02 de Fevereiro
Naquele tempo ,
22Concluídos os dias da sua purificação
segundo a Lei
de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor , 23conforme o que
está escrito na lei
do Senhor : Todo
primogênito do sexo
masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2); 24e para
oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor , um par de rolas ou dois pombinhos. 25Ora , havia em
Jerusalém um homem
chamado Simeão. Este homem , justo e piedoso , esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo
estava nele. 26Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não
morreria sem primeiro
ver o Cristo
do Senhor . 27Impelido pelo
Espírito Santo ,
foi ao templo . E tendo os pais apresentado o menino
Jesus, para cumprirem a respeito
dele os preceitos da lei , 28tomou-o em
seus braços
e louvou a Deus nestes termos : 29Agora ,
Senhor , deixai o vosso
servo ir em paz , segundo a vossa
palavra . 30Porque os meus olhos viram a vossa
salvação 31que preparastes diante de todos
os povos , 32como luz para iluminar as nações , e para a glória de vosso
povo de Israel. 33Seu pai e sua mãe estavam
admirados das coisas que dele se diziam. 34Simeão abençoou-os e
disse a Maria, sua mãe :
Eis que
este menino
está destinado a ser uma causa
de queda e de soerguimento para
muitos homens
em Israel, e a ser
um sinal
que provocará contradições ,
35a fim de serem revelados os
pensamentos de muitos
corações . E uma espada
transpassará a tua alma . 36Havia
também uma profetisa chamada Ana , filha de Fanuel, da tribo
de Aser; era de idade
avançada . 37Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade , ficara viúva ,
e agora com
oitenta e quatro anos
não se apartava do templo ,
servindo a Deus noite
e dia em
jejuns e orações .
38Chegando ela à mesma hora ,
louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em
Jerusalém esperavam a libertação . 39Após terem observado
tudo segundo
a lei do Senhor ,
voltaram para a Galiléia, à sua
cidade de Nazaré. 40O menino ia crescendo
e se fortificava: estava cheio de sabedoria , e a graça
de Deus repousava nele.
***************
A apresentação
do Senhor no Templo
celebra uma chegada e um encontro . É
a chegada do Salvador
sonhado, núcleo da vida
religiosa do povo
eleito e as boas vindas a ele pelos dois representantes dignos
do povo eleito: Simeão e Ana .
Ao viver
este mistério
na fé , a Igreja
dá novas boas vindas
a Cristo . É o momento
do encontro de Cristo
e sua Igreja .
Isto vale para qualquer celebração litúrgica .
Na celebração eucarística há o momento de encontro
entre Jesus e todos
nós . O verdadeiro
encontro com
Cristo na liturgia
sempre causa
a alegria e a felicidade ,
pois trata-se do encontro
com nosso
Salvador . O verdadeiro
encontro com
o Senhor causa mudança na nossa
vida para uma
maneira melhor
de viver a vida
de acordo com
o mandamento do Senhor .
O verdadeiro encontro
com o Senhor
produz em cada
um de nós
muitos frutos
bons para a convivência . O verdadeiro
encontro com
o Senhor nos torna reflexos
do Senhor para os demais . Não é por acaso que no Oriente
a festa da apresentação
do Senhor no Templo
é chamada de a festa
do Encontro .
A apresentação
do Senhor no Templo
é um mistério
da salvação. O nome “apresentação ”
tem um conteúdo
muito rico . Fala de oferecimento, fala
de sacrifício . A apresentação
do Senhor no Templo
recorda a auto-oblação inicial de Cristo que
aponta para a vida
de sacrifício desta auto-oblação no Calvário para salvar o mundo .
Há um
novo simbolismo
no fato de que
Maria põe seu Filho
nos braços
de Simeão. Ao atuar desta maneira ,
Maria não só
oferece seu Filho
ao Deus-Pai, mas também
ao mundo , representado por aquele ancião Simeão. Desta maneira
Maria representa seu papel
de mãe da humanidade
e nos recorda que
o dom da vida
vem de Deus através
de Maria.
A festa
do encontro de Jesus com a humanidade
no Templo nos
projeta para
o futuro encontro
com o Senhor .
Por isso ,
o encontro com
Jesus com a humanidade
representada pelos anciãos
Simeão e Ana prefigura nosso encontro final com Cristo na sua segunda vinda . Nós , peregrinos
de Deus , caminhamos penosamente
através deste mundo ,
guiados pela luz
de Cristo e sustentados pela esperança
de encontrar finalmente
o Senhor da glória
no seu Reino
eterno . Toda
nossa vida
cristã tem esse objetivo :
encontrar-nos com o Senhor
na vida eterna .
Por este
objetivo temos sempre
força suficiente
para superar tudo na nossa peregrinação terrestre .
Estando com Cristo
e seguindo seus passos
nossa vida
sempre será iluminada: “Eu sou a Luz do
mundo . Quem
me segue não
andará nas trevas , mas
terá a luz da vida ”
(Jo 8,12).
Jesus é sinal
de contradição
Israel tinha
murmurado contra Deus
na passagem do deserto
(Nm 20,1-13;Dt 32,51). Na apresentação do Senhor no templo ,
Simeão profetiza a nova rebelião
de Israel contra Jesus, que será relatada no evangelho
da vida pública
e da paixão e a rejeição da missão cristã em
Israel que será contada no livro de Atos . Tudo isto resulta
também no sofrimento de sua mãe , Maria.
Lucas relata ao longo de sua obra que diante de Jesus e sua
missão , uns são
a favor , outros
contra ; uns abrem os olhos à luz , outros os fecham; uns encontram força
nele e por isso ,
se levantam, enquanto os outros tropeçam e caem por
não crer . Isto quer dizer que ninguém pode ficar indiferente diante
de Jesus: ou aceitar
Jesus para ser libertado ou rejeitá-lo que
significa tropeço na caminhada .
Jesus e seu
evangelho continuam sendo em todos os tempos e lugares
sinal de divisão
e de contradição . Perante
Jesus e seu evangelho
ninguém pode ficar
indiferente : ou
aceitar ou rejeitar , com conseqüências para cada opção feita . A salvação é oferecida a todos ,
mas não
é dada automaticamente nem pode ser recebida passivamente . Ela
tem que ser
recebida conscientemente como um compromisso a ser assumido
a vida toda .
O Evangelho de Jesus, quando for proclamado e vivido
verdadeiramente, sempre incomoda tanto para quem o prega e
vive como para
quem o escuta ,
pois ele é como uma luz que brilha na escuridão : revela o verdadeiro
ser de pessoas
e das coisas . Aquele
que quer
manter uma vida
falsa e dupla
ou camuflada, a presença
do Evangelho funciona como se fosse um
espinho que
irrita a carne . Se alguém
não tiver medo
de ser feliz , a presença incômoda do Evangelho será um
momento oportuno
de libertação . Para
quem vive somente
em função
do prazer , não
tem prazer de viver . O prazer tem que ser fruto de um viver bem .
Na parte
central do relato(vv.25-35) encontramos
o ancião Simeão. Ele
é apresentado como um
homem justo
e piedoso , isto
é, um homem
fiel aos mandamentos
de Deus . Ele
se deixa guiar
pelo Espírito
Santo e por
isso , compreende o sentido
de sua existência .
Ele é o símbolo
da perseverança. Apesar de ter consciência de sua iminente morte ,
continua esperando a salvação. Na sua
velhice ele é premiado, pela sua fidelidade e perseverança, pela
presença do Messias
esperado. Ele é uma pessoa
que sabe olhar
para frente para viver melhor
o presente .
A partir
de Deus e com
Deus nada
é perdido no mundo . Simeão é a testemunha e prova disto. Ele nos ensina a conversarmos com
Deus permanentemente
e a olharmos para a frente .
Ele nos
ensina a olharmos para
Jesus, o nosso Salvador
e a irmos ao seu encontro .
No encontro com
Jesus, como aconteceu com Simeão, realizam-se nossas esperas
e esperanças , encontramos alegria e paz , nossos olhos são iluminados para ver as pessoas e as coisas no seu justo valor , como também a nossa própria vida . Mas para que o nosso encontro com Jesus aconteça, precisamos nos
deixar guiar pelo Espírito Santo .
O silêncio
de Maria e o nosso silêncio
No relato, Maria é descrita como uma personagem
que não
profetiza nem fala .
Em outras palavras ,
ela está em
silêncio total .
Ela acolhe na obediência
as profecias sobre
o futuro de seu
Filho silenciosamente .
Maria nos
ensina a fazermos o silêncio
obrigatório no meio
de nossa vida
e trabalho para vermos melhor as coisas ,
os acontecimento e as pessoas na sua justa perspectiva .
O silêncio chega
quando as nossas energias
começam a descansar e nos
acolhe quando o nosso
ego fica em
paz e sossego .
Quando não
sabemos o que é descansar ,
não sabemos também
o que é viver .
O nosso ego
não é o nosso
centro de gravidade .
O ego é o centro
de todos os desejos
desenfreados, dos lucros , possessões e domínios .
Hoje em
dia há uma dependência
exagerada do trabalho . Quando
há dependência , não
existe liberdade . Há pessoas que se
entregam a tudo desde
que não
fiquem no vazio . A vida
nunca é o que
se consegue. Não é o que se tem. A vida
é o que se é. Não
se pode ignorar que
tudo quanto
se alcança, se perde. Só o que se é, permanece. O silêncio ,
por isso ,
é tão importante ,
pois ele nos leva a
encontrarmos o nosso eixo . As nossas palavras
serão boas, se brotarem do silêncio . E Deus
nunca cessa de clamar ,
mas para
escutarmos a sua voz
é preciso criarmos o silêncio dentro
de nós . E a escuta
exige uma atenção total
e plena . O silêncio
é um vazio
que faz tornar
presente a plenitude .
Mas a plenitude
não se torna
presente de repente .
É preciso tempo .
Na semente está a qualidade
do fruto , mas
naturalmente é preciso
tempo . Dizia Cícero : “Há três
coisas na vida
nas quais não
pode haver pressa :
a natureza , um
ancião e a ação
dos deuses na tua história ”.
O silêncio é esvaziar-se para
receber . No silêncio
diminuem as defesas e fica-se pronto para receber
o que vier. O silêncio
quando se souber aproveitá-lo melhor , ele
será frutificante e benéfico para
quem o cria
e conseqüentemente para
os que o cercam.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário