22 de Janeiro de 2013
23Jesus estava passando por uns campos
de trigo , em
dia de sábado .
Seus discípulos
começaram a arrancar espigas ,
enquanto caminhavam. 24Então
os fariseus disseram a Jesus: “Olha ! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido ?” 25Jesus lhes disse: “Por
acaso , nunca
lestes o que
Davi e seus companheiros
fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome ?
26Como
ele entrou na casa
de Deus , no tempo
em que
Abiatar era sumo
sacerdote , comeu os pães
oferecidos a Deus , e os deu também aos seus
companheiros ? No entanto ,
só aos sacerdotes
é permitido comer
esses pães ”.
27E acrescentou: “O sábado foi feito
para o homem ,
e não o homem
para o sábado .
28Portanto ,
o Filho do Homem
é senhor também
do sábado ”.
*******
A controvérsia
entre Jesus e os fariseus
continua. No dia anterior
a controvérsia era
sobre o jejum .
Hoje a discussão
está em torno
da instituição intocável
do povo de Israel: o Sábado . Guardar o sábado para um judeu era algo
importantíssimo ou algo
sagrado . E tirar espigas
era uma das trinta e nove formas de violar o sábado , segundo as interpretações
exageradas que algumas escolas dos fariseus
faziam da lei na época .
Por isso ,
se escandalizam quando percebem que os discípulos
de Jesus arrancam as espigas para matar a fome no dia de sábado . “Quem não sabe julgar o que merece crédito
e o que merece ser
esquecido presta atenção ao que não tem importância e se esquece do essencial ”
(Buda ).
“Jejuar ”
e “ter fome ”
são duas palavras
interligadas. “Jejuar ” significa deixar
de comer por algum motivo . “Ter fome ” significa ter necessidade de
se alimentar porque
o organismo está carente
disso para sua
sustentação . Quando
se trata de fome
qualquer lei
ou regra
por sagrada
que ela
pareça ser ficará em
segundo lugar ,
pois a vida é
que está em
jogo . E a vida
é mais sagrada
do que qualquer
lei , mesmo
que seja uma lei
sagrada do ponto
de vista humano .
A fidelidade
às tradições religiosas deve favorecer ao direito
à vida . As tradições
religiosas, que não
apóiam o direito à vida ,
perdem sua razão
de existir . Para Jesus a finalidade de qualquer
lei religiosa
deve ajudar o ser humano a ter uma
verdadeira experiência de encontro com a vontade de Deus
resumida no mandamento do amor fraterno . Praticar as leis
religiosas sem levar
em conta o respeito pela vida seria inútil .
Jesus é o Senhor do Sábado .
Se o Sábado devia significar
“libertação ”, Jesus é o Senhor
da libertação . Se o Sábado
devia significar “santificação ”,
Jesus é o Senhor da santidade
e da santificação . Uma libertação sem
Jesus será opressão reeditada de outro modo . Uma
santificação sem
Jesus será egoísmo , orgulho
ou vaidade ,
editados de outros modos .
A lei
é boa e necessária . A lei é, na verdade , o caminho para levar
o amor fraterno
à prática . Somente a lei do amor
rompe fronteiras , divisões ,
prejuízos e escravidões .
Por isso
mesmo , a lei
não pode ser
absolutizada. O Sábado , para
nós o domingo ,
está pensado para o bem
do homem . É um
dia em
que nos
encontramos com Deus ,
com a comunidade ,
com a natureza
e com nós
mesmos . O descanso
é um gesto
profético que
nos faz bem a
todos para fugir ou escapar da escravidão
do trabalho ou
da carreira consumista .
O dia do Senhor
é também dia
do homem , com
a Eucaristia como
momento privilegiado.
“O sagrado
do sábado ”, comenta o rabino
Nilton Bonder, “não é o descanso em si , mas o ritmo mágico do
trabalho ao descanso
e ao trabalho novamente .
É essa entrada e saída
que é sagrada .
(...) Sem as pausas
há apenas ilusão ;
sem os silêncios
há apenas ilusão
da música ; sem
a luz-transparência há apenas ilusão da cor ”
(Código Penal Celeste ).
A partir
do ensinamento de Jesus no evangelho deste dia
precisamos nos perguntar :
“Não somos, às vezes ,
demasiados legalistas? Não julgamos nossos
irmãos quando
cremos que não
cumprem as leis ou
as regras , sejam as leis
humanas, as leis da Igreja
ou as leis
consideradas como divinas? Se para Jesus o homem
está sempre no centro
de seu ensinamento ,
será que colocamos o ser
humano como
centro de nossas atividades
diárias e pastorais ?”.
A denúncia
da escravidão ao sábado
nos convida a nos
libertarmos da religião da observância formal
e segui-la pelos caminhos
do amor libertador .
Quando as coisas
materiais ou
rituais mandam, e não
a lei do amor ,
o homem se faz escravo .
Quando os homens
esquecem o amor e o perdão ,
o serviço e a misericórdia
que são
o coração de qualquer
verdadeira religião para
substituí-los pelas regras e normas por normas , é porque
a religião está em
declínio . Pessoas
são mais
importantes do que
os ritos e rituais .
A melhor maneira
para adorar a Deus é ajudar o próximo em necessidade . A melhor
maneira para usar algo sagrado é usá-lo para ajudar as pessoas
necessitadas, pois o ser humano é o Templo
do Espírito Santo
e por isso
é sagrado (cf. 1Cor
3,16-17).
P. Vitus Gustama,svd
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