Batista ,
como seus
pais , “caminhará a frente
de Deus ” para
preparar os corações .
É maravilhosa tarefa :
trabalhar para Deus , preparar os homens para que saibam “acolher ” Deus . É maravilhoso
ser útil para construir uma humanidade mais
fraterna . É maravilhoso
ter alguém que nos aponta
o caminho certo .
Para corrigir o outro , nossa humildade deve ser maior do que a nossa crítica .
Das leituras
de hoje aprendemos que
precisamos estar conscientes
de que é Deus
quem salva .
Não devemos confiar
totalmente nas nossas próprias forças : nem nas
forças físicas ,
nem nas forças
intelectuais ou
espirituais , se cremos tê-las, pois um dia se esgotarão. Quando
Sansão se dispensou de Deus , perdeu sua força , como os olhos saudáveis que
perdem sua capacidade
de enxergar na ausência
total de uma luz .
João Batista nunca
se creu o Salvador e sim
somente a voz
que proclamava a proximidade
de Deus . Quando
não contamos com
Deus é porque
não sabemos contar .
Tenhamos fé , pois
quando nossas forças
se esgotarem, a fé vai continuar
a renová-las. “Cansam-se as crianças
e param, os jovens tropeçam e caem, mas os que
esperam no Senhor renovam suas
forças , criam asas
como as águias ,
correm sem se cansar ,
caminham sem parar ”
(Is 40,30-31).
P. Vitus Gustama,svd
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