Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de purificar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: sê purificado!” 42Logo, a lepra o deixou, e ele ficou purificado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
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O evangelho
deste dia fala
da cura de um
leproso (cf. Mt 8,2-4;Lc 5,12-16).
Naquela época , lepra não se restringia apenas
à doença que
a medicina moderna
chama de lepra ,
mas qualquer
doença da pele
era considerada como
lepra . E todas as doenças
eram consideradas como um castigo de Deus , mas a lepra era o próprio símbolo do pecado . E a lepra era considerada como
a própria morte ,
pois dificilmente podia ser
curada. A cura da lepra
era , por
isso , considerada um
milagre , como
se fosse uma ressurreição de um morto . Isto quer dizer que somente Deus podia
curá-lo dessa lepra . Acreditava-se, além disso, que
a lepra era um instrumento eficaz usado por
Deus para castigar os invejosos ,
os arrogantes , os ladrões ,
os assassinos , os responsáveis
por falsos
juramentos e por
incestos .
Os leprosos
eram considerados no AT como impuros (cf. Lv 13,3), por
isso eram excluídos de quaisquer direitos sociais
e eram marginalizados do convívio da comunidade até
a sua cura
(eles deviam ficar
fora dos povoados ),
pois a lepra era considerada como
uma impureza contagiosa
(cf. Lv 13,45-46). Qualquer judeu piedoso
evitava o contato com
um leproso
para não se tornar impuro . Por isso , um leproso , além de sofrer a dor da lepra (fisicamente),
sofria também o preconceito
(psicologicamente e socialmente ), pois era excluído da comunidade
por ser impuro . Além
disso, era acusado como
um grande
pecador , porque
a lepra era
considerada como um
grande castigo
de Deus . O leproso
é o protótipo da marginalização religiosa e social
imposta pela
Lei (Lv.13,45-46).
Na época ,
se um leproso
se curava, não se dizia que havia curado, e sim
purificado, como lemos no texto em que o leproso pediu
a purificação que
inclui a cura . Por
isso , somente
Deus podia fazer
a purificação , segundo
o pensamento na época, pois incluia a remissão dos "supostos pecados" .
O AT somente conhece dois
casos de purificação :
Uma, por intercessão
de Moisés (Nm 12,9-14) e outra , por meio do profeta Eliseu (2Rs 5,8-14), sinal
de que os leprosos
podiam esperar em
Deus .
E Jesus, embora
saiba da proibição
de fazer contato
com qualquer
leproso , estende a mão
e o tocou. Era um
ato verdadeiramente audacioso
para a época de Jesus. Os
dois quebram o costume de
longa data .
O leproso tem grande
vontade de ficar
curado e acredita no poder de Jesus. E Jesus, por sua vez , tem compaixão
pela miséria
do homem , por
isso , quer
integrá-lo à vida normal
como qualquer
ser humano . Para Jesus nem sequer um leproso pode ser
considerado como “um
castigado, golpeado, humilhado por Deus ” (Is 53,5). Em
Jesus Deus se aproxima dos leprosos ; em
Jesus, Deus manifesta
sua bondade
e compaixão . O texto
diz que Jesus se compadeceu e tocou o leproso . As misérias
humanas tocam Jesus em profundidade e como no Batismo de Jordão Jesus
se solidarizou com a multidão de pecadores .
Aqui Jesus não
se limita na Sua palavra
onipotente , mas
ele quer
transmitir toda
sua solidariedade
e por isso ,
não só
estendeu a mão , mas
também tocou o leproso .
Para Jesus, o leproso
não era
um marginalizado e sim
uma pessoa digna
de Sua bondade ,
capaz de abrir-se à misericórdia
divina .
O Reinado
de Deus não
exclui ninguém da salvação. Neste contexto , o leproso
personifica a multidão de marginalizados
em busca
da salvação. E Deus sempre
acolhe quem o busca
com sinceridade
e fé . Deus
não decepciona quem
o procura permanentemente .
O gesto exterior
de Jesus de estender a mão
e de tocar no leproso
é sua identificação
interior profunda
com o sofrimento do leproso .
Se Jesus é a encarnação
da bondade e da compaixão
de Deus , logo
cada cristão
deve ser prolongamento
da bondade e da compaixão
de Jesus Cristo . A bondade
e a compaixão são
valores universais
e por isso
são reconhecíveis e reconhecidos por qualquer pessoa sobre a face da terra . A exemplo de Jesus que
passou a vida fazendo o bem
(cf. At 10,38), logo o cristão só pode
ser chamado de cristão
se passar a vida
fazendo o bem para todos . Cada cristão é a compaixão de Deus neste mundo.
O ato
de Jesus de se aproximar do leproso
e de tocá-lo nos leva
a nos perguntarmos: “Como você se posiciona perante “os leprosos ”
(marginalizados) da humanidade : fugir , aproximar-se ou
procurar erguê-los como
Jesus fez?” Ou o nosso
coração está cheio
de “lepra ” faz com
que nos
afastemos dos outros e afastemos os outros ? A “lepra ” que mata é a vida sem amor pelo próximo :
mata quem
vive sem amor
e mata quem precisa deste amor .
P. Vitus Gustama,svd
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