17/07/2018
SOMOS
CHAMADOS À CONVERSÃO PERMANENTE PARA
ALCANÇAR A QUALIDADE DE VIDA E DE CONVIVÊNCIA
Terça-Feira Da XV Semana Comum
Primeira Leitura: Is 7,1-9
1 No tempo de Acaz,
filho de Joatão, filho de Ozias, rei de Judá, aconteceu que Rason, rei da
Síria, e Faceia, filho de Romelias, rei de Israel, puseram-se em marcha para
atacar Jerusalém, mas não conseguiram conquistá-la. 2 Foi dada a notícia à casa
de Davi: “Os homens da Síria estão acampados em Efraim”. Tremeu o coração do
rei e de todo o povo, como as árvores da floresta diante do vento. 3 Então
disse o Senhor a Isaías: “Vai ao encontro de Acaz com teu filho Sear-Iasub
(isto é, ‘um resto voltará’) até a ponta do canal, na piscina superior, na
direção da estrada do Campo dos pisadores; 4 e dirás ao rei: Procura estar
calmo; não temas nem estremeça o teu coração por causa desses dois pedaços de
tição fumegantes, diante da ira furiosa de Rason e da Síria, e do filho de
Romelias, 5 por terem a Síria, Efraim e o filho de Romelias conjurado contra
ti, dizendo: 6 ‘Vamos atacar Judá, enchê-lo de medo e conquistá-lo para nós, e
nomear novo rei, o filho de Tabeel’. 7 Isto diz o Senhor Deus: ‘Este plano
fracassará, nada disso se realizará! 8 Que seja Damasco a capital da Síria e
Rason o chefe de Damasco; dentro de sessenta e cinco anos deixará Efraim de ser
povo; 9 que seja a Samaria capital de Efraim e o filho de Romelias chefe de
Efraim. De resto, se não confiardes, não podereis manter-vos firmes’.
Evangelho: Mt 11,20-24
“Ai
de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em
Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se
teriam arrependido sob o cilício e a cinza. Por isso vos digo: no dia do juízo,
haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós! E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu?
Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres
que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia. Por isso te
digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti!”
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É Preciso Confiar Mais
Em Deus Do Que Na Força Limitada Do Homem
“Então
disse o Senhor a Isaías: ‘Vai ao encontro de Acaz com teu filho Sear-Iasub
(isto é, ‘um resto voltará’)... e dirás ao rei: Procura estar calmo; não temas
nem estremeça o teu coração por causa desses dois pedaços de tição
fumegantes... Este plano
fracassará, nada disso se realizará!’”.
Continuamos a acompanhar a leitura do livro
do profeta Isaias como a Primeira Leitura. Isaías, de origem aristocrática, vive em
Jerusalém, a capital do reino de Judá, em um círculo de escribas, especialistas
políticos, conselheiros do rei. Continuamente intervém na política do seu país,
pois Deus quer que fale aquilo que lhe é inspirado. Já vimos como isso parecia
natural para todos os profetas.
É mencionado, no texto de hoje, o nome do rei
Acaz. Estamos no ano 735 antes de Cristo. Jerusalém está cercada pelos
exércitos que acampam a poucos quilômetros antes de atacar Jerusalém. O
enloquecimento é geral. Acaz (forma abreviada de Jeoacaz. Heb. “O Senhor tem
possuído”) foi sucessor de seu pai Joatão (740-736 a.C. Jotão: “o Senhor é perfeito. Cf. 2Rs
15,32-38).
Acaz (736-716 a.C: cf.
2Rs 16,1-4)
reinou em Judá durante o final conturbado do reino de Israel, no Norte. Seu
governo foi caracterizado por muitos problemas e ele mesmo recebeu esse
epitáfio: “Não fez o que era reto aos
olhos do Senhor seu Deus, como Davi, seu pai” (2Rs 16,2). Acaz ganhou esta
reputação por aprovar a colocação das imagens dos ídolos assírios no Templo de
Jerusalém (2Rs16,10-16). Além disso, fazendo parte do povo de Aliança, Acaz
ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco (2Crônicos 28,23).
Até aqui é bom nos perguntarmos: Quais são os
ídolos que colocamos no nosso “Templo” que somos nós, profanando o Templo do
Espirito Santo? (cf. 1Cor 3,16-17). Se não os tirarmos imediatamente, a nossa
própria destruição estará certa, como a queda de Judá era inevitável pela mesma
razão. Se uma pessoa não se mudar pelo bem e pelo amor, um dia será obrigada a
se mudar pela dor. E isso pode ser que seja tarde demais.
O profeta Isaías estava em atividade nessa
época e os capítulos 7 a 10 de seu livro nos dão uma visão do estado do governo
de Acaz. Acaz começou seu reino diante de alguns problemas consideráveis como
coalizão entre a Síria e Israel contra Judá, além da aprovação da colocação das
imagens dos ídolos no Templo. O profeta Isaías está contra essa coalizão e pede
que o rei Acaz confie em Deus: “Se não o crerdes, certamente não ficareis
firmes” (Is 7,9b). Contudo, como essa confiança já comprometida, a
queda de Judá se tornou inevitável e Deus usou a Babilônia como seu instrumento
para trazer o juízo divino.
Não é que cada desgraça seja castigo pelo
pecado cometido ou cada êxito, como prêmio para a virtude. Mas nós mesmos vamos
nos construindo um futuro bom ou mau conforme os caminhos que seguimos e as
opções que fazemos. O que semeia ventos recolhe tempestades. O mal que
praticamos tem sempre as consequências destrutivas para nossa vida e a vida das
pessoas ao nosso redor. Como poderemos ter uma vida estável, se a construirmos
sobre os interesses ou falsidades? Somos chamados a projetar aquilo que fazemos
agora para saber por antecipação como vai ser nossa vida daqui a algum tempo.
Ninguém colherá o milho se plantar o arroz.
No texto da Primeira Leitura lemos: “Então disse o Senhor a Isaías: ‘Vai ao
encontro de Acaz com teu filho Sear-Iasub (isto é, ‘um resto voltará’)... e
dirás ao rei: Procura estar calmo; não temas nem estremeça o teu coração por
causa desses dois pedaços de tição fumegantes... Este
plano fracassará, nada disso se realizará!’”.
O gesto simbólico que Deus sugere a Isaías é
lindo. Ele tem que ir ao encontro do rei Acaz acompanhado pelo filho do
profeta, que tem por nome "Sear Yasub", que significa "um resto
voltará". Deus nunca fecha a porta para a esperança. Aqueles que fecham a porta
da esperança, muitas vezes, somos nós, com nossos desvios e esquecimentos.
O contraste é evidente entre a perturbação do
rei Acaz e a lúcida serenidade do profeta Isaías, pois Isaias escuta Deus em
pleno centro dos acontecimentos: “O
Senhor disse a Isaias”. O profeta Isaias é um fiel ouvinte de Deus. O Salmo
Responsorial insiste nesta confiança baseada no amor que Deus tem a Jerusalém:
“Deus revelou-se em suas fortes cidadelas
um refúgio poderoso.... Os reis da terra se aliaram, e todos juntos avançaram;
mal a viram, de pavor estremeceram, debandaram perturbados”.
Para o profeta Isaias os acontecimentos são a
chamada a uma intensa vida espiritual, a uma intensa vida com Deus. É sempre
importante escutar Deus que sabe de todos os mistérios.
Será que eu sei escutar Deus que também fala
a mim através de tudo que sucede na minha vida e também através das situações
coletivas que afetam uma grande número de pessoas. A finalidade de revisão de
vida ou do exame de consciência é procurar escutar o que Deus diz em pleno
centro dos acontecimentos.
Jesus Nos Chama à
Conversão Permanente Para Que a Graça Opere Na Nossa Vida
No evangelho deste dia Jesus dirigiu suas
maldiçoes para três cidades: Corazim, Betsaida e Cafarnaum que se situam à
beira do lago Tiberíades. “As cidades” são sedes de escolas rabínicas e centros
de cultura religiosa. Essas maldições são a contrapartida das bem-aventuranças
que Jesus pronunciou no Sermão da Montanha. Essas cidades tiveram mais ocasiões
de ouvir Jesus e de presenciar os milagres operados por ele. Os milagres de
Jesus são sinais que anunciam a chegada do Reino de Deus. Os milagres são a assinatura de Deus sobre
Sua existência. E a resposta do ser humano deve ser a conversão e a fé. No entanto,
ninguém se converteu nessas três cidades. Continuavam a viver na injustiça e na
arrogância.
Jesus não aguentou mais a dureza do coração
dos habitantes dessas cidades, e por isso, pronunciou as maldiçoes. Não se
trata de o ódio da parte de Jesus para essas cidades. Sua voz é a voz profética.
Os profetas do AT falavam duro para que seus ouvintes mudassem de vida. Deus
não quer a morte do pecador, mas sua salvação. Deus está do lado do pecador e
odeia o pecado, pois “Pecar é desmoronar o próprio ser e caminhar para o
nada”, dizia Santo Agostinho (De mor. manich. 6,8). Por isso, o que
tem por trás dessas maldições é o convite de Jesus para a conversão.
Converter-se significa, neste sentido, deixar de praticar a injustiça e começar
uma vida baseada na justiça. Justiça é o reconhecimento dos direitos dos
outros. A verdadeira conversão deve mudar a qualidade das relações humanas.
Às vezes a Palavra de Jesus é ameaçadora,
porque a vida humana não é um “jogo”; é algo muito sério onde há lugar para o
juízo de Deus: nossa vida cotidiana é uma correspondência a Deus ou é uma
recusa a Deus. Em todo momento nossos atos são uma escolha pró ou contra Deus.
Infelizmente nem sempre pensamos nisso. Em todo momento Deus quer algo de nós.
E em todo momento podemos saber qual é a vontade de Deus sobre nós. Quando
pensarmos realmente em Deus em todo momento, e não só em algum momento de nossa
vida, poderemos viver com Ele em correspondência à Sua vontade.
As maldições pronunciadas por Jesus no
evangelho de hoje são as terríveis advertências para os que se gloriam de ser
cristãos, mas não vivem os ensinamentos de Jesus ou não se convertem
permanentemente. “De que vale ter o nome de cristão se tua vida não é cristã”,
perguntou Santo Agostinho (In epist. Joan. 4,4). “O nome de cristão
traz em si a conotação de justiça, bondade, integridade, paciência, castidade,
prudência, amabilidade, inocência e piedade”, acrescentou Santo Agostinho (De
vit. Christ. 6). Basta substituir nome das cidades amaldiçoadas por seu
nome e ouvir estas palavras atentamente, creio que, logo você dá a vontade de
fazer o sinal da cruz e se benzer. E você diria: “Deus me livre!”.
O Reino de Deus certamente começa em nós pela
nossa conversão aos valores do Reino de Deus tais como à verdade, à veracidade,
à honestidade, à justiça, à paz, à fraternidade, ao respeito pela vida e
dignidade dos outros e assim por diante. No coração de cada cristão deve
germinar a semente dos valores do Reino de Deus, porque do coração humano brota
tudo o que é bom e mau que vemos no mundo. Temos que lutar contra a armadilha
do velho egoísmo que quer perpetuar o desamor, e a falta de respeito pela
dignidade dos outros. Viver em estado permanente de conversão é a lei de
crescimento para cada cristão. Lembemo-nos de que “As trevas obscurecem a vista. Os pecados obnubilam a mente.
E não permitem ver a luz nem a si mesmo”, dizia Santo Agostinho (In
ps. 18,13).
O texto do Evangelho de hoje está construído tendo
em conta os oráculos e lamentações dos grande profetas contra as cidades
pecadoras e resumem o juízo do Messias sobre o povo que não aceitou sua
mensagem de conversão ao Reino de Deus. converter-se significa deixar de
praticar a injustiça e começar uma vida justa e honesta. A conversão deve mudar
a qualidade das relações humanas.
É bom cada um de nós perguntar-se: Como posso
me situar diante das maldiçoes de Jesus? A cidade onde eu moro e o país ao qual
eu pertenço merecem as advertências de Jesus como Ele amaldiçoou Cafarnaum,
Corazim e Betsaida?
P.Vitus Gustama, SVD
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