26 de Janeiro de 2013
Naquele tempo ,
1o Senhor
escolheu outros setenta e dois
discípulos e os enviou dois
a dois , na sua
frente , a toda
cidade e lugar
aonde ele
próprio devia ir . 2E dizia-lhes: “A messe é grande , mas os trabalhadores são
poucos . Por
isso , pedi ao dono
da messe que mande trabalhadores
para a colheita . 3Eis
que vos
envio como cordeiros
para o meio
de lobos . 4Não
leveis bolsa , nem
sacola , nem
sandálias , e não
cumprimenteis ninguém pelo
caminho ! 5Em qualquer casa em que
entrardes, dizei primeiro : ‘A paz
esteja nesta casa !’ 6Se ali
morar um amigo da paz , a
vossa paz
repousará sobre ele ;
se não , ela
voltará para vós .
7Permanecei naquela mesma casa ,
comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador
merece o seu salário .
Não passeis de casa
em casa .
8Quando
entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que
vos servirem, 9curai os doentes
que nela houver e dizei ao povo : ‘O Reino
de Deus está próximo
de vós ’”.
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O nome
“Timóteo” é citado seis vezes nos Atos dos Apóstolos
(cf. At 16,1-4; 17,14-15; 18,5; 20,4), dezessete vezes
é citado por São
Paulo nas suas cartas
(cf. 1Cor 4,17;16,11; 1Ts 3,2-6; 1Tm
1,2-18;4,12; 2Tm 1,2.5;3,14-15;4,9-13) e é citado uma vez
na Carta aos hebreus
(cf. Hb 13,23).
Timóteo foi convertido por Paulo em sua primeira viagem missionária .
Ele é coautor da Carta
ao Filemon e aos filipenses (cf. Fm1; Fl 1,1) e da Segunda
Carta aos Corintos (2Cor 1,1). Isto
significa que Paulo reconhece sua capacidade .
E o pró prio
Timóteo é um grande
colaborador de Paulo. Trata-se de um companheiro fiel
e de um grande
auxiliar de São
Paulo.
Na segunda
e terceira viagem
ele se tornou companheiro
de viagem de Paulo. Isto
nos mostra
que a conseqüência
de ser convertido é ser missionário , ser enviado para levar
adiante os ensinamentos
de Cristo . As palavras
de Santo Agostinho nos
chamam a atenção : “Não nos deixemos enganar
pelo fato de nos chamarem de cristãos .
Antes , admitamos ser
merecedores de reprovação se usamos um nome ao qual não temos direito ” (De vit. Christ.6).
Tito, como
Timóteo, foi convertido para Cristo
durante a primeira
viagem missionária
de Paulo. Tito é citado várias vezes nas
cartas de São
Paulo (cf. 2Cor 2,13; 7,6.13; 8,6.16.23;
12,18; Gl 2,1; Tt 1,4). Paulo levou Tito, além
de Barnabé , para
participar do Concílio
apostólico em Jerusalém (Gl 2,1-3), durante o qual
Paulo (com Barnabé )
defendia a não- circuncisão de quem quisesse ser cristão , nesse caso
dos pagãos que
se converteram em cristãos
(cf. At 15,1-21).
Paulo considera Tito como “meu verdadeiro filho
na fé comum ”
(Tt 1,4) e “meu companheiro
e colaborador” (2Cor 8,23). Foi enviado por
Paulo para a comunidade
de Corinto após a saída
de Timóteo de lá . Foi enviado para reconduzir
aquela comunidade de Corinto que estava rebelde
à obediência . Ele
conseguiu restabelecer a paz
entre a comunidade
eclesial de Corinto e o Apostolo Paulo (cf. 2Cor
7,6-7.13). Posteriormente ele foi qualificado como
bispo de Creta (cf. Tt 1,5). Segundo a tradição ,
Tito morreu em sua
Igreja de Creta em
idade avançada .
Dele aprendemos a ser
consoladores dos humildes e pessoas de reconciliação e de paz
(leia 2Cor 7,2-7 e a Carta de São
Paulo a Tito).
Paulo não era um missionário solitário. Ele se serviu também desses dois grandes colaboradores que desempenharam seu grande papel na missão. Isto supõe a disponibilidade desses dois grandes missionários: Timóteo e Tito.
“Conhecer a Jesus Cristo
pela fé
é nossa alegria ;
segui-lo é uma graça , e transmitir
este tesouro
aos demais é uma tarefa
que o Senhor nos confiou ao nos
chamar e nos escolher . Com os olhos iluminados pela
luz de Jesus Cristo
ressuscitado, podemos e queremos contemplar o mundo , a história ,
os nossos povos
da América Latina e do Caribe, e cada um de seus habitantes” (Aparecida no. 8: Documento
Aparecida da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe 13-31
de maio de 2007)
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No capítulo
anterior do evangelho
lido neste dia , lemos que a missão antes foi confiada aos Doze (Lc 9,1-6). Mas a obra de
Jesus não está encerrada. Realiza-se e
expande-se através dos setenta (e dois ). Com o número setenta (e dois )
Lucas quer nos
dizer que a missão não é apenas exercida por
um pequeno
grupo de pessoas ,
mas todos
os que seguem a Jesus, todos os batizados
têm a mesma missão
de continuar a obra
de Jesus. Todos os cristãos
têm a mesma missão .
Missão significa que
alguém é enviado .
Jesus envia todos os cristãos ao mundo
para serem testemunhas
de tudo o que
Jesus fez e disse, especialmente de sua morte e ressurreição por
amor à humanidade . Por isso ,
a missão dos discípulos
tem como primeiro
princípio ser
testemunho do amor ,
do perdão , da justiça
e da verdade , dentro
e fora da comunidade .
Jesus envia 70 (e dois )
discípulos para
a missão e lhes
dá estas recomendações :
O fundamental
que os discípulos
devem ter em
conta é que eles estão trabalhando na construção
do Reino de Deus
e não por
seu próprio reino . Se cada um se preocupar em construir o próprio reino , haverá
guerra permanente
e disputa permanente ,
pois cada um quer defender o próprio reino e não o Reino de Deus . Quem tem consciência
de que trabalha
pelo Reino de
Deus , também
acredita na providência divina .
O envio dos 70 (e dois )
tem, então , como
horizonte fundamental
o Reino de Deus .
Este constitui o conteúdo
de toda pregação
cristã e o horizonte que jamais
devemos perder de vista
quando referimos à ação
da Igreja no mundo .
A Igreja existe em
função do Reino .
A Igreja existe a serviço
do Reino de Deus .
A Igreja não
é o Reino de Deus .
A missão
serve tanto para
formar missionários
como para despertar os que são visitados para serem também parceiros
missionários . Todos
são enviados
para fazer missão e para transformar os outros
em missionários .
É bom
cada um
perguntar-se: “O que é que eu tenho
contribuído na missão do Reino de Deus ?
O que é que
tenho feito até
agora na evangelização ?
Qual é o lugar
da Palavra de Deus
na minha vida ?
Como é que
me comporto com
os outros : como
cordeiro ou como lobo ?
P. Vitus Gustama,svd
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